Primeiro que tudo o treinadorque eu conheço (reconheço que não sou grande conecedor ao nível de treinadores) e ao nosso alcance é Boloni. Tivemos Boloni antes de mais ou tivemos Soares Franco (pelo menos construiu um plano para que não tivessemos que vender os principais jogadores) depois demais.
Não tenho duvidas que com Boloni com a confiança que Soares Franco deu a Paulo Bento, e sem a obrigatoriedade de vender os jovens ao desbarato em 4 ou 5 anos tinhamos uma equipa de nível europeu.
O Fernando Seara uma vez no dia seguinte disse que era amigo de Boloni e que Boloni uma vez foi a sua casa para lhe mostrar uns videos de uns jogadores sobrebos que o Sporting tinha na formação. O Seara disse que a custo lá o Boloni o convenceu a ver. Eram simplesmente Ronaldo Quaresma e Djaló.
Surpresa das surpresas: Ronaldo e Quaresma deverão estar entre os 5 melhores extremos do mundo, Djaló é um jogador de rotação no Sporting.
Boloni em um ano e pouco lançou 2 jogadores extraordinários e já planeava um brilhante futuro para o Djaló. Os treinadores qe vieram a seguir nem sequer se podem comparar ao trabalho com jovens feito por este senhor.
Quanto aos jovens que temos hoje:
Patricio: evoluiu bem e hoje em dia pode considerar-se um guarda redes que em situação normal ombraria talvez de igual para igual com Stojkovic. Não gosto das suas saidas dos postes, mas melhorou bastante neste capitulo, sendo que entre os postes tem bastante qualidade, e uns reflexos impressionantes (a defesa no mundial de sub-20 foi do mais impressionante que já vi) mesmo com a boa estampa fisica que tem.
Veloso: para mim é sem dúvida o mais talentoso e o que um futuro mais promissor terá daqueles que vi jogar. A únicca diferença que tem para o inicio, em que começou a jogar é que tem mais uns quilos e está mortinho por se ir embora (como todos os que passam :inde: ). o talento está lá todo e com as condicionantes de na minha opinião não ser um grande profissional fica dificil avaliar a sua evolução, talvez a melhor forma de ver será se ele começar a ser titular e jogar de inicio o jogo com o Barça e ai podemos compara com os jogos com o Manchester, Roma, ou Inter, para ver como evoluiu. Falta também alguém que lhe diga que “jogadores de bunda grande perdem o ônibus”.
Moutinho: Ao inicio não gostava muito dele, nem percebia o porquê de tanto entusiasmo com o jogador, talvez porque estivesse mal habituado com virtuosos (quando apareceu pensei para mim “agora pensam que tudo o que vem de Alvalade é bom”). Mas o que é verdade e que tem sido sempre um dos jogadores mais importantes, e talvez o jogador que vi da formação que mais nos tem dado. Mas pouco ou nada tem evoluido e já não terá muito mais para dar no Sporting, do que já dá.
Para mim para Moutinho evoluir um pouco mais ou notar-se mais o seu futebol era ou a mudança de estratégia para 4x3x3 ou jogar com um interior do lado contrário do tipo Nani.
Djaló:acho que tem evoluido mas muito longe do que à partida seria de esperar do jogador fetiche de Boloni, no remate ainda é atabalhuado, mas tem mais espontaniedade no remate o que já lhe valeram uns golos de carambola. Na recepção de bola acho que ainda tem muito a melhorar e que não se tem feito o suficiente.
Pereirinha: quanndo chegou não percebi o porquê de fazer parte do plantel, não lhe vejo qualquer qualidade como extremo, como interior não joga nada, não evoluiu nada e por mim ou ia deefinitivamente para defesa direito ou para ser emprestado.
Carriço e Adrien: não posso dizer que evoluiram ou não porque não jogam.
Já agora uma questão. Porque é que Paulo Bento por exemplo com Adrien (e já agora Celsinho) não lhes dá quase hipóteses, mas as poucas que dá é contra Benfica e Porto? os jogos mais dificeis… não se percebe.
E também porque é que não se apostou em Paim, em Caiado (que tem um video no youtube de um jogo só em que parte a defesa toda do Varzim, vamos ver na Taça da Liga quem faz isso do lado do Sporting com equipas do mesmo campeonato que o Varzim)?
Paulo Bento ao nivel da formação vale muito pouco, e o pouco que tinha de bom em ser disciplinador já perdeu. Esperam-se mudanças urgentes do lado de Alvalade quanto a mim… rezemos para que seja no final desta época, com ou sem campeonato…