Inicia-se hoje o campeonato europeu do escalão de sub-19. Portugal está de momento empatado 0-0 ao intervalo com Itália e a Espanha vai perdendo 1-0 com a Croácia. O Cedric e o Agostinho Cá(este sub 17 ainda) são titulares enquanto que o Nuno Reis é o grande ausente por castigo.
Acrescento só que os três primeiros classificados de cada grupo se irão apurar para o Mundial Sub20 do próximo ano. Por isso há objectivos por que lutar, mesmo que não se chegue ao título.
51’ - Golo de Portugal por Nélson Oliveira. Cédric surge rápido pela direita e, próximo da linha, cruza para trás. Nélson Oliveira apanha a bola e remata com força para o fundo da baliza.
[size=12pt][b]Sub-19: Portugal bate Itália na estreia do Europeu
Nélson Oliveira e Sérgio Oliveira marcaram os golos[/b][/size]
A selecção portuguesa de sub-19 entrou a vencer no Europeu da categoria, que decorre em França. Portugal defrontou a Itália e ganhou por 2-0. Nélson Oliveira inaugurou o marcador aos 51 minutos e Sérgio Oliveira ampliou a vantagem aos 63. A Itália ainda acabou reduzida a dez unidades, por expulsão de DAlessandro, já nos descontos.
A equipa nacional salta, assim, para a liderança do grupo B, uma vez que a Espanha venceu a Croácia por números menores: 2-1, com Rodrigo, do Real Madrid, a apontar o golo decisivo, depois de os espanhóis terem estado a perder. Curiosamente, Rodrigo é um brasileiro com nacionalidade espanhola, tal como o autor do empate: Thiago Alcântara, do Barcelona, é filho de Mazinho, antigo internacional brasileiro.
Espanha e Portugal defrontam-se dia 21, quarta-feira, na segunda jornada da fase de grupos.
Eis o onze de Portugal:
Tiago Maia; Cédric Soares, Aníbal Capela, Roderick e Mário Rui; Agostinho Cá, Danilo e Sérgio Oliveira; Alex (Rúben Pinto, 90), Nélson Oliveira (Baldé, 87) e Sana (Evandro Brandão, 79)
Tive a ver o jogo da Espanha.Venceram 2-1 e tiveram momentos de muito bom futebol.Dos cinco elementos da defesa quatro sao do Barcelona(o GR Alex,DD Martin Montoya,DE Carles Planas e um central chamado Marc Bartra).No meio campo Oriol Romeu,também ele do Barcelona,mostrou ser um nr.6 com bastante caparro e tecnicamente muito evoluido.
Quem espalhou classe naquela equipa foi Thiago Alcantara,jogador do…Barcelona.Marcou o golo do empate e mostrou pormenores muito bons.O trio do meio campo completou Sergio Canales,jogador já bastante conhecido que a meu ver é igualzinho ao Guti e muito parecido ao nosso Diogo Rosado no estilo de jogar.Aquele pé esquerdo dificilmente engana.
Na frente do ataque gostei muito do Rodrigo que anda a ser falado para os lamps.Fez me lembrar o Adriano quando era mais novo…jogador alto,rápido,com bom jogo de cabeça e um pé esquerdo muito bom.Marcou o golo da vitória de cabeça…espero que nao vá parar nos lamps este.
Espero que no próximo jogo de Portugal haja um stream qualquer.Li que o Nuno Reis nao jogou e fiquei admirado,pelos vistos foi por castigo…
Na equipa croata gostei muito do nr.8…pelos vistos já joga no spartak de moscovo,vou tentar acompanhar o percurso deste miudo.
Está agora a dar o Austria 2-3 Inglaterra. Faltam 15 minutos.
Bom jogador este Alaba, puto do Bayern, e tem jeito para as bolas paradas. Já marcou um e ia agora marcando outro, embora ache que o GR inglês não tenha estado muito bem.
Vi o jogo num link croata,nao reparei nos nomes da equipa croata.O Muniain entrou na segunda parte para o Keko e teve algumas arrancadas boas mas também sentiu dificuldades com os defesas croatas que eram bastante fortes fisicamente.
Bom golo agora da França à Holanda, pelo Kakuta. Já deu para perceber o porquê daquela guerra toda do Chelsea para o roubar ao Lens.
Edit: Vitória por 4-1 da França. Não vi grande coisa do jogo, mas deu para ver o nº 12 da França a destacar-se. Entrou a 15 min do fim e mostrou excelente pormenores a jogar pela esquerda. Rápido e muito tecnicista, deu muito trabalho à defesa da Holanda.
Bom resultado! Com isto praticamente garantimos a presença no Mundial, que como disse o Skinner não é despiciendo. Há já algum tempo que não participamos no evento.
Tinha uma pequena dúvida: quem são os jogadores do SCP presentes no europeu? Pelas minhas contas:
Cedric
Nuno Reis
Agostinho Cá
Amido Baldé
Correcto?
Em relação ao Agostinho, é de facto uma surpresa a forma como pegou de estaca, tendo em conta que só tem 16 anos. E ao que parece nem era titularíssimo nos juvenis (no entanto não tenho a certeza absoluta disto) e na mesma geração há jogadores de valia impressionante (Bruma, Coelho, etc.).
Penso que o jogo com a Espanha na quarta-feira dará na Eurosport.
Penso que o Rúben Luís também está no Europeu, serão esses cinco… Não sei é se ele ainda pertence formalmente ao Sporting porque me parece um daqueles que na transição para sénior deixará de ser nosso.
E sim, também creio que dá na Eurosport o jogo frente à Espanha.