O objectivo deste tópico é discutir a evolução dos jovens jogadores nos séniores. Nao sei se este topico pode ser colado a outro ou nao por isso se a moderaçao quiser junta-lo a outro topico, por mim, não há problema.
Não tenho Sport tv, por isso não acompanho regularmente o futebol internacional (de vez em quando vejo uns jogos…). Como não costumo ver os jogos, nomeadamente do campeonato ingles fiquei espantado com a equipa do arsenal principalmente pela qualidade individual dos seus jogadores. Velocidade de execução, raramente falham passes, raramente falham recepcoes, capacidade de explosao, força fisica… nem tanto o talento individual, que tambem é muito mas que conhecia, mas mais por se notar haver trabalho… ´nota-se que houve trabalho e que muitos destes jogadores estão a ir no bom caminho…
Chega agora a vez do Sporting… É considerado como sendo um facto inegavel, que o Sporting tem a melhor formação de Portugal e uma das melhores da europa… Mas a que corresponde essa formação?..Que trabalho é esse?.. e principalmente, quando é que acaba a formação?.. Parece-me mais ou menos óbvio que enquanto um jogador nao atingir o seu potencial nao acabou a formação mas tambem me parece igualmente óbvio que a partir de determinada idade essa evolução abranda ou dá-se a outros niveis (tactico, experiencia, liderança etc…)…
A minha opinião sobre o paulo bento é sobejamente conhecida: acho que é util ao Sporting, acho que falta gente na equipa técnica que possa compensar as falhas do paulo bento…
ora, uma dessas falhas é a formaçao dos jogadores nos seniores… e na, minha opiniao nao nos podemos encostar á sombra da bananeira de que temos a melhor formação de Portugal e não vermos as falhas que essa formação tem…
o certo é que se compararmos o veloso de há duas épocas é basicamente igual ao de hoje, nao esta mais rapido, nao defende melhor, tecnicamente já era muito bom e continua, nao remata melhor, nao se coloca melhor… ou seja, em duas épocas nao evoluiu praticamente nada…
o djaló que marcou dois golos ao benfica no torneio do guadiana há duas ou tres épocas é igual ao de hoje… remata bem, é muito rapido, está mais forte… mas tecnicamente esta na mesma ou pior: falha passes, recepcoes, o controlo de bola por vezes é medonho, nao é inteligente nas movimentacoes nem a ler o jogo (aparece no sitio certo mas parece-me ser mais por instinto… nao se nota aquela destreza mental de saber a quem dar e saber para onde ir, como ir… entao a história dos fora de jogo, de todos os avançados, até mete confusao)
o moutinho evoluiu… talvez seja o unico jogador em que se nota que houve evoluçao, mas parece-me ser mais por sua iniciativa, pela sua inteligencia, do que por accao da equipa técnica… talvez esteja a ser injusto…
o pereirinha está na mesma… falha recepcoes, passes, nao ganhou poder de explosao… dois anos deitados á rua…
do adrien nao vou falar muito… mas tambem nao noto melhorias… mas este é mais dificil porque raramente joga…
e depois olhamos para a seleccao e vemos, e gabamo-nos que 50% dos jogadores sao formados por nós… o problema é que nao sao apenas formados por nós, sao das nossas camadas jovens o que é diferente da formação porque muita da evoluçao/formação desses jogadores é feita em clubes que não o Sporting…