[Equipa B] Reestruturação de Janeiro

Na sequência do mau momento da equipa principal do Sporting, a direção iniciou uma reestruturação no plantel com o objectivo de reduzir os gastos correntes, ou seja, ordenados. Existindo saídas, estas terão de ser compensadas de alguma. Até agora, a principal fonte de “reforços” tem sido a equipa B: Dier, Esgaio e João Mário já integram a tempo inteiro os trabalhos da equipa principal, criando na equipa secundária dos leões um vazio em certas posições em termos de opções (têm sido recorrentes adaptações ou mesmo chamado de juniores, algo que em nada beneficia os jogadores e a própria equipa). O atual plantel conta com:

GR: Vítor Golas e Luis Ribeiro

DD: Arias

DC: Ilori, Pedro Mendes e Tobias Figueiredo

DE: Mica

MD: Zezinho/ Júlio Alves

MC/MO: Kikas, Patinho, Chaby e Plange

EX:Chula, Bruma e Yang

AV: Betinho/Rubio/Etock/Sunil

Optei por não colocar juniores (não considero Tobias, Bruma e Chaby ainda juniores) pois acho que se deve evitar ao máximo utilizá-los, terão tempo de chegar a este nível competitivo. É fácil verificar que faltam opções em algumas posições, e mesmo tendo em conta a versatilidade de alguns elementos do plantel e a possibilidade de quando a quando poder jogar algum da equipa principal, defendo a contratação de quatro (na prática são três) jogadores (se possível portugueses):

GR: Vítor Golas e Luis Ribeiro

DD: Arias e REFORÇO 1

DC: Ilori, Pedro Mendes e Tobias Figueiredo e REFORÇO 2

DE: Mica e REFORÇO 2

MD: Zezinho/ Júlio Alves

MC/MO: Kikas, Patinho, Chaby, Plange e REFORÇO 3

EX: Chula, Bruma, Yang e REFORÇO 4

AV: Betinho/Rubio/Etock/Sunil

REFORÇO 1 (Defesa-direito) - Foi a posição em que tive mais dúvidas pois na principal deverá chegar um defesa-direito (fala-se no Sílvio). Como acho que o Arias tem mais potencial que o Cedric, colocava o colombiano a jogar regularmente na B e “baixava” o Pereirinha, que na equipa principal tem cada vez menos espaço (se a sua situação contratual não sofrer evolução – até pode sair em Janeiro – tentava o regresso do João Gonçalves que não tem sido opção em Guimarães).

REFORÇO 2 (Defesa-central/esquerdo) – Com Pedro Mendes a treinar regularmente na equipa principal e sendo Mica a única opção para defesa-esquerdo (para os planteis profissionais só “existem” Mica e Insua…), contrataria um defesa-central que também desempenhasse a posição de lateral esquerdo, um jogador parecido com o Rojo portanto. Quando a nomes, não arrisco nenhum por desconhecimento do mercado.

REFORÇO 3 (Médio-Centro) – Com a promoção de João Mário, a lesão de Chaby e a falta de conhecimento do que pode valer Patinho, seria útil contratar um atleta com experiência de 2ª Liga que entrasse sem problema na equipa. Um jogador que tem estado em bom nível é o Regula (emprestado pelo Olhanense à Naval), com 19 jogos e 5 golos esta temporada.

REFORÇO 4 (Extremo) – Nos últimos jogos Dominguez tem escolhido Rubio para o lado direito no ataque, mas não é ali que podem ser exploradas da melhor forma as suas capacidades. Sobram Chula (que tem jogado mais a lateral), Bruma e Ruan Yang, pelo que mais uma opção não seria de descorar. Ludovic é um nome a ter em conta, após um aparecimento a todo o gás foi perdendo o lugar e tem sido pouco utilizado no Feirense. É internacional sub21 e tem 22 anos.

Acho que essa teoria de reforços, nas condições actuais, vai contra a filosofia do que deve ser a equipa B.
Numa altura em que a manutenção está praticamente garantida, o que se pede é que aproveitem a matéria prima da linha de produção, ou a adaptação de jogadores do plantel a novas posições em que eventualmente haja falta, ou ainda a rodagem de jogadores da A que não estejam a jogar.
Reforços, só mesmo uma oportunidade de mercado de trazer algum jovem com potencial.

Ludovic, Regula, Brígido agradavam os 3.

Há uma coisa que tem de se ter em conta: a equipa B continuará a ser a “despensa” da principal, imagina que é necessário um extremo para um jogo e vai o Bruma, só ficam dois… e com lesões, adaptações é complicado. Mas compreendo o teu ponto de vista, aliás, tive o cuidado de sugerir jovens portugueses com progressão.

Esqueci-me de referir no início do tópico, o próprio Dominguez assumiu que conversou com o Jesualdo Ferreira sobre os ajustamentos a realizar na equipa B.

Defesa direito - pereirinha ou boula, é à escolha…

Defesa central/esquerdo - xandao, boula, pranjic, podem ir os três…

Médio centro - Elias, o gelson não porque felizmente já foi…

Extremo - carrillo, jeffren…

Aposto que duas semanas depois reaprendiam a jogar à bola

Sugeri para lateral esquerdo o Mário Rui, promeça portuguesa que anda por Itália:

http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=43617&epoca_id=139

E para extremo o André Carvalhas:

http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=56138&epoca_id=0&search=1&search_string=andr%E9+carvalhas&menu=esc

Já nao estao ligados aos lampioes?

O Carvalhas nem oferecido. Nunca foi o quiseram fazer dele e dificilmente se vai impor.
O Mario Rui é das nossas escolas, teve problemas em Alcochete e foi dispensado. É bom jogador e era uma boa opçao mas tinha que ter mudado bastante de comportamento.

SL

Concordo.
Conforme a convocaçao para os A’s ir buscando o que temos em casa nomeadamente nos Juniores.
Por outro lado dar mais oportunidades a jogadores que quase nao jogaram.
Sunil,Patinho,Etock,Plange,Ruang.

SL

até considero este topico interessante.

Mas não vejo nenhuma razao para o plantel não ser reforçado essencialmente por Juniores.

Tanto o plantel da Equipa B como o Plantel dos Juniroes são Riquissimos em jogadores com tecnica, cultura tactica, força e etc.

Não acho de forma nenhuma prejudicial para um Junior fazer um jogo com a equipa B, até pelo Contrario, considero bastante benefico habituarem-se a Jogarem com seniores.

Sou um apaixonado pela Formação do nosso clube, mas como sou do Porto apenas acompanho os jogos da Equipa B, e a informação da comunicação social e de 2 ou 3 foruns.

Pelo que conheço jogadores como o IE, Fabrice, LUKA e IURI estão mais do que preparados para fazer alguns jogos na Equipa B.
No caso de com o mercado de Janeiro o João Mario e o Zezinho começarem a ganhar espaço no plantel Seniores penso que poderia ser benefico a entrada de um medio, embora os 3 jogadores que referi anteriormente sejam boas opções, precisamos de uma referencia no meio campo, e o Patinho e Julio Alves penso serem 2 jogadores dispensaveis.

2 contratações que não acrescentam nada ao plantel. O proprio Kikas penso não ser um jogador com grande futuro, no caso de aparecer um bom negocio para esta posição penso ser de aproveitar.

A outra posição que gostaria de ver reforçada era a posição de defesa esquerdo, embora penso ter sido adquirido um defesa esquerdo para os juniores que não conheço o valor.

As restantes posições penso não ser necessario mais reforços.

Os juniores apenas têm jogos a doer na fase final do Campeonato, e na NexLions, até lá podem ir treinando\jogando com jogadores mais velhos

a passagem de jogadores da A para a equipa B já foi tentada, com resultados no mínimo desastrosos (André Martins).

é uma realidade que o plantel é «curto» para duas equipas (A e B). em todo o caso, não creio que tanto o João Mário, como o Zezinho como o Esgaio fiquem a 100% na primera equipa, logo penso que só a defesa precise de ser reforçada (então a lateral esquerda é gritante, só Insua e Mica não chegam. o Dier ainda pode dar uma «mãozinha» nos Bs, mas como parece estar já integrado nos As não conta, e o Pranjic então…).

não tenho conhecimento de nomes (pelo menos não me vem nenhum à cabeça agora), mas seria agradável se o Sporting conseguisse encontrar ex-juniores já com alguma «estaleca» para reforçar a equipa. funcionaria como 2ª chance para jogadores que tivessem mostrado potencial, mas em que algo tenha falhado na transição para sénior. seria uma solução barata, de jogadores já identificados com o clube, e que poderiam ter a motivação extra da tal 2ª chance de vingar no futebol. às vezes o talento está lá, só falta um empurrão para que o possam mostrar na classe rainha.

Agora que me lembrei, para extremo o… Renato Santos. Foi dos jogadores que mais me entusiasmou naquele época em que fomos campeões em Alvalade frente ao Porto. Falou-se de razões extra-futebol para não ter ficado ligado ao Sporting. Atualmente está no Aves emprestado pelo Rio Ave.

contratar um extremo, que não terá grande futuro no Sporting, para tapar a evolução de jogadores como IURI e CARLOS MANE, isso não faz sentido.

A equipa B é para ajudar a formar não para ser campeã da segunda liga (seria Bom ser campeao, mas não é o mais importante)

Vivaldo Arrais? Diogo Viana?