Evolução nos seniores..

O objectivo deste tópico é discutir a evolução dos jovens jogadores nos séniores. Nao sei se este topico pode ser colado a outro ou nao por isso se a moderaçao quiser junta-lo a outro topico, por mim, não há problema.

Não tenho Sport tv, por isso não acompanho regularmente o futebol internacional (de vez em quando vejo uns jogos…). Como não costumo ver os jogos, nomeadamente do campeonato ingles fiquei espantado com a equipa do arsenal principalmente pela qualidade individual dos seus jogadores. Velocidade de execução, raramente falham passes, raramente falham recepcoes, capacidade de explosao, força fisica… nem tanto o talento individual, que tambem é muito mas que conhecia, mas mais por se notar haver trabalho… ´nota-se que houve trabalho e que muitos destes jogadores estão a ir no bom caminho…

Chega agora a vez do Sporting… É considerado como sendo um facto inegavel, que o Sporting tem a melhor formação de Portugal e uma das melhores da europa… Mas a que corresponde essa formação?..Que trabalho é esse?.. e principalmente, quando é que acaba a formação?.. Parece-me mais ou menos óbvio que enquanto um jogador nao atingir o seu potencial nao acabou a formação mas tambem me parece igualmente óbvio que a partir de determinada idade essa evolução abranda ou dá-se a outros niveis (tactico, experiencia, liderança etc…)…

A minha opinião sobre o paulo bento é sobejamente conhecida: acho que é util ao Sporting, acho que falta gente na equipa técnica que possa compensar as falhas do paulo bento…

ora, uma dessas falhas é a formaçao dos jogadores nos seniores… e na, minha opiniao nao nos podemos encostar á sombra da bananeira de que temos a melhor formação de Portugal e não vermos as falhas que essa formação tem…

o certo é que se compararmos o veloso de há duas épocas é basicamente igual ao de hoje, nao esta mais rapido, nao defende melhor, tecnicamente já era muito bom e continua, nao remata melhor, nao se coloca melhor… ou seja, em duas épocas nao evoluiu praticamente nada…

o djaló que marcou dois golos ao benfica no torneio do guadiana há duas ou tres épocas é igual ao de hoje… remata bem, é muito rapido, está mais forte… mas tecnicamente esta na mesma ou pior: falha passes, recepcoes, o controlo de bola por vezes é medonho, nao é inteligente nas movimentacoes nem a ler o jogo (aparece no sitio certo mas parece-me ser mais por instinto… nao se nota aquela destreza mental de saber a quem dar e saber para onde ir, como ir… entao a história dos fora de jogo, de todos os avançados, até mete confusao)

o moutinho evoluiu… talvez seja o unico jogador em que se nota que houve evoluçao, mas parece-me ser mais por sua iniciativa, pela sua inteligencia, do que por accao da equipa técnica… talvez esteja a ser injusto…

o pereirinha está na mesma… falha recepcoes, passes, nao ganhou poder de explosao… dois anos deitados á rua…

do adrien nao vou falar muito… mas tambem nao noto melhorias… mas este é mais dificil porque raramente joga…

e depois olhamos para a seleccao e vemos, e gabamo-nos que 50% dos jogadores sao formados por nós… o problema é que nao sao apenas formados por nós, sao das nossas camadas jovens o que é diferente da formação porque muita da evoluçao/formação desses jogadores é feita em clubes que não o Sporting…

Vou seguir atentamente este tópico, acho que isto tem sido uma questão que não se tem discutido suficientemente em relação ao Paulo Bento, não me refiro especificamente à velha de questão de apostar ou não em jovens, mas sim no crescimento daqueles em que tem apostado.

É que de facto, não se nota grande evolução nos que ele tem utilizado… :-X

:arrow: :arrow: :arrow:

É exactamente por causa desta constatação que o Paulo Duarte faz que eu defendia a contratação de um treinador com o perfil de um Carlos Queiroz! Mas claro, já sei que vem a história dos 6-3…

A minha opinião:

O Miguel Veloso claramente piorou, nomeadamente na capacidade de defender. Mais lento, menos agressivo, menos capaz nos desarmes. Como trinco, piorou muito. Melhorou na qualidade de passe apenas.

O Djaló não remata bem, ao contrário do que disse o forista Paulo Duarte. O remate é precisamente uma das suas maiores falhas. PORÉM, melhorou nesse aspecto nos últimos meses. De resto, continua muito mediano tecnicamente.

O Moutinho sem dúvida que melhorou, mas já estancou. Atingiu o seu limite.

eu nao gostava de um treinador com o perfil de um carlos queirós… mas acho que fazia muita falta (acho até vital…) alguem com esse perfil na equipa técnica…

nao vejo muita gente no nosso plantel com a qualidade de remate do djaló…

ao que chegamos, quando ele é dos que remata melhor… pelo menos remata com força, coisa que por exemplo o Liedson quase nunca consegue.

Os jovens que conseguem ingressar no plantel do SCP e ter tempo de jogo razoável raramente evoluem. Lembram-se do primeiro jogo a sério do Veloso contra o Inter há dois anos? Foi considerado o MVP por muitos. Hoje dificilmente faz sombra a esse Veloso de há duas épocas. Estranho. Ok, há condicionantes como por exemplo as lesões. Mas não deixa de ser preocupante que hoje em dia o Veloso não seja um elemento preponderante na equipa já que tinha tudo para o ser.

O MV é só um exemplo… O Djaló continua a ser perdulário, irregular, várias vezes inconsequente, como disse o Paulo Duarte.

Apesar de termos uma excelente escola de formação não há o acompanhamento necessário. Temos a matéria prima mas não conseguimos extrair o rendimento devido. Existem clubes como o Man. United/Arsenal, por exemplo, que aproveitando a matéria prima de vários pontos do globo [com atenção especial para Alcochete], consegue desenvolver os jogadores de uma forma fantástica e retirar os devidos proveitos.

É grave, pois já não basta vendermos pérolas demasiado cedo como Ronaldo ou Quaresma, como os que cá ficam, parecem ficar estagnados. O SCP não aproveita a escola de formação que tem. Somos mais fornecedores do que outra coisa.

Eu também gostava de um Wenger, mas sei não ser possível!

Já me contentava em ter um Queiroz a principal e um Boloni enquanto director desportivo a coordenar a prospecção internacional!

Precisamos de alguém que incuta uma mentalidade raçuda, super competitiva aos jovens do Sporting, também. Precisamos de formar Gattusos, Palombos, Vieiras… Não basta ter jeito para dar uns toques e fazer uns truques. É preciso ser-se lutador, corajoso e sem qualquer medo de defrontar o maior dos adversários.

Como já tinha dito noutro tópico gostava de ver o Slaven Bilic a treinar o Sporting. Passaria uma atitude enorme para o campo [em especial para os putos] e isso é essencial nos jogos. Olhem para a selecção da Cróacia. Borrou-se contra a Inglaterra em Wembley? Não, foi lá tirá-los do Euro 2008. Borrou-se contra a Alemanha em pleno Europeu? Não.

Precisamos de alguém que tenha vivacidade e que agite Alvalade.

Concordo com o 1º paragrafo.
Quanto ao Bilic, a Croácia fez realmente grandes jogos e também levou este mês 4 em casa da Inglaterra. Quando um treinador suscita dúvidas nos adeptos, ao primeiro contra-tempo é logo colocado em causa.
Precisamos de alguém que incuta mentalidade e traga algo de novo a um grupo amorfo, mas tem de ser um nome mais forte!! Enquanto o Lippi esteve no desemprego ainda sonhei, agora está na “azurra”…

e depois ainda há o problema dos emprestados…

existe apenas a preocupação de dar ritmo de jogo aos jovens mas nem interessa quem é o treinador que vai trabalhar com eles, nao existem objectivos na evoluçao tecnica, tactica e fisica… passam a seniores e sao deitados ás feras… acabou a formaçao… pelo menos a formaçao com metodo…

nao sei o que se passa noutros clubes mas nao me parece que esta seja a forma certa de trabalhar… o aperfeiçoamento tecnico-tactico e fisico nao pode parar aos 18 anos (se nao parar antes…)… nao pode ser só jogar e esperar para ver se um jogador se afirma ou nao… apesar de termos uma das melhores escolas de formaçao da europa o certo é que nao fazemos jogadores de futebol, encontramos talentos, fazemos sobressair esse talento, damos condicoes para que esse jogador cresça futebolisticamente mas só chegam a grandes jogadores lá fora…

falta trabalho… falta método… faltam objectivos individuais para cada jogador…

só mais um exemplo: os remates de fora da área do miguel veloso (em bola corrida)… em todos os jogos o miguel veloso remata uma, duas, três, quatro vezes de fora da área… golos?..acho que nenhum… remates perigosos?.. pouquissimos… ou vao ao lado, ou sem força, ou ao lado e sem força… em dois anos e tal?.. nem que tivesse que ficar mais meia hora ou uma hora depois dos treinos só a rematar de fora da área com a bola corrida… passam-lhe a bola, domina e remata… uma horazita a seguir aos treinos… primeiro de pé esquerdo e depois de pé direito… nao custa nada…

mas depois bem feito era haver um trabalho cientifico nos treinos… saber que em nao sei quantos remates da zona x o jogador y marca z golos nos treinos… depois comparar essa percentagem com o que acontece no jogo… alterar as condiçoes de treino… saber a que velocidade corre um determinado jogador… em 10 metros, 20, 50… saber se um mes depois essa velocidade aumentou ou nao… saber o porquê… arranjar maquinas que possam controlar os varios parametros… por exemplo: lembram-se daquele programa (um concurso da televisao onde iam guarda redes da primeira divisao…) em que havia uma maquina que disparava bolas e depois os guarda-redes tentavam defender?.. ora uma maquina dessas com velocidade regulavel podia ser util… disparava bolas a determinada velocidade para a linha de fundo e os jogadores tinham de cruzar antes dela chegar á linha de fundo… depois podia-se ir aumentando essa velocidade… podia até ter um programa associado que dando a ordem dos jogadores que iam fazer o exercicio fazia a maquina disparar a bola a diferentes velocidades em funçao do jogador e do plano de treinos… sei lá… podia-se fazer tanta coisa…

só mais uma coisa… alguem sabe se no Sporting se faz treino individualizado?..

Mas qual é a parte de “O Paulo Bento é um treinador bastante limitado” que ainda não deu para perceber?

Ele não aproveita as qualidades e pontos fortes dos jogadores. Tem a mesma táctica há 3 longos anos, que já se viu que não resulta (já agora, esta tanga do losangulo…alguém me sabe dizer uma equipa que saiba executar q.b. esse tipo de jogo? Só para eu saber onde é que o PB está a tentar chegar…). E coloca sempre os mesmo jogadores em campo, ou faz sempre as mesmas substituições.

Acham mesmo que ainda tem tempo para se preocupar em tentar evoluir os jogadores? Nem ele sabe como o fazer.

Djaló…um jogo bom com o benfas e depois uma travessia no deserto que foi um suplício. Até que, parou dois meses (de treinar com o Paulo Bento, só pode) e após a lesão notaram-se algumas melhorias, principalmente a nível da recepção e deixou de fazer com tanta frequência fazer aquela finta que era imagem de marca dele, do chuto para a frente seguido do sprint, para aproveitar a velocidade.

O Miguel Veloso, quando começou a jogar parecia um jogador com outra classe, e com a idade dele só se esperava que por cá não andasse muito tempo. Ele eram recuperações, ele safa-se com a bola no meio de dois jogadores e sai a jogar, ele fazia passes de 40 metros…mas mesmo assim o PB, dava-lhe jogo a espaços. Depois, a tinta amarela deve lhe ter feito alguma á cabeça, e juntamente com as coca colas que bebia em quantidade indústrial, esse MV do outro mundo esfumou-se, e até deixou de aparecer só nos jogos grandes. Já vamos para o seu terceiro ano, e só tem vindo a piorar.

O João Moutinho, que já tinha dois anos de futebol nas pernas antes de chegar o PB, também pouco ou nada evoluíu, a não ser que antes só fazia três posições no meio campo, e com o PB, passou também a jogar na esquerda e a 10. Não se especializando em nenhuma, e rendendo metade do que poderia fazer na maior parte delas.

O Pereirinha…enfim, cerca de 20 min por semana de jogo, invariavelmente, quer estejamos a perder, a ganhar ou a empatar, não deve ser muito motivante. Ainda para mais, porque quando finalmente se começava a deslumbrar algo por ali, o Abel voltou, e ocupou o seu lugar cativo.

Mas o que me preocupa é jogadores como o Adrien ou o Carriço estarem parados…é que este troglas do PB parece que gosta é de lhes cortar as pernas. Antes os emprestasse.
Quando vi o Adrien jogar no principio da época do ano passado, não tive dúvidas de tudo o que já se tinha dito dele antes. Mas o PB castrador, para além de não o pôr a jogar regularmente, ainda o preferiu lançar sempre Às feras e depois fazer substituições antes dos 50 min, que era para o jogador se poder sentir motivado, só pode.

O Carriço, a mesma coisa, começou muito bem este inicio de época, agora dificilmente sairá do banco até ao final da época.

Tudo isto, porque o PB tem já as substituições previstas antes mesmo de começar o jogo (ele até já sabia que ontem ía tirar o Rochemback). Eu não consigo perceber porque é que este acéfalo não aproveita jogos em que já está a ganhar 2-0 para dar minutos aos míudos. Até já nem digo que os lance com o intuito de lhes mostrar que podem mudar alguma coisa dentro de campo. Peço apenas que lhes mostre que não vão só para o banco para verem o jogo mais de perto.

Quem algum dia pensou que o PB era ou é um treinador de formação está muito enganado. Se calhar é para o Trofense ou para o Leixões. Agora para uma equipa que se pretende ser grande e ambiciosa e ofensiva…está muito ao lado.

Não sabe desenvolver os jogadores técnicamente e é perito em desmotiva-los, submetendo-os a assobios ou a 90 min. de trincheiras, fim de semana após fim de semana.

Apesar de ser um defensor do PB, concordo com quase tudo que está escrito neste post.

Na minha opinião, era emprestar o Pereirinha, Adrien e Carriço a clubes da nossa liga, onde possam ser metidos bem debaixo de olho.

Pereirinha: Clubes como Paços de Ferreira, Naval ou Maritimo jogam gerlmente com extremos, e sendo ele um extremo de origem, um emprestimo a uma destas equipas, seria à partida uma forma de o jogador evoluir.

Carriço: O Leixões, Trofense bem como o Vitoria, têm centrais de mrd, se ele for tão bom como dizem, não seria dificil arranjar um lugar e assim jogar regularmente. Temo muito que se ele continuar após Janeiro no plantel, se torne num Paulo Renato II, em termos de oportunidades claro.

Adrien: Equipas com um esquema que não seja muito diferente do nosso, ou seja, primazia do meio campo em vez das alas, como fazem o Belem, Setubal e Rio Ave.

Just my two cents…

o problema é que a esses clubes o que interessam sao os resultados… e se num clube com a vocaçao para a formaçao como o Sporting nao se faz um trabalho que permita aos jogadores evoluirem muito menos se fará em clubes com outra dimensao e propositos…

isso de o que interessa é jogar é redutor… interessa é ser cada vez melhor jogador e isso nao se consegue apenas jogando… é preciso um trabalho nos treinos muito mais objectivo e centrado no jogador…

Paulo, posso ter lido o teu post um bocado na diagonal (daí ainda não dar a minha opinião mais longa deste assunto), mas… e Patricio?

Sim, sim… lançado às feras, demasiado cedo, por causa do feitio de fulano tal (isto para os que, com PB, nada tem algo de positivo), já se sabe, já se sabe… Mas não é um jovem da Academia? E não evoluiu?

Eu acho que jogar com regularidade é o factor mais importante, por melhor que se treine, creio que só com rotinas de jogo se pode, no minimo, alcançar uma boa preparação fisica.

Concordo contigo que os clubes pequenos são mais resultadistas do que própriamente formadores de bons jogadores, tal como disse no topico do Futebol Nacional, o que estas equipas querem é não perder, mais que tudo. Mas sinceramente, eu não vejo melhor opção, para os nossos jogadores, evoluirem. E não acho que mandando-os para o estrangeiro, por exemplo, seja uma boa politica.

Hollow, o Rui Patricio foi mais uma teimosia que outra coisa. Certo que agora nem nos podemos queixar dele, muito pelo contrário, mas sabes bem que o ano passado andávamos sempre com o credo na boca, cada vez que a bola ía para a nossa área.
Lá está, só com a dita rotina de jogo é que ele evoluiu. Mas fazer uma aposta destas num GR é muito mais arriscado do que num jogador de meio campo ou até mesmo da defesa.

Bem, lá li o post com mais atenção e embora concordando em algumas coisas (é óbvio que até PB tem limitações, estranho era se fosse o contrário) há coisas que não concordo tanto. Para mim também há dois factores a ter em conta: quais os limites de um jogador, ou até que ponto podemos determinar ou saber quanto mais tem ele de margem para evoluir (isto é sempre muito subjectivo, o que não faltam é exemplos de n jogadores que aos 19 anos se lhes augurava um futuro Maradona e aos 22 estavam pelas divisões mais baixas e isto no Sporting, benfica, porto, barcelona, milão etc…) e quanto dessa evolução, ou percentagem, depende do jogador, do clube onde está ou do próprio campeonato (e isto engloba o futebol praticado lá, jogadores adversários etc) pois parece-me óbvio que um jogador não evolui da mesma forma jogando em Portugal ou na Rússia ou na Inglaterra (aparte caracteristicas naturais que o façam adequar-se melhor ao futebol praticado em países e futebóis especificos) ou a jogar com/contra Pedrinhas e Macanbés ou com/contra Ricardos Carvalhos e Messis…

Portanto se um jogador não evolui tudo o que pode no Sporting , não é de surpreender que quando vá para um campeoanto mais competitivo, esse upgrade se note, pois muitas vezes falamos de métodos e realidades bem distintas, e isso torna-se um problema de Portugal e do seu campeonato e não apenas do Sporting ou de quem o treina naquele momento… Pode haver excepções claro, mas não são a norma. Ah, e estamos a partir do pressuposto que todos os exemplos têm um qualquer (o tal) rótulo de futuro e indiscutivel craque…

E depois caso a caso:

Não concodo com a não-evolução do Yannick. E não sou apenas eu que acho o mesmo. Aliás, se formos a ver o que já se dizia dele e das suas qualidades antes da recente lesão (coincidindo infelizmente com a sua primeira chamada à principal Selecção Nacional) o panorama era bem diferente, elogios eram a torto e a direito. Mas bem, para mim, comparado com o Djaló que vi naquele Sporting-benfica do Guadiana, e antes desta castradora lesão, vi um Djaló igualmente rápido, mas mais trabalhado fisicamente, mais confiante (e com mais confiança as qualidades até parecem outras também), mais consequente nas movimentações ofensivas e mais certeiro nas finalizações. Sim, certas debilidades tecnicas continuam lá, mas até que ponto as pode melhorar? E não me refiro a recepções de bola…

No Moutinho estamos de acordo.

Miguel Veloso acho-o um caso meramente motivacional. É unânime ouvir agora que um jogador com esta cabecinha não vai a lado nenhum. Se me disserem que o seu treinador tem então a obrigação de lhe pôr a cabecinha no lugar (pode-se ler também, andar em cima dele para controlar asneiras, como o controle do peso), concordo. Por outras palavras, o jogador também não evolui, se o próprio assim também não quiser ou não fizer por isso, faço-me perceber? Acho que ele evoluiu da primeira temporada (onde ao contrário do que já li por aí, o controle e a demora em lhe dar a titularidade não lhe fez mal nenhum, se percebermos com que tipo de jogador mentalmente volátil estamos a falar) para a segunda. Não de forma a chegar alguém e pagar 30 milhões €, mas evoluiu. Esta temporada é que Miguel Veloso precisou de se sentar no banco e perceber que não é intocável. Ou seja, para além dos seus pequenos problemas (extra-futebol), Miguel Veloso já não se pode considerar um oásis quando é agora acompanhado por um Rochemback e tem à espreita um jovem chamado Adrien que na pré-temporada mostrou que lhe pode roubar o lugar. Por outras palavras, se Miguel Veloso ajudar, e acima de tudo se concentrar em jogar futebol, será fácil vê-lo a ser disputado pelos melhores clubes do europa, outra vez…

Pereirinha, não me vou alongar. Primeiro porque (e desculpem-me os fãs) nunca vi nada de especial nele (apesar de saber que técnicos da sua formação jovem lhe auguravam bom futuro, lá está, os rótulos…), portanto é justo (talvez não para ele) eu não esperar muito melhor. E depois porque, ao contrário do que dizem alguns, ele até teve as suas oportunidades (é preciso relembrar o tempo em que PB era criticado por insistir nele e como até lhe dedicaram raps ?) mas também não as agarrou convincentemente…

Adrien, não comento, pois simplesmente ainda não o vi a jogar na equipa principal. Não sei se isso é bom ou mau, se dará bom ou mau resultado. Simplesmente não posso comentar a evolução de algo que ainda não vi jogar regularmente pelo Sporting.

E resta o esquecido Patricio, apenas duas épocas sim (com as tais condicionantes que se queiram colocar também… Dramflight, teimosia dizes tu, mas não deixa de ser aposta e toda a aposta tem o seu risco :wink: coerente é depois manter a aposta se esta lhe der indicações que melhora… e o Rui melhorou…), mas que para mim claramente evoluiu. Menos hesitante, mais confiante e mais decisivo nas suas intervenções e nas suas defesas, principalmente.

convido-vos a reparar tão somente no facto de o Nani ter evoluído mais num ano (no Man Utd) que Moutinho em 5 de Sporting… Moutinho é um grande jogador mas tanto quanto o era em 04/05… Paulo Bento não treina a equipa, muito menos os jogadores, limita-se a escolher o onze. Veloso e Moutinho poderiam ser os melhores médios do mundo, seria era preciso talha-los e corrigir falhas