Sinceramente tenho muita dificuldade em entender todo este desalento.
Ontem, a exibição foi sublinhada com aplausos pela torcida mais exigente que eu conheço, e que tantas vezes já critiquei. Uma ovação de pé com milhares de sportinguistas orgulhosos com a partida realizada.
O aplauso foi certamente ao ESFORÇO, pois a equipa deu tudo o que podia dar. É possível que caracterízes este futebol “andebol” de quartos-de-hora a circular bola em torno da área de grande exibição, mas aí já entra uma leitura mais abrangente do que é uma grande exibição futebolística.
Não consigo saber o que é que cada um estava a aplaudir, falo por mim, que aplaudi a exibição, que entre outras coisas resultou do esforço de todos.
Quanto ao que tu chamas futebol “andebol”, gostaria de perceber qual a forma que tu arranjavas para por o SCP a jogar quando enfrenta uma equipa toda fechada, como a Udinese.
Para mim esta é a forma correcta de abordar um esquema de jogo deste género, muitos passes, tentativas de tabelas, pelo meio e pelos extremos e de vez em quando alguém a tentar furar em habilidade a parede. Infelizmente, para esta segunda opção não temos os jogadores certos, mas acho que o que foi feito, nas circunstâncias em que aconteceu (lesão do Roca, principalmente), foi apreciável.
O problema do futebol é que de facto não é uma ciência exacta, e se às vezes jogamos em cima de um adversário e não marcamos golos, outras vezes, como contra o Boavista o ano passado, praticamente todas as vezes que vamos à baliza marcámos golo. Provalvelmente no meio estará a virtude, mas isto tem a ver tb com a sorte, que está intimamente ligada a este jogo.
Para terminar este assunto, lembro-me do Barcelona de Cruif cujo estilo de jogo era de certa forma semelhante, baseado na posse de bola e na sua circulação. Este era o futebol que também podemos chamar “andebol”, praticado por alguns jogadores de outro nível, mas de qualquer forma, interessante, pelo menos no meu ponto de vista.
Desafio-te tb a veres os jogos de equipas como a Udinese e depois diz-me como foram as prestações dos seus adversários.
Quanto ao resto falas em muita coisa do tal plano das vitórias morais, mas quando chega à hora do futebol é que a coisa corre mal. É esse o problema.
Lê lá com atenção e diz-me que eu não falei de futebol.
Se queres um bom exemplo (que te gostava de ver comentar) da boa medida do quanto a coisa está mal deixo-te o episódio venda de douala de ontem, patético, surreal e atentatório dos interesses de um clube de futebol profissional, sendo completamente menosprezado o cuidado com a principal actividade do clube (a práctica do futebol profissional) em benefício do que esta gente mais aprecia: uma boa negociata.
A unica coisa que vi sobre isso, foi ontem depois do jogo o RM a desmentir algumas informações que vinham nos jornais. De qualquer forma, não quero fugir ao teu desafio, e apesar de não acreditar no muito que se diz por aí, principalmente no cancelamento da palestra, não tenho problemas nenhuns em dizer que é um erro crasso se tudo se passou como dizem. Mas isto é uma questão de bom senso de tal forma básico, que por enquanto me recuso a acreditar que tudo se tenha passado como dizem.
Mas, mesmo que aconteçam erros deste tipo, não invalida o trabalho que está a ser feito, e não pode ser o causador do desalento que vejo o Incy expressar, seguido por outros sportinguistas. Ás vezes tenho a ideia que vocês estão àespera da perfeição, e essa meu caro, não existe.