Entrevista a Augusto Inácio

não sei se isto já foi postado ou se este é o lugar melhor, à primeira não encontrei!

[url]SAPO - Notícias de hoje atualizadas ao minuto

parte sobre o Sporting:

O Sporting perdeu mesmo o comboio?

Após as vitórias nos campeonatos de 2000 e 2002, o Sporting perdeu uma excelente oportunidade de se afirmar como um crónico candidato ao título - um candidato real, acrescente-se. Mas, nessa altura, o clube decidiu enveredar por outros caminhos, passou a investir exclusivamente na academia. Acho muito bem o investimento na academia, desde que se pense que uma equipa que luta pelo título não pode ser apenas formada por jovens talentos. Um jovem tem de ter a seu lado um colega que lhe transmita a mística para poder crescer e no Sporting é o contrário - essa tarefa é colocada nas costas dos mais jovens. Nunca o Beto fez uma época tão boa como quando teve o André Cruz ao lado. Por isso, o Sporting perdeu o combate com o FC Porto e, nestes dois últimos anos, com o Benfica, que, à custa do investimento feito nas duas últimas épocas, vai ser, seguramente, campeão. No próximo ano, o Benfica vai manter a força e o FC Porto vai aparecer ainda mais forte do que de costume. Vai ser uma época com um andamento louco.

É realista pensar que para o ano o Sporting, com reforços, vai ser capaz de lutar pelo título?

Não. Se quer ser campeão um dia, o Sporting vai ter de apostar na criação de estruturas sólidas. Na próxima época, nem com a contratação de grandes jogadores lá vai. O Benfica e o FC Porto levam um grande avanço.

Carvalhal deveria continuar?

Num grande, nunca vi a contratação de um treinador não merecer uma conferência de imprensa. Nunca vi tal e penso que a maneira como Carvalhal entrou no Sporting foi decisiva e marcou o desfecho porque, se atendermos ao trabalho realizado, Carvalhal esteve muito bem. Basta dizer que, quando chegou ao Sporting, o objectivo assumido pelos responsáveis era conseguir um lugar entre os cinco primeiros. Nesse sentido, Carvalhal foi campeão.

O anúncio de Paulo Sérgio foi uma surpresa?

No Sporting não há grandes surpresas. A primeira ideia é que o clube não tem dinheiro para ir contratar um treinador estrangeiro com nome. O Paulo Sérgio parece-me uma boa escolha. Ele não tem nada a perder. Há certos clubes em que a mudança e a reviravolta não dependem do treinador mas, sim, da política do clube. O Sporting tem de ter um plantel à altura do clube. O Paulo Bento já tinha feito milagres, Carvalhal, também deu uma volta à equipa. Mas, para ser campeão, não basta. Paulo Sérgio diz que vai para Alvalade para ser campeão - sim, isso é o discurso de qualquer treinador de um dos três grandes. Mas ele sabe que dizer não chega.

Nestas duas últimas décadas, que erros principais aponta ao Sporting?

Ter desfeito as equipas que foram campeãs em 2000 e 2002. E foram questões mesquinhas as que levaram a que isso acontecesse. Começou nessa altura a tendência para nunca manter uma equipa. O segundo erro foram algumas das sucessões directivas. Em certos casos, o descalabro foi tal que pôs o futebol português a rir. Terceiro, uma deficiente gestão no que diz respeito à compra e venda de jogadores. O Sporting nunca teve quem olhasse bem para este aspecto essencial. Ainda hoje. No FC Porto, alguns dos actuais jogadores do Sporting já tinham sido vendidos e por bom dinheiro, e esse dinheiro já teria sido investido em reforços de qualidade. O clube não vende bem e não compra bem, logo não pode fazer uma boa equipa.

A influência que Jorge Mendes passará a ter no clube, e que se depreende da contratação de Costinha, pode ajudar o clube nessa matéria?

Não sei qual vai ser o grau de influência dele. O grande responsável pelo futebol deverá sempre ser o presidente.

Paulo Sérgio vai ter o apoio incondicional que teve Paulo Bento?

O Paulo Bento foi , de facto, uma aposta do anterior presidente. É necessário dar estabilidade ao treinador e fazer ver aos adeptos que a aposta da direcção deve ser a aposta de todos.

Foi o último treinador português campeão pelo Sporting. Sairia a meio da época seguinte. O episódio está encerrado?

A mágoa nunca vai desaparecer, porque o enredo, o filme e as armadilhas que me criaram não deixam. De muitas delas, só me apercebi mais tarde. As reuniões secretas com Mourinho ao mesmo tempo que me juravam pelos filhos que era mentira, a solidariedade prometida sob falsa palavra de honra, dizendo- -me que se eu saísse sairiam também - mas ficaram lá - e outras coisas que me fizeram perceber que a minha saída do Sporting foi ditada por muitos interesses. É que comigo só jogava mesmo a melhor equipa e os melhores jogadores.

Uma mágoa em especial…

Tenho-a com Filipe Soares Franco, que, em 2000, não estando no clube, deu, no entanto, uma entrevista em que disse que saiu quem tinha de sair, ou seja, colocando nas minhas costas todas as culpas. Pois penso que depois disso terá aprendido alguma coisa porque foi capaz de proteger - e muito bem - Paulo Bento durante quase quatro anos e, além disso, permitiu que Bölöni, a 15 pontos do primeiro classificado, acabasse a segunda época no Sporting. Acertou com os outros, errou comigo.

Boa entrevista que comprova o que já se falava por aqui e por ali. Suponho que o Inácio também é cego. Afinal de contas admite a qualidade superior evidente dos planteis de 2000 e 2002 e revela que o nosso actual plantel jamais conseguirá ser campeão.

Realmente ha muita merda que se passa neste clube…

Paulo Bento fez milagres??Qual que…este Inácio nao pesca nada.

o problema do Sporting é e será sempre este… aquilo é uma feira de vaidades. e então depois de uma vitória… pior.

depois a questão é que no Sporting há muita gente a mandar. só neste clube existem “notáveis”. e todos metem o bedelho. e a todos lhe metem um microfone na boca.

enfim. a limpeza teria que ser bem mais profunda do que a que se avizinha. se é que vem aí alguma… :inde:

Revela…

Revela também que o problema não são os jogadores quando diz “Na próxima época, nem com a contratação de grandes jogadores lá vai”… Mas curiosamente na mesma entrevista em que fizeste questão de realçar que a qualidade dos planteis de 2000 e 2002 era superior ao actual esqueceste-te de realçar o resto da entrevista.

Será que a parte em que ele critica as direcções do Sporting, que diz que não sabem gerir o clube há anos e que é necessário criar uma estrutura forte não interessa?

Esta entrevista está muito boa, revela que os Roqueteiros só sabem tratar mal os verdadeiros Sportinguistas e nem defender os reais interesses do Sporting sabem, só sabem sim olhar para o próprio umbigo!

Preferia 10x mais o Inácio a treinador do SCP 2010/11 do que o Paulo Sérgio!

Preferia 10x mais o Inácio a treinador do SCP 2010/11 do que o Paulo Sérgio!

O problema principal do Sporting não é o Treinador, como o próprio Inácio realça na entrevista. Até acredito que o Paulo Sérgio consiga fazer coisas “bonitas” no Sporting, mas tanto o Benfica como o Porto estão com uma estrutura sólida, coisa que nós não temos.
Ora investimos muito, ora dizemos que é só putos da Academia, não pode ser assim. Tem que ser um misto de jovems com jogadores Boms e tarimbados.
Vamos vender jogadores formados na Academia para o ano( Veloso, Moutinho???) e compramos o quê?
Vejo o futuro do Sporting negro, mesmo muito.

E ele também diz o seguinte:

Se quer ser campeão um dia, o Sporting vai ter de apostar na criação de estruturas sólidas. Na próxima época, nem com a contratação de grandes jogadores lá vai. O Benfica e o FC Porto levam um grande avanço.

Traduzido por miúdos… a estrutura de futebol (equipa técnica, treinador e dirigentes) não é suficientemente boa, não consegue gerir correctamente e tomar as melhores decisões para o futebol. Quando assim é, até podes ter grandes jogadores que “a máquina” estará muito mais afinada noutros clubes, levando a que estes tenham vantagem logo à partida.

:shhh:

“É que comigo só jogava mesmo a melhor equipa e os melhores jogadores”

Esta frase é algo que me faz reflectir sobre a próxima época, tendo em conta o statu quo que se vai criando. :think:

Resta saber se o Inácio é bruxo ou conhece o trabalho e profissionalismo de gente como o Costinha ou o Nuno Dias, se a opinião dele se baseia nesta época que agora acaba, na impressão ou opinião que tem de JEB, enfim, é muito difícil perceber onde é que o Inácio vai beber a informação para falar desta forma, isto sem entrar no reino da intenção e adivinhação! :think:

Mas numa coisa concordo com ele, o Sporting parte atrás dos outros 2 grandes, o glórias tem um DD com 2 anos de serviço, portanto estamos com 2 anos de atraso, já nem quero saber dos anos de atraso para o porco, pois o futuro campeão nacional é aquele que tem no topo da estrutura do futebol uma figura cheia de experiência no cargo! :twisted:

A menos que venha alguém reconhecer que o arquitecto do título lampião é o orelhas, aí já me calo! :whistle:

A mágoa nunca vai desaparecer, porque o enredo, o filme e as armadilhas que me criaram não deixam. De muitas delas, só me apercebi mais tarde. [b]As reuniões secretas com Mourinho ao mesmo tempo que me juravam pelos filhos que era mentira, a solidariedade prometida sob falsa palavra de honra, dizendo- -me que se eu saísse sairiam também - mas ficaram lá - e outras coisas que me fizeram perceber que a minha saída do Sporting foi ditada por muitos interesses.[/b] É que comigo só jogava mesmo a melhor equipa e os melhores jogadores.

Nesta frase o Inácio refere-se ao Luis Duque? :eh:

Para mim o parágrafo MAIS importante desta entrevista. Parece que ninguