Estás a brincar com isto?
Se fosses um clube sem perspectivas e em risco de te tornares inviável com um CP brutalmente negativo resultante de dívidas insustentáveis, sem perspetivas de receitas compatíveis com as despesas, existiria um risco muito maior de inviabilidade da SAD a meio dos 3 anos e aí sim, poderias ficar a arder com o dinheiro.
Por exemplo, eu na SAD no FCP não investi.
Existe algum risco.
Não se esqueçam que em termos de retorno, têm de descontar tb o valor que pagam da carteira de acções/obrigações do vosso banco. Não é nenhuma fortuna mas é menos uns valores.
Não estou a brincar… Se investi no pós 2018 e antes sem receio nunca teria problemas em investir em qualquer situação nos 3 grandes. O futebol é um negócio contínuo, cheio de receitas, por isso não acredito em insolvências nesses… Já pensaria melhor numa empresa qualquer.
Só com risco. E eu as obrigações dos clubes não considero arriscadas. Como diz o outro, há coisas que dão mais, mas depende do perfil de quem investe. E eu não sou muito de risco.
Sim, eu também acho que o risco é baixo nos clubes.
Mas não é zero.
Não podes simplesmente fechar os olhos, por uma parte do teu património nisto e dizer “os clubes nunca irão abaixo…”.
Já tivémos vários clubes a falir, e alguns nunca diria que seria possível antes de acontecer.
O exemplo maior é talvez o Rangers.
Imaginem um dos 2 maiores clubes da Escócia, ainda por cima com fortes questões religiosas e culturais, cair.
Para mim, a lição disso foi que, se esses cairam, qualquer um pode cair, não podes dar nada por garantido.
As SADs do SLB e do SCP, olhando para as contas e para as perspetivas, parecem-se muito seguras para os próximos anos. A do FCP, calma…
Clubes pequenos. Acho que em Sporting, benfica ou porto é quase impossível. Já passamos e eles tb por fases muito dificeis, mas nunca em extremos. Mesmo o empréstimo obrigacionista do sporting que foi adiado em 2018 foi mais pela confusão que se gerou que por imcumprimento, pois um clube grande negociando consegue sempre lá ir. Vê por exemplo que diz-se que BdC não cumpriu o pagamento daquele empréstimo obrigacionista, mas ao mesmo tempo estava a negociar e quase a finalizar com os bancos as condições que nós adquirimos as VMOC’s. Por isso eu digo que acredito que os EO dos grandes vão sempre andar, porque pagam uns com novos, agora não podem é estar a aumentar o número deles. Nós temos 1, os outros têm dois ou três. Mais do que isso pode ser dificil de controlar.
Como eu disse em cima, desde que não aumentem o nº de EO, o porto tb consegue controlar. Fazem um novo quando o outro estiver a acabar, não podem nem aumentar muito os valores do EO em relação ao anterior e adicionar muitos mais, pois aí é que começa o descalabro. O porto tem 2, que acabam em abril 2025 e dezembro 2026. O benfica tem 3, julho 2024, junho 2025 e maio 2026.
O Rangers é um mega-clube em termos desportivos, sociais, culturais e até religiosos.
Se antes do que aconteceu me perguntassem quem podia falir entre os 3 grandes e o Rangers, nunca diria que eram os escoceses. E aconteceu…
Nunca poria KE meus numa SAD em grandes problemas…
Agora…
Importa definir o que é uma SAD em grandes problemas.
Sendo simplista diria:
CP perto de 200ME negativos.
Serviço da dívida acima de determinada % das receitas.
Receitas UEFA e de vendas para o breakeven anual acima dos 130ME e poucos jogadores valorizados para fazer face a isto todos os anos.
…
O FCP já não estava longe disto.
E continuando este percurso, não consigo dizer que dentro de 3 anos estará tudo bem.
Se me pedires a mnha opinião:
Acho que vão cumprir.
Mas aqui o risco já é demasiafdo elevado para por dinheiro where my mouth is.
Agora, no SCP e no SLB, dá para confiar praticamente às cegas.
Mas atenção:
Imagina que o avião caia com os jogadores como aconteceu com o Torino ou com o Man UTD.
Atualmente, penso que isso significaria falência imediata…
… A não ser que os clubes tenham algum seguro para isto.
Que nenhum diabinho leia sequer o que estou aqui a escrever que é uma coisa do demónio esta ideia.
Isto para dizer que se analisarmos as contas das SAD podemos tomar decisões bastante informadas e reduzir o risco do investimento a quase zero. Mas um depósito a prazo garantido pelo FGD isto nunca será…
Já troquei troquei as 21-24 por novas de 24-27 (não foi possivel fazer online) e subscrevi mais algum (aqui já deu para fazer online).
Vamos ver se existirá aumento do valor do EO ou rateio…
Tens que fazer as contas às comissões que pagarias no teu banco e depois podes comparar com, por exemplo, CAs, que são um ativo muito mais seguro. Eu pessoalmente não vou comprar estas do Sporting porque já tenho outras obrigações mais antigas a pagar o mesmo.
Mas ficaria surpreendido se não fosse ultrapassado o limite que o clube prevê.
o máximo que um investidor poderá ambicionar é uma rendibilidade média anual em redor dos 4% e somente para investimentos acima dos 20 mil euros – ou então para montantes mais baixos não considerando o efeito da comissão de custódia de títulos por já ser titular de uma carteira de investimentos.
Exatamente. No ActivoBank, por exemplo, acho que pagas 5€ trimestrais + IVA, o que dá 24,6€ por ano. Portanto, quando menor for o teu investimento, menor vai ser o retorno em termos %