A Federação Alemã de Desportos Olímpicos (Deutscher Olympischer Sportbund, é também o Comitê Olímpico Nacional da Alemanha) acabou de decidir que, de acordo com a definição deles, eSports não são desporto.
Já agora, representam 89000 clubes com 27 milhões de membros - clubes de eSports continuarão a ser excluídos.
DESPORTO: Prática regular de uma actividade que requer exercício corporal e que obedece a determinadas regras, para lazer, para desenvolvimento físico ou para demonstrar agilidade, destreza ou força (ex.: desporto escolar; fazer desporto; praticar desporto)
Assim de repente, CS…olhando para essa definição de desporto, o CS como eSport, encaixa tanto no perfil de um desporto, como o golfe ou o tiro com arco. Encaixa mais no perfil de desporto do que o xadrez.
a questão não é bem se é se não é, mas sim que um dos Comitês Olímpicos mais poderosos do mundo tomou posição contra. E já agora, se isto vai ter peso nos clubes desportivos tradicionais que têm secções de eSports.
eSports tambem requer algumas habilidades motoras, mas penso que o ‘musculo’ mais em accao 'e o cerebro.
Ok se disserem que tudo se desenvolve, mas no futuro, quando tudo for digital, para que a pratica do desporto nao se perca, penso que nao se deva incluir. Porem, jogos que nao sejam possiveis de replicar no mundo real, a partir de VR mas que exercam o fisico, estou a favor.