Não vi o jogo. Tínhamos de ganhar e fomos goleados. Péssimo.
A formação serve, obviamente, para expor jovens talentos às maiores dificuldades possíveis para que cresçam mais do que num contexto de conforto e facilidade. Acresce a isto que este ano os júniores não competem, pelo que os sub-23 têm de servir para dar espaço aos elementos mais talentosos que à partida estariam ainda na equipa de júniores e não neste escalão.
Dito isto, a insistência nesta dupla de centrais é um erro crasso, este não era o jogo certo para apostar no Flávio Nazinho (o Gonçalo Costa não é titular há uma série de jogos, porquê?), o Diogo Brás não é lateral e o Duarte Carvalho não é tão bom quanto o Daniel Rodrigues nem oferece a capacidade física que o Rodrigo Fernandes ou até o Edson Silva poderiam ter oferecido neste jogo.
Tenho muita pouca confiança na capacidade desta equipa técnica liderada por Filipe Pedro.
E garantidamente não é a palavra certamente, não quando joga numa 3ª divisão. Talvez se subirem este ano. Porque enquanto se andar na 3ª divisão estraga mais do que ajuda a formação. Até lá só se está a perder tempo com jogadores que deviam estar a competir um patamar acima e que andam ali enfiados.
A reactivação da equipa B é um passo que já devia ter sido tomado, mas é só isso e não “garante” nada por si só.
Mas isso não é algo que se possa apontar aos atuais dirigentes. Estar no CNS é um mal menor, tendo em conta que a opção seria não ter equipa B.
Também acho que a ideia para os sub-23 é boa. Ganhando ou não, prefiro ter lá miúdos saídos dos juniores com 18/19/20 anos do que refugo mais velho e mais caro que nunca vai dar nenhum retorno, seja desportivo ou financeiro. Esta opção é um risco, mas penso que é o melhor caminho e é a melhor maneira de aproveitarmos a Liga Revelação.
Mas eu também não lhes apontei isso. Como disse, para mim, a reactivação foi uma boa medida. Mas agora têm de subir.
A discussão aqui era à volta de tentar perceber porque é que a formação está assim tão melhor. Por resultados não é (e também não é o mais importante na formação de forma geral), por jogadores na A também não é porque pus ali uma lista com vários jogadores de qualidade que sempre fomos tendo a subir à equipa principal, até mesmo com o Godinho. Foram contratados grandes craques para a formação?
Antes também havia contratações de bons jogadores, por exemplo o Demiral, que depois foi desaproveitado. Estamos a chegar primeiro que os rivais aos miúdos por por todo o país? É isso? Não me parece.
Só queria tentar perceber. Eu sei que nos últimos anos se vende muito a ideia de que o Sporting ficou para trás na formação, mas em termos de subidas de jogadores à equipa A (que é a principal medida de sucesso da formação) não estávamos mal certamente.
Os sub-23 são o que são, um nível bastante baixo mas que dá espaço para alguns jogadores que não dão o salto tão rápido como outros se poderem mostrar e talvez sacar dali um jogador que de outra forma se poderia perder. Mas de modo geral não são os melhores que vão estar ali (ou não são se as coisas forem bem feitas). Imaginem lá um Ronaldo a perder tempo a jogar nuns sub-23? Desperdício brutal de tempo e de talento. Os realmente talentosos saltam rapidamente por cima do nível desse escalão.
Se para ti reativar equipa B é um argumento fraquinho é a tua opinião e eu respeito!!! Para mim, reativar a equipa B este ano foi a melhor coisa que se podia ter feito a nível de formação, o que não quer dizer que esteja tudo bem, como também não está tudo mal como quiseste fazer parecer!
É que não sei onde viste que eu disse ou fiz parecer que estava tudo mal, não escrevi nada que desse a indicar isso, portanto não faz sentido nenhum o que escreveste. Eu disse que o reactivar a equipa B foi uma boa medida.
Mas sim repito que dizer que a formação está muito melhor porque se reativou a equipa B é um argumento fraquinho. Uma mão cheia de nada, lamento.
Só disse em resposta a outro forista que não sei em que se baseia para dizer que a formação está melhor, e continuo à espera de uma resposta.
Melhores jogadores? Mais jogadores na A? Melhor trabalho na formação (como por exemplo?)? Melhores treinadores? Melhores métodos de treino? Mais proximidade entre escalões de formação e equipa principal? Esquema táctico único em todas as equipas? Tecnologia de ponta?
Lembro-me dos colchões novos, mas não sei se isso tem resultados práticos na formação.
Já eu discordo da Equipa B, alias as equipas Bs desvirtuam as segundas ligas é quando se começa os favores, as federações nem haviam de autorizar equipas B, alias nestas ligas a maioria das vezes nem se joga futebol, luta-se fisicamente e com arbitragens muito permissivas!!
Prefiro a equipas Sub-23 se é para formar para equipa A!! As equipas B é para competir não para formar porque não há tempo senão desce ao mínimo deslise … logo vão meter os mais aptos fisicamente ( os mais velhos) deixando de fora os mais talentosos , a não ser tenhas fornadas constantes de jogadores aptos a competir no imediato o que é praticamente impossível vão se perder os talentos, vão ser obrigados a crescer fisicamente rapidamente o que vai originar problemas ao nível de lesões!!
Há jogadores que podem e devem ir directamente dos juniores para equipa A , treinando com eles e ir fazendo alguns jogos e fazer alguns pela equipa-23, com tempo!! Mas quantos jogadores aproveitamos nos últimos anos da equipa B? No primeiro e segundo ano porque tínhamos uma boa fornada, já aproveitamos mais dos sub-23! No contexto de segundas ligas os jogadores talentosos se estiverem mais de dois anos começam a desvirtuar-se deixam de evoluir!! Prefiro que os que ainda não estão aptos tecnicamente e tacticamente para Equipa A que entrem para sub-23 e depois se necessário empréstimos de 1º ano liga 2 no máximo, ir subindo 2º ano 1Liga ou estrangeiro , no máximo de 3 anos de empréstimo!! Que faz os crescer mais mentalmente porque saem do contexto do Clube e alguns precisam ter outras dificuldades, verem o outro lado das competições e equipas para se tornarem mentalmente mais competitivos!! Quero ver quantos da actual equipa B vão fazer parte do plantel do SCP, mais depressa sobem dos sub-23!!
Também acho que temos qualidade e jogadores em diversos níveis de maturação que vão subir de rendimento nos proximos anos.
Equipa técnica tenho algum receio… são rookies e neste jogo á falhas claras na preparação. Adversário não estava bem estudado, lances de bola parada onde o nosso defesa direito faz barreira com outro homem do lado esquerdo , deu golo a seguir, alterou ambos os laterais com objetivo de ser ofensivo!!! E as saidas de bola sempre pelo rafael !!! Ou pelo João Daniel que tremia quando aparecia pela frente câmara, tiago ou Djocu… E claro nao ganharam duelos , centro vem do lado do nazinho e braz a seguir com os olhos o jogador que ainda vinha a leguas e finaliza de cabeca… braz não é defesa e jogo de cabeca é zero… a falta que dá origem ao livre onde braz faz barreira do lado contrário á da sua posição é provocado pelo nazinho num lance onde faz falta por trás fora de tempo e de formas despropositada, após ressalto bola cai em que zona? Na zona do lateral direito que estava a regressar a passo para a sua zona de defesa e tiago gouveia assiste nas calmas para a zona de ninguém, rafael teria estado bem com goulart ao seu lado e nem foi por ai que as coisas estiveram mal apesar de falhas normais da pressao… João Daniel como trinco e com miúdos homens tremeu demais… e era de esperar… pois não é trinco, não ganha duelos e é pouco oscilante entre o centro e os corredores e como ideia principal para o plano de jogo era depender quase sempre dele a saida de bola… mesmo com os tais lateriais que dariam melhor critério…, rodrigo fernandes e goulart eram os reforços da B que precisavamos e deixar fati e heverton arrebentarem defensivamente os estremos deles… com isto quero dizer… não há treino, não trabalho especifico… nem num livre de iniciados cometiam um erro destes…observações do adversario devem ter sido nulas e quiseram jogar pelo seguro para dizerem que colocaram duplas da B (nazinho , joelson + bennie , braz) e nem isso funcionou…
Mais trabalho, melhor preparação, as escolhas certas ou erradas fazem parte, mas perder assim não!
SL
A organização defensiva desta equipa é zero. E não é de agora.
A forma como os jogadores se posicionam (não só os defesas) é anedótica.
E há jogadores que por falta de qualidade ou de vontade (se calhar um bocado dos dois), já se percebeu que não vão passar daqui, não vale a pena continuar a perder tempo com eles.
Em relação a este escalão, parece que vamos ter de aguentar mais duas épocas com isto.
A meu ver é um desperdício absurdo de recursos, que poderiam estar a ser canalizados noutra área. Mas pronto, parece que foi o que ficou acordado entre liga e a nossa direção.
Se a Equipa B subir à Segunda Liga, discordo. Haverá muitos júniores de primeiro ano que podem ter oportunidades neste espaço competitivo (superior ao dos sub-19) e que ainda não estão preparados para competir na 2ª Liga.
Quem diz juniores de 1º, diz também de 2º e até juvenis!
E o contrário também… Os sub’23 são também o patamar ideal para atletas de talento e potencial já seniores mas ainda não preparados para a exigência de uma II liga ou sem lugar na nossa equipa B
E apostar na Formação é exactamente isto! Disponibilizar o máximo de patamares/níveis competitivos de forma a cada momento enquadrar cada atleta no patamar/nível ideal.
Para além de que não só os jogadores para rendimento na equipa A, são o objectivo da Formação. Há os que não atingirão o nível exigido para a equipa A mas poderão render financeiramente. Há também aqueles que não atingirão nível equipa A nem nível para render financeiramente mas serão importantes para formar os plantéis da equipa B e sub’23
Permite-me discordar. Ganhar resulta de um processo. Não é um fim em si mesmo, nestes escalões. O efeito positivo que se pretende reforçar, com esse princípio de formar a ganhar, tem sido perfeitamente anulado nos últimos 20 anos, no nosso clube. É bom estar habituado a ganhar mas não é esse hábito que vai inverter o ciclo no futebol profissional, como se tem verificado. E essa invalidade, demonstrada pela prática, ratifica a ideia de que a formação, por si só, não é o caminho de vitórias. A formação é uma ferramenta de valia inestimável e que tem salvo o clube, em diversos momentos, de cair nas calendas da obscuridade competitiva e social.
Mas o hábito de ganhar tem de ser criado mais acima, no futebol profissional. Aí sim, o hábito de vitória será importante para integrar miúdos, provenientes da formação, numa lógica de renovação contínua, sem processos de interrupção de ciclo.
Não há como resistir à influência quando as directrizes são emanadas de quem dirige a SAD, quer tenha muito, pouco ou nenhum conhecimento sobre o processo de formação. Aí, não vejo como podem os homens mais conhecedores e mais antigos da formação “resistir” ao que lhes é ordenado por quem lhes paga o vencimento. A alternativa é ceder aos avanços dos nossos rivais, que acenam com melhores vencimentos.
Vide o que escrevi acima. Em suma, pouco conhecimento e pouca disponibilidade para entregar a formação na mão de quem sabe e de quem a pratica há décadas. Por outro lado, é real o assédio do nosso rival a elementos das diversas equipas técnicas da nossa formação. Há mais dinheiro disponível. Contra isso, ainda assim, há o que fazer: por exemplo, partilhar os benefícios financeiros das transferências dos atletas da formação por todos quantos colaboraram no seu desenvolvimento; criar uma carreira desportiva estável, fugindo-se da ideia de replicar as relações contratuais do futebol profissional (que sentido faz fazer contratos de 2 ou 3 anos a um treinador de formação?). Mas nem isto é fácil de implementar. Falaste no João Couto, que tem uma carreira profissional que fala por si. Mas, com a geração do Quaresma e do Nuno Mendes, quando não ganhou o nacional, já era uma merda na boca de muita gente por não ter conseguido ganhar. Acho que o homem ganhou 2 campeonatos em 4, sendo que num desses 4 a equipa era manifestamente fraca. Ainda assim, o número de jogadores que lhe saiu das mãos, com potencial claro de chegar lá acima, é uma bestialidade, no seu melhor sentido. Também não ajuda um gajo ir a Alcochete ver jogos para dizer que os rapazes são uma merda, quando se sofre um golo ou quando um jogo está a correr mal. Não é desse apoio que os miúdos precisam, no seu processo de crescimento.
Agora, um treinador incompetente, num dos escalões, não faz da formação um departamento em crise. Erros podem sempre ser cometidos. Se a formação esteve alguma vez na merda, eu não me lembro, mesmo com problemas pontuais, nuns casos, ou mais consistentes, noutros casos.
Pessoalmente, acho que realmente temos um problema na forma como, a partir dos juniores, temos tratado da transição dos miúdos para o futebol sénior. Não é de agora. Mas, mesmo assim, o número de atletas talentosos a sair dos escalões jovens tem sido significativo.
Devíamos ter ganho aos lampiões? Talvez. O treinador é incompetente? Talvez. Mas isso não faz da formação uma merda.
@sotnas concordo contigo quase na integra e quando refiro e uso a expressão formar a ganhar não quero dizer que deveremos hipotecar o nosso DNA onde o jogador Sporting é incentivado a ter criatividade, a assumir riscos num jogo coletivo mas não num jogo automatizado, odiaria ver os nossos primeiros escalões com um formato e uma rigidez tática que vi em clubes como o Benfica, Porto ou Braga, é certo que este formato pode até conduzir mais vezes a resultados de curto prazo mas dificilmente iremos ver emergir estremos talentosos, maestros no meio campo, centrais com capacidade técnica, etc nesses clubes, são robotizados e se não comprassem a peso de ouro talento não iriam ter ronaldos camarás ou gouveias, não preconizo este modelo e sim prefiro ter um sala vazia de troféus mas ter talento preparado para ser solução na última etapa da formação.
A minha tónica prende-se com cultura permanente de ambição e de frustração ás derrotas que tem que estar presente no ADN Sporting e essa competencia também tem que estar demonstrada no centro do projeto que é o Jogador Sporting , na minha opinião tudo isso advém e bem das pessoas que transportam valores, replicam motivação e são exemplos de ganhadores no futebol e na vida …
Estas pessoas para a maioria dos sportinguistas são invisiveis mas são muito, muito importantes… secretários técnicos do polo, coordenadores, treinadores, figuras intemporais que falam com as mães dos bruninhos, ou dos nanis e que sabem onde é a casa deles, quem são os seus amigos, os seus irmãos… e isso só se faz se houver paixão, compromisso e reconhecimento… o mural da academia deveria ter a foto de muitos destes rostos invisiveis…
O Sporting tem que se rodear de competência, experiência e pessoas que tenham sede de vencer.
Não só na formação mas também e muito na formação… e sim concordo que essa ligação final de entrada na passagem para o futebol sénior é tanto ou mais importante que todos os anos que ficaram para trás… lançar o leão ás feras é o objetivo final dessa afirmação.
Para ilustrar e reforçar o teu e meu ponto de vista, aqui vai um exemplo algo desconhecido para o universo sportinguista …
Ronaldo Camará não está no Sporting porque entre outros fatores, tinha uma ligação única e especial com a psicóloga que foi quase sua mãe na sua passagem pela academia e devido a más gestões errantes e constantes foi dispensada por razões economicas sendo que pouco mais tarde foi reforçar o Benfica e… passado uns tempos R.Camará encontrou a sua tutora sentimental com todo o prejuizo que que isso irá trazer, á data de hoje parece ridiculo trocar 3 ou 4 anos de vencimentos de uma Psicóloga por conta do retorno que este talento irá dar no futebol mundial…pois é disto que falo…
Estratégia /Organização / Pessoas / Cultura e principalmente continuidade.