Estádio José Alvalade

Alguém pode por aqui a parte dos estatutos que diz que o Estádio José Alvalade tem realmente esse nome, e não Alvalade XXI ou Estádio José de Alvalade XXI?

Agradecia :wink:

O que posso dizer é que,já ouvi dirigentes do Sporting afirmar que se chama,
Estádio José Alvalade.

Alvalade XXI, é o nome do complexo.

Não tenho os estatutos mas existe lá uma disposição que diz qualquer coisa como «o principal campo de jogos chamar-se-á José de Alvalade».

Não tenho os estatutos mas existe lá uma disposição que diz qualquer coisa como «o principal campo de jogos chamar-se-á José de Alvalade».

José Alvalade, por favor.

Curioso que o FC Porto mudou de estádio e já todos o chamam de Dragão.

O nosso José Alvalade é Alvalade XXI, o já falado José de Alvalade e até José Alvalade XXI :?

Parte da culpa é do próprio Sporting.

Parte da culpa é de quem não sabe ler nem ouvir os outros! :idea:

O Sporting já por várias vezes disse em público, através do seu presidente e também através de administradores da SAD, que o estádio chama-se José Alvalade e que o complexo todo se chama Alvalade XXI, aliás, isso até já foi tema de conversa várias vezes em transmissões de jogos do Sporting em casa, quem hoje diz Estádio Alvalade XXI só o pode fazer por duas razões, ou anda a dormir ou então é de propósito, esta 2ª razão acontece muitas vezes e aconteceu várias vezes durante o Euro de forma propositada, o mesmo se passou com o nome da Academia! :?

Quando der um jogo do Sporting na RTP1 vejam como é que o sr. Paulo Catarro chama ao Estádio José Alvalade, aquele palerma! :x

Rui, eu já ouvi os dirigentes chamar Alvalade XXI ao estádio José Alvalade.

O primeiro erro do meu ponto de vista é o logotipo do complexo: Alvalade XXI em grande e Estádio José Alvalade pequenino. Ou faziam um logotipo diferente para o estádio ou então davam um logotipo para cada um dos elementos que formam o complexo. Penso que isso também contribui para a confusão.

O resto, sobretudo da parte dos jornalistas, é mesmo de propósito. Mas o que podemos fazer?

Aproveito para deixar um link do google (imagens) com a palavra Alvalade XXI:

http://images.google.pt/images?q=alvalade+XXI&hl=pt-PT&btnG=Pesquisa+Google

:?

E pior que isso…

Do site oficial :?
http://www.sporting.pt/Multimedia/Multimedia_VideoAlvaladeXXI050902_2754.asp

E pior que isso..................

Do site oficial :?
http://www.sporting.pt/Multimedia/Multimedia_VideoAlvaladeXXI050902_2754.asp

Bem visto :wink:

No site existe o erro, imperdoável diga-se, mas dirigentes a dizer Alvalade XXI eu nunca ouvi! :arrow:

Eu já ouvi a Tânia Ribas de Oliveira, jornalista da RTP e também ginasta sportinguista a dizer “Alvalade XXI”. :? Não há pachorra! :shock:

[quote=“Leão”]Rui, eu já ouvi os dirigentes chamar Alvalade XXI ao estádio José Alvalade.

Leão…Custa-me a acreditar nessa boca!!!

Desde a primeira hora , sempre ouvi os homens a batalhar que, o nome do estádio é: ESTADIO JOSÈ ALVALADE!

As « vedetas » da radio e televisão é que, fazem tudo para deturpar o nome
perante a opinião publica…principalmente entre os SPORTINGUISTAS.

[quote=“karsan”]

Rui, eu já ouvi os dirigentes chamar Alvalade XXI ao estádio José Alvalade.

Leão…Custa-me a acreditar nessa boca!!!

Desde a primeira hora , sempre ouvi os homens a batalhar que, o nome do estádio é: ESTADIO JOSÈ ALVALADE!

As « vedetas » da radio e televisão é que, fazem tudo para deturpar o nome
perante a opinião publica…principalmente entre os SPORTINGUISTAS.

Sei que houve um esforço dos dirigentes para chamar a atenção para esse pequeno grande detalhe que é o único e verdadeiro nome do estádio, mas reafirmo que já ouvi os nossos dirigentes chamar Alvalade XXI ao estádio. Infelizmente não o posso provar.

Há este artigo no Pasquim 2:

[i]O ESTÁDIO DO SPORTING CHAMA-SE HOJE, E DESDE SEMPRE, “JOSÉ ALVALADE”
Um nome correcto, dois erros comuns

O velho Estádio José Alvalade, sem «de»

O recinto onde a equipa profissional do Sporting actua chama-se Estádio José Alvalade. Convém registá-lo, a um dia de se cumprir seis meses sobre a inauguração e numa altura em que se prepara para ganhar a corrida à organização de uma final europeia.

São os estatutos do clube, no número 2, do artigo 4, do capítulo 1 que o determinam: “Em homenagem ao fundador (…) o principal campo de jogos designar-se-á ‘Estádio José Alvalade’”. Assim, simplesmente, sem a preposição “de”, nem a numeração romana “XXI”. Para se modificar o nome é necessário convocar uma Assembleia Geral, alterar os estatutos e fazer aprovar a mudança.

O antigo estádio sofreu até ao último dia de vida com a ignorância de adeptos, de parte da imprensa, de dirigentes e até das placas na estação de metro do Campo Grande: foi mais vezes chamado pelo erróneo “José de Alvalade” que pelo correcto “José Alvalade”. O facto de o avô do fundador ostentar o título de Visconde de Alvalade gerou a confusão. Mas o neto adoptou-o como apelido, sem o “de”.

O actual estádio é vulgarmente chamado de “Estádio Alvalade XXI”. Errado. “Alvalade XXI” é o nome de toda a área do Mundo Sporting, que inclui o centro Alvaláxia, as 16 salas de cinema, o edifício- -sede, o museu e… o Estádio José Alvalade. No “site” oficial do clube o erro também é repetido com frequência. Mas não ligue.*

Autor: JOÃO ALMEIDA MOREIRA
Data: Quinta-Feira, 5 de Fevereiro de 2004 02:14:00[/i]

*ora se no site do clube, veículo importante de comunicação, o erro é repetido… o que podemos esperar??

Por outro lado, no “álbum de memórias” do Estádio José Alvalade (recomendo, são 5 Euros :wink: ) está escrito logo na primeira folha: “Os Estatutos do Sporting Clube de Portugal determinam que o campo de jogos do Clube se denomine ‘José Alvalade’ (…)”

Abraço :wink:

Nunca ouvi dirigentes a chamar o nome errado ao estádio, mas não há jogo em que os speakers não dêem as boas vindas ao Alvalade XXI.

Acho pouco importante essa confusão, tenho orgulho no Estádio José Alvalade e no complexo Alvalade XXI, às vezes também os confundo e milhares de pessoas sportinguistas ou não também o fazem. Mais grave é trocarem o nome da nossa Academia.

Chamarem Alvalade XXI ao nosso estádio não me parece que seja denegrir ou querer gozar-nos nem nada que se pareça.

Just my 2 cents…

É correcto dizer-se venham ao Alvalade XXI, provavelmente foi isso que o dirigente disse, desta forma está a chamar as pessoas para o Mundo Sporting, não só ao Estádio. Quanto ao dizer-se estamos no Alvalade XXI também é correcto, visto o estádio estar englobado no Alvalade XXI, mas dizer-se que se está no Estádio Alvalade XXI, ou outros nomes que não José Alvalade ai sim, está errado.

Cumprimentos!

É correcto dizer-se venham ao Alvalade XXI, provavelmente foi isso que o dirigente disse, desta forma está a chamar as pessoas para o Mundo Sporting, não só ao Estádio. Quanto ao dizer-se estamos no Alvalade XXI também é correcto, visto o estádio estar englobado no Alvalade XXI, mas dizer-se que se está no Estádio Alvalade XXI, ou outros nomes que não José Alvalade ai sim, está errado.

Cumprimentos!

Subscrevo na integra…
Abraço

Acredito que sim mas isso provoca confusão nas pessoas, sobretudo nas menos informadas. Daí que muitos chamem Alvalade XXI ao estádio.

Ainda bem que na entrada principal, onde está a antiga 10A, é bem visível “Estádio José Alvalade”.

Já agora não é por aí que entram os jornalistas?

O Estádio é o Estádio José Alvalade e todo o complexo é o Complexo Alvalade XXI.

Só não sabe quem não quer, sobretudo porque já está tudo de pé e já foi tudo inaugurado há mais de um ano. Já houve tempo para perceber a diferença.

Desde que vi um “artista” reporter/jornalista da SIC a dizer Academia de Alcochete mesmo à porta da Academia Sporting com o nome do complexo escrito em letras garrafais 2 metros atrás dele, deixei de acreditar em “esquecimentos”! :roll: