Evolução nos seniores..

Bem, já agora convido-vos a ler este post de Abril de 2006 pelo nosso caro jubaverde:

Como podem ver, as deficiências apontadas já vêm de longe, houve pessoal que reparou nelas logo desde o início, o problema é que houve e ainda há muita gente que não abriu os olhos para a realidade.

A propósito do post inicial do Paulo Duarte, o método que ele defende já existe no futebol (Adriaanse era um grande adepto do mesmo) e chama-se método Coerver:

http://passe-curto.blogspot.com/2008/04/treino-de-futebol-o-mtodo-coerver.html

Gostava de saber o que o Adrien anda a fazer no plantel do Sporting, o miudo não joga há 1 ano e meio.

Foi só para mostrar que se aposta na formação?

eu nao falei no rui patricio porque parece-me óbvio que o caso dos guarda-redes é diferente… em qualquer lugar do mundo existe treino especifico, com treinador especifico para guarda-redes… havendo, normalmente, apenas 3 guarda-redes num plantel acaba por haver um treino muito mais individualizado daí nao o ter considerado… mal era se nao houvesse esse treino, até nas distritais se faz…

a questao era haver treino especifico para controlo de bola, passe, remate, recepçao levado á exaustão, procurar corrigir defeitos tecnico-tacticos de cada jogador individualmente, potenciar caracteristicas fisicas… trabalhar cada jogador individualmente em função daquilo que ele apresenta em campo e aquilo que se espera dele…dar a perceber que eles sao atletas e por isso sao obrigados a alguns sacrificios em relaçao á alimentaçao, aos habitos do dia-a-dia (saidas nocturnas, copos e tabaco é para esquecer) e que devem procurar ser cada vez melhores e corrigir as suas falhas… a que muitas vezes a ideia que me dá é que o treino que se faz no Sporting ou na maioria dos clubes da primeira liga sao exactamente iguais aos que se fazem nas distritais… é corrida, alongamentos, abdominais e flexoes, meinhos, jogar em meio campo para treinar o pressing e obrigar os jogadores a pensarem mais depressa, mais uns exercicios fisicos que contribuam para o bem estar e união do grupo, uns jogos a campo inteiro, treinam remates e cruzamentos mas nada estudado…

e outra coisa… quando fazem jogos a campo inteiro nos treinos deviam mudar os tecnicos que fazem de fiscais de linha (se é que alguem faz de fiscal de linha…)… é porque pela quantidade de vezes que os nossos avançados sao apanhados em fora de jogo nos jogos só pode querer dizer que os fiscais de linha dos treinos estao sempre a dormir…

Paulo, os treinos especificos é dos aspectos que concordo contigo. Não se faz no Sporting, mas mais grave é que não é de agora, e nem é apenas o Sporting, julgo que praticamente nenhum clube em Portugal faz esse tipo de treino especifico. O que não concordei é que, apesar disso, alguns jovens do Sporting não tenham evoluido (fora o resto que divaguei). Mas são simples opiniões.

:arrow:
Não necessariamente ele mas alguem dentro dessa linha seria adequado para um Sporting que quer fazer um aproveitamente dos seus jovens. Pekerman também não me desagrada.

O MV a unica coisa que ganhou nos ultimos 3 anos, foi peso e pouco mais, mas como a qualidade tecnica e tactica ainda lá está, não precisa de se esforçar muito para ser titular neste Sporting de Rocas e Romas…

Tinha (e ainda tenho sem PB) grandes esperanças no Adrien, que era um jogador que já conhecia das CJ’s e sempre o admirei pela maturidade que demonstrava e que augurava um futuro risonho nos seniores, mas estranhamente deixou de jogar e nem uns minutos tem conseguido.
Para o PB existem 11 jogadores titulares e esses só perdem os lugares se estiverem lesionados ou castigados e depois ainda tem a lata de ao invez de moralizar quem não joga, vir dizer que estão com azia por não jogarem :S

Já o caso do Djaló é diferente, sempre o vi como um Varela e ainda não me provou ser superior.

Moutinho é um caso á parte, atingiu a maturidade muito cedo e é normal que não evolua muito mais.

Primeiro que tudo o treinadorque eu conheço (reconheço que não sou grande conecedor ao nível de treinadores) e ao nosso alcance é Boloni. Tivemos Boloni antes de mais ou tivemos Soares Franco (pelo menos construiu um plano para que não tivessemos que vender os principais jogadores) depois demais.
Não tenho duvidas que com Boloni com a confiança que Soares Franco deu a Paulo Bento, e sem a obrigatoriedade de vender os jovens ao desbarato em 4 ou 5 anos tinhamos uma equipa de nível europeu.
O Fernando Seara uma vez no dia seguinte disse que era amigo de Boloni e que Boloni uma vez foi a sua casa para lhe mostrar uns videos de uns jogadores sobrebos que o Sporting tinha na formação. O Seara disse que a custo lá o Boloni o convenceu a ver. Eram simplesmente Ronaldo Quaresma e Djaló.

Surpresa das surpresas: Ronaldo e Quaresma deverão estar entre os 5 melhores extremos do mundo, Djaló é um jogador de rotação no Sporting.
Boloni em um ano e pouco lançou 2 jogadores extraordinários e já planeava um brilhante futuro para o Djaló. Os treinadores qe vieram a seguir nem sequer se podem comparar ao trabalho com jovens feito por este senhor.

Quanto aos jovens que temos hoje:

Patricio: evoluiu bem e hoje em dia pode considerar-se um guarda redes que em situação normal ombraria talvez de igual para igual com Stojkovic. Não gosto das suas saidas dos postes, mas melhorou bastante neste capitulo, sendo que entre os postes tem bastante qualidade, e uns reflexos impressionantes (a defesa no mundial de sub-20 foi do mais impressionante que já vi) mesmo com a boa estampa fisica que tem.

Veloso: para mim é sem dúvida o mais talentoso e o que um futuro mais promissor terá daqueles que vi jogar. A únicca diferença que tem para o inicio, em que começou a jogar é que tem mais uns quilos e está mortinho por se ir embora (como todos os que passam :inde: ). o talento está lá todo e com as condicionantes de na minha opinião não ser um grande profissional fica dificil avaliar a sua evolução, talvez a melhor forma de ver será se ele começar a ser titular e jogar de inicio o jogo com o Barça e ai podemos compara com os jogos com o Manchester, Roma, ou Inter, para ver como evoluiu. Falta também alguém que lhe diga que “jogadores de bunda grande perdem o ônibus”.

Moutinho: Ao inicio não gostava muito dele, nem percebia o porquê de tanto entusiasmo com o jogador, talvez porque estivesse mal habituado com virtuosos (quando apareceu pensei para mim “agora pensam que tudo o que vem de Alvalade é bom”). Mas o que é verdade e que tem sido sempre um dos jogadores mais importantes, e talvez o jogador que vi da formação que mais nos tem dado. Mas pouco ou nada tem evoluido e já não terá muito mais para dar no Sporting, do que já dá.
Para mim para Moutinho evoluir um pouco mais ou notar-se mais o seu futebol era ou a mudança de estratégia para 4x3x3 ou jogar com um interior do lado contrário do tipo Nani.

Djaló:acho que tem evoluido mas muito longe do que à partida seria de esperar do jogador fetiche de Boloni, no remate ainda é atabalhuado, mas tem mais espontaniedade no remate o que já lhe valeram uns golos de carambola. Na recepção de bola acho que ainda tem muito a melhorar e que não se tem feito o suficiente.

Pereirinha: quanndo chegou não percebi o porquê de fazer parte do plantel, não lhe vejo qualquer qualidade como extremo, como interior não joga nada, não evoluiu nada e por mim ou ia deefinitivamente para defesa direito ou para ser emprestado.

Carriço e Adrien: não posso dizer que evoluiram ou não porque não jogam.

Já agora uma questão. Porque é que Paulo Bento por exemplo com Adrien (e já agora Celsinho) não lhes dá quase hipóteses, mas as poucas que dá é contra Benfica e Porto? os jogos mais dificeis… não se percebe.
E também porque é que não se apostou em Paim, em Caiado (que tem um video no youtube de um jogo só em que parte a defesa toda do Varzim, vamos ver na Taça da Liga quem faz isso do lado do Sporting com equipas do mesmo campeonato que o Varzim)?

Paulo Bento ao nivel da formação vale muito pouco, e o pouco que tinha de bom em ser disciplinador já perdeu. Esperam-se mudanças urgentes do lado de Alvalade quanto a mim… rezemos para que seja no final desta época, com ou sem campeonato…

:arrow:

Algo que tenho dito desde sempre.

O Adrien e o Carriço estão arrumados enquanto tiverem o PB no comando.
E nem sou suspeito para criticar o PB porque geralmente defendo-o. Mas nesse aspecto é medíocre.

È fácil afirmar que o Paulo Bento nao vale nada a nivel de formacao e ainda mais fácil é endeusar o Boloni com o principal argumento que foi ele quem “descobriu” o Quaresma e o Cr.Ronaldo.Sem lhe querer tirar o mérito, nao acho que isso tenha sido um feito do outro mundo…

Temos quatro jogadores no plantel que ainda sao jovens e foram formados no clube e sao mais ou menos titulares(Patricio,Veloso,Moutinho e Djaló).Depois temos em Vukcevic e Grimi dois jovens que ainda nao á muito tempo tinham idade de júnior(um nasceu em 86 o outro em 85) e também jogam com muita regularidade…Carrico,Pereirinha e Adrien preenchem vagas no plantel que noutras equipas sao preenchidas por Guarins e Balboas…eu nao sei mas eu vejo uma equipa que apesar da sua juventude tem feito muito bons resultados por isso nao consigo afirmar com tanta conviccao que o Paulo Bento é um zero á esquerda a lidar com a matéria prima que existe na academia…

Ninguém se lembra que alguns destes jovens com outro treinador senao o Paulo Bento talvez nunca na vida vestiam a camisola do Sporting a nivel sénior…lembram-se é que nas maos de um Boloni ou um Queiroz seriam grandes estrelas(ou pelo menos melhor que sao actualmente)…

Olhando para o caso do Pereirinha sou forçado a dar-te razão…

Concordo em absoluto com a análise do Paulo Duarte. Aliás, desde que o Boloni saiu do Sporting que não vejo um treinador que seja criterioso e pedagógico na promoção dos jovens leõezinhos. Quem não se lembra do seu acompanhamento ao Ricardo “Mustang” Quaresma, quando fez de um artista de circo um belíssimo jogador de futebol?!

Falta de facto esse acompanhamento aos jovens, para que exista um crescimento sustentado. Sem pôr em causa a continuidade do treinador, acho que lhe faz falta um grande adjunto, um adjunto vocacionado para o treino técnico, capaz de complementar o bom trabalho de campo do Paulo Bento.

Primeiro que tudo o treinadorque eu conheço (reconheço que não sou grande conecedor ao nível de treinadores) e ao nosso alcance é Boloni. Tivemos Boloni antes de mais ou tivemos Soares Franco (pelo menos construiu um plano para que não tivessemos que vender os principais jogadores) depois demais. Não tenho duvidas que com Boloni com a confiança que Soares Franco deu a Paulo Bento, e sem a obrigatoriedade de vender os jovens ao desbarato em 4 ou 5 anos tinhamos uma equipa de nível europeu. O Fernando Seara uma vez no dia seguinte disse que era amigo de Boloni e que Boloni uma vez foi a sua casa para lhe mostrar uns videos de uns jogadores sobrebos que o Sporting tinha na formação. O Seara disse que a custo lá o Boloni o convenceu a ver. Eram simplesmente Ronaldo Quaresma e Djaló.

Não me levem a mal mas agradeço os momentos de riso que me provocam quando escrevem certas coisas… :rotfl:

O Paulo Bento é um treinador jovem que tem feito um início de época de bom nível e não me parece haver justificação para, neste momento, pensar em arranjar outro treinador que o substitua.

Depois ir buscar o nome de Boloni, que, apesar de ser um treinador que eu apreciava, contou na época do título com um dos jogadores mais marcantes na história do futebol português, garantia de dezenas de golos e, consequentemente, de vitórias, não me parece acertado.

Quantos treinadores não teriam sido campeões com aquela equipa?

Mas nem foi isto que me levou a comentar mas a injustiça que cometem ao responsabilizar unicamente Boloni pelo sucesso de Ricardo Quaresma, Hugo Viana e Cristiano Ronaldo.

Desculpem estragar-vos as ilusões mas não era preciso ser nenhum génio para perceber o potencial desses 3 jogadores. Depois de acompanhar o Europeu de sub-16 em Israel, eu próprio falava constantemente dos dois primeiros aos meus amigos e não tinha dúvidas que em breve estariam na equipa principal do nosso clube… fosse qual fosse o treinador. E… surpresa… não sou certamente o treinador indicado para um dia me sentar no banco do nosso clube :frowning: :’( :stuck_out_tongue:

Já relativamente a Cristiano Ronaldo não havia grande discussão acerca da sua qualidade pois desde cedo mostrou pedalada para subir bem alto. Era gritante a diferença que havia entre ele e os jogadores do seus escalões nas camadas jovens.

Por isso, que me desculpe o Boloni, mas a quem eu agradeço o aparecimento dessas 3 pérolas no nosso clube, são os olheiros e os treinadores das camadas jovens… e sobretudo aos papás e mamãs dos respectivos ;D

Desde essa altura, tirando talvez o Nani, temos produzido jogadores com outro tipo de características (que não dão tanto nas vistas). E isso meus caros não é certamente culpa do nosso treinador principal, mas certamente da matéria-prima.

Não aparece todos os dias um Ronaldinho no Brasil ou um Nesta em Itália… é algo perfeitamente normal.

Sugiro que continuemos com toda a tranquilidade :smiley: e se dê tempo ao nosso treinador e aos nossos jovens jogadores para evoluirem. Eu continuarei a apoiá-los e vocês :question:

Tens razão no que dizes em que o grande mérito é da formação do Sporting, que não é estranha a casos de talento, e assim irá continuar por muitos mais anos, MAS, o mérito do Boloni está simplesmente em reconhecer esses valores e dar-lhes o melhor uso, dar-lhes a confiança necessária para fazerem grandes coisas.

Para quem não sabe, Boloni está no Liege, campeão belga, que tem praticado um excelente futebol, e, curiosamente ou talvez não, foi do Liege que o Everton foi buscar o substituto para o Moutinho, um tal de Felainni, que é uma das promessas dos futebol belga. o Liege eliminou o mesmo everton na UEFA, com uma equipa de basicamente míudos, logo tb tem que se dar mérito a ele por isso. Acho que um treinador com essas características num clube formador como o Sporting, ainda por cima se agora até já nem precisamos de vender ao desbarato, ter-se-ia um grande potencial.

De recordar que foi Boloni que começou a lançar precisamente Yannick Djaló…

Apesar de muito novo (talvez uns 14 ou 16) este era recompensado e trabalhava junto dos séniores, tendo como curiosidade ganho uma grande de coca cola pelo bom desempenho.

Ainda bem que pelo menos ficáste bem disposto :stuck_out_tongue: .
Mas olha isso das análises à posteriori é tudo muito bonito. Se calhar se Boloni tivesse continuado hoje tavas aqui a dizer que não era preciso ser um génio para se apostar em Paim. Também se clahar Boloni por onde tem passado tem tido sorte, descobre sempre craques e naquele ano e pouco que cá esteve descobrio dois (e apostou neles quando eles tinham que idade?), que por acaso são os dois melhores jogadores jogadores que sairam da formação desde Figo.
O nosso Paulo Bento o que nos tem dado é Pereirinhas, Veloso era quarto central, já toda a gente aqui no forum dizia que ele devia jogar a meio campo e o PB a insistir com ele a central. Moutinho não está nem muito pior nem muito melhor desde que apareceu.

Carriço enconstado, no benfas até o Miguel Vitor já jogou. Adrien que devia ser a segunda opção para trinco não joga (mas também como há-de jogar se nem a primeira opção muitas vezes joga), assim se queima um jogador. Por sinal Adrien primeira escolha para uma equipa europeia aqui à uns tempos.

Temos o melhor jogador dum capeonato do mundo de sub-17, vamos a ver se Paulo Bento continuar se não dá oportunidade ao rapaz de fazer pré-época, como não deu a tantos outros. Caiado se não estou em erro foi um dos jogadores escolhidos pelo Paulo Bento para um dos primeiros jogos que fez em Braga, caiu de para-quedas na equipa, nunca mais se houviu falar do rapaz.
Será que Rosado não será emprestado para o ano?

Não aparecem todos os anos Ronaldinhos, mas se calhar aparecem no Sporting alguns jogadores virtuosos que ao menos poderiam ter oportunidade de fazer pré-época. Mas desde que Paulo Bento chegou e já é a terceira época que fará completa nem 1 foi chamado.

Estamos a fazer um campeonato dos diabos, estamos. No primeiro jogo batemos a mortos, no segundo ganhámos sem jogar nada contra uma equipa que envergonha qualquer adepto do Belenenses, no terceiro jogo jogámos zero (apesar de ter gostado da vitória e de achar que também é preciso ganhar alguns jogos assim), com o benfas nem me vou pronunciar.
Para a Champions duas exibições miseráveis.

Falta algo à equipa e o que falta virá da academia.

:clap:

A questão é:

Será que Adrien num Man Utd estaria estagnado como está no Sporting?
É espantoso ver como evoluem os jovens em alguns clubes… no Sporting Moutinho e Veloso são um bom exemplo, não acredito que algum dia atinjam um patamar de excelência em Portugal, terão de sair para realmente crescerem.

é exactamente essa a minha ideia… o objectivo do topico é responder a estas questoes e nao tanto discutir se o treinador x aposta mais nos jovens que o treinador y… interessa-me mais saber que com o treinador z os jogadores jovens (na sua maioria e nao apenas um ou outro) evoluiram enquanto jogadores…

e interessa-me a maioria e nao um ou outro porquê?.. porque se a maioria evolui quer dizer que houve uma preocupaçao em trabalhar os jogadores individualmente, se for apenas um ou outro pode querer dizer que foi esse que se adaptou melhor aos treinos da equipa…

isso de ter um quaresma na equipa ou um cristiano ronaldo nao interessa… o talento é do jogador, o merito é da prospeccao e do trabalho de base nos escaloes jovens… a mim interessa-me é ver que um jogador que tenha vindo dos juniores com 18 anos depois de 2 ou 3 anos nos seniores seja muito melhor jogador a todos os niveis do que quando tinha 18 anos… e isso eu nao vejo no Sporting…

Sinceramente pensem um pouco antes de escrever… Como podem acusar o Paulo Bento de não apostar nos jovens? Contem os jogadores formados no clube que fazem parte do plantel sénior e quantos fazem parte da equipa titular e tirem as vossas conclusões. No tempo de Boloni quantos eram?

Boloni teve a felicidade de ser treinador do nosso clube quando despontaram várias pérolas e aproveitou-se (e muito bem, dou-lhe todo o mérito por isso) do grande trabalho feito por outros (que “ninguém conhece”…) que contribuíram de forma muito mais decisiva na evolução e no aparecimento destes jogadores.
Quaresma, Viana e Ronaldo seriam com certeza lançados na primeira equipa fosse por Boloni, Bento, Inácio ou até por um treinador de sofá como eu :smiley:

Quanto à evolução dos jogadores está intrinsecamente associada ao seu potencial futebolístico e não se pode exigir que todos atinjam o nível de Ronaldo ou Figo só porque saíram das nossas camadas jovens.

Moutinho não deverá alcançar esse nível de excelência porque simplesmente não tem potencial para tal, seja treinado por Paulo Bento, Scolari, Mourinho ou até pelo grande mago, Boloni. O que não quer dizer que não continue a evoluir e alcance patamares mais elevados.

Quanto aos jogadores que acabam por ser dispensados é algo que acontece inevitavelmente pois nem todos conseguem dar o salto para a vida profissional. Mas façam o exercício… comparem a taxa de aproveitamento destes jogadores no nosso clube com a dos nossos rivais.

De resto os que têm sido dispensados não têm obtido grande sucesso o que permite concluir que as decisões não foram assim tão más.

Já agora se Paulo Bento é responsável pela não evolução dos nossos jovens jogadores (algo em que não acredito) então também se lhe pode dar esse mérito :stuck_out_tongue: Sim porque dessa forma estes jogadores vão ficando pelo nosso plantel que ganha em competitividade e nos permite ir lutando por alguns títulos nacionais.

Bem haja Paulo Bento :smiley: