Este Sporting

… É de plástico, é artificial, não tem chama, não tem paixão, não tem garra.

É tecnocrata, iludido, arrogante, vassalo, subordinado.

Perdeu a mística, perdeu o fogo verde, perdeu o rugido do leão, perdeu o amor que tinha por nós…

… Perdeu o norte…

Este Sporting não é o meu Sporting,

à merda mais os vossos projectos, estadios novos, academias, SAD´s, cotações em bolsa, cash flows, Projects finance, naming rights e outras merdas que tais…

Este Sporting não é o meu Sporting…

No entanto deixaste lá o dizimo, e isso é que lhes interessa. :wink:

Oh Inci, podemos discutir o assunto, mas não concordo contigo se baseias o teu raciocinio naquilo que se passou ontem no relvado.

Ontem a equipa deu-nos motivos para estarmos orgulhosos!

No final deste mês vais mudar muitas letras ao que escreveste hoje, isto porque vamos passar a merda da UDINE! :wink:

Inci: este Sporting não tem alma. e, meu amigo, quem perde a alma não tem Futuro porque não sonha…

(não, não é pela derrota de ontem… são, apenas, os tempos que correm… e eu, o Inci, e muitos mais, temos o direito de rejeitar estes tempos…)

Oh Inci, podemos discutir o assunto, mas não concordo contigo se baseias o teu raciocinio naquilo que se passou ontem no relvado.

Ontem a equipa deu-nos motivos para estarmos orgulhosos!

A equipa fez o que pôde… não tem capacidade para mais nem treinador para isso nem dirigentes para outros voos. Está tudo encadeado.

De qq forma o desabafo do Incy pode ser motivado pelo jogo de ontem, mas certamente não assenta nele. O incy prega há 10 anos e a história vai-lhe dando razão. Para desgosto geral.

Por partilhar muito desse desencanto é que o avanço de Dias Ferreira para a presidência até seria uma boa notícia. O meu Sporting está muito próximo do Sporting do Dias Ferreira.

Sinceramente tenho muita dificuldade em entender todo este desalento.

Ontem, a exibição foi sublinhada com aplausos pela torcida mais exigente que eu conheço, e que tantas vezes já critiquei. Uma ovação de pé com milhares de sportinguistas orgulhosos com a partida realizada.

A época passada, chegamos à final de uma competição europeia 40 anos depois, fomos roubados na taça e no campeonato vergonhosamente, argumentos que só são válidos quando dá jeito.

Quebramos um jejum de dezoito anos, com dois titulos e umas taças e supertaças de permeio.

Temos desde 2003 assistências ao jogos do SCP com médias a rondar as 30.000 pessoas, numa clara aproximação dos sócios e adeptos à equipa, comparativamente ao que se via no antigo estádio.

Temos uma academia a produzir cada vez mais e melhores jogadores, que por sua vez têm mais hipóteses de jogar na equipa principal, como se verificou ontem, com M.Garcia, Beto, Custódio, J.Moutinho, Nani, Varela e Semedo nos convocados.

Temos um estádio novo, com estruturas que nos permitem não só assistir aos jogos de uma forma muito mais cómoda e segura, com também permitirá ao clube retirar rendimentos daquele espaço, coisa que não acontecia anteriormente.

Enfim, não percebo do que têm saudade. Ou é apenas aquele ‘complexo’ das pessoas mais velhas que dizem que: ‘antigamente é que era bom’, porque de facto não vejo base fundamentadas para tantas queixas.

Eu, apoiante declarado do “projecto” como de qualquer iniciativa sportinguista, não deixo de criticar o que está mal. Há muita coisa que está mal, e a pior é (como diria um politico) o economicismo excessivo, que não faz concessões desportivas relativamente às exigências economico-financeiras.

Nota-se também muitas falhas do ponto de vista de conhecimento do mercado, de empresários, de jogadores, com a dificuldade enorme que houve de se contratar a porcaria de um extremo. Problema, aliás, que se mantém desde que Aminuke saiu e só resolvido parcialmente na época do Simão e do Di Franchesci.

Nota-se ainda que há ali muita gente que se viu de um momento para outro nas luzes da ribalta e claramente não tem pedal para isso, ainda! Deslumbram-se e dizem barbaridades!

Vejo um desnorte completo de DC na relação com as arbitragens e dos nossos vizinhos mal-cheirosos.

Alemid,
obviamente que num projecto como o do SCP existe uma enorme margem para que se cometam erros. Faz parte, apenas com erros podemos melhorar.
Uma coisa é criticar ou apontar o dedo a decisões ou atitude a nosso ver erradas, outra é por tudo em causa.

Alemid, obviamente que num projecto como o do SCP existe uma enorme margem para que se cometam erros. Faz parte, apenas com erros podemos melhorar. Uma coisa é criticar ou apontar o dedo a decisões ou atitude a nosso ver erradas, outra é por tudo em causa.

O problema é a falta de consciência que eles têm dos tais erros. A aliança com os lampiões é exemplo disso, não havendo qualquer tipo de justificação para que nascesse e muito menos para que durasse.

O tratamento a que submetem os sócios é outro exemplo. Ano após ano há demonstrações de falta de consideração pelos sócios e simpatizantes, percebendo-se que não há sensibilidade alguma para entenderem o que está errado.

Eu já desisti de acreditar nessa aprendizagem com os erros, até por ver que o que muitas vezes existe é um agravar desses mesmos erros.

Eu nao quero misturar as questoes, parte delas a ser discutidas em threads actuais.

Neste thread especifico nao concordo com as criticas do Inci se elas foram feitas (e acredito que sim) devido ao jogo de ontem.

No relvado do Jose Alvalade ontem, esteve uma equipa de futebol que sabia o que queria, lutou até ao fim, mostrou bom futebol, algumas vezes ate emotivo, criou oportunidades, manietou o adversario, excepcao feita a uma ou outra ocasiao (mas o adversario nao era o Carcavelos)… enfim, acho que a equipa de futebol e o seu treinador tambem, trabalharam bem e merecem o nosso aplauso.

De resto existem erros, alguns graves, que terao de ser resolvidos o qto antes (e acho que ja vai sendo mais que tempo), mas nada pode apagar a boa impressao exclusiva ao jogo de ontem.

O Inci (e outros que vieram depois) podem fazer as criticas que fizeram (mtas delas tb eu as faço), mas nao podem ligar essas criticas ao que se passou no relvado… é apenas isto.

PS. E é preciso nao esquecer que estamos no intervalo!!!

Por acaso dissociei as críticas do jogo de ontem. A única ligação que poderei fazer prende-se com a tal situação com o Douala que ilustra bem a falta de jeito dos homens que lá andam para dirigirem um clube de futebol.

Ontem, a exibição foi sublinhada com aplausos pela torcida mais exigente que eu conheço, e que tantas vezes já critiquei. Uma ovação de pé com milhares de sportinguistas orgulhosos com a partida realizada.

O aplauso foi certamente ao ESFORÇO, pois a equipa deu tudo o que podia dar. É possível que caracterízes este futebol “andebol” de quartos-de-hora a circular bola em torno da área de grande exibição, mas aí já entra uma leitura mais abrangente do que é uma grande exibição futebolística.

Quanto ao resto falas em muita coisa do tal plano das vitórias morais, mas quando chega à hora do futebol é que a coisa corre mal. É esse o problema.

Se queres um bom exemplo (que te gostava de ver comentar) da boa medida do quanto a coisa está mal deixo-te o episódio venda de douala de ontem, patético, surreal e atentatório dos interesses de um clube de futebol profissional, sendo completamente menosprezado o cuidado com a principal actividade do clube (a práctica do futebol profissional) em benefício do que esta gente mais aprecia: uma boa negociata.

... É de plástico, é artificial, não tem chama, não tem paixão, não tem garra.

É tecnocrata, iludido, arrogante, vassalo, subordinado.

Perdeu a mística, perdeu o fogo verde, perdeu o rugido do leão, perdeu o amor que tinha por nós…

… Perdeu o norte…

Este Sporting não é o meu Sporting,

à merda mais os vossos projectos, estadios novos, academias, SAD´s, cotações em bolsa, cash flows, Projects finance, naming rights e outras merdas que tais…

Este Sporting não é o meu Sporting…

Pois perdeu isso tudo, desde o momento em que eu saí de lá! :lol: :lol:

O aplauso foi certamente ao ESFORÇO, pois a equipa deu tudo o que podia dar. É possível que caracterízes este futebol “andebol” de quartos-de-hora a circular bola em torno da área de grande exibição, mas aí já entra uma leitura mais abrangente do que é uma grande exibição futebolística.

Não consigo saber o que é que cada um estava a aplaudir, falo por mim, que aplaudi a exibição, que entre outras coisas resultou do esforço de todos.

Quanto ao que tu chamas futebol “andebol”, gostaria de perceber qual a forma que tu arranjavas para por o SCP a jogar quando enfrenta uma equipa toda fechada, como a Udinese.
Para mim esta é a forma correcta de abordar um esquema de jogo deste género, muitos passes, tentativas de tabelas, pelo meio e pelos extremos e de vez em quando alguém a tentar furar em habilidade a parede. Infelizmente, para esta segunda opção não temos os jogadores certos, mas acho que o que foi feito, nas circunstâncias em que aconteceu (lesão do Roca, principalmente), foi apreciável.
O problema do futebol é que de facto não é uma ciência exacta, e se às vezes jogamos em cima de um adversário e não marcamos golos, outras vezes, como contra o Boavista o ano passado, praticamente todas as vezes que vamos à baliza marcámos golo. Provalvelmente no meio estará a virtude, mas isto tem a ver tb com a sorte, que está intimamente ligada a este jogo.

Para terminar este assunto, lembro-me do Barcelona de Cruif cujo estilo de jogo era de certa forma semelhante, baseado na posse de bola e na sua circulação. Este era o futebol que também podemos chamar “andebol”, praticado por alguns jogadores de outro nível, mas de qualquer forma, interessante, pelo menos no meu ponto de vista.
Desafio-te tb a veres os jogos de equipas como a Udinese e depois diz-me como foram as prestações dos seus adversários.

Quanto ao resto falas em muita coisa do tal plano das vitórias morais, mas quando chega à hora do futebol é que a coisa corre mal. É esse o problema.

Lê lá com atenção e diz-me que eu não falei de futebol.

Se queres um bom exemplo (que te gostava de ver comentar) da boa medida do quanto a coisa está mal deixo-te o episódio venda de douala de ontem, patético, surreal e atentatório dos interesses de um clube de futebol profissional, sendo completamente menosprezado o cuidado com a principal actividade do clube (a práctica do futebol profissional) em benefício do que esta gente mais aprecia: uma boa negociata.

A unica coisa que vi sobre isso, foi ontem depois do jogo o RM a desmentir algumas informações que vinham nos jornais. De qualquer forma, não quero fugir ao teu desafio, e apesar de não acreditar no muito que se diz por aí, principalmente no cancelamento da palestra, não tenho problemas nenhuns em dizer que é um erro crasso se tudo se passou como dizem. Mas isto é uma questão de bom senso de tal forma básico, que por enquanto me recuso a acreditar que tudo se tenha passado como dizem.

Mas, mesmo que aconteçam erros deste tipo, não invalida o trabalho que está a ser feito, e não pode ser o causador do desalento que vejo o Incy expressar, seguido por outros sportinguistas. Ás vezes tenho a ideia que vocês estão àespera da perfeição, e essa meu caro, não existe.

Ganhar qualquer coisita ao fim de 3 anos é perfeição? Ganhar mais do que 2 títulos nacionais em 10 anos de projecto é pedir a perfeição?

camandro…

Este Sporting não é o meu Sporting

O que é que é o teu Sporting?

O que é que é o teu Sporting?

Ui… :lol:

Olha que eu sei que o Sporting dos nossos dias está bastante longe do Sporting que muitos desejam e querem de volta.

Mas essa discussao já foi aqui tao batida… :roll:

O Sporting em Campeonatos, Taças, Campeonatos de Portugal, Supertaças, desde 1921, disputou/ganhou:
17 campeonatos de Portugal (4V, 1 em cada 4 anos)
71 I Divisão/Liga/Superliha/whatever (19V, 1 em cada 4 anos)
65 Taças (13 V, 1 em cada 5 anos)
25 Supertaças (6V, 1 cada 4 anos)

Total, 178 competições, 42 títulos, 23.59%, ou seja o mesmo que uma vitória em cada 4.2 competições.

Se tirarmos o período de ouro 1940-1954, em que ganhamos 14 das 25 competições disputadas, temos que convir que tanta exigência de vitórias não condiz muito com a nossa tradição…

Periodo do “projecto” (1995-hoje, não vou contar a Taça daquele Verão, acho que o mérito foi todo de Sousa Cintra): 30 competições, 7 vitórias, ou seja exactamente a mesma média! (23.33%)