Com um bocadinho de tempo livre peguei numa folha de papel e apontei os jogadores que estão neste momento em estágio a trabalhar com o JJ.
1 Rui Patricio
2 Marcelo Boeck
3 Azbe Jug
4 João Pereira
5 Miguel Lopes
6 Esgaio
7 Ewerton
8 Paulo Oliveira
9 Tobias
10 Sarr
11 Jefferson
12 Jonathan
13 William
14 Slavchev
15 Oriol Rosell
16 Wallyson
17 Adrien
18 João Mário
19 Ryan Gauld
20 Labyad
21 André Martins
22 Carrillo
23 Wilson Eduardo
24 Carlos Mané
25 Capel
26 Viola
27 Gelson
28 Montero
29 Slimani
30 Tanaka
Portanto e se não cometi nenhum erro, estão 30 jogadores às ordens da equipa técnica.
A estes 30, podemos juntar o Bryan Ruiz e pelo menos mais 2 ou 3 contratações que estão a ser ultimadas, um central (talvez Douglas), Teo Gutierrez e talvez Mitroglou. Ou seja estamos a falar de 34 jogadores.
Como é óbvio o plantel não vai ter 34 jogadores, calculo que possa ter 24 elementos incluindo 3 guarda redes.
Passei a outra fase do meu raciocínio, eleger os 24 magníficos.
GUARDA REDES - 3
Esta não era difícil.
DEFESAS - 8
João Pereira
Esgaio
Paulo Oliveira
Ewerton
Tobias
Contratação (Douglas)
Jefferson
Jonathan
Na minha selecção a opção lógica é prescindir do Miguel Lopes. Sabendo que o Godinho Lopes deixou mais esta armadilha, a melhor solução é emprestar este jogador e libertar a SAD de um ordenado alto. Também me parece fácil imaginar que o Sarr não fará parte do plantel.
MEIO-CAMPO - 5 (talvez 6 devido à lesão do William)
William
Adrien
João Mário
Wallyson
Slavchev ou Rosell
Aqui já começa a ser mais difícil fazer a triagem. Elegi estes 5, tendo em conta que o JJ vai ter de optar por Slavchev ou Rosell, porém aqui abro a excepção para ficarem os dois tendo em conta a recente lesão grave do William, podendo o plantel por isso ficar com 25 elementos. Para mim o André Martins não tem espaço para continuar.
EXTREMOS - 5
Bryan Ruiz
Carrillo
Mané
Gelson
Viola
Capel (?)
Labyad (?)
Gostava de ver o Viola no plantel, mas confesso que aqui podem existir outras opiniões e que o Argentino pode estar a disputar a vaga com Capel e Labyad. Porém não acredito que o JJ fique com os 3. O Labyad pode ter vantagem porque pode jogar mais junto à linha ou pelo meio.
AVANÇADOS - 3 (talvez 4)
Slimani
Montero
Teo Gutierrez
Mitroglou (?)
Por fim os avançados. Tendo em conta as contratações que se advinham, e formação do plantel seria uma surpresa o Tanaka continuar. Slimani e Montero estão garantidos, a estes dois podemos juntar o Teo. Com as escolhas que ficaram para trás já temos 24 jogadores, 25 se ficarem Slavchev e Rossel.
Começam aqui as minhas duvidas. Se chegar também o Mitroglou, na minha opinião caí o Viola, e acho dificil o Capel e Labyad caberem no plantel.
Porém se o JJ abdicar de um destes dois, Slavchev ou Rossel, e não entrar um quarto avançado, então entre Viola, Capel e Labyad, pode ficar dois. Contudo se entrar um quarto avançado, já baralha as contas todas outra vez.
Parece-me porem que este poderá ser o plantel mais equilibrado e homogéneo dos últimos largos anos. Um plantel forte que nos deixa sonhar.
Aceitam-se opiniões.