[center][size=14pt]«Academia do Sporting valoriza mais o desenvolvimento que resultados» - João Teixeira[/size][/center]
João Teixeira (Liverpool) defende que a academia de formação do Sporting dá prioridade ao desenvolvimento dos jogadores jovens, em vez de se concentrar apenas nos resultados desportivos.
«Não temos pressão nem nada do género. Somos jovens e só temos de os concentrar em desfrutar, melhorar e divertirmo-nos. Aos 13 ou 14 anos não somos profissionais. Temos de ter tempo para aprender», disse o médio português, atualmente emprestado ao Brighton & Hove Albion pelo Liverpool, acerca da sua formação no Sporting em entrevista ao Forever Sports.
Campeão no Sporting, César Prates agora vive para a Igreja mas não esquece Alvalade
AUTOR: José Bragança, 2015-03-27 03:00
Jogou pela seleção do Brasil e passou pelo Real Madrid. Em Portugal, foi duas vezes campeão pelo Sporting, ganhou uma Taça e uma Supertaça Cândido de Oliveira. Em Alvalade, ninguém esquece César Prates, o jogador brasileiro que, aos 40 anos, é pastor de uma Igreja Evangélica mas não esquece o seu Sporting.
«Ah… o Sporting, guardo boas lembranças. Que saudades, meu Deus, que saudades. Queria tanto voltar a Alvalade e rever aqueles adeptos tão apaixonados pelo Sporting», começou por dizer César Prates nesta entrevista ao zerozero.pt.
O antigo camisola 29 dos leões assumiu que agora acompanha «pouco» o mundo do futebol pois, além da religião, a sua prioridade é o filho de 14 anos que espera «um dia possa jogar no Sporting».
«O meu garoto joga futebol e quero muito que ele possa vestir a camisola do Sporting. É uma grande escolha de futebol, formou já grandes homens e jogadores. Eu disse sempre que o meu filho havia um dia de jogar no Sporting e quero concretizar esse sonho, até porque o garoto leva jeito», avisou, recordando depois os tempos vividos em Alvalade.
«Guardo tantas recordações boas do Sporting. Foram tempos tão bons, que saudades. Eu e os meus companheiros ajudámos a fazer uma história bonita naquele tempo. O Sporting já não era campeão há 18 anos e lembro-me como todos nós fomos lutando para o conseguir», relembrou o jogador que quando foi apresentado aos sócios e aos jornalistas foi confrontando com o facto dos leões não vencerem o campeonato, na altura, há 18 anos e disse: «Então chegou o tempo de colheita, o tempo de vitória».
O brasileiro destacou também o carinho que ainda tem pelo nosso país. «Olha, eu gosto muito de Portugal, amo o Sporting e sou grato a Lisboa. Não quero apagar da minha memória tudo que vivi dentro do Sporting e vou levar sempre comigo o carinho deles», assumiu nesta entrevista ao zerozero.pt.
Olhando para o Sporting atual, César Prates destacou que «nem sempre as coisas correm como se pretende mas o mais importante são os adeptos». «O Sporting é um grande e tem que ter a paixão dos adeptos dentro do estádio. O Sporting foi campeão quando todos se uniram e tem que ser assim também agora. O Sporting precisa de todos», salientou César Prates que jogou ao lado de Cristiano Ronaldo, Peter Schmeichel, Jardel e João Pinto, em Alvalade.
Nem ele nem o Chaby… é o problema de jogar na II Liga, o próprio Iuri ainda está a sentir isso porque “subiu” há pouco tempo.
E eu consigo entender, o Tozé que fez uma época brutal na II Liga no ano passado e este ano anda a jogar no Estoril arrisca-se a ficar de fora, portanto é complicado.
O João, o Chaby, e outros, tiveram o “azar” de estar numa das melhores gerações/fornadas do futebol português.
Bernardo Silva, Rony Lopes, Rafa, Ruben Pinto, Tozé… pa, é mais do que compreensível. Ainda se podiam meter Chaby, Tiago Silva, Bruno Fernandes e provavelmente até me devo estar a esquecer de mais alguém.
É compreensível que não vá. William, João Mário, André Gomes e Bernardo são indiscutíveis. Depois, ainda há o Sérgio Oliveira, que é o capitão, o Rony Lopes, que é um talento brutal, e o Rafa, que é uma das figuras do Braga.
E eu sou um super fã do João Carlos. Já o era quando ele cá estava. Mas é dificílimo entrar nos sub 21 actualmente.
Como referi, há muita qualidade por lá, principalmente para o meio-campo. Mas gosto tanto do João, que considero que merecia lá o seu lugar, em detrimento de fosse quem fosse!! :mrgreen:
O João se por cá tivesse ficado, acredito seriamente que seria já também titular.
Era muito bom porque o presidente era o Godinho. Mania de só verem verde à frente, custe o que custar e o mais rapidamente possível. E não estou a falar do equipamento do Sporting…
É muito simples. Quantas das pessoas que o elogiam hoje acham que ele vale 1,2M€? Pois…