Tenho até ao próximo Domingo para apresentar a minha lista de candidatura a Erasmus para o 1º semestre do próximo ano.
Ainda não decidi para onde ir. Ir para um Brasil e divertir-me, pagando muito? Ir para uma Polónia e divertir-me pagando pouco? Ir para uma Malásia conhecer uma nova cultura? Ir para Amsterdão estudar e divertir? Ir para Londres estudar a sério e largar a nota?
Não sei. :-X
Gostava de saber se fizeram Erasmus, onde e porque. E já agora como olham para essa experiência. :mrgreen:
Se quiseres viajar, festa sem gastar muito, sem dúvida o Leste da Europa. A Polónia é o destino mais barato e muito popular entre o pessoal de Erasmus.
Eu estou neste momento em Praga, e o que posso dizer é que estou a gostar, mas que o custo de vida não é similar a Portugal. Álcool e viagens são baratos, porém, arranjar um quarto só a partir de 300€. Por isso, vim para uma residência e nem chego a 100€ por mês (se bem que as condições disto são bastante ranhosas :mrgreen: ). Posso dizer que estou a gostar, mas ainda não viajei tanto como queria (principalmente porque me perco um pouco na noite :lol: )
Mas agora depende do que queres fazer. Estudar é relativo, eu não faço quase nada porque estou numa privada aqui, mas tenho conhecimento de pessoal que está a ter algum trabalho a mais do que estavam à espera em outras faculdades de Praga, mas nada que uma pessoa não esteja habituado de Portugal.
Diverte-te e sê responsável ao ponto de melhorares ao mesmo tempo o teu conhecimento.
Num momento para outro, pode acontecer alguma coisa e faleceres. Aproveita a vida, faz o que queres mas sê relativamente responsável nos estudos.
Eu escolhia a Polónia. Divertes-te, comes e desenvolves a tua autonomia.
btw, criticar um jovem com idade à volta dos 20s só por querer divertir-se é ridículo. Se perder uma cadeira ou outra, passas no outro ano. Só se vive uma vez.
Tenho colegas que só focam-se nos estudos e no trabalho e esquecem-se realmente de viver.
Pah considero-me alguém que se foca no estudo. Cheguei à melhor faculdade de economia e gestão do país e uma das melhores da Europa. Tenho orgulho disso, e digo já que a competição é feroz, pois de 2014 para 2015 (ano em que me candidatei) a média da última pessoa a entrar no curso subiu cerca de 2 valores, para 17.3
Acho que tiveste um comentário infeliz.
Estava a ver que critérios é que pessoas tinham utilizado no local que efetuaram Erasmus… Não vejo o mal disso.
Tenho opiniões de que Erasmus é para construir curriculum. Levar mais a sério.
Tenho outras que dizem que é para viajar, conheceres outras culturas, aprenderes a viver sozinho. Levar numa mais de experiência pessoal.
Sinceramente a ideia que tenho de Erasmus e que me foi confirmada por amigos que já fizeram é que em Erasmus a última preocupação de uma pessoa são as questões académicas.Mas desde que o estado não ande a dar bolsas ao pessoal para irem de Erasmus e não fazerem um caraças é-me completamente indiferente. Não estou a dizer que sou contra, mas de um ponto de vista puramente académico o Erasmus é uma banhada descomunal. Pessoal que vai às aulas e não percebe nada do que o prof diz por causa da barreira linguística a professores que dão 17’s a pessoal que escreve 6 linhas no teste.
Acho que estás a fazer um exagero [não sei se como recurso propositado], mas não diria que não é importante do ponto de vista académico. Pode ser se te aplicares e fores para uma outra faculdade de topo, e quem sabe divertires-te ao mesmo tempo.
Tive vários colegas que foram para paises diferentes, entao um andou na suecia a matar-se a estudar para fazer 2 cadeiras e aquilo era mesmo difciil, outros em italia tambem era preciso estudar, na roménia era só escrever o nome e davam 19, uma colega minha foi um ano inteiro para Italia, fez uma cadeira para ter a bolsa e depois foi so festa e copos
Só posso falar daquilo que conheço, até porque há casos e casos, mas os relatos que ouvi de alguns amigos foi que Erasmus é tipo umas férias de verão em pleno ano letivo, e isto com comparticipação do estado, que é o que mais me chateia. Claro que uma pessoa estando noutro país vai querer divertir-se e conhecer coisas novas, mas a própria maneira como o programa está estruturado causa muita confusão. Ainda ontem uma miúda mexicana que está em Erasmus na minha faculdade abordou-me porque estava completamente às aranhas com aquilo.
Pois, há mesmo casos e casos. Também já ouvi amigos dizerem que queriam fazer uma cadeira para terem a bolsa e que de resto cagavam naquilo. Mehhh :inde: