Para mim essa camisola da le coq sportif também é a preferida. Deve ser da idade ( a nossa ) :rotfl:
a amarela foi das nossas melhores camisolas secundárias.
vendo bem, a maioria das camisolas que o celtic tem tido como alternativas nos últimos anos já o sporting teve iguais ou parecidas em anos anteriores.
a nike deve ter andado atrás das nossas camisolas antigas.
então o deste ano…
se a stromp este ano for com o modelo de gola e se o principal tiver as listas como deve ser tanto nas mangas como no tronco acho que vou comprar as 3.
o post do flop é um hino
Flop… que bela contribuição para o enriquecimento deste fórum!
Parabéns pelo excelente trabalho.
[img width=130 height=130]http://img136.imageshack.us/img136/1756/homeuh7.png[/img](tenho esta)
Estas são as minhas favoritas… As mais bem concebidas na minha opinião.
As minhas meninas ;D ;D
De todas, a Stromp merece a minha preferência :shifty:
O Meu Material:
-> Dada e autografada pelo Pedro Barbosa
-> Dada pelo Pedro Barbosa
Excelente post.
Eu tenho estas, mais ou menos.
A Le Coq que eu tenho é de 85/86, com mangas compridas e o nº 15 nas costas, foi usada pelo Mário num jogo qualquer. É praticamente igual à de 86/87, a diferença é que não tem a gola tipo polo.
A minha versão da Centenário é daquela edição limitada sem patrocínios. Larguei 85 euros mas valeu bem a pena, porque é capaz de ser a camisola mais bonita que o Sporting teve em toda a sua história.
Também tenho uma Stromp da Adidas, não sei se de 96/97 ou 97/98, já tem o patrocínio da Telecel e a estampa de um leão no fundo, como que em relevo. É uma camisola que se vê pouco, mas gosto muito.
Muito obrigado pelas imagens, está aí de facto um trabalho fantástico. :o Melhor ainda era se pudesses disponibilizar as imagens com melhor resolução, também não me importava nada de ficar com isso num wallpaper.
As minhas são estas (ambas sem publicidade, a Stromp com mangas compridas):
Gostava de aumentar o meu “espólio” esta época, mas não estou com grande vontade de andar a comprar camisolas com mais de 6 riscas. ???
Excelente flop! Do melhor que se tem aqui visto. Se quiseres completar o teu post com imagens das camisas mais antigas, podes consultar livros como a “Fotobiografia do Sporting Clube de Portugal” ou o “História do Futebol em Lisboa” de Marina Tavares Dias. Tens aí muitas fotografias das camisas das primeira a quinta década do século XX, incluindo a primeira camisa de todas, toda branca, “herdada” do Campo Grande FC e que foi usada (cosendo-se o emblema - um pedaço circular ou oval de pano verde com o leão) enquanto se esperava a entrega da primeira remessa de camisas verdes e brancas.
é isso pessoal, quem conseguir arranjar fotos talvez consiga estender a coleção, e como agora á uns templates novos com os calções e meias ficam mais completas, obrigado a todos
Pronto, lá encontrei o tópico do Luisito e os tópicos sobre a Camisola e mais tarde os Equipamentos do Sporting estão então fundidos num só.
Que preciosidade! :drool: Todos de pé, pelo Flop:
Eu tenho estas duas:
Algumas “correcções”:
-
Camisola de 1996/97, vestiu-a o Beto quando marcou na vitória sobre o Fifica (1-0) e na vitória nas Antas sobre o Fóculporto (2-1).
-
As camisolas de 93/94 estão trocadas com as de 92/93. Não confundir a cerveja Faxe (do meu avatar do Juskowiak) com a água boa do Caramulo.
- Esta é de 95/96 e não tinha a marca ‘saillev’, mas sim ‘adidas’. O Ouattara marcou nas Antas num dos primeiros jogos com esta camisola e a trágica final da Taça de 96 também foi com esta verde-e-branca.
Uma vez mais:
Eis a minha propriedade:
http://img146.imageshack.us/img146/9356/homebv0.png
http://img69.imageshack.us/img69/8536/awaygc2.png :arrow: ACOSTA 11
http://img150.imageshack.us/img150/5783/home20012002xj9.png :arrow: JARDEL 16
http://img228.imageshack.us/img228/2637/dafgernm0.png
E é isto…e digo desde ja que quando é o meu avo que me oferece uma camisola o sporting é campeao
Ja nao me oferece desde 2001/2002 vou ver se o convenço a comprar-me uma este ano :victory: :victory:
Como todos sabem as primeiras camisolas do Sporting foram as denominadas Stromp. O que muitas pessoas não sabem como é que a camisola com riscas verdes e brancas, horizontais surgiram.
Há muitos anos o Sporting foi em digressão ao Brasil e deslocou-se para lá num navio (não me recordo do nome).
