Já que apelaste para o heroísmo, vou tentar dar o meu contributo!
Em relação aos jogos com as fichas em falta, têm algum link onde eu possa retirar a informação? Ou tenho que googlar?
Vou tentar acompanhar os jogos daqui para a frente. Para já, comecei em ritmo de pré-época :P. . . introduzi o Nacional-Sporting, mas existe um erro de formatação que não consigo resolver. Help!
A minha fonte foi a edição ‘Glória e Vida dos 3 Grandes’, do jornal A Bola. Parece-me fidedigno porque o resumo do jogo é uma citação de um jornal da época.
Eu quando fiz algumas cruzava os dados do ZeroZero com os do site da Liga (às vezes há diferenças).
Se o erro de formatação a que te referes é as tabelas não estarem alinhadas, isso deve-se ao facto dos golos do Aurélio estarem a ocupar 2 linhasl. Essa predefinição foi feita com tabelas dentro de tabelas, por isso, às vezes fica assim estranha.
Vou ver se consigo arranjar uma forma de contornar :great:
Queria 1º agradecer o muito que me proporcionam aprender com a Wiki, é genial.
Agora- enquanto aprendia mais umas coisas reparei que tinham fichas em atraso, e pus mãos à obra e comecei a fazer uma (Sporting 1-1 Marítimo deste ano) mas com o avançar da hora decidi parar. A minha questão é: vocês fazem as fichas à mão (vão buscar os dados uma a um colocam no template)?
É que estava a fazer isso e cansei-me rapidamente porque às tantas já nem sabia de quem se tratava e se tinha levado um amarelo ou tinha marcado um golo, se o fizerem “à mão” como eu sugeri em cima, posso tentar desenvolver um programita ou algo parecido para tentar automatizar a criação das fichas.
Eu nunca fiz nenhuma ficha de jogo até porque nunca fui entusiasta dessa empreitada que avisei logo que não era coisa fácil, mas julgo que a maneira mais simples deve ser essa, ou seja copiar uma que já está feita e depois fazer as alterações necessárias.
Mas há um tópico neste fórum chamado Fichas de jogo onde se discute isso.
Quanto à tua sugestão não faço a mínima ideia acerca da sua viabilidade, mas o problema passa sempre por haver alguém que se responsabilize por manter isto em dia, o que até agora não tem sido possível, apesar do esforço de 3 ou 4 que já deram uma ajudinha
Eu ia falar nesse tópico mas como estava tão desactualizado…
Entretanto hoje como não tinha nada que fazer meti as mãos à obra, estive a tentar fazer alguma coisa que automatize o processo (2 copy-pasts e fica a ficha feita), e acho que sou capaz de conseguir.
Já só me falta os cartões e os golos, os golos parece-me pacífico os cartões é que estou aqui com problemas mas mais umas horitas e fica a funcionar, depois faço 3 ou 4 fichas que estejam em atraso e ponho aqui os links para ver se ficou como deve ser.
Não não, copy-past dos dados em bruto, passam por tratamentos de dados que são automáticos claro e sai como resultado o script que se cola na página de criação da ficha de jogo para gravar e está feito…
Pelo menos é isso que estou a tentar fazer e já faz para todos os dados do cabeçalho mais os nomes dos jogadores mais substituições, falta cartões e golos mas vou tentar tratar disso nesta altura em que tenho pouco que fazer.
Imagino que tenhas então de ter um template estável de onde fazes o copy/paste… ia recomendar-te o transfermarkt ou o zerozero, mas para já ires tão adiantado é porque já encontraste uma boa fonte.
Do que estive a ler aqui no fórum o zerozero pareceu-me unânime que tinha os dados necessários para preencher estas fichas eu estou a usar os dados do zerozero e como resultado é a ficha de jogo do tipo 2 (a que tem mais detalhes) preenchida.
Terminei agora… Bem terminar não é o termo, mas quase quase, o que falta fazer-se-à noutro dia.
Só tem problemas em caso de auto-golos e penaltys, amanhã ou quando tiver tempo adiciono essas excepções para não ter que se editar os penaltys e auto golos à mão (que não dava muito trabalho mas conseguindo-se reduzir o trabalho ao mínimo melhor).
Ou seja todos os jogos da liga até hoje, demorei aproximadamente, e pelas horas que os jogos marcam, 45 minutos principalmente por 2 erros que surgiram e tive que corrigir. Como nenhum destes jogos teve nem auto-golos nem penaltys foi basicamente fazer copy past 2 vezes.
Se alguém puder dar uma vista de olhos se estes dados estão correctos, já fiz testes quando punha o ficheiro a funcionar mas é provável que tenha falhado em algum sítio, precisava desse feedback caso encontrem alguma anormalidade. Se estiver tudo nos conformes e quiserem posso fazer as fichas dos jogos daqui por diante.
Vi apenas alguns e parecem-me muito bem. Também aproveitei para corrigir os Wiki links do teu post.
Excelente trabalho, tens de me contar que script é esse (como o programaste e tal)… se houvesse uma cadeira de projecto de primeiro ano de informática tinhas 20. :mrgreen: :great: :great:
Infelizmente a programação de primeiro ano já lá vai à alguns anos
Isto teve que ser feito meio a martelo nada de linguagens de programação mas é bem eficaz já tinha alguma prática de tratamento de dados em bruto mais 2 ou 3 ajustes e fica porreiro.
Mandei o link por pm, mais daqui a bocado faço as fichas dos outros jogos em atraso.
Os jogos desta época estão todos feitos menos 2 da taça em que a informação é reduzida no zerozero e não fiz estrutura para os jogos com esse tipo de informação, quando tiver tempo trato disso.
Para breve começo a tratar de épocas anteriores, apesar de ter que me ausentar 2 semanas para breve, podem deixar isso que eu ponho mãos à obra assim que puder.
A Wiki, prestes a completar 10 anos, sofreu uma baixa de peso, o AP por motivos pessoais e profissionais ficou sem tempo de modos que agora no ativo ficou o to-mane e eu, que estou a meio gás também por motivos pessoais e profissionais :-\