Equipa Sub23 - 2020/2021

Ate mete dó a postura deste jogador em campo…Palpita me que o talento vai por água abaixo.

Qual talento? O de jogar Naruto na playstation, como ele gosta?

Também sou dos que critico o treinador e alguns jogadores.

Agora não concordo quando dizem que a nossa equipa é fraca. E também não se podem esquecer que alguns dos nossos jogadores desta geração já estão no patamar da equipa principal.

Junto-me às criticas feitas, aí em cima, ao facto de continuarmos a nossa aposta em jogadores de origem africana, porque 90% desses jogadores chegam ao patamar sénior e já não fazem a diferença.

Agora é por os jogadores serem africanos…

Era lhe reconehcido muito potencial, mas o menino alem de alarve, pelos vistos a abordagem aos jogos é péssima.

…se o homem n quer, deve haver quem queira. Como é óbvio o Mister é que tem que avalia lo e tomar medidas consoante o desempenho, entrega e querer do jogador.

É como o Agostinho, duvido e muito que seja jogador de futebol…para mim, já devia ter sido encostado. Qual a necessidade de dar lhe minutos, se o jogador joga tão pouquinho.

Para o bem e para o mal, o jogador africano tem caraterísticas muito especificas.

E quem anda no futebol sabe bem até quando é que eles fazem a diferença.

É…são aquelas cenas dos termos relacionados com catanas.

Nem é só isso, porque olhando para o Joelson não me parece que seja desses.

Simplesmente, têm o seu pico maturacional muito precoce

É impossível levar a sério o q estás a dizer…

Há algo errado na promoção de Jogadores, tens que promover o jogador que melhor executa em todos as aspectos técnicos naturalmente! Tens de escolher esse tipo de jogador, porque têm de aumentar a velocidades de reação e execução, melhorar a resistência e intensidade, para isso tem de jogar num contexto mais exigente a nível físico e táctico !! Apostar em jogadores só porque já apresentam bons índices fiscos para jogar em escalões acima, não vão executar melhor, antes pelo contrario não vão ter tempo nem espaço para melhorarem os níveis de execução!! A capacidade de individualizar tem de ser dada aos executam e definem bem, porque não é por andarem com fintas e fintinhas que vão contribuir melhor para o jogo. Executando mal e definir pior nos outros aspectos técnicos ( Receção orientadas, passes curtos e longos, condução de bola em velocidade, drible em progressão, remates)… só vão estragar mais o jogo!!
Claro quem individualiza sobressai quando as coisas saem bem, mas se não forem fortes nos aspectos que referi, estragam mais jogos que melhoram, claro têm jogos esporádicos em sobressaem e isso fica na retina, mas não quer dizer que sejam melhores e o seu contributo para as vitorias seja mais frequente!!
Digo isto porque é isto que esta a fazer o Joelson este ano em todos os jogos que jogou, individualiza o jogo todo, tem boa capacidade física , tem velocidade e drible, mas não é ainda forte nesses aspetos que referi, claro estraga todo o jogo conjunto da equipa e maioria das jogadas!!
O melhor jogador desta equipa e não é somente este ano que actualmente melhor executa nos aspectos técnicos e tácticos é o Tiago Ferreira, claro que tem de aumentar os níveis físicos que referi e a velocidade de execução de resto já tem tudo!! Claro que devia jogar em contextos mais exigentes nesse aspecto ( físico- táctico) e devia durante o jogo individualizar mais… ( não confundir com fintinhas), porque quando tens um jogador que executa e define bem , tens que permitir que ele esteja mais tempo durante jogo com bola, se executa bem as probabilidades de melhorar o jogo também são maiores!! Foi este tipo de apostas que Barcelona e Ajax- fizeram durante anos…
Ultimamente aposta-se muito no cavalo errado, olha-se muito para o aspectos físicos e para o Marketing em volta dos jogadores, tantos jogadores foram vendidos a preços mui inflacionados, porque fizeram meia dúzia de jogos bons e nem sequer eram bons na maioria desses aspetos técnicos que referi e claro não singraram ao mais alto nível!!

1 Like

Concordo! Muito humilde inclusive. Esse sim devia ser enaltecido

A formação está melhor em quê exactamente? Algo palpável, sff.

Tendo em conta que nos últimos anos antes desta direcção chegaram à equipa principal Gelson, William, Podence, João Mário, Ruben Semedo, Matheus Pereira, Rafael Leão. O próprio Palhinha chega à equipa principal e faz alguns jogos ainda nessa altura.

Ou antes com o Godinho ainda, Cédric (que se assumiu nessa altura), Ilori (que na altura era uma boa promessa), Dier, Bruma.

Fora ainda outros como o Pedro Mendes, Esgaio, Iuri Medeiros, Carlos Mané, Geraldes, Domingos Duarte etc. Ou até o Wallyson a quem se augurava um bom futuro mas se estragou com as lesões.

Essa melhoria traduz-se em quê afinal?

consensual na caixa de comentários do Visão de Mercado, só se for

1 Like

Se eu vos der os argumentos vocês vão dizer q é cartilha da direção. Não vale a pena nem tenho paciência. Esta derrota deixou-me realmente f*****

Epá é pena, tendo em conta a extensa lista de jogadores da formação que têm chegado ao plantel principal, muitos dos quais com boas prestações e vários que saltaram para grandes campeonatos, gostava mesmo de saber. Mas pronto, fica para uma próxima.

É tudo uma questão de factos. Não foi por esta direcção que começaram a aparecer jogadores da formação. Nos últimos 10 anos, esse fluxo existia. Hell, nos últimos 20 anos, sempre tivemos um fluxo regular de talento emergente da formação.

Sabes o que é que esta direcção fez? Contratou o grande especialista Miguel Quaresma, que já não trabalha na formação há mais de 10 anos, que teve como grande ideia de mandar os miúdos jogarem um nível acima do seu escalão etário, como regra cega.

Vê bem a ironia: o Eduardo Quaresma e o Nuno Mendes, saltaram dos juvenis para os séniores e foram bem sucedidos. Foi isto fruto das mudanças na política de formação? Não. Foi fruto da qualidade do trabalho desenvolvido até aos juvenis, que demonstra que se continua a recrutar com qualidade, mesmo que com uma feroz concorrência, que não existia há 20 anos, e que no escalão de juniores B ou juvenis, o Sporting continua a ser competitivo.

O Daniel Bragança chega agora aos séniores, depois de um par de anos a pastar. Foi campeão em todos os escalões do Sporting. É um exemplo da merda que é possível fazer com a integração dos atletas na primeira equipa. Tens outro exemplo de tudo quanto mal se pode fazer: Miguel Luís, da mesma geração. Dessa geração, ainda encontras o Leão, o Thierry Correia, o Tiago Djaló e o Ruben Vinagre (sim, este era da nossa formação). Isto é um mero exemplo do que é o trabalho da formação, em cima de quem se quer lançar fumaça, com intuitos propagandísticos.

Olha queres outro exemplo de excelência? O João Couto foi afastado do trabalho de campo e arranjaram-lhe uma função de coordenador. Viu-se logo a merda que aconteceu no escalão de juvenis, com um novo treinador e a maravilhosa medida de subir cegamente os jogadores de escalão.

Depois da saída do Miguel Quaresma, o homem foi promovido a director técnico da academia. Não sei se foi uma medida provisória ou se ainda se mantém. Mas, pelo menos, foi no sentido de entregar a formação a quem percebe do assunto.

é mais numa de me querer informar, porque eu não dei por melhorias no futebol de formação, muito menos “consensuais” como afirmaste. Se pudesses esclarecer agradecia.

1 Like

Estamos em tempos de pandemia e podemos ter atenuantes positivas em função da contribuição de alguns jogadores deste escalão já na equipa A e sei que a organização das competições e dos planteis foi complicada e até gosto da ideia que os Sub 23 tem que servir o propósito de rodar e fazer crescer jogadores como primeiro objetivo mas nunca e em momento algum pode ser um espaço onde se conviva com a ideia que a ganhar ou a perder o objetivo é formar.

Formar a Ganhar é fundamental e para isso tens que ter uma liderança sénior e capacitada de balneário com apoio e exigência de estrutura forte na formação e que não esteja a prazo ao sabor dos salvadores da pátria…

os Aurélios Pereiras desta área estratégica do Sporting tem que ser apartidários, intemporais, avaliados pelo seu trabalho e não serem permeaveis ás pressões das admnistrações que ansiosamente pretendem vender jogadores, de Agentes que são credores destas mesmas admnistrações e querem impor os seus jogadores onde uma mão lava a outra e daí por diante

O nosso rival tem equipas técnicas estáveis e que inclusive foram soluções na equipa principal, no sporting mudamos de equipas técnicas ano sim, ano sim, equipas ligadas á academia ano sim, ano sim e desta forma não há fio condutor nenhum…

Sendo objetivo… 2 jogadores da formação do nosso Sporting que estão no rival que baixaram da equipa B deles… Arrebentaram com um molho de jogadores sem ritmo e num dos casos sem qualidade e vontade proveniente do Banco da equipa B, Aspirantes desmotivados da A, num jogo mal preparado, sem rotinas de treino conjunto e com 2 planteis partidos num só … olhando de fora não senti solidariedade nem colaboração entre jogadores dentro de campo, não vi vozes de comando nem autoridade para isso e vi jogadores com pouca crença e confiança individual e coletiva.

Estamos práticamente eliminados e não irão existir consequências e iremos perpetuar erros , exigir cabeças, arranjar culpados e criar ódios de estimação…e alguma aprendizagem temos que tirar

Esta equipa mesmo assim tem jogadores de qualidade e se tivesse mexido bem, mantendo o esqueleto mais sénior e com descidas cirúgicas (Rodrigo Fernandes, Goulart) aliado a uma boa liderança dentro de campo (Goulart, o capitão Heverton e Tiago F. e Rafael) e principalmente fora dele … e estou a falar somente da equipa técnica… tinhamos dado uma outra imagem e um outro resultado…

imaginem só que era João Couto ao comando dos leme … certamente diferente …

Receio que o perfil escolhido que é o de um treinador ainda sem créditos e por via disso com menor coragem para impor as suas ideias á estrutura e de não ter força para gerir alguns jogadores sem rendimento mas com estatuto por via dos seus contratos e da influência dos agentes possa ser algo inultrapassável

Este jogo repito foi mal preparado, esta época tem sido pouco equilibrada e mal preparada também.
Já jogamos com Juvenis sem expereincia e jogadores que caiem em desgraça da B, trocamos de 11´s de forma abrupta, sem nexo numa salganhada onde quem perdeu foram os jogadores, o treinador e o Sporting Clube de Portugal !!!

3 Likes

Ui!!!
Quem falou no Plata.

Foto Pedro Zenkl

DESAIRE NO DÉRBI

Por Sporting CP
01 Dez, 2020

SUB-23

Leões derrotados por 0-3 frente ao SL Benfica

Em dia de dérbi entre jovens Leões e águias, a equipa sub-23 do Sporting Clube de Portugal saiu derrotada frente ao SL Benfica por 0-3, em jogo da décima jornada do grupo B da primeira fase da Liga Revelação. A formação encarnada foi eficaz nos momentos certos, dificultando a reacção dos jovens Leões, que estiveram desde cedo em desvantagem no marcador.

Antes do apito inicial, Diego Maradona e Vítor Oliveira foram homenageados com um minuto de silêncio. Nas bancadas do estádio Aurélio Pereira, o dérbi contou com as presenças de Emílio Peixe (seleccionador nacional de sub-18), Rui Bento (seleccionador nacional de sub-19) e também de Filipe Çelikkaya, treinador da equipa B do Sporting CP.

O jogo começou equilibrado e com um ritmo elevado. Os duelos no meio-campo sucediam-se, tal era intensa a pressão que ambas as equipas exerciam para recuperar a bola rapidamente. De forma repentina, aos nove minutos, o SL Benfica conseguiu transformar em golo a sua primeira oportunidade através de um cabeceamento de Gerson Sousa na pequena área. Na sequência de uma bola parada, Ronaldo Camará apareceu pela esquerda e já no interior da área fez o segundo para o SL Benfica à passagem dos vinte minutos.

O Sporting CP procurava reagir à desvantagem, mas a equipa adversária mantinha-se organizada e, quando em posse, baixava o ritmo para atrair a pressão e sair rapidamente em contra-ataque. Num desses momentos, o guardião Leonino Diogo Almeida levou a melhor sobre o avançado adversário no um contra um.

Ofensivamente, o conjunto de Filipe Pedro não encontrava os caminhos para a baliza adversária entre a estrutura do rival. Depois de atirar por cima (23’), Bernardo Sousa voltou a tentar a sua sorte desde fora da área, mas atirou para defesa fácil de Samuel Soares. Os jovens Leões tentavam soltar-se, mas o marcador não sofreu alterações até ao intervalo. A eficácia encarnada a fazia a diferença.

Vários elementos da equipa principal e da equipa técnica do Sporting CP também marcaram presença no estádio Aurélio Pereira para assistir ao dérbi de sub-23.

A abrir o segundo tempo, com o Sporting CP à procura de reentrar na partida, o SL Benfica beneficiou de um pontapé de penálti, convertido por Luís Lopes. Atrás do resultado, Filipe Pedro procurou mexer no jogo a partir do banco e foi introduzindo Nicolai Skoglund (55’), Renato Veiga (55’), Luís Dias (55’), Gonçalo Costa (59’) e Bruno Tavares (62’) no relvado da Academia.

Daí em diante, os jovens do Sporting CP conseguiram ter mais posse e aproximavam-se da área adversária com mais unidades, no entanto a pouca eficácia Leonina mantinha-se. Aos 70 minutos, o central Rafael Fernandes arrancou desde a sua posição, ganhou a linha para cruzar, mas Joelson Fernandes não conseguiu corresponder com sucesso e atirou por cima. Pouco depois, após boa jogada verde e branca, foi a vez de Renato Veiga atirar desenquadrado.

O conjunto de Filipe Pedro abalançava-se sobre o ataque e jogava completamente instalado no meio-campo adversário, em busca de reentrar na discussão do resultado. Contudo, até ao apito final, a formação verde e branca não foi capaz de marcar e reduzir a diferença no marcador.

Com este desfecho, o Sporting CP fica a dois pontos do CS Marítimo, que tem menos um jogo e encontra-se no último lugar do pódio, cujos três primeiros lugares garantem o acesso à fase de apuramento de campeão. Na próxima jornada, os jovens Leões visitam o terreno da B SAD, um encontro agendado para as 15h00 do dia 7 de Dezembro.