Eu duvido muito desses efeitos a longo prazo e há situações que me dão razão, até no porco isso acontece
Parece-me que vês o futebol sem grande atenção ao detalhe, e talvez seja isso que justifica as muitas vezes em que discordamos.
Qualquer um de nós está integrado em diversas organizações humanas, do trabalho à família. O que te posso dizer, por experiência própria de quem já fez parte de uma estrutura colectiva (grupo de forcados) que pelas suas características se situa algures entre a equipa desportiva e a unidade militar, é que situações como esta que o Liedson gerou, se não forem tratadas com firmeza, minam o mais fundo dos alicerces em que assenta uma organização, que é a disciplina e a justiça.
Se se criar a sensação de que não existe tratamento igual e justo para todos, que menor empenho não significa menor recompensa, que a infracção fica impune ou tem um preço irrisório, é meio caminho andado para a desagregação e o colapso do grupo.
Não se trata de ter em campo um jogador melhor ou pior. Trata-se de não se poder, de forma alguma, preterir quem cumpriu para premiar quem, desculpa-me a imagem expressiva, baixou as calças e cagou em cima das determinações de quem manda, sem se preocupar sequer em atender o telefone, quanto mais pedir licença.
A aplicação das multas tal como tu as concebes faz com que elas deixem de ser um castigo para uma acção a não repetir, e se tornem um simples preço a pagar pela indisciplina e falta de profissionalismo. O jogador passa a poder escolher a fatia do seu ordenado de que está disposto a prescindir para poder incumprir as suas obrigações. E dadas as limitações legais aos montantes das multas e as fortunas que ganham os futebolistas, o preço será sempre em conta. A frase do Carvalhal citada pelo Juba a este propósito é de facto excelente e transmite a ideia.
Repito a minha posição: se o Liedson não aparecer depressa e com uma explicação muito válida para o atraso e, sobretudo, para o silêncio, a sua utilização frente aos lamps irá cobrir-me de vergonha enquanto sportinguista. Considero-o uma excelente aquisição e um dos melhores jogadores da Superliga, mas o meu Clube tem quase 100 anos e não pode vender a dignidade a troco de golos.