Estatísticas da Liga

[font=Tahoma]Segundo a LPFP, à 13ª jornada, o Sporting é a segunda equipa mais baixa da Liga Sagres, com 1,79 de altura média (a média da Liga Sagres é 1,80). A equipa mais baixa é o Nacional, com 1,78,e a mais alta o FCP, com 1,83. Se retirarmos Stojkovich da média do plantel não sei como será…
Também segundo a LPFP, o Sporting é a segunda equipa com mais minutos sem sofrer golos, 266, a seguir ao S C Braga, com 583. O Nacional e o Paços de Ferreira aparecem com zero minutos sem sofrer golos.
Em média de idades, o Sporting é sexto, com 25, sendo a média da Liga 26. O FCP tem a média mais baixa, 23, e o Trofense a mais alta, 29. Paulo Bento é o treinador mais novo.
Mas das estatísticas que mais reflectem a performance da equipa, ressalta que a equipa não se destaca em nenhum aspecto especial, excepto por ser o melhor visitante, e pela defesa, que é a segunda menos batida. Sempre disse que o ataque é a nossa grande falha (nunca ganhámos por mais de dois golos, e o máximo que marcámos foi três), e que Polga não é tão mau como alguns dizem…
(e que os adeptos não são os que mais apoiam a equipa nos jogos em casa!)

Detalhe das estatísticas:[/font]

De todas as (interessantes) estatisticas, saliento esta porque é algo que já se vinha percebendo, e por acaso eu vinha alertando, mais não seja a cada novo propalado reforço (ainda hoje, pelos visto um tal de Damián Manso, com 1.68 m), em que parece que o Sporting aponta sempre baterias à parte técnica (certo) mas esquece-se da parte fisica que também é importante e por vezes faz a diferença.

É certo que um bom jogador não se mede aos palmos, Maradona era génio e que nem todas as equipas com jogadores altos são as melhores, tudo isso é verdade, mas na alta competição de hoje em dia é importante uma equipa manter certos indices fisicos (uma delas é jogadores altos em posições-chave), coisa que neste momento o plantel do Sporting (equipa grande que quer ser melhor em várias competições incluindo na europa), no geral não tem e precisa de ter.

Total de minutos sem sofrer golos Listagem # Clube Minutos/Jogos completos 1 Braga 583 6 2 Sporting 266 2 3 Académica 211 2 4 E. Amadora 122 1 5 Leixões 102 1 6 Trofense 102 1 7 V.Setúbal 60 0 8 Marítimo 58 0 9 Naval 47 0 10 V.Guimarães 42 0 11 Rio Ave 19 0 12 Belenenses 16 0 13 Porto 12 0 14 Benfica 8 0 15 Nacional 0 0 16 P. Ferreira 0 0

Total de minutos sem marcar golos
Listagem

Clube Minutos

1 V.Setúbal 270
2 Naval 270
3 Académica 182
4 Benfica 180
5 Leixões 122
6 Belenenses 102
7 Sporting 60
8 P. Ferreira 58
9 E. Amadora 47
10 Rio Ave 42
11 V.Guimarães 19
12 Braga 16
13 Nacional 12
14 Trofense 8
15 Marítimo 0
16 Porto 0

Não percebo este item. Como é que o Paços e o Nacional estão 0 minutos sem sofrer golos? E o Maritimo e o porco 0 minutos sem marcar golos?

Tenho que verificar melhor, mas de memória não tenho a certeza que os valores no site da LPFP sejam idênticos aos do site do Sporting.
Penso que não adianta chorar sobre leite derramado, temos que viver com a equipa que temos.
É certo que devíamos ter jogadores mais altos na defesa (Só Tonel e Caneira atingem os mínimos), e mais pesados (no bom sentido, não no de Rochemback) no meio campo. Repare-se que Moutinho e Izmailov têm um bom poder de choque para a altura que têm, Adrien e Pereirinha fazem-se, Veloso anda por lá, Vukcevic escapa,
(Rochemback não conta porque pesa mais do que vem nas estatísticas…)
, mas Romagnoli é demasiado franzino (o que pode explicar em parte a sua irregularidade). No ataque só Postiga tem os mínimos, mas Liedson vale por dois, é como Polga na defesa, é a excepção. Yannick é pequeno, é um facto, mas faz-se, é um bom rato de área e desequilibrador. Derlei, Tiuí, etc., enfim…
(Atenção que Purovic ainda pode voltar!)
Todo o plantel é sobre o baixo, mas é talvez na defesa e no ataque que isso pode ser mais nocivo, sobretudo na defesa. É um dos handicaps principais, e a esperança Carriço tem-no, e o melhor jogador, Polga, também está abaixo dos mínimos.
No meio campo é onde o poder de choque pode ser melhor atenuado, mas viu-se já esta época, por exemplo contra o F C Barcelona (Busquets distribuiu fruta com fartura), que pode ser muito importante.
No ataque, que continuo a achar o sector mais fraco (e os números provam-no), o panorama está igualmente longe de ser brilhante, mas não creio que seja apenas um problema de estatura que faz com que renda tão pouco.

Não sei como foram feitos os cálculos, mas deve-se poder perguntar.

Eu acho que eles só começam a contabilizar no final de um jogo, ou seja no 2º…

Mas também não percebo muito bem…

Esta época estamos melhor fora do que a época passada, onde estivemos melhores em casa.

Nenhum jogador do foculporto foi expulso ainda… :-\