Euro 2020 - Organização

[size=12pt][b]Euro 2020 confirmado em 13 países, final em Wembley[/b][/size]

A UEFA anunciou esta sexta-feira a escolha das 13 cidades de 13 países para a realização do Campeonato da Europa de 2020. A final da prova será realizada em Londres, capital inglesa, no Estádio de Wembley.

Baku (Azerbaijão), Munique (Alemanha), Roma (Itália), São Petersburgo (Rússia), Copenhaga (Dinamarca), Bucareste (Roménia), Amesterdão (Holanda), Dublin (Irlanda), Bilbao (Espanha), Budapeste (Hungria), Bruxelas (Bélgica) e Glasgow (Escócia) serão os outros palcos da competição.

Já se sabe também que os quartos de final serão jogados em Baku, Munique, São Petersburgo e Roma e as meias-finais, à semelhança da partida da final, serão disputadas em Wembley.

Gianni Infantino, secretário-geral da UEFA, explicou as escolhas aos jornalistas. «Deixem-me dizer que esta decisão é apenas relativa a 2020. Nesse ano dá-se o 60.º aniversário dos Campeonatos da Europa de Futebol. Obviamente que o facto de haver 24 equipas em prova, em lugar das 16, coloca outras necessidades aos países organizadores de um evento como este e fica muito mais difícil para alguns países tratar de tudo – as exigências são cada vez mais e maiores», comentou.

«Uma oportunidade como esta, de dar a várias cidades e diversos países a chance de receber um evento destes, é certamente excelente, especialmente numa altura em que as dificuldades económicas são tantas. […] Vai ser um novo desafio. Mas assim teremos uma festa por toda a Europa em 2020», finalizou.

Zerozero

Meias-finais e Final em Wembley? Concordo.
Fases de grupos em Baku, São Petersburgo e depois em Amesterdão e Dublin? Enormes gastos a nível de viagens mas enfim eles lá sabem.

Percebo as razões económicas e democráticas por trás desta inovação mas não consigo imaginar uma competição destas sem o fator do país organizador. Ainda sou novo, assisti a poucos Mundiais ou Europeus mas acredito que o país que recebe a competição acrescenta muito ao ambiente e até ao futebol praticado nos jogos. O Euro 2004 foi o que foi por ser em Portugal, nenhuma competição é igual à outra, cada país tem o seu cunho característico e isso ajuda a criar a febre do futebol.
Com a competição repartida desta forma os jogos e as eliminatórias vão passar a ser quase protocolares, 90 minutos de futebol e pouco mais. Quanto a mim, perde-se uma boa parte da mística dos Europeus…

Isto não vai ser norma, é só esta edição para celebrar o aniversário do Euro. :great:

Já eu adoro a ideia! Finalmente a UEFA a ser original.

Ainda bem, como já se anda a falar disto há alguns anos pensei que o modelo fosse para repetir.

Final em Wembley :dance:

E é a Uefa que paga as as viagens?!
Uma coisa é ter um europeu em 2 países vizinhos outra é jogar em Bilbao, depois Baku e depois Londres!

UEFA CONFIRMA ADIAMENTO DO EURO-2020

UEFA 14:26

Por
Redação

A UEFA oficializou o adiamento do Campeonato da Europa de 2020. «A saúde de todos os envolvidos no jogo é a prioridade, bem como evitar colocar qualquer pressão desnecessária sobre os serviços públicos nacionais envolvidos na realização de partidas. A mudança ajudará todas as competições nacionais, atualmente em espera devido à emergência Covid-19, a serem concluídas», pode ler-se em comunicado.

A Bola

As explicações da UEFA para o adiamento do Euro’2020

Organismo confirmou que o objetivo é completar os campeonatos

A UEFA confirmou, em comunicado, que o Euro’2020 foi adiado em 12 meses, ou seja, será disputado entre 11 de junho e 11 julho do próximo ano. Após uma das reuniões desta terça-feira, o organismo que rege o futebol europeu confirmou que a prioridade é que os vários campeonatos sejam finalizados, depois das interrupções provocadas pela pandemia de coronavírus - como, aliás, Record já tinha adiantado hoje . Quanto à Liga dos Campeões e Liga Europa, estão ainda a ser estudados os vários cenários mas o mais provável é que as finais sejam em junho .

“Foi dada prioridade à conclusão dos campeonatos nacionais, num esforço de solidariedade sem precedentes da UEFA (…). A saúde de todos os envolvidos é a prioridade, assim como evitar uma pressão desnecessária nos serviços nacionais de saúde envolvidos nas cidades que recebem jogos. A decisão ajudará a que todos os campeonatos nacionais, atualmente interrompidos, possam ser finalizados”, começou por dizer a UEFA.

“Todas as competições e jogos da UEFA (incluindo particulares) de clubes e seleções, masculino e feminino, foram interrompidas até novas informações. Os jogos do playoff do Euro’2020 e particulares, agendados para o final de março, serão agora disputados na janela internacional de início de junho, embora a situação possa ser reavaliada”, acrescentou.

Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, destacou o exemplo dado pelo organismo que lidera: “Era importante que a UEFA liderasse o processo e desse o maior exemplo. Adiar o Europeu tem um enorme custo para a UEFA (…) mas propósito ao invés de lucro tem sido o nosso princípio, ao tomar esta decisão para o bem futebol europeu como um todo.”

Record

Gosto bastante da seleção de Itália. Pareceu-me uma convocatória equilibrada e estou curioso para ver o que vão fazer.

1 Like

Não percebo como é que o Politano ficou de fora. E estava na pré-convocatória, aconteceu-lhe alguma coisa?

E o Moise Kean se calhar também merecia mais que o Raspadori, fez uma boa época no PSG, e com concorrência de peso.

O Raspadori é dos jogadores mais promissores da nova vaga de atletas italianos. Acho que o seu estilo de jogo acrescenta e dá algo diferente dos outros dois PL´s, por ser mais baixinho e muito rápido é muitas vezes comparado ao Rossi ( o verdadeiro).

O Politano joga na direita e para a posição dele tens Berardi, Chiesa e o Bernardeschi. É complicado e tem de ficar alguém de fora.

Iremos ter uma surpresa nas Meias Finais, uma seleção não esperada, pode tanto ser um gigante adormecido (Espanha, Itália, Holanda…) como um país que pode ter boas equipas mas que nunca ganhou nada (Bélgica, Croácia, República Checa, País de Gales).

1 Like

Eu acho que a Dinamarca vai surpreender este euro, gosto da seleção deles.

Esta jogada até aos 30 segundos é um hino ao futebol, jogam muito bem. (@PJM dá uma vista de olhos)

1 Like

A Dinamarca já ganhou um Euro em 1992 com Laudrup, Schmeichel, Jensen, Povlsen mas sim nunca mais fizeram “nada”. Têm uma equipa engraçada com 4 ou 5 nomes que talvez pudessem estar em qualquer seleção deste mundo, mas vai depender muito do que fizerem como equipa e nisso não estou muito por dentro.

Por outro lado a geração que foi à final do Mundial da Croácia parece estar já semi reformada, Gales e República Checa já viram dias melhores. Eu diria que a “final 4” será algo entre Bélgica, França, Alemanha (Alemanha em euros sem ir umas meias finais no mínimo não acontece desde 2004 e estavam num momento particularmente mau) e uma equipa latina eu diria Portugal mas talvez possa ser Espanha ou Itália.

Mas acredito que não fugirá muito disto, ah e a Inglaterra vai desiludir outra vez e uma das favoritas latinas vai fazer um Euro de merda tipo nem sair da fase de grupos ou ir logo de vela nas oitavas.

PS: Boa jogada @reaction é óbvio que pelo menos a Dinamarca e a Suécia já não são somente aqueles tipos altos louros de olhos azuis que se destacam pelo porte físico e pela altura, aprenderam a ter bola e a saber o que fazer com ela…

1 Like

No dia 11/07/2021 lá estará ele a levantar o troféu de campeão europeu

ALLEZ LE BLEUS

image

No decurso da Guerra Ítalo-Turca (1911-1912), em 16 de Maio de 1912, o exército italiano, comandado pelo general Giovanni Ameglio, levou a melhor sobre as forças turcas na ilha mediterrânica de Rodes, forçando-as à rendição.

Quem sairá vitorioso do confronto de hoje?

Aposto num novo triunfo italiano… :muscle: