O porque de eu ser a favor da equipa “B” ou de “Reservas” :
Penso que deveriamos apostar de novo em termos uma equipa “B”, uma equipa onde os jovens saidos dos juniores e que nao pudessem entrar logo no plantel do Sporting tivessem a opurtunidade de continuar a jogar e a desenvolver, e onde pudessemos por exemplo ter jovens extra comunitarios a jogarem pois nos juniores penso que existe um limite e assim aumentariamos a possibilidade de boas contrataçoes e poderiamos trabalha-las da melhor forma.
Sim, a equipa B traria mais gastos, teria um custo com jogadores, treinadores, preparadores fisicos etc etc etc, mas sera assim um custo tao elevado? O Maritimo continua a ter a equipa B e nao me parece ser um clube com umas finanças de outro mundo.
E ja que referi o maritimo, da epoca passada para esta da equipa B para a equipa senior subiram 3 jogadores, foram eles, Victor Junior (avançado), Ytalo(avançado) e Baba tambem ele avançado.
Baba e o quarto melhor marcador da liga portuguesa com 10 golos em 19 jogos, Victor Junior tem 2 golos em 12 jogos e Ytalo apenas tem apenas 2 jogos e 1 golo marcado …
Isto so dando referencias apenas a esta epoca e falando apenas do registo das ligas portuguesas, nao me queria alongar muito com exemplos de outras ligas pois os campeonatos sao diferentes e as mentalidades dos clubes tambem, e na maioria dos casos existe mesmo ligas de reservas!
Penso que seria muito positivo termos uma equipa em que os jogadores antes de subirem ao primeiro escalao, se fossem habituando ao esquema tactico da equipa, em que pudessem adquirir algumas rotinas, para que depois quando fossem enquadradas na equipa principal nao notassem tantas diferenças.
Por exemplo, um jovem que tenha um lesao ao sair dos juniores e que tenha que parar uma epoca, poderiamos recupera-lo no nosso clube e teria a hipotese de voltar a competir durante algum tempo ate vermos se era possivel coloca-lo na equipa principal ou nao.
Nos somos um clube formador, que temos apostado claramente na nossa cantera, a provar isso sao os 9 jogadores formados no nosso clube que fazem parte do plantel principal.
E é uma pergunta que me coloco varias vezes, nao valeria apena ter uma equipa “B” a sério, uma equipa B que realmente fosse um complemento a formaçao, nao apenas um sitio para os jovens jogarem? Nao valeria a pena termos uma equipa nossa para desenvolvermos aqueles aspectos que ficaram para tras nos escaloes de formaçao? Nao seria importante para aproveitar os extra comunitarios que nao podem jogar por exemplo nos juniores por ja exisiterem la outros? Seria de descartar a hipotese de por exemplo um jogador que vem de uma lesao grave da equipa principal poder competir para ganhar os indices fisicos desejaveis numa equipa “B”?
Volto a dizer que sei perfeitamente que uma equipa “B”, traria mais despesas ao clube mas sera que ao aproveitarmos os jogadores da formaçao ja de uma forma mais desenvolvida na equipa principal nao ganhariamos tambem com isso?
E apenas a minha opniao …