O CSKA de Moscovo pode estar implicado numa polémica em torno do uso de esteróides. Daniel Carvalho, jogador brasileiro que alinhou no clube russo entre 2003 e 2010, admitiu que tomou substâncias proibidas e que essa prática era comum no CSKA. Acontece que, como infelizmente estamos lembrados, este clube conquistou, em 2005 (ano que está, portanto, dentro do período em que D. Carvalho jogou na Rússia), uma Taça Uefa frente ao Sporting. O melhor mesmo é ler a notícia:
[u][b]Daniel Carvalho confessa ter tomado esteróides[/b][/u] [b]REVELA REALIDADE NO CSKA MOSCOVO[/b]O médio brasileiro Daniel Carvalho, atualmente no Palmeiras, fez um rebentar uma verdadeira bomba no futebol russo. Segundo avançou o criativo canarinho, de 28 anos, na Rússia não há controlos antidoping e o CSKA Moscovo, clube que representou entre 2003 e 2010, aproveitava para dar esteróides aos seus jogadores.
“Não tenho dificuldade para entrar em forma. Saí com 20 anos do Brasil bem magrinho. Fiquei seis ou sete anos lá fora. Na Rússia, onde eu fiquei seis anos, não existem controlos antidoping… Então, infelizmente, quando cheguei ao CSKA, acharam-me muito magrinho e deram-me anabolizantes”, revelou, em entrevista à Rádio Estadão ESPN.
“Não sabia o que eu estava a tomar, eram injeções que em seis meses me fizeram engordar oito quilos. Essas injeções fizeram-me crescer e nunca mais voltei a ser o jogador que era no Internacional”, lamentou.
Daniel Carvalho acusa CSKA Moscovo de lhe ter dado anabolizantes Por RedaçãoDeclarações polémicas do jogador brasileiro Daniel Carvalho (ex – CSKA Moscovo e atualmente no Palmeiras) que diz que o clube russo lhe deu anabolizantes para ganhar massa muscular.
«Passei seis anos na Rússia e acabaram por me dar anabolizantes. Infelizmente não sabia que os estava a tomar. Deram-me injeções e em seis meses engordei oito quilos. Quando descobri que as injeções iam diretas ao coração disse-lhes para pararem. Disse-lhes que não queria tomar mais nada», afirmou à rádio Estado ESPN.
Daniel Carvalho foi mais longe ao dizer que é comum o uso de anabolizantes nas equipas russas visto não haver controlos anti – doping no país.
E uma outra, de Dezembro de 2009 que, não confirmando as declarações de Daniel Carvalho, pelo menos dá-lhes credibilidade:
[u][b]CSKA Moscow defenders suspended after failing drugs tests[/b][/u] [b]• Sergei Ignashevich and Alexei Berezutsky failed tests • Both are banned by Uefa for tonight's Besiktas match[/b]Tuesday 8 December 2009 12.40 GMT
CSKA Moscow’s defenders Sergei Ignashevich and Alexei Berezutsky have been suspended from tonight’s Group B Champions League match against Besiktas over a doping offence, the Russian club and Uefa said today.
The pair had tested positive for a banned substance after the Champions League match against Manchester United at Old Trafford on 3 November, Uefa said in a statement.
“Both players’ A samples revealed the presence of a prohibited substance under the category ‘S6. Stimulants’ from the Wada [World Anti-Doping Agency] Prohibited List 2009,” Uefa reported. The two players have been provisionally suspended until the case is heard by the European governing body’s disciplinary committee on 17 December, the statement added.
CSKA said the pair had been the victims of a procedural error by the club’s medical staff. “Our medical staff had made a technical error, failing to disclose cold medicine Sudafed during a doping test on 3 November in Manchester,” the club said. The drug taken by Ignashevich and Berezutsky had not been on a banned list but still needed to be disclosed.
CSKA will qualify for the last 16 of the Champions League if they get a better result than German champions Wolfsburg, who play Manchester United in the other Group B match.
A isto acresce o facto de os casos de doping no desporto da ex-União Soviética e países satélite serem por demais conhecidos. Os países entretanto mudaram, mas as mentalidades mantêm-se. Para além disso, muitos dos treinadores, médicos, preparadores físicos, etc., ainda são os mesmos. Não quero com isto dizer que perdemos aquela final porque a outra equipa estava drogada, mas é um tema que, por se relacionar, ainda que de forma (até ver) indirecta com o nosso clube, o Sporting e os sportinguistas devem acompanhar.