[Euro 2020] Grupo A | Turquia, Itália, País de Gales, Suíça

Quem são os anfitriões?

O UEFA EURO 2020 vai disputar-se um pouco por todo o continente europeu pela primeira vez em 60 anos de história, com 11 cidades-anfitriãs.

Grupo A : Itália (Olimpico em Roma)


TURQUIA

Qualificação
Registo no Grupo H: J10 V7 E2 D1 GM18 GS3
Melhor marcador na qualificação: Cenk Tosun (5)

Histórico
Melhor no UEFA EURO: meias-finais (2008)
UEFA EURO 2016: fase de grupos

Seleccionador: Şenol Güneş

Jogador-chave: Burak Yılmaz

Jogador a seguir: Hakan Çalhanoğlu

Sabia que?
A Turquia apurou-se para cinco das últimas sete edições do EURO e disputou a fase final pela primeira vez em 1996.


ITÁLIA

Qualificação
Registo no Grupo J: J10 V10 D0 L0 GM37 GS4
Melhor marcador no apuramento: Andrea Belotti (5)

Histórico
Melhor no UEFA EURO: vencedora (1968)
UEFA EURO 2016: quartos-de-final, perdeu frente à Alemanha no desempate por penáltis

Seleccionador: Roberto Mancini

Jogador-chave: Nicolò Barella

Jogador a seguir: Federico Chiesa

Sabia que?
A campanha impecável da Itália na qualificação para o EURO terminou com uma vitória por 9-1 sobre a Arménia, em Palermo. Foi o 11º triunfo consecutivo, recorde nacional, e permitiu aos italianos registarem pela primeira dez vitórias num ano civil. Foi o 11º triunfo consecutivo, recorde nacional, e permitiu aos italianos registarem pela primeira vez dez vitórias num ano civil. Mais um golo e teriam igualado a sua maior vitória de sempre: 9-0 contra os Estados Unidos em 1948.


PAÍS DE GALES

Qualificação
Registo no Grupo E: J8 V4 E2 D2 GM10 GS6
Melhor marcador no apuramento: Gareth Bale (2), Kieffer Moore (2), Aaron Ramsey (2)

Histórico
Melhor no UEFA EURO: meias-finais (2016)
UEFA EURO 2016: meias-finais

Seleccionador: Robert Page

Jogador-chave: Gareth Bale

Jogador a seguir: Ethan Ampadu

Sabia que?
Fundada em 1876, a Federação Galesa de Futebol é a terceira federação mais antiga do futebol mundial, atrás de Inglaterra (1863) e Escócia (1873).


SUÍÇA

Qualificação
Registo no Grupo D J8 V5 E2 D1 GM19 GS6
Melhor marcador no apuramento Cédric Itten (3)

Histórico
Melhor no UEFA EURO: oitavos-de-final (2016)
UEFA EURO 2016: oitavos-de-final, perdeu por 5-4 nos penáltis contra a Polónia após um empate 1-1

Seleccionador: Vladimir Petković

Jogador-chave: Granit Xhaka

Jogador a seguir: Breel Embolo

Sabia que?
A Suíça conseguiu ultrapassar sempre a fase de grupos sob o comando técnico de Petković, mas nunca venceu qualquer jogo numa fase a eliminar: nos Mundiais de 2014 e de 2018, no EURO 2016 e na UEFA Nations League.


Grupo A

| Pos | Equipa | J | V | E | D | Pts
|:—:|:—:|:—:|:—:|:—:|:—:|:—:|:—:expressionless:
| 1º | Itália | 3 | 3 | 0 | 0 | 9
| 2º | País de Gales | 3 | 1 | 1 | 1 | 4
| 3º | Suiça | 3 | 1 | 1 | 1 | 4
| 4º | Turquia | 3 | 0 | 0 | 3 | 0

Jogos

Sex, 11/06 Turquia 0 - 3 Itália
Sáb, 12/06 País de Gales 1 - 1 Suíça
Qua, 16/06 Turquia 0 - 2 País de Gales
Qua, 16/06 Itália 3 - 0 Suíça
Dom, 20/06 Itália 1 - 0 País de Gales
Dom, 20/06 Suíça 3 - 1 Turquia

Os dois primeiros de cada grupo mais os quatro melhores terceiros seguem em frente.

Dias de descanso a 24 e 25 de Junho

1 Curtiu

Itália está em grande fase, tem conseguido grandes resultados em amigáveis e qualificações e têm uma equipa equilibrada, equilibrado também é este grupo a Turquia saiu-se muito bem na qualificação para o Euro e vai ser um osso duro de roer. País de Gales foi semi finalista no Euro Passado e quer voltar a afirmar-se no futebol europeu mas parece-me mais fraca que em anos anteriores. A Suíça é uma boa equipa e para mim vai lutar pelo 2º lugar com a Turquia se a Itália não der choke.

Vou arriscar em algo como

1º Itália
2º Suíça
3º Turquia
4º País de Gales

Já se joga

Interesssante ver a Italia jogar contra a melhor defesa da fase de qualificação.

Otomanos x Italianos

Batalha de Lepanto…

1 mes a ouvir o Dani a debitar sabedoria futebolistica.

1 Curtiu

Ao jantar vi que o jogo ia dar na TVI, mal ouvi os 2 estarolas começar a falar fugi para a minha sala e liguei a Sportv. Para a minha sanidade mental foi a melhor opção.

3 Curtiram

Estes 20 min… que jogo de merda. Dá sono.

Este jogo tem VAR?

Claro
Mas já foi preciso?

Grande defesa do redes turco

Muito fraca esta Turquia, basta pressionar um pouco e não tiram a porca do faval!

mesmo esta Italia… Selecçao mais que Banal. Lá vai o tempo em que a Italia era uma Super Potencia do Futebol.

Jogo secante. Por isso é que gosto mais dos mundiais. Futebol mais puro.

O Chiesa não ser titular é ridículo. O jogador em melhor forma da Juve nesta segunda fase da época e com muito golo nos pés.

1 Curtiu

Muita gente diz que a Itália é mais favorita a ganhar que Portugal só se for colectivamente porque individualmente não impressiona ninguém sinceramente, muito banal.

Em termos atacantes até é uma Itália vertical e vibrante, mas a defesa da Juve já viveu tempos melhores…

Eu acho que em termos gerais, já não se defende tanto em Italia, mas acho um ataque interessante. Quem sabe com alguns anos eles poderão ter uma muita boa selecção, é um caso a seguir.

Penalti do tamanho do estadio.

(entretanto mudaram as regras de bola na mao, alguém que me esclareça sff…)

Se estivessem de azul já me estavam a fazer lembrar os calimeros.