Na sequência do mau momento da equipa principal do Sporting, a direção iniciou uma reestruturação no plantel com o objectivo de reduzir os gastos correntes, ou seja, ordenados. Existindo saídas, estas terão de ser compensadas de alguma. Até agora, a principal fonte de “reforços” tem sido a equipa B: Dier, Esgaio e João Mário já integram a tempo inteiro os trabalhos da equipa principal, criando na equipa secundária dos leões um vazio em certas posições em termos de opções (têm sido recorrentes adaptações ou mesmo chamado de juniores, algo que em nada beneficia os jogadores e a própria equipa). O atual plantel conta com:
GR: Vítor Golas e Luis Ribeiro
DD: Arias
DC: Ilori, Pedro Mendes e Tobias Figueiredo
DE: Mica
MD: Zezinho/ Júlio Alves
MC/MO: Kikas, Patinho, Chaby e Plange
EX:Chula, Bruma e Yang
AV: Betinho/Rubio/Etock/Sunil
Optei por não colocar juniores (não considero Tobias, Bruma e Chaby ainda juniores) pois acho que se deve evitar ao máximo utilizá-los, terão tempo de chegar a este nível competitivo. É fácil verificar que faltam opções em algumas posições, e mesmo tendo em conta a versatilidade de alguns elementos do plantel e a possibilidade de quando a quando poder jogar algum da equipa principal, defendo a contratação de quatro (na prática são três) jogadores (se possível portugueses):
GR: Vítor Golas e Luis Ribeiro
DD: Arias e REFORÇO 1
DC: Ilori, Pedro Mendes e Tobias Figueiredo e REFORÇO 2
DE: Mica e REFORÇO 2
MD: Zezinho/ Júlio Alves
MC/MO: Kikas, Patinho, Chaby, Plange e REFORÇO 3
EX: Chula, Bruma, Yang e REFORÇO 4
AV: Betinho/Rubio/Etock/Sunil
REFORÇO 1 (Defesa-direito) - Foi a posição em que tive mais dúvidas pois na principal deverá chegar um defesa-direito (fala-se no Sílvio). Como acho que o Arias tem mais potencial que o Cedric, colocava o colombiano a jogar regularmente na B e “baixava” o Pereirinha, que na equipa principal tem cada vez menos espaço (se a sua situação contratual não sofrer evolução – até pode sair em Janeiro – tentava o regresso do João Gonçalves que não tem sido opção em Guimarães).
REFORÇO 2 (Defesa-central/esquerdo) – Com Pedro Mendes a treinar regularmente na equipa principal e sendo Mica a única opção para defesa-esquerdo (para os planteis profissionais só “existem” Mica e Insua…), contrataria um defesa-central que também desempenhasse a posição de lateral esquerdo, um jogador parecido com o Rojo portanto. Quando a nomes, não arrisco nenhum por desconhecimento do mercado.
REFORÇO 3 (Médio-Centro) – Com a promoção de João Mário, a lesão de Chaby e a falta de conhecimento do que pode valer Patinho, seria útil contratar um atleta com experiência de 2ª Liga que entrasse sem problema na equipa. Um jogador que tem estado em bom nível é o Regula (emprestado pelo Olhanense à Naval), com 19 jogos e 5 golos esta temporada.
REFORÇO 4 (Extremo) – Nos últimos jogos Dominguez tem escolhido Rubio para o lado direito no ataque, mas não é ali que podem ser exploradas da melhor forma as suas capacidades. Sobram Chula (que tem jogado mais a lateral), Bruma e Ruan Yang, pelo que mais uma opção não seria de descorar. Ludovic é um nome a ter em conta, após um aparecimento a todo o gás foi perdendo o lugar e tem sido pouco utilizado no Feirense. É internacional sub21 e tem 22 anos.