Entrevista de Moniz Pereira ao jornal Sporting

‘Entrei para trabalhar para o Sporting, em 1945, ou seja, há 62 anos e considero que cada vez mais existe uma falta de cultura desportiva muito grande em Portugal, país onde apenas se fala de futebol’
Com o devido respeito, talvez fosse melhor olhar primeiro para dentro da própria casa, onde assistiu, sem tugir à [u]destruição de uma boa pista de atletismo[/u], que até tinha o seu nome, em troca de promessas vãs e do nada.
‘Não há nada mais triste para um jogador ou outro elemento que integre uma equipa, do que ver que a sua modalidade não é apoiada pelos sócios. Vi muitos jogos de andebol, ténis de mesa e de outras modalidades e nem 30 pessoas estavam nos pavilhões.’
Apesar das funções directivas que exerce, também é triste não ter metade da estatura de um [b][u]Prof. Reis Pinto [/u] [/b] que quando se apercebeu do logro que era o ‘Projecto Roquette’ no que às modalidades dizia respeito, lutou amarguradamente para encontrar solução, mas infelizmente foi traído pela morte sem ter alcançado tal desiderato
‘Quando, em 2000, tive a possibilidade de ver as maquetas dos seis estádios candidatos a serem o actual José Alvalade, fiquei muito triste por ver que nenhum deles tinha prevista a construção de uma pista de atletismo e mais admirado fiquei por ver o Sporting prescindir de uma modalidade em que era, nessa altura, o Campeão Europeu de Clubes.’
Foi pena que [u]só se tivesse sentido [i]triste e admirado[/i][/u], pois era e continua a ser, vice-presidente do SCP. [b]Podia, sei lá, puxado dos seus galões, dado um ‘murro na mesa’, procurado apoios, buscado alternativas, lutado pela sua (nossa) dama, …[/b] Mas não, [u]ficou só [i]triste e admirado[/i][/u], mas até isso já lhe deve ter passado, pois continua no seu remunerado posto de vice-presidente.

Remunerado posto onde assistiu à liquidação da prática do Atletismo no nosso clube para os escalões de infantis, iniciados, juvenis e juniores.

Enfim, bem prega Frei Tomás
:inde:

E como se não bastasse, foi um dos 100 “notáveis” que assinou o manifesto a apelar à candidatura de Soares Franco. Como é possível que estas pessoas se tenham rebaixado a fazer uma figura destas? PATÉTICO! Lamento, mas o prof. desceu muito na minha consideração.

Se em vez de triste e admirado tivesse ficado sim,revoltado,talvez…se juntassem mais alguns a essa revolta,e talvez…tivesse havido uma revoluçao…,que poderia ter resultado numa pista de atletismo!
tristes e admirados ficamos nós ao saber que o Professor Moniz Pereira,apenas ficou triste a admirado!
:boohoo:

Enfim triste estou com as criticas profundamente injustas e completamente desproporcionadas a alguém que personifica o que é ser LEÃO. As modalidades neste fórum a excepção de três ou quatro pessoas (um grande destaque para o Moura) ninguém liga patavina as modalidade mas depois criticam tudo o que mexe.

Um aplauso: clap: :clap: :clap:, para o maior LEÃO que conheci na minha vida. Aquele que elevou o nome do Sporting e o nome de Portugal ao mais alto mastro olímpico, pela primeira vez na nossa historia. E praticou e treinou os alguns dos maiores vultos da nossa grande historia as vezes em condições muito difíceis.
Medalhas de Ouro, prata e Bronze olimpicas. Mais de um dezena de campeonatos Europeus de Corta-Mato, que no transformaram no terceiro clube com mais titulos Europeus. O unico record do mundo de Atletismo que alguma vez tivemos. Campeonato da Europa de Atletismo por equipas. Medalhas de Ouro, prata e bronze em campeonatos do Mundo. Record olimpico da Maratona, ect, ect, ect … Largas dezenas de campeonatos nacionais de Atletismo.
Tudo isto teve a mão decisiva do Prof. Moniz Pereira um grande OBRIGADO.

Se no atletismo hoje continuamos a ser a maior potência portuguesa e a segunda maior da Europa a ele o devemos. HOJE. Se continuamos a ter varias modalidades a ele o devemos. É lógico que o prof. Infelizmente(ou felizmente visto estar vivo) tem hoje mais de 80 anos e não poderá infelizmente fazer muito mais.

Se os que o criticam fizessem um milésimo do que ele fez seriamos um clube muito mas muito melhor. Vá e agora pode-me chamar carneirinho à vontade visto que outros argumentos vão faltar.

[b]

O MEU MAIOR APLAUSO AO MAIOR SPORTINGUISTA QUE CONHECI :clap: :clap: :clap:[/b]

Ainda hoje há pessoas invectivadas neste clube por terem apoiado e votado em Jorge Gonçalves. É como se tivessem a “peste”. Mas quando a situação actual do Sporting for notória para todos, quero ver se os “notáveis” que apoiaram os coveiros do séc. XXI vão ser tratados da mesma maneira. Não critiquei o Moniz Pereira pelo que fez em prol do atletismo no Sporting, como é óbvio. Critiquei-o por se ter deixado manipular.

O meu ‘enfoque’ no Moniz Pereira (como diria o Carlos Freitas), não tem a ver com a sua actividade de treinador de atletismo, mas sim com a de ‘dirigente’, após se ‘reformar’.

Aí, em vez de ‘governar’ com ousadia e firmeza, afrontando quando tivesse que ser, foi-se 'governando’ estes anos todos.

O facto de só ter ficado triste e admirado quando viu a liquidação da nossa pista de atletismo diz tudo.

Lamento que não haja mais foristas intervenientes que tenham passado por esta actividade (Atletismo), para partilharem o seu ponto de vista.

Talvez não fossem tão brandos, nas suas opiniões, como a minha é.

Estou brando, pelo cansaço, mas não esqueço , e não falo de ouvido !

Falo do que sei e vivi.

Ainda ha coisa de 4 dias, diziam q os Pereiras eram a melhor coisa que o Sporting teve…

Já me tinha manifestado sobre isso, acho q não haver pavilhao, nem pista de atletismo foi uma facada para o Sporting.

O Sr. Moniz Pereira merece todo o nosso respeito, porquanto é o principal responsável por sermos o 2º clube europeu e quiça mundial com mais títulos conquistados no conjunto de todas as modalidades e o 3º clube com mais títulos europeus conquistados. Ele quando diz que em portugal há falta de cultura desportiva, di-lo porque os meios de comunicação social neste país, dão pouco destaque às modalidades modalidades, mas o que é certo, é que têm sido estas as responsáveis pelos principais feitos e conquistas do nosso país.
No Sporting também se passa um pouco isso. Certamente, ele tem sido um dos poucos a remar contra a maré, isto é, é um dos poucos dirigentes do nosso clube, que defende com unhas e dentes o nosso ecletismo. Assim sendo, é muito difícil fazer melhor.
Temos de uma vez por todas, de perceber que os grandes sucessos do nosso clube, têm sido preconizados pelas nossas modalidades amadoras. O nosso futebol nos últimos 25 anos, pouco ou nada tem conseguido de pouco significativo.
Em suma, as modalidades amadoras são a alma do nosso clube! O Sr.Moniz Pereira terá sempre um lugar especial nos nossos corações!

O Moniz Pereira foi, é e será para sempre um simbolo do Sporting, muito mais que Figo, Cristiano Ronaldo e outros craques de futebol que passaram pelo Sporting. Nunca estive em nenhuma reunião de direcção, mas tenho a certeza de que ele defendeu sempre as modalidades. Pista de atletismo no estádio, nunca foi uma hipótese posta em nenhum projecto e basta ver que nenhum clube dos grandes a tem. Tal como desapareceram há uns tempos atrás as pistas de ciclismo, as pistas de atletismo são dispendiosas, ocupam imenso espaço e são de manutenção cara. Na altura o que foi “combinado”, foi que ao Sporting e outros clubes de Lisboa iria ser disponibilizada uma pista para a prática do atletismo (só para esse efeito, para não haver problemas com o futebol por exemplo) pela CML. Essa pista foi disponibilizada no ano passado, mas pelos vistos ainda só há pista e nenhuma das infraestruturas de apoio estão prontas (ex: balneários). O atletismo do Sporting continua bem forte e este ano até temos uma das melhores equipas de sempre em pista. O prof. Moniz Pereira não é só atletismo, esteve tambem ligado (como treinador, preparador fisico) a titulos em voleibol e futebol! O prof. Moniz Pereira com os seus quase 90 anos, está sempre nos acontecimentos importantes (e não só) relacionados com as modalidades do clube, ainda ultimamente esteve no sarau de ginástica, num jogo de ténis de mesa, no convivio da secção de hóquei em patins, nos campenatos nacionais de natação.
Ele certamente gostaria (como eu) que tivessemos basquetebol, voleibol, mas o orçamento para as modalidades não dava para ter equipas competitivas nessas modalidades alem das que temos neste momento. Não sei se ele concordou com a extinção da modalidades a nivel competitivo (tentou-se que se mantivessem como manutenção), mas tenho a certeza que ele viu essa extinção com tristeza.
Choca-me insinuações que o Moniz Pereira está no Sporting por dinheiro. Tenho muitas duvidas que ele receba dinheiro por ser dirigente do Sporting. Espero (nem isso tenho a certeza) que ele receba salário como treinador/consultor no atletismo, pois ele ainda é muito útil nessa actividade no Sporting.
Se eu neste momento tivesse que escolher um simbolo entre as pessoas vivas para o Sporting, seria Moniz Pereira.
Moniz Pereira não é só um simbolo do Sporting, é um simbolo de Portugal, pelo que fez no desporto (e não só).
Enfim é o ataque a tudo e todos que estejam ligados ao projecto. Se a oposição vai por aí (ataques ao Moniz Pereira), na próxima nem aos 10% chegam.

Nota: Convem tambem não esquecer os seus anos de sócio do clube.

Quando a crise aperta ninguem escapa, agora tocou ao Prof. Moniz Pereira… ^-^

Se há alguem que dedicou uma vida ao clube e é o responsavel pela cultura ecletica do Sporting foi este senhor.

Antes de dizerem mal, só porque parece estar na moda, parem para pensar e não comparem um homem como Prof Moniz Pereira, há muita porcaria que anda pelo Sporting actualmente.

O “senhor atletismo” deveria merecer o respeito de todos nós.

Moniz Pereira é o maior simbolo vivo do Sporting. O que este homem fez pelo clube é comparável a Francisco Stromp, Salazar Carreira por exemplo. Estou certo, que quando nos deixar (e espero que ainda falte muito), o seu nome ficará por algum meio eternamente ligado ao Sporting. Estou estupefacto quando vejo insinuações da ligação dele ao clube por fins materiais, isso é uma monstruosidade. Mais de oitenta anos de sócio, ligado a titulos olimpicos, mundiais, europeus, nacionais e outros. Um nome respeitado por todos (bem quase todos pelos vistos) incluindo adversários, nome reconhecido internacionalmente … foi tratado de forma tão injusta num forum que ostenta o simbolo e o nome do Sporting Clube Portugal. Enfim se a oposição vai por aí na próxima nem aos 10% chega.

Ao que nós chegámos… criticar o Sportinguismo de Moniz Pereira?

Ou ainda mais grave: acusá-lo de fechar os olhos quando estão a perjudicar as modalidades amadoras, principalmente o atletismo?

É para rir, não é? Só pode…

Às vezes é preciso trabalhar dentro do sistema, e é preciso fazer cedencias para se atingir determinados objectivos.

O que seria do atletismo se o MP tivesse batido com a porta em protesto com algumas politicas da direcção? Se calhar já tinha acabado ou andava por aí…

Se calhar o MP gosta demasiado do Sporting para lhe virar as costas, mesmo qd sente que o estão a estrangular.

Penso que o professor tem uma conta corrente tão grande que está acima de criticismo.

Ele é o maior sportinguista ainda vivo…

Não gostei de ler criticas ao homem.

O Professor Moniz Pereira é um enorme Sportinguista e merece todo o nosso respeito. A sua dedicação ímpar ao nosso Clube só encontra rival nas suas qualidades de ser humano, testemunhadas em primeira mão, por exemplo, pelo meu próprio pai, que praticou atletismo no Sporting sob a orientação do Professor.

Se há alguma coisa a lamentar, é que nos tempos que correm o Professor tenha sido reduzido a um espectador impotente da morte lenta do ecleticismo do Sporting, sem poder para se opor aos planos mal-paridos da autoria de pessoas que não sentem pelo clube um milésimo daquilo que ele sente. O que de facto enraivece é que velhos e leais Sportinguistas, que deveriam ser os primeiros a ser escutados, fiquem à margem das decisões. Também é por isso que o Sporting está no estado em que está. Excesso de suposta cultura empresarial (implementada por pessoas que não teriam capacidade para gerir um lugar de hortaliça), falta de amor ao Clube, falta de “devoção”, palavra (e sentimento) que não está no nosso lema por acaso.

O ecletismo do Sporting continua ao mesmo nivel, pelo menos ao nivel de quantidade. Se perdemos o basquetebol e o voleibol e a caça submarina, ganhamos o karate, o judo, o water polo e o horseball. É óbvio que o basquetebol e o voleibol arrastam mais gente que as modalidades que entretanto foram dinamizadas no clube, mas a nivel de lucros/prejuizos a situação agora é muito mais favorável. Eu tambem gostaria que o basquetebol e o voleibol não tivessem sido extinguidos mesmo que tivessemos de andar pela 2ª divisão ou só com as camadas jovens como o hóquei em patins, mas assim não se quis. Outro aspecto a ter em conta, é o facto do Sporting ter mais hipóteses de reconhecimento internacional com o judo ou o horseball do que com o basquetebol ou voleibol. Em judo, Portugal tem uma boa tradição de judocas e já conseguimos medalhas olimpicas. Pedro Soares (um antigo olimpico) actual nosso treinador está muito esperançado de que em 3, 4 anos, o nosso clube apresente atletas de bom nivel internacional. No horseball, ficamos em 2º lugar no campeonato europeu de clubes realizado em França. Jogos com médias de assitência superiores a 30000! Infelizmente em basquetebol e voleibol, dificilmente equipas portuguesas chegarão ao topo internacional.

Só quem não liga à informação económica do país, ou quem anda muito distraido, não sabe que 3 dos 4 presidentes (Roquete, DC, FSF) da era “projecto”, são empresários de sucesso e reconghecidos no meio como competentes. Agora tambem reconheço que um empresário pode ser bom e não ter sucesso num determinado tipo de negócio. O futebol é um negócio com muita especificidade, por isso grandes empresários podem falhar na gestão dum clube de futebol profissional

Só agora me deparei com este tópico.

Acho que algumas pessoas só vão dar o real valor ao trabalho do enormissimo Moniz Pereira, quando ele, infelizmente, já não estiver cá para nos ajudar a continuar a demonstrar todo o ecletismo que caracteriza e sempre caracterizou este nosso clube.

Infelizmente, esse dia vai chegar. E, ou aparece alguem com a força e tenacidade d’um Moniz Pereira quando novo, ou as nossas modalidades, palpita-me, irão definhar até desaparecer. Pelo menos aquelas que não se auto-sustentarem.

O luis filipe vieira então vai ser um grande simbolo do SLB, ele como presidente, conseguir recuperar, o andebol, criou equipa de futsal, tem apoiado o hockey, criou uma das melhores equipas de volleibol do pais, rugby, contratou atletas, como telma monteiro, nelson evora, e vanessa fernandes, e n vamos esqueces a equipa de ciclismo, ja tem o azevedo e o candido barbosa.

Enfim muito se fala no Sporting e tal e da se muito credito, ao Moniz Pereira, mas então o cargo que ele tinha no Sporting era somente por cortesia e respeito a um dos simbolos?

Como vice presidente devia tomar as decisoes, como tal, e manifestar a sua opiniao junto do presidente, caso fosses desreipeitado como vice-presidente batia com a porta.

Moniz Pereira é um dos muitos qualificados treinadores que serviram o clube desde os anos 50 do século passado. Todos eles contribuiram para aquilo que já não somos hoje Um clube vivo, massificado e apelativo.

Compreendo esta observação. Se fosse uma táctica temporária, no sentido de preservar o essencial, era aceitável.
Não penso ser o caso.
Pode ser por medo que se façam essas ditas ‘cedências’.
Citando José Gil – ‘O medo é uma estratégia para nada inscrever. Medo de agir, de tomar decisões diferentes da norma vigente, medo de amar, de criar, de viver. Medo de arriscar. A prudência é a lei do bom senso português’.
A seguir este caminho, o Atletismo no SCP já tem a ‘dead-line’ definida !

Ponto prévio : o que me vinculou para sempre ao Sporting Clube de Portugal, desde os 8 anos de idade, não foi o Futebol !

Vamos agora ao que interessa :
Este tópico foi iniciado por mim, há 3 dias.

Passado esse tempo, constato que quase todas as (poucas) respostas, provêm de ‘desportistas de bancada’, com total legitimidade, aliás, como eu o sou em relação ao Futebol.

Não há pois (ao contrário do que poderia supor), suficiente ‘massa crítica’ neste Forum de actuais ou ex-praticantes de Atletismo, para poder estabelecer qualquer debate alicerçado em verdadeiro ‘conhecimento de causa’, sem cair nas ‘verdades’ que por muito repetidas já passaram a dogma.

Sendo assim, não abrirei mais tópicos neste Item ‘Modalidades do Sporting’ e remeter-me-ei aos meus contributos para a ‘Actualidade do Sporting’.

Para finalizar, reafirmo os seguintes dados objectivos :

• No que diz respeito ao Atletismo, até há cerca de 15 anos este clube tinha uma Secção viva e praticantes que se estendiam por todas as categorias etárias.
    Hoje, banidas que foram as captações, está confinada ao Séniores, sem local de treino fixo, com alguns ‘mercenários’ estrangeiros que qualificam certas disciplinas e com um Vice-Presidente que de vez em quando emite lancinantes ‘gritos de alma’ de manifesta impotência, porque hipotecado ao ‘status-quo’ vigente, mas que também é incapaz de ‘convocar’ as hostes (que são cada vez menos) para inverter a situação actual.

• O SCP nasceu para promover a prática desportiva entre os seus sócios.

• Esse clube que não se resignava, continua vivo, na minha memória. Pode ser que um dia ressurja …

Saudações Desportivas !

Santarém, tu está obviamente muito mais qualificado do que eu pra falar sobre o atletismo. Tanto do Sporting, como em geral, visto que eu correr, só pra apanhar os transportes, e era quando andava a estudar e tinha teste ;).

Mas, achas que se o Moniz Pereira tivesse recusado o convite para vice e saido do Sporting, que as modalidades amadoras (e as ditas-amadoras) estariam melhor?
Estou a pedir-te uma opinião, e claro não te estou a pedir que faças futurologia. Se fosse pra isso, pedia-te antes os nºs do totoloto :slight_smile: