Ex-jogadores do Sporting - Parte 1

Não duvido. Era bom jogador.

Era não, é bom jogador.

[center][size=14pt]«Academia do Sporting valoriza mais o desenvolvimento que resultados» - João Teixeira[/size][/center]

João Teixeira (Liverpool) defende que a academia de formação do Sporting dá prioridade ao desenvolvimento dos jogadores jovens, em vez de se concentrar apenas nos resultados desportivos.

«Não temos pressão nem nada do género. Somos jovens e só temos de os concentrar em desfrutar, melhorar e divertirmo-nos. Aos 13 ou 14 anos não somos profissionais. Temos de ter tempo para aprender», disse o médio português, atualmente emprestado ao Brighton & Hove Albion pelo Liverpool, acerca da sua formação no Sporting em entrevista ao Forever Sports.

Não acaba contrato com o Liverpool esta época? Bem bom

Campeão no Sporting, César Prates agora vive para a Igreja mas não esquece Alvalade

AUTOR: José Bragança, 2015-03-27 03:00

Jogou pela seleção do Brasil e passou pelo Real Madrid. Em Portugal, foi duas vezes campeão pelo Sporting, ganhou uma Taça e uma Supertaça Cândido de Oliveira. Em Alvalade, ninguém esquece César Prates, o jogador brasileiro que, aos 40 anos, é pastor de uma Igreja Evangélica mas não esquece o seu Sporting.

«Ah… o Sporting, guardo boas lembranças. Que saudades, meu Deus, que saudades. Queria tanto voltar a Alvalade e rever aqueles adeptos tão apaixonados pelo Sporting», começou por dizer César Prates nesta entrevista ao zerozero.pt.

O antigo camisola 29 dos leões assumiu que agora acompanha «pouco» o mundo do futebol pois, além da religião, a sua prioridade é o filho de 14 anos que espera «um dia possa jogar no Sporting».

«O meu garoto joga futebol e quero muito que ele possa vestir a camisola do Sporting. É uma grande escolha de futebol, formou já grandes homens e jogadores. Eu disse sempre que o meu filho havia um dia de jogar no Sporting e quero concretizar esse sonho, até porque o garoto leva jeito», avisou, recordando depois os tempos vividos em Alvalade.

«Guardo tantas recordações boas do Sporting. Foram tempos tão bons, que saudades. Eu e os meus companheiros ajudámos a fazer uma história bonita naquele tempo. O Sporting já não era campeão há 18 anos e lembro-me como todos nós fomos lutando para o conseguir», relembrou o jogador que quando foi apresentado aos sócios e aos jornalistas foi confrontando com o facto dos leões não vencerem o campeonato, na altura, há 18 anos e disse: «Então chegou o tempo de colheita, o tempo de vitória».

O brasileiro destacou também o carinho que ainda tem pelo nosso país. «Olha, eu gosto muito de Portugal, amo o Sporting e sou grato a Lisboa. Não quero apagar da minha memória tudo que vivi dentro do Sporting e vou levar sempre comigo o carinho deles», assumiu nesta entrevista ao zerozero.pt.

Olhando para o Sporting atual, César Prates destacou que «nem sempre as coisas correm como se pretende mas o mais importante são os adeptos». «O Sporting é um grande e tem que ter a paixão dos adeptos dentro do estádio. O Sporting foi campeão quando todos se uniram e tem que ser assim também agora. O Sporting precisa de todos», salientou César Prates que jogou ao lado de Cristiano Ronaldo, Peter Schmeichel, Jardel e João Pinto, em Alvalade.

zerozero.pt :: Porque todos os jogos começam assim...

Gostava. Bom jogador.

Também gostava do regresso do Pedro Mendes, caso se confirme a rescisão com o Parma.

Diz-se que o João Carlos fará pré-época no Liverpool, por isso não deve terminar contrato este ano…

Acaba contrato em 2016 mas pode ter alguma opção para renovar por x anos ou então dentro de pouco tempo vai renovar ou sai em definitivo.

Ver vídeo, tem tido uma boa evolução, o 1ºgolo é muito bom, tem grande passes para golo e grandes fintas.

O Sigurd disse que se falou que iria fazer a pré-época no Liver

Bem é um craque ainda por cima da nossa cratera, prefiro-o ao Labyad

E nem vai aos sub-21… por muita qualidade que lá haja, tem que haver vaga para ele!!

Nem ele nem o Chaby… é o problema de jogar na II Liga, o próprio Iuri ainda está a sentir isso porque “subiu” há pouco tempo.

E eu consigo entender, o Tozé que fez uma época brutal na II Liga no ano passado e este ano anda a jogar no Estoril arrisca-se a ficar de fora, portanto é complicado.

O João, o Chaby, e outros, tiveram o “azar” de estar numa das melhores gerações/fornadas do futebol português.

Bernardo Silva, Rony Lopes, Rafa, Ruben Pinto, Tozé… pa, é mais do que compreensível. Ainda se podiam meter Chaby, Tiago Silva, Bruno Fernandes e provavelmente até me devo estar a esquecer de mais alguém.

É compreensível que não vá. William, João Mário, André Gomes e Bernardo são indiscutíveis. Depois, ainda há o Sérgio Oliveira, que é o capitão, o Rony Lopes, que é um talento brutal, e o Rafa, que é uma das figuras do Braga.

E eu sou um super fã do João Carlos. Já o era quando ele cá estava. Mas é dificílimo entrar nos sub 21 actualmente.

Como referi, há muita qualidade por lá, principalmente para o meio-campo. Mas gosto tanto do João, que considero que merecia lá o seu lugar, em detrimento de fosse quem fosse!! :mrgreen:

O João se por cá tivesse ficado, acredito seriamente que seria já também titular.

Quais foram as razões da sua saída? possivelmente nem teve escolha

A razão é simples: 1,2 milhões de euros por um rapaz de 19 anos que nunca tinha jogado na equipa principal era muito bom. Naquela altura, claro.

Acho que foi menos. Talvez 800 mil, já não estou bem recordado.

É sempre um risco vender um jogador jovem promissor por tão pouco.

Ficamos com alguma %?

Era muito bom porque o presidente era o Godinho. Mania de só verem verde à frente, custe o que custar e o mais rapidamente possível. E não estou a falar do equipamento do Sporting…

É muito simples. Quantas das pessoas que o elogiam hoje acham que ele vale 1,2M€? Pois…

Duvido. Provavelmente estava emprestado ao Arouca ou ao Setúbal.