Decidi inovar um pouco o espaço do meu blog e procedi a uma entrevista ao Rui, jogador dos juvenis do Sporting. Vou tentar chegar ao contacto com outros jogadores juvenis e júniores muito provavelmente. Ainda assim, o objectivo principal é outro…
Aqui fica a entrevista que lhe fiz. Espero que gostem:
Rui, como se processou a tua vinda para o Sporting?
Eu jogava no espinho e os olheiros do Sporting começaram a observar – me. Gostaram da minha forma de jogar e entraram em contacto com os meus pais. A partir daí tive outras propostas , do porto e do boavista. Optei pelo Sporting por ser a equipa que me pode dar melhores condições de trabalho e formação como jogador. Não estou arrependido por ter optado por este grandioso clube que é o Sporting!
A equipa de juvenis está a um pequeno passo de mais um título. Como te sentes neste momento?
Sinto-me extremamente confiante de que vamos chegar a esse nosso objectivo que é ser campeão nacional, mas não podemos menosprezar o nosso adversário que apesar de não ter qualquer hipotese de chegar ao titulo, de certeza que não nos vão facilitar o jogo. Quero o meu segundo titulo de campeão nacional pelo Sporting!
Qual entendes ser, o ponto mais forte da vossa equipa e aquilo que vos tem levado ao sucesso?
Penso que o colectivo é o ponto forte da nossa equipa, a entre-ajuda que existe entre todos os jogadores é muito importante para o sucesso.
Os jogos com o Benfica são muito vividos por parte dos adeptos. Com os jogadores acontece o mesmo?
Sim, mas falando por mim, é um jogo que eu adoro jogar, sinto uma força extra para dar o meu melhor e chegar á tão desejada vitória!
A nível pessoal esta época correspondeu às tuas expectativas? Sim ou não? Porquê?
Não, porque tive a infelicidade de ser operado ao joelho direito e isso veio condicionar muito a minha época.
Sei que és de Espinho. Como te sentes estando longe da família? Eles apoiam-te na tua carreira? De que maneira?
Ao inicio foi mais difícil, mas com o passar do tempo comecei a habituar-me e com a ajuda de todas as pessoas que englobam a Academia Sporting tudo se tornou mais fácil. A nível familiar, eles sempre me apoiaram e foram a ajuda mais preciosa que tive!
E como é em poucas palavras, o sistema na Academia? Muitas regras, muitas obrigações? Conta-me um exemplo.
Nós aqui na academia como é óbvio temos regras para que tudo funcione em plena normalidade, posso dar o exemplo dos horários de descanso que temos que cumprir.
Como acompanhaste a evolução de jogadores que passaram pelas mesmas condições que tu, casos de João Moutinho, Nani e André Marques?
Acompanhei mais a evolucao do André Marques, fomos da mesma turma no 9º ano.
Somos todos acompanhados por grandes profissionais e temos todas e as melhores condicoes de trabalho e isso facilita a evolucao de todos nós aqui na academia.
Qual a tua opinião sobre Paulo Bento?
É um excelente treinador como toda a gente sabe. Mas ainda esta em inicio de carreira e tenho a certeza que vai ser um dos melhores treinadores portugueses.
Quais os teus objectivos a nível pessoal? Qual o clube onde sonhas verdadeiramente jogar?
Gostava de chegar á equipa sénior do Sporting. A minha equipa de sonho é o Barcelona.
Hugo Viana é o teu ídolo e um jogador com quem te dás muito bem. A nível mundial qual os jogadores que aprecias verdadeiramente?
Adoro ver jogar o Ronaldinho porque ele transmite toda alegria que é o futebol. Gosto também do Deco porque é um jogador completo.
Como tens acompanhado o desempenho da nossa selecção? Consideras que podemos ir até onde?
Tenho acompanhado diariamente pela televisão. Penso que temos condicoes para chegar longe, mas para isso vai ser preciso muito trabalho. Temos que pensar jogo a jogo, passo a passo. Não tivemos uma exibicao muito conseguida contra Angola mas o que importa são os 3pontos. Vou torcer para que cheguemos o mais longe possível!
Gostava de saber a tua opinião sobre a Academia de Alcochete e sobre a formação do Sporting?
O Sporting tem a melhor escola de formação do pais e a Academia veio melhorar as condicoes de trabalho e de formacao dos seus jogadores jovens e não só também da equipa principal. Penso que todos os sportinguistas e também todos os portugueses se devem orgulhar da Academia Sporting.
Existe alguma pessoa no departamento a nível de formação que consideres como figura essencial?
Todas as pessoas que trabalham no departamento de formação nos ajudam e nos apoiam nos bons e maus momentos. Não te consigo realçar uma pessoa pois considero que elas todas são importantes.
Consideras que ainda existe amor à camisola no futebol actual?
Por parte de alguns jogadores sim. Mas o futebol de hoje é diferente, existem interesses de outras partes e o futebol envolve muito dinheiro, sobretudo no futebol profissional. Penso que nos clubes mais pequenos existem muitos jogadores que jogam por amor á camisola.
Existe um fórum do Sporting do Clube de Portugal (www.sportingcp.artinova.pt) que aborda toda a temática do clube e onde se dá grande ênfase às camadas jovens? Conheces o fórum? Que opinião tens e como reages em relação a todo este interesse por parte dos adeptos?
Não conheço mas vou passar a conhecer! Eu acho que os adeptos do Sporting se começaram a interessar mais pela formação a partir do momento em que começaram a sair jogadores das equipas jovens para a equipa profissional. É bom que os adeptos se interessem também pelas equipas da formação e que compareçam aqui na academia para nos apoiarem!
Obrigado Rui pela entrevista e a continuação das maiores felicidades de leão ao peito.
@Amanhã a entrevista será publicada no meu blog.
Espero que tenham gostado.