Escrita da Internet pode fazer esquecer o português correcto [/b]
A comunicação escrita através da Internet e dos telemóveis fez surgir uma nova linguagem que ganha terreno entre os jovens e preocupa pais e professores. Há já quem lhe chame a escrita oral.
SIC
Trocar os “quês” pelos “k” ou os “ss” pelos “xs”, tornou-se um hábito para os jovens que todos os dias entram nos chats da Internet.
A nova linguagem está a revolucionar a forma de escrever dos mais novos.
“Escrevemos as palavras mais curtas, para ficarem mais pequenas e para serem mis fáceis de escrever e compreender”, diz quem assim escreve.
A justificação é dada por alunos do 7º ano, com idades entre os 12 e os 15 anos. Têm acesso a salas de conversação e dominam a nova linguagem.
Os professores já estão familiarizados com as abreviaturas e alertam os alunos para que tenham cuidado e não as utilizem nos trabalhos da escola.
A turma sabe que esta nova forma de escrita não pode ser utilizada no contexto escolar mas por um dia foi tema de conversa na sala de aula.
“O uso excessivo da linguagem da “net” pode alterar a maneira como os jovens escrevem no dia a dia”, defende uma professora.
Os dicionários da Internet podem ser uma ajuda para quem quer explorar o universo digital. Conhecer os termos utilizados pode ser um ponto de partida para um melhor entendimento entre pais e filhos. Mas são os próprios jovens que evitam usar esta linguagem com os adultos.
A possibilidade de esquecer o português correcto
Alguns linguistas defendem que o uso da nova linguagem pode levar as pessoas a esquecer o português correcto, opinião que é contestada pela autora de um dicionário online.
A diferença desta nova linguagem é que não tem regras de escrita como o português corrente. É um código flexível que é ajustado pelo utilizador.
Já há alguns anos que penso neste assunto e é preocupante, basta dar uma volta por 4 ou 5 foruns na internet para perceber a dimensão do problema.
Eu escrevo um português correcto, mas não fujo à regra de utilizar os k’s e alguma abreviaturas nos chats. Dou erros como todos damos e acho que isso é natural. :arrow:
Quando primeiro entrei em contacto com a net, e consequentemente com o messenger, irc, entre outros, passei pela fase de usar abreviaturas para tudo…
Porque era mais rápido, porque era mais “cool” para um puto fazer-se expressar através de k’s ou x’s inúteis.
Cheguei a um ponto aqui há uns anos, em que entendi que estava a degradar o meu português a tal ponto que iria perder todo o meu “à vontade” com a língua. A partir desse momento, até no messenger, com os amigos passei a escrever bem (claro que no msn não vou estar a usar acentos a torto e a direito só pelo facto de simplificar mais as coisas).
Mas para mim o mais grave não é o uso destas. É os jovens chegarem a um ponto em que já não sabem como se escreve isto ou aquilo, é confundirem letras, e é ainda trocarem acentos… (neste particular continuo a ver muito “lixo” por assim dizer, neste nosso fórum).
A simplicidade de não saberem conjugar o verbo haver trocando o “há” pelo “à” ou mais grave ainda, pelo “á”.
É bom que se avise os jovens e que estes tenham noção de que escrevem mal.
PS: Quanto ao post acima onde o Sporting (com todo o respeito pelo user e sem querer entrar em picardias desnecessárias) diz que dá os seus erros como toda a gente e que é “normal”, queria deixar aqui o meu parecer sobre tal afirmação: É suposto, pelo menos comigo resultou, uma pessoa sair da sua 4ª classe sem dar erros. Aliás, era por isso que tinha um excessivo pesar de trabalhos de casa diários com redacções e palavras “difíceis”.
Nunca perceberei as verdadeiras razões de quem escreve assim
Perceberes porque razão há tantas línguas e idiomas no Mundo é meio caminho andado para perceberes porque é que se tornou “moda” trocar os “q” pelos “k”, ou os “ss”, pelos “x”.
Mas nem era preciso entrar em divagações sociológicas para compreender a origem do fenómeno…basta pensares que ao trocares um “ss” por um “x”, ou um “que” por um “k” num SMS, poupas respectivamente 1 e 2 caracteres. Multiplica isso pelo nº médio de vezes que usas “que” e/ou “ss” num SMS e concluis que poupas tempo a escrever e até dinheiro, porque cada SMS tem um nº limitado de caracteres. Ultrapassado esse limite terás que pagar outro SMS.
Claro que pouco após o “boom” dos telemóveis e dos SMS surgiram os chats e blogs e a “moda” transitou dum meio de comunicação para o outro, porque era usado pelo mesmo tipo de pessoas.
Agora estar com medo que isto “assassine” a língua portuguesa, é como ter medo que as pessoas passem a dizer palavrões e caralhadas em todo o tipo de cirscunstâncias sociais, só porque o dizem em frente ao grupo de amigos…poupem-me…
A mim parece-me que existe um claro exagero em toda esta polemica.
Ja pensaram que em vez de se estar a matar o portugues podemos estar a assistir a uma evoluçao e a uma alteraçao do estilo.
Eu pessoalmente, sempre dei erros e nao aumentei por passar a escrever com as abreviaturas, mas nao me importava de que o portugues fosse evoluir neste sentido, muitas vezes acontece as geraçoes antigas a tentar resistir a mudança e a criticar a inovaçao, nao creio que exista problema com o inovar a nossa escrita, acho que seria bem mais practico um portugues com abreviaturas do que o actual super complexo
Acho que se deve parar de tentar resistir a mudança como e natural, nas pessoas mais conservadoras
Eu sempre escrevo normalmente sem qualquer abreviatura, mas já escrevi com “k” e “s”. Ás vezes lá sai um ou outro, mas acho que é “errado” escrever dessa forma, pode é ser mais prático e fácil.
Já vi por exemplo, amigos a escrevr er nos testes com abreviaturas, o que é uma tristeza franciscana.
Já não consigo escrever dessa forma, tanto por ver a maioria das pessoas a escrever assim como por achar que não tem qualquer sentido, só por ser mais prático.
acho que se está a exagerar toda esta situação…e os professores são os que mais se queixam mas se calhar nenhum tem coragem de dar cotação zero a uma resposta escrita com “k”, “x” e outras abreviaturas que tais…e não digo só os professores de português, mas das outras disciplinas…
uma vez uma colega minha do ciclo teve a ideia estúpida de estilizar a sua própria caligrafia e desenhava todos os “a” e “s” minúsculos como se fosse triângulos. A professora de Ciências não percebeu e anulhou-lhe um teste inteiro…foi remédio santo…
Mas no fundo o que devemos perguntar é: esses “atentados” à língua de Camões que se fala na notícia ocorrem na escrita de testes e exames, no preenchimento de candidaturas, etc? Ou é um fenómeno que está circunscrito aos meios de comunicação e socialização modernos de determinados grupos?
Se se verifica a 1º situação (o que acho pouco provável) o problema tem fácil solução: é os professores terem tomates e passarem a descontar nas cotações dos testes escritos em neo-português; é passarem a recusar-se impressos preenchidos com erros desse tipo. Senão, que legitimidade têm os pseudo-intelectuais para dizer como um grupo social se deve comunicar entre si???
Mas para mim o mais grave não é o uso destas. É os jovens chegarem a um ponto em que já não sabem como se escreve isto ou aquilo, é confundirem letras, e é ainda trocarem acentos... (neste particular continuo a ver muito "lixo" por assim dizer, neste nosso fórum).
A simplicidade de não saberem conjugar o verbo haver trocando o "há" pelo "à" ou mais grave ainda, pelo "á".
Ah, e ainda há outra: pessoas que escrevem com "ç" quando não é necessário!
Em palavras como "Mar[b]ç[/b]elo" por exemplo (escreve-se Marcelo).
E os casos em que confundem ou não sabem se leva [b]g[/b] ou [b]j[/b].
Mas meus caros, nada desses erros tem a ver com internet, chats ou SMS, são erros que resultam de puro desconhecimento.
e melhor seria que se desse menos importância às cedilhas, acentos e hífens mal colocados pelos jovens (como se fossem só eles a dar esses erros) e se desse mais importância à taxa de analfabetismo dos grupos etários mais idosos, que chega aos 30% no caso das mulheres com mais de 70 anos.
Mas para mim o mais grave não é o uso destas. É os jovens chegarem a um ponto em que já não sabem como se escreve isto ou aquilo, é confundirem letras, e é ainda trocarem acentos... (neste particular continuo a ver muito "lixo" por assim dizer, neste nosso fórum).
A simplicidade de não saberem conjugar o verbo haver trocando o "há" pelo "à" ou mais grave ainda, pelo "á".
Ah, e ainda há outra: pessoas que escrevem com "ç" quando não é necessário!
Em palavras como "Mar[b]ç[/b]elo" por exemplo (escreve-se Marcelo).
E os casos em que confundem ou não sabem se leva [b]g[/b] ou [b]j[/b].
Mas meus caros, nada desses erros tem a ver com internet, chats ou SMS, são erros que resultam de puro desconhecimento.
e melhor seria que se desse menos importância às cedilhas, acentos e hífens mal colocados pelos jovens (como se fossem só eles a dar esses erros) e se desse mais importância à taxa de analfabetismo dos grupos etários mais idosos, que chega aos 30% no caso das mulheres com mais de 70 anos.
Ja pensaram que em vez de se estar a matar o portugues podemos estar a assistir a uma evoluçao e a uma alteraçao do estilo.
XiM, uMaH IvOlUçAo PaRa Oh pItex :-s
IhIhIhI, qUe XiRuH :oops:
tá descansado que os eruditos do Latim também devem ter achado muito giro quando começaram a aparecer neste canto da Península Ibérica expressões como “Bom Dia”, “obrigado” ou “Portugal”…já para não falar do absurdo de se começarem a pôr acentos por cima das letras para significar sons nasalados ou dar mais entoação a certas sílabas…
tá descansado que os eruditos do Latim também devem ter achado muito giro quando começaram a aparecer neste canto da Península Ibérica expressões como "Bom Dia", "obrigado" ou "Portugal"...já para não falar do absurdo de se começarem a pôr acentos por cima das letras para significar sons nasalados ou dar mais entoação a certas sílabas...
Essas mudanças foram ao longo de décadas, não de poucos anos.
Alguém sabe se o famoso acordo ortográfico já foi assinado? é que se calhar vai ficar caduco :lol:
XiM, uMaH IvOlUçAo PaRa Oh pItex :-s
IhIhIhI, qUe XiRuH :oops:
sem duvida, que para certas pessoas o computador foi terrivel, o autocarro tambem, a propria internet, o proprio cozinhar alimentos, tudo muda
Mas nao querendo deixar de discutir isto de forma racional, nao o irei.
A verdade e que esse tipo de escrita nao se adequa ao padrao das abreviaturas e como tal n tens kom k t preokupar, kom exas coixas, m espero k komo es 1a pessoa intiligente percebas o k tou a escrever, e komo tal percebas k a eskrita foi kriada pra comunicar e n pra seguir regras tolas, e k kanto mais pratica esta for melhor para a sociedade