Como fazia bastante calor os jogadores levaram as camisolas que pertenciam à equipa de Rugby da altura, que eram menos quentes e mais justas ao corpo, camisolas estas com riscas horizontais verdes e brancas.
Foi assim que surgiu o actual equipamento do Sporting Clube de Portugal.
… riscas essas que haviam sido inspiradas por uma digressão dos dirigentes na altura em terras de Paris, onde o Racing Club de Paris jogava com uma camisola às riscas azuis e brancas (e não vermelhas e brancas como já li algures).
Deveras interessante! :great:
Então quer dizer que o actual equipamento principal do Sporting teve origem nesta camisola:
Gentlemen from Paris… Stade Français in dark blue jerseys vs Racing Club de France in circled light blue jerseys… main Parisian rivals in the 1890s and early 1900s…
Excelente trabalho Flop
Dá-me um gozo enorme ver essas camisolas todas juntas e aqui ficam as que eu possúo:
Paulo Sousa
Quaresma
Niculae
Jardel
(a minha preferida)
Liédson
Moutinho
E esta camisola ainda existe, pois o RCP tornou-se Racing Club de France (curiosamente é também um clube considerado elitista), principalmente especializado em râguebi, voleibol, ténis e hóquei. Também tem futebol, mas tem menos importância devido às experiências desastrosas do princípio dos anos 90 Matra Racing e Racing Paris 1 (está neste momento no campeonato de CFA [Camp. de Fut. Amador], equivalente francês da III Divisão).
Lembro-me bem da passagem do Matra Racing e depois RP1 pela 1.ª divisão francesa. Foi um daqueles casos em que quando esmoreceu o interesse do “mecenas” o clube foi por água abaixo. Há quem fale da “maldição dos clubes de Paris”, que já atingui o Racing e o Red Star, o clube de Jules Rimet, e que este ano esteve quase a dar cabo do PSG. Se me permites, Miguel, creio que o CFA é a IV divisão, após a Ligue 1, a Ligue 2 e o National.
Basicamente, a evolução do equipamento do Sporting foi a seguinte:
1- equipamento todo branco (herdado do Campo Grande FC), por alguns meses até chegarem as primeiras camisas “stromp”;
2- camisa bipartida verde e branca e calções brancos, até 1913 ou 1914;
3- camisa bipartida verde e branca e calções pretos, a partir de 1913 ou 1914, por sugestão de um jogador;
4- riscas verdes e brancas e calções pretos, desde 1928. Este equipamento era efectivamente o da secção de rugby e foi usado pela primeira vez pelos futebolistas num jogo com o Benfica, em que perdíamos ao intervalo. Uma vez que o equipamento bipartido era feito cosendo as duas metades, quando chovia as camisas tornavam-se muito pesadas. Nesse dia chovia muito e decidiu-se usar as camisas do rugby na segunda parte, sendo que demos a volta ao marcador e ganhámos. A partir daí a camisola às riscas começou a ser considerada “sortuda” e acabou por ser definitivamente adoptada aquando da digressão ao Brasil de que já aqui se falou. Nos primeiros tempos as meias eram pretas, depois lá para os anos 30 ou 40, apareceram as meias às riscas e nos anos 60 as meias verdes.
Quanto às origens do equipamento de rugby, as camisas bipartidas não se podiam usar neste desporto porque, sendo feitas de duas partes cosidas uma à outra, descosiam-se facilmente quando eram agarradas. Assim, a secção de rugby teve que desistir de usar as camisolas “stromp” e passou a usar uma camisa toda verde. Este equipamento não satisfazia os atletas, que o achavam monótono e foram à procura de outro padrão em que pudessem usar o verde e o branco. Depois, viram as camisolas do Racing de Paris e o resto é história.
É engraçado que em Inglaterra ainda hoje se considera que a camisa às riscas horizontais é um “equipamento de rugby” e não de futebol, apesar de vários clubes das ligas profissionais inglesas (Reading, QPR, Doncaster, Yeovil ou Darlington por exemplo) usarem riscas horizontais.
Grande post Flop.
Constatei que em quase 80 anos de equipamentos com listas apenas por uma vez se “inventou” e o equipamento saiu com riscas mais finas e em maior quantidade. Em 3 anos de Puma fez-se o que nao se tinha feito em 80 anos. Estao a tentar mudar a nossa historia e tradiçao. Nao pode ser! :cartao:
Ja tinha deixado um post com o seguinte mas volto a deixar aqui:
:offtopic:
Alguem sabe onde poço comprar a camisola do centenario (principal) da Reebok? Lojas, sites, qualquer coisa. Tenho muita pena de nao a ter comprado. Tinha o consolo que com a Puma vinham bons equipamentos, mas ja chega, aquilo é gozar com a nossa cara. Qualquer membro deste forum fazia um equipamento (pelo menos o principal) melhor que os deles.
Se alguem souber de algum sitio agradeço.