Estádio Municipal Mário Moniz Pereira

Um dia de Agosto de 1984 apareceu-me o meu pai com um poster de Carlos Lopes oferecido pelo jornal A Bola. Nessa madrugada o fundista português tinha ganho a Maratona Olímpica de Los Angeles aos 37 anos com o melhor tempo de sempre até então.

Meses antes Fernando Mamede tinha feito um tempo record nos 10.000 metros numa prova de atletismo na Europa. Record esse que perdurou por largos anos. Infelizmente este atleta tinha uma fraqueza psicológica que não lhe permitia correr sob tensão e por isso não se destacou mais. Deste atleta lembro-me ainda de numa prova de corta mato ter ficado em 3º lugar quando, já perto do fim, deu um sprint longe do grupo que disputava o 1º lugar e garantiu uma medalha para o Sporting e Portugal.

Os irmãos Castro também se destacaram no meio fundo mundial mais recentemente.

Actualmente o Sporting tem nas suas fileiras Francis Obikwelu que não é treiando por Moniz Pereira, mas que foi acarinhado pelo nosso clube e fez grande o seu nome.

Todos estes atletas têm um denominador comum no seu sucesso - MÁRIO MONIZ PEREIRA. Este senhor é um exemplo em tudo - na sua vida pessoal e na sua vida profissional.

Na sua vida profissional posso dizer que é uma pessoa pontual, exigente, motivadora, empenhada, culta, informada, inteligente… E mais não digo porque a lista é extensa. É simplesmente uma figura mítica do atletismo mundial. É uma eminência parda que esta por trás do sucesso daqueles que aqui lembrei e de muitos outros que fizeram do Sporting e do atletismo português um marco a nível mundial.

Sim, porque o Sporting e Portugal ganhram muitos títulos individuais mas também colectivos. Isto vindo de um país que não tem condições naturais que, por exemplo, álguns países africanos têm. Há que dizer que em atletismo o Sporting mão tem um, nem dois, nem três, mas um número tão dispar, que nem sem bem qual é, de campeonatos europeus de atletismo. Contra facto não há argumentos.

O Professor MÁRIO MONIZ PEREIRA, que já depois dos 80 anos goza de invejável saúde física e mental, viu hoje inaugurado o Estádio Municipal com o seu nome. é um estádio que é exclusivamente dedicado ao atletismo na Alta de Lisboa. Têm os melhores materiais para a prática deste desporto. É merecido. Assim quer os atletas do Sporting quer os de outros clubes do município podem aqui treinar para as suas vitórias.

NOTA - Como sabemos o actual Estádio do Sporting não tem pista de atletismo. Eu sei que o futebol se vê melhor neste estádio que no antigo. Mas ainda bem há este novo equipamento muinicipal, onde o nosso ecletismo pode tornar o Sporting grande.

Do Site Oficial SCP - 15/02/07

«A pista municipal de atletismo Mário Moniz Pereira, situada na Alta de Lisboa (Lumiar), foi inaugurada durante a manhã, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, o ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, o vereador do desporto da autarquia lisboeta, Pedro Feist, os dirigentes “leoninos”, Filipe Soares Franco e Agostinho Abade e ainda dezenas de individualidades ligadas ao atletismo sportinguista, a Lisboa e ao desporto nacional, além de centenas de crianças que experimentaram o novo equipamento desportivo da cidade.

A pista recebeu o nome daquele que é considerado o pai do atletismo português e servirá para dar continuidade a um trabalho que muitas alegrias têm dado ao Sporting e ao País, nas mais variadas categorias.

A cerimónia foi simples mas com grande significado, com todos os presentes a caminharem alguns metros pela pista até ao local dos discursos, onde Mário Moniz Pereira – após ouvir Carmona Rodrigues ler o seu extenso e riquíssimo curriculum –referiu que " este reconhecimento é um sinal de que fiz alguma coisa de importante, mas nunca pensei que pudesse ter tanta unanimidade entre as pessoas. Sempre fui uma pessoa feliz, pois pude fazer o que mais gostava e, ainda por cima, ser pago por isso. Hoje é um dia importante para mim, mas tenho a consciência de que tive muita gente a ajudar para que este momento se tornasse realidade. Foi um percurso longo, do qual me orgulho muito, e hoje sinto-me extremamente honrado pela inauguração da pista na presença de tantas individualidades nesta cerimónia".

O Presidente da República salientou que “não podia faltar a esta justíssima homenagem, a um homem que proporcionou grandes alegrias aos portugueses. Julgo que posso falar, em nome dos portugueses, e agradecer ao Professor Moniz Pereira, por todo o seu trabalho no desenvolvimento do atletismo, modalidade pela qual nutro um grande carinho”. Momentos depois, coube ao Presidente ser surpreendido com a entrega do seu cartão de atleta – foi praticante de barreiras – por parte de responsáveis federativos.

A cerimónia terminou com Moniz Pereira ao piano, tocando algumas das suas composições mais famosas, na manhã em que Lisboa e o País se renderam na homenagem ao “Sr. Atletismo”.»