Escala de Prioridades a Resolver no Plantel para a Época 2013/2014

se é para fazer 4 contratações cirugicas como disse o nosso presidente gostava:

• Dois pontas de lança (Guilas e um a nivel internacional)
  • um médio organizador de jogo (Licá, Josué, Hugo Viana)
  • defesa esquerdo (Jefreson)
  • um trinco á moda antiga - poder fisico, joga simples, boa % de passes correctos

o resto bem ou mal , temos no plantel nos AA’s e BB’s.

As 4 contratações têm que ser direitas para o 11.

Depois é ver possiblidade de emprestimos / custo 0 de algum jogador para defesa central e guarda redes caso o patricio saia.

Acho que este tópico é uma amalgama e variação de outros tópicos, mas:

1 - Ponta-de-lança
2 - Defesa-central
3 - Trinco
4 - Avançado
5 - Lateral-esquerdo

1 - A. Cornelius
2 - J.Mensah
3 - J.Enríquez
4 - Ghilas
5 - Antunes

Ih pa, não faças isso…o gajo é maluquinho e passa a vida lesionado.

1. Manter o Rui
  2. Comprar 2 PL: um pode ser o Ghilas, que deve ser mais barato e melhor que as habituais promessas sul-americanas; e um GOLEADOR (veja-se quantos golos marcámos este ano)
  3. Um 10 (Hugo Viana caia-me que nem ginjas)
  4. UM LE
  5. Um treinador para o lugar do jasonildo.
  6. Despejar o entulho: Pranjic, Bulharoz, Evaldo, Elias, Gelson, Jeffren.

O resto dos reforços podem vir dos jogadores emprestados, e da equipa B.

De onde é que vem esta do Hugo Viana o “10”? O Viana sempre foi um 8 de construção. Que funciona bem quando tens um trinco sem grande capacidade a esse nível, mais físico, posicional e capaz na recuperação de bolas, mas sem competências, ou grandes competências, a nível de construção de jogo. Eis que o Viana recua e constrói ele, mas está longe de ser um “10”.

Concordo com esta lista, tal como com a tal mudança. São preciso dois avançados, claramente. Mas destaco sem dúvida nenhuma os 3 primeiros pontos como fundamentais.

Talvez até pusesse o tal extremo como mais importante até que o nº10, desde que viessem ambos. :mrgreen:

Depende do que há para gastar, e do que sobra para esta posição. A verdade é que como “8” é melhor do que qualquer um dos que cá temos. E não sendo um “10”, também funciona melhor como um, do que qualquer um dos “oitos” que temos. Tem melhor visão de jogo, melhor passe (a léguas), melhor remate, e ainda há o brinde (bem útil) das bolas paradas.

[hr]

Curiosamente os dois, o John (o mais velho) e o Jonathan (o mais novo), são peritos em falhar épocas inteiras. Não têm relação entre ambos, tirando o facto de serem ganeses, internacionais, e de passarem a vida lesionados.

Estão-se a esquecer de definir o que é para fazer e o que não é para fazer.
Por exemplo, quando definem 8 prioridades, é para responder este ano a todas?
Também se estão a esquecer de orçamentar o que querem fazer.

Este é um tópico de definir prioridades mas também de fazer opções de forma clara.

Já sugeri um modelo.

As minhas prioridades vão todas para o ataque, porque se nas outras podemos remediar, aí não temos quem nos valha…

1ª Prioridade - Avançado

Precisamos dum ponta de lança já com alguma experiência competitiva, forte fisicamente, capaz de jogar como principal referência ofensiva, bom remate e forte no jogo aéreo.

2ª Prioridade - Avançado

Um avançado mais móvel mas igualmente goleador

3º Prioridade - Nº10/Extremo Esquerdo

Tem de ser um desequilibrador por natureza, capaz de aparecer em zonas de finalização e fazer golos. O ideal era que pudesse fazer as duas posições, 10 e extremo porque o 10 titular já nós temos (André Martins)…
Esta seria a mais complicada de preencher, porque um jogador feito será sempre bastante caro, e para miúdos com potencial mas pouco consistentes já temos o Bruma, o Carrillo e o Labyad(?).

Para explicar melhor a minha ideia, posso dar como exemplo do perfil destes jogadores nomes dos orcs ou corruptos:

1. Cardozo/Jackson
  2. Lima
  3. Gaitan/Salvio/James

São jogadores como estes, que resolvem jogos, que nos estão a faltar para dar um salto competitivo, pois no resto das posições, mal ou bem podemos contornar a questão (embora eu trouxesse também pelo menos um LE e um DC, e se houvesse possibilidade um trinco).
Agora sugestões para isto, é mais complicado, mas pegando em alguns dos nomes que já foram sugeridos por outros foristas poderia ser:

1. Vossen
  2. Ghilas
  3. Assaidi

Assegurando estas, as outras posições podiam perfeitamente ser preenchidas com jogadores como:

LE - Antunes ou Jefferson
DC - Roberge ou Steven Vitoria
MD - André Leão ou Rafael Miranda (também me agrada o Petrovic que tem sido falado mas deve sair mais caro)

1- Treinador
2- Avançado
3- Central

Precisamos de muitas outras coisas , mas tendo em conta as nossas limitações , temos de apontar as agulhas para lugares muito específicos.

Prioridade 1 - Máxima: MANDAR EMBORA O ENTULHO :mrgreen: (diga-se “o que está a mais”)

com os muidos que temos:

Fundamental:

1 ponta de area, forte no contacto fisico
1 avançado movel que possa jogar na area ou no apoio ao ponta
1 Nº 10, criativo, bom no ultimo passe
1 Lateral esquerdo

Para depois:
1 extremo
1 central

No caso de orçamento baixo:
1- Ponta de lança (Ghilas)
2- Extremo/10 (Licá/Carlos Eduardo)
3- 2º ponta de lança (Suk)
4-Trinco (Rafael Miranda)
5- Lateral Esquerdo (Jéfferson)
6- Central (custo zero-S.Vitória/Roberge)

Caso de orçamento melhorzito:
1- Ponta de lança (Cornelius ou Nicklas Helenius)
2- Extrem/10 (Pizzi (empréstimo) ou Weiss/Marco Fábian)
3- 2º ponta de lança (Ghilas ou Suk)
4-Trinco (Petrovic ou J.Enríquez)
5- Lateral Esquerdo (Antunes)
6- Central (custo zero-S.Vitória/Roberge)

Acho que devem ser feitas as 6 contratações este ano, prioridade às 3 primeiras em detrimento das outras.

P.S: para além do orçamento, o factor “adeus Liga Europa” pode ser decisivo. :frowning:

1- avançado craque (alguém que não seja só um finalizador. tem de ter capacidade de desequilibrar, de resolver partidas, de pegar na bola e passar por dois ou três adversários e pôr a bola na baliza)

2- médio ofensivo craque (que possa jogar como 10 ou descair para uma das alas. houve alguém que falou no pato rodriguez. não conheço muito bem em termos de consistência , mas no que diz respeito a características penso ser o que precisamos)

3- defesa esquerdo craque (que não é o antunes… como sempre disse a minha aposta seria num extremo esquerdo com disponibilidade física e mental para se adaptar à posição, sendo que no actual plantel não vejo ninguém com essas caracteristicas. aqui há uns anos havia um ala sueco que eu via com potencial para ser adaptado a defesa esquerdo, penso que se chamava bajrami ou algo do género, mas não sei o que é feito dele)
.
.
.

4- avançado (um gajo que incomode tipo ghilas ou o balde)
.
.
.
.
5 - 3º central caso o dier se fixe definitivamente no meio campo (apostava em alguém do nosso campeonato tipo o paulo oliveira do guimarães ou o steven vitória do estoril… não é preciso ser craque, basta que cumpra quando for chamado)

e não mexia mais nem que me pagassem

Este é o espírito determinado e de ideias claras que eu gosto!
Concorde-se ou não com as opções.

Para mim onde eu acho que o Sporting tem zero de qualidade e que precisa de contratar e ACERTAR:

1 - Ponta de lança do nível do Wolfs, mesmo não sendo fácil.
2 - Um bom 10, não temos um à largos anos, o Matias ainda era o melhorzito, mas só em alguns dias.
3 - Defesa Esquerdo, pois só temos coxos.

Com prioridades mais baixas e só se ainda houver dinheiro:

1 - Avançado móvel, se não der não ficamos mal servidos com Viola, Rúbio e Betinho
2 - Um trinco, alto e forte, estou farto de caga-tacos. A não vir nenhum, fazer crescer o Dier a trinco.
3 - Um central se não ficarmos com o Onyewu(preferia de longe, parece-me um jogador que dá moral ao grupo e com que os jovens têm muito a aprender)
3 - Extremo esquerdo, além do Capel não temos nenhum de raiz, à falta de mais continua-se com extremos direitos na esquerda.

Prioridades:

1 - Treinador.
2 - Ponta de Lança.
3 - Ponta de Lança.
4 - Defesa Esquerdo.
5 - Médio Criativo.

6 - Extremo.
7 - Guarda Redes.
8 - Defesa Centro.
9 - Trinco.

Absolutamente necessárias e fundamentais.
Apenas mediante saídas ou oportunidades de negócio.

Alta prioridade

[ul][li]Ponta-de-lança robusto com grande sentido de oportunidade, com vista a ser a primeira opção no ataque (isto se continuarmos a actuar no mesmo esquema táctico.) Possíveis alvos: Facundo Ferreyra (muito difícil, provavelmente impossível), Ghilas ou outro jogador com o mesmo perfil.[/li]
[li]Médio Ofensivo que possa injectar inteligência e criatividade ao meio-campo, jogador de preferência experiente e com bastante qualidade técnica. Este seria talvez o reforço onde iria investir mais dinheiro, pois experiência/qualidade é sempre uma combinação que sai cara. 2º Opção menos ideal mas mais convivente e económica: Hugo Viana. Neste caso iria aproveitar o dinheiro não gasto na a compra do passe para investir mais dinheiro no ponta-de-lança.[/li][/ul]

Grande prioridade

• Central de qualidade com bastante experiência, embora tenhamos um grupo de jovens centrais bastante promissores, é absolutamente vital ter um elemento que empreste experiência tanto no campo como no balneário, este elemento seria adquirido com vista a poder entrar imediatamente na equipa e deve ter uma personalidade humilde e prestável, para poder servir de uma espécie de tutor para os centrais mais jovens.

Possíveis alvos: Regresso de Oneywu (o facto de ser de língua inglesa e termos pelo menos 2 centrais falantes dessa língua poderá ser um aspecto a ter em conta.)

[ul][li]Lateral esquerdo que seja competente a defender e bom a atacar, neste momento não vejo nenhum no plantel que possa imprimir algo de interessante no ataque, Joãozinho é um jogador tecnicamente muito limitado e Rojo no ataque lá vai disfarçando com um bom cruzamento ou outro, mas também não me parece que tenha essas características. Possíveis alvos: Jefferson, Antunes, Insua, Salino…[/li]
[li]Segundo avançado, é importante que viesse mais uma opção para o ataque para além daquela que iríamos buscar para não se suceder aquilo que se sucedeu esta época. Possíveis alvos: Suk, Carlão, Baldé, Vaz Té…[/li][/ul]

Prioridade Moderada (Abdicável)

• Trinco possante, forte no jogo aéreo. Penso que seja uma lacuna no actual plantel, não ter ninguém forte no jogo aéreo no meio-campo, este jogador teria a função equivalente ao Matic no benfica ou Fernando no porto. Dier poderia desempenhar tal função mas seria na minha opinião desperdiçar o seu potencial enquanto central.

Possíveis alvos: Radosav Petrovic

[ul][li]Outro trinco sem ter necessariamente as características acima descritas, mesmo que não seja possível adquirir o perfil ideal, seria sempre importante ter uma opção a Rinaudo. Zezinho e Fokobo poderiam ser aposta mas não deixam de ser uma incógnita no que diz respeito à consistência na posição de trinco. Possíveis alvos: Custódio.[/li]
[li]Segundo Avançado com características mais móveis, um avançado que pudesse oferecer um estilo de jogo diferente da primeira opção, idealmente um jogador que sabe aparecer na área mas também sabe descair para os flancos e jogar mais em posse de bola. (Alta Prioridade em casa de mudarmos o sistema de jogo para um 4-4-2.) Possíveis alvos: Vaz Té, Kadlec (muito difícil provavelmente impossível.)[/li]
[li]Extremo, optaria sobretudo por um jogador com visão de jogo alargada para além da qualidade individual, Jéffren e Capel parecem estar de saída e por isso é relativamente importante munir o plantel com mais uma opção para os flancos. Possíveis alvos: Heldér Barbosa, Candeias, Vieirinha(difícil)… [/li][/ul]

Baixa Prioridade

• Construtor de jogo(nº8 ), nota-se que há uma grande ausência do chamado patrão do meio-campo e tanto Adrien como Schaars teimam em não ser esse jogador, o primeiro ainda tem margem de progressão e outro nem tanto, por isso a equipa ganharia com um jogador que reunisse tais características.

Regressos independentes das entradas

Wilson Eduardo.

Regressos dependentes das entradas

Diogo Salomão (pré-época), Turan (pré-época), Renato Neto (pré-época), André Santos (pré-época), Nuno Reis (pré-época).

Jogadores da equipa B a ter em conta na pré-época.

Zezinho, Esgaio, Betinho, Fokobo, Arias, Etock

Vendas/saídas

Bojinov, Elias, Evaldo, Gelson, João Gonçalves, Boulahrouz, Labyad (empréstimo), Rubio (empréstimo), Pedro Mendes (empréstimo).

É isso!

:arrow: :arrow: :arrow: