Equipa B - 2022/2023

Temos de ser seletivos, o problema é que de facto vamos sendo, só que os melhores vão subindo à equipa A e só ficam os piores.

Relativamente aos sub-23 compreendo a frustração mas basta olhar para o Porto para perceber que este o modelo certo é o dos sub-23. O salto dos sub-19 para a B é enorme, ainda mais para a Liga 2 que muitos querem jogar. É necessário o escalão, só tem de começar a ser melhor tratado (ajudava ter um bom treinador).

Têm é que ir para a segunda ponto final.

O benfica B tem a mesma média de idades do Sporting B e está lá.

E é precisamente por ser um maior desafio competitivo que têm que lá estar.

3 Curtiram

Não é propriamente verdade mas pronto.

1 Curtiu

N têm n. Eles jogam com a maioria dos jogadores de 2002, 2003 e uns poucos de 2004. 2005 zero. O melhor de 2005 deles é o Veloso e joga nos sub 23.

Nós chegámos a jogar este ano no mesmo 11 várias vezes com 3 de 2005 na Liga 3, se isso é a mesma média de idades vou ali e já venho.

E basta ver os jogos para perceberes evolução em jogadores. 2003 tens o Renato Veiga, 2004 se n consegues ver nada de evolução no Callai, Mateus Fernandes ou até no Samuel Justo enfim. 2005 tiveste o Essugo, tens o Rodrigo e o Afonso.

N é verdade q Juniores a jogarem na Liga 3 n evoluem, a realidade desmente isso. Fora q a equipa tem mais vitórias, mais golos marcados e menos golos sofridos q a temporada passada com uma média de idades mais baixa.

Mas a média de idades do Benfica é superior pq eles jogam num nível competitivo mais alto, há aqui pessoal q parece q só vê os resultados e nem se dá ao trabalho de ver as idades dos jogadores q andam a competir nas outras equipas.

Agora acham q é chegar ali e são mais fortes q um Leiria ou q um Alverca só pq sim, e q os jogos são super fáceis contra jogadores q já passaram pela Primeira ou Segunda Liga.

Só há uma coisa q faria diferente na próxima temporada se n conseguirmos subir, e digo já q acho q n vamos subir pq vejo equipas mais fortes na nossa série.

Na próxima temporada mantinha pelo menos o núcleo mais forte de jogadores de 2003 para assumir a candidatura à Liga 2, falo do Veiga, Abreu e Gilberto, vai ser uma mais valia a experiência acumulada desses jogadores nesta divisão.

Agora n me venham sempre com a conversa fiada de q jogadores entre os 17 e 19 anos evoluem mais a jogar nos Juniores do q na Liga 3, este tema está a tornar-se anedótico, há pessoal q parece q é sempre contra pq sim, e está tudo mal pq se um gajo diz q n está tudo mal é falta de exigência.

O q vai medir o sucesso é a carreira profissional dos jogadores, qtos chegam ao plantel principal, qtos fazem carreira na Primeira Liga e qtos vão chegar ao Top Mundial, e atiro já aqui q n vai ser pior do q no Porto e Benfica.

A sério q há pessoal q prefere o modelo do Porto B com Zucas de 24 ou 25 anos no 11 só para dizerem q estão num patamar competitivo mais alto?

Mil vezes o q está a ser feito aqui, quero ver depois da fornada de 99 e 2000 deles se n arrepiarem caminho e continuarem a fazer o q estão a fazer qtos vão chegar lá acima.

O caso do Benfica já é diferente, mas volto a repetir, jogam com médias superiores à nossa, só nos sub 23 é q está nivelado, sub 19, 17, 15 somos de longe quem mete jogadores mais novos no 11, embora n fosse mau nas Fases Finais baixar alguns jogadores pq senão é mais dificil vencer em alguns escalões.

@Coolhandluke @jmbb e @pedroperdigao leiam o resto, escrevi muita coisa, sei q há pessoal q n concorda comigo e também sou critico do modelo q estamos a adotar nos sub 23 e acho q por vezes há excesso de subidas de escalão, agora n querer ver evoluções a nível individual de jogadores só pq n se concorda com a forma como as coisas estão a ser feitas n é para mim.

Vou evitar falar mais sobre este tema pq cada derrota é sempre um “I told you so”.

9 Curtiram

Claro que não, jogadores como o Afonso, Essugo, RR e outros estão no lugar certo. Têm que ir ganhando experiência, a LIga 3 é muito mais competitiva que o Campeonato de Juniores ou a Liga Revelação e isso é óbvio.

Concordo em absoluto. Gostava que subíssemos à 2ª Liga, mas também não podemos subestimar a Liga 3. Muitas das equipas da Liga 3 são melhores que algumas da 2ª Liga.

Relativamente a isto, por exemplo, é verdade que pomos jogadores mais novos nos Juniores, mas por vezes há alguma gestão que não faz sentido. O calendário dos sub-23 é meio estranho, com jogos a meio da semana, e muitas vezes os jogadores até ficam muito tempo sem jogar. Temos Juniores de 1º ano como o Alexandre Brito ou o Pedro Silva que podiam perfeitamente estar a jogar nesta fase de Juniores e também nos sub-23, o espaçamento dos jogos permite isso muitas vezes. Mas às vezes não vão aos Juniores para começarem no banco dos sub-23…

Para não falar que, com os recursos que temos, temos mais que obrigação de fazer MUITO melhor nos sub-23. Não digo que sejamos campeões, mas ao menos não andar a perder quase todos os jogos.

2 Curtiram

N percebo como é q isto ainda é sequer discutido aqui.

Eu também quero subir à segunda liga, mas o q tu vês este ano é evolução em relação a uma temporada medíocre em q até jogavas com jogadores mais velhos. Neste momento és outsider para lutar pelo Top 4.

Se n subirmos aí sim, acho q devíamos segurar na próxima temporada os jogadores de 2003 com mais jogos nesta divisão para enquadrar os outros, também é preciso ver quem é q vai ser promovido ao plantel principal primeiro.

O pessoal tem de perceber q dizer q se vê evolução na Liga 3 n é dizer q o pessoal quer q a equipa B n suba de divisão. Agora n me peçam para ter inveja do Porto B, aquilo é anedótico e só serve para dar comissões.

O Benfica é diferente mas volto a repetir, Juniores de Primeiro ano no 11?0. E mesmo de 2004 no 11 são 2 ou 3, é certo q o patamar também é diferente.

Acrescenta aí q a evolução dos jogadores nos sub 19 com o Pedro Coelho para mim é muito suspeita, já é a quarta temporada consecutiva dele em q vejo jogadores q nos Juvenis rendiam muito e com ele jogam bem menos.

Aí de acordo, se n sabem fazer melhor mais vale meter os ovos todos na B. Aí até sou capaz de estar acordo com os mais pessimistas neste tópico, mas só nos sub 23.

Devia ser um escalão de transição para Juniores de segundo ano mas sei lá pq motivo desde q regressou a B n sabemos gerir B e Sub 23 em simultâneo, o Benfica e Braga aí fazem bem melhor.

2 Curtiram

Por causa disto

E disto, acho que seria de repensar as equipas técnicas destes escalões.

2 Curtiram

Nos sub 23 e sub 19, mas a informação q tenho é q o Pedro Coelho é muito apreciado lá dentro, já as equipas técnicas dos sub 23 cada uma é pior do q a outra.

A única coisa positiva q tiro dali é o João Muniz até ter dado uma resposta positiva na Youth League e no jogo contra o Amora e o Arvelo mesmo naquele contexto sobressai.

O Espanhol se continuar assim na próxima temporada tem de saltar para a B. Já o Brito é o contrário, quem o viu na Fase Final dos Juvenis e vê aquilo agora…

Depois a lesão do Barroso também foi outro problema, era aquele tipo de lateral q tinha tudo, mas já perdeu aqui meses preciosos de evolução, vamos ver…

Parece que queremos dar passos maiores que a perna. Espero que o Brito e o Pedro Silva desçam já para a Fase Final. Até descia o Arvelo se isso signficasse que podia ter mais minutos.

1 Curtiu

Fase Final dos Juniores se queremos lutar de igual para igual com Benfica e Porto pelo menos tens de baixar Marco Cruz, Martim Marques e Pedro Silva, e isto para ficares com um 11 competitivo, e provavelmente n é suficiente…

@Lion1979 @PedroP

Lembro-me do Pedro Coelho nos Iniciados e além dos resultados a equipa até tinha um futebol bem decente, penso que no caso dele foi mais uma situação de passo maior que a perna do que pura falta de qualidade.

Quanto ao resto concordo com o que foi dito. Os u23 quando apareceram com o Leonel Pontes até estavam com um projecto bem interessante, depois estragaram tudo com o vai vem de treinadores na equipa A…

O Alexandre Santos ainda foi o melhorzinho que lá passou mas de resto a gestão técnica e mesmo a rotação de plantéis nesse escalão tem sido uma autêntica casa de horrores.

1 Curtiu

Um amigo meu que foi atleta dele em Iniciados diz que o sistema é começarem em escalões baixos e irem sempre subindo, mesmo por vezes não estando preparados. Relativamente aos sub-23, é normal que o projeto tenha ficado pior com o aparecimento da B, passou para 2º plano. Chegar ao ponto de quase não ganharmos é que é ridículo

2 Curtiram

Com 4 temporadas de amostra, e ignorando as contigências de n ter os melhores jogadores disponíveis por causa dos sub 23 e B, é inegável q os jogadores com ele regra geral rendem menos.

É veres o q jogava o Mendonça, Guilherme Santos e Nel nos Juvenis e jogam agora, se bem q o Mendonça no último mês está a voltar ao seu nível. E no caso do Gui a sua morfologia neste escalão também se está a fazer sentir.

Mas é mesmo de qualidade de jogo q falo, embora ter perdido um PL com as caracteristicas do Vivaldo aqui n ajuda. Espero q baixem jogadores melhores na Fase Final, mas n tenho confiança q se vá jogar grande futebol.

De acordo. Embora é preciso ter em conta q o Alexandre Santos tinha os melhores jogadores disponíveis e com média de idades superior,n havia equipa B, é uma grande diferença.

Mas claro q era melhor treinador do q aqueles q vieram a seguir. Só digo q qdo o pessoal analisa resultados é preciso perceber com q jogadores se anda a jogar e quais estão disponíveis.

Ainda assim é fácil de identificar q para potenciarmos melhor tudo o q temos pelo menos nos sub 23 devia haver mudanças, isto se for para manter o escalão e isso n criar problemas com a Federação, manter a equipa foi quase uma obrigação pelo regresso da B…

1 Curtiu

O Sporting tem uma média de idades na B aproximadamente 1 ano mais nova que a do slb.

O slb está num nível de formação mais maturado, têm uma linha de produção a trabalhar da mesma forma há anos. Estamos a chegar lá e se é para nos mantermos não pode ser a contratar 5 brasileiros de 21 anos por ano como o Porto faz.

Aproximadamente n, é até superior a 1 ano, mas é verdade q eles todos os anos conseguem ter a coisa bem afinada em todos os escalões.

Isso e a nível de treinadores n vês aquela diferença grande entre os diferentes escalões q vais vendo por aqui mas isso dava outra conversa.

Aproximadamente dá para cima e para baixo.

E sim, é exatamente isso. Eles têm a coisa estabilizada, nós ainda estamos a apanhar o ritmo.

1 Curtiu

Olhando pela rama, parece-me que não temos densidade/qualidade para sermos competitivos em todos os escalões.

Não temos gente de qualidade em quantidade para ter tantas equipas e ser competitivo em todas elas.

1 Curtiu

Sim pq mesmo q a qualidade das equipas técnicas nos diferentes escalões fosse homogénea podias ter bastante melhor desempenho nos sub 23 e um pouco melhor na B, mas seria dificil manteres a mesma qualidade nos sub 19 na Fase Final por exemplo, para lutar pelo título a sério precisas sempre de baixar alguns jogadores dos sub 23 e depois o mesmo acontece dos sub 19 para os sub 17 e por aí fora.

É preciso refletir bem no final da temporada sobre o q se pretende dos sub 23, aquilo para mim é um bom escalão para os Juniores antes de darem o salto para a B, mas da forma como está a ser gerido é mau demais, n sei se dá para terminar aquilo pq para regressar a B houve um acordo com a Federação de q se mantinha os sub 23, vamos ver o q acontece.

Média idades plantel B
Sporting: 19,53 https://www.zerozero.pt/equipa.php?id=3660
Rabolhos: 19,89 https://www.zerozero.pt/equipa.php?id=3563

2 Curtiram

É sim