Eu sou o mestre de culinária

Para mim? Não! No caso da minha irmã, ela vai-te dizer que sim e que pagava mais caro.

Esqueci-me dessa opção.

4 Curtiram

@1S9C0P6 Obrigado por partihares a receita.

1 Curtiu

Se fizeres tudo como aí está explicado vais gostar muito.

Quando meteres a queimar a amêndoa no fim, não te descuides com o tempo, fica sempre de olho para não deixares queimar.

1 Curtiu

1 Curtiu

Partilho com vocês a minha receita de asas de frango na airfryer que modéstia á parte fica uma categoria de lamber os dedos.

2 embalagens de asas de frango (+/- 1kg) cortar as pontas e descartar, cortar o resto das asas na dobradiça e colocar num alguidar, tupperware ou coisa parecida.
Temperar a gosto com sal, alho em pó ( o alho quando acharem que chega metam mais um bocadinho), colorau, piripiri em pó e pimenta moida.
Regar com um fio azeite, uma colher de sopa de mostarda e umas esguichadelas de vinagre balsâmico.
Envolver tudo muito bem e deixar a marinar no mínimo meia-hora sendo o ideal de um dia para o outro.
Colocar na airfryer 30 minutos a 180° com umas agitadelas pelo meio para cozinharem uniformemente.

Não precisam de agradecer…:shushing_face:

3 Curtiram

Há alguns anos que uso o meu airfryer para o frango, fica muito bom e não fica seco.

Estou a pensar comprar um com duas gavetas, assim dá para preparar por exemplo o frango e as batatas fritas ao mesmo tempo. O que já tenho irá para a casa de campo que tenho.

Aprendam pahhh :muscle::muscle:

Também gosto muito de inventar na cozinha, à 11 anos fui encostado a parede ou vais dar banho aos miúdos ou fazer o jantar, a escolha foi facil.
Às vezes invento é demais e depois não fica nada de especial.
Adoro fazer risottos.
O meu conselho é seguir as receitas originais.

Vou partilhar algo que pode ser feito por um toddler, com supervisão, e é uma sobremesa absolutamente incrível e ridiculamente simples.

Mousse/Sorbet de Lima

O mais importante é que as limas sejam caseiras. As limas de supermercado são peidos de limão e não aconselho a usarem, pois além de serem caras, o seu sabor é insípido.

Ingredientes:

• Sumo de 2 a 3 limas de tamanho normal. Acrescentar mais 1 lima se estas forem pequenas ou se preferirem um saber a lima mais vincado (tal como eu).
  • 1lata de Leite condensado crú.
  • 2 embalagens de natas para culinária (2*200ml).

Preparação:

Dentro de uma taça de plástico, misturar o sumo das limas e as natas, com a ajuda de uma batedeira. Quando estiver homogéneo, adicionar o leite condensado. Continuar a bater a mistura até estar com uma textura espessa e consistente. Geralmente serão uns 2 a 3 minutos.
Colocar no congelador por cerca de 60 a 90m (depende do congelador), de modo a que parte da mousse esteja tipo sorbet, o que intensifica o sabor. Quem preferir, pode levar somente ao frigorífico.
Não me dou ao trabalho de colocar em taças individuais. Coloco a mistura numa taça de vidro e congelador com ela.

Antes de servir, raspar a casca de 1 ou 2 limas para que o aroma esteja pujante e magnífico e a taça pareça que tenha um pouco de relva.

3 Curtiram

Esta tenho de experimentar.

Já agora, uma outra que funciona muito bem (mesmo muuuuito bem) com asas de frango é uma do Jamie Oliver, as sticky kickin chicken wings:

Funciona também com soja japonesa em vez de molho teriyaki. Eu costumo meter as sementes de sésamo a tostar um bocadinho no início (sem óleo sem nada, apenas meter na frigideira e esperar uns 2 minutos até ficarem torradas), ponho de lado e acrescento depois no fim como na receita. E pra mim o red wine vinegar no fim é um must porque dá um toque extra no sabor além de permitir “rapar” facilmente a frigideira com o “sticky sauce”.

1 Curtiu

Baba de Camelo é facílimo.

1 lata de leite condensado cozido;
4 ovos tamanho L ou XL;

1. Partir os ovos e separar as claras das gemas;

2. Bater as claras em castelo;

3. Colocar o conteúdo da lata de leite condensado numa taça e aquecer no microondas até estar quentinho;

4. Bater o leite condensado com as gemas;

5. Juntar as claras em castelo, misturar com cuidado.

Et voilá, frigorífico com ele.

Demora 7 minutos.

3 Curtiram

Hoje apetecia-me feijoada.

1 Curtiu

Papava…

1 Curtiu

Ok, aqui vai uma que costuma ser muito apreciada em terras escandinavas (sobretudo pela criançada) e que está pronto em 30 mins: Panqueca no Forno.

Então fazem assim:

• Arranjam 375g de bacon aos pedaços pequenos. Não sei se existe por aí esse tipo de produto, por cá parece assim:
    https://www.recepten.se/bilder/info/229/square/l/bacontaerningar.jpg
    … e metem a fritar numa frigideira com um bocadinho de óleo/azeite (não muito). Se não tiverem bacon aos pedaços podem comprar a peça inteira e cortar aos pedaços, não é? :sweat_smile:

• Metem o forno a 225 C enquanto fazem o resto.

• Entretanto, numa taça grandinha metem 3dl de farinha branca. Juntam-lhe uma colher de chá de fermento em pó, uma pitada de sal e uma pitada de açúcar branco.

• Depois juntam-lhe 6dl de leite. Sugiro que metam 3dl primeiro, misturem tudo até não haver grumos, e só depois metam os outros 3dl. Misturam tudo a ficar bem misturado.

• Depois juntam 3 ovos e mexem tudo bem.

• O bacon que está a fritar vai libertar água… é deixar libertar água e depois é que vai fritar a sério, por assim dizer, e é deixar fritar até ficar crispy. É capaz de demorar 5-10 minutos toda esta fritura, daí haver tempo pra fazer a parte de cima.

• Depois meter o bacon numa travessa relativamente larga, assim quase do tamanho de uma folha A3 é o ideal, porque a ideia é tudo isto não ficar com muito mais que 2cm de altura… tendo o cuidado de nao transportar a gordura da frigideira (se isso acontecer podem usar uma folha de papel de cozinha e levemente passar por cima do bacon na travessa para absorver parte da gordura).

• A seguir juntam a mistura da farinha na travessa.

• Depois a travessa para o forno durante 20-25 minutos (uma pessoa sabe que está pronto quando a panqueca começa a “levantar muito da travessa”, algo que depois volta ao ligar quando se tira do forno).

• Servir com doce de morango (ou lingon se tiverem ido ao IKEA :sweat_smile:) e eu também costumo servir com um bocadinho de natas (que fica bem com o doce de morango).

Vou deixar um vídeo que tem a receita que costumo usar. Existem mil variantes, mas esta é a mais próxima da que faço e não precisam perceber o que ele diz, é mais para verem como é que fica:

1 Curtiu

Sou homem para experimentar isso um fim de semana destes com a criançada… não há uma opção veggie ao bacon?.. :sweat_smile:

Há, mas nunca experimentei… há quem meta por exemplo queijo feta + tomates secos (substituto do bacon) e acrescente um pouco mais de sal. Há quem ainda meta também cebola refogada muito levemente em manteiga. A massa da farinha + leite + ovos é inalterada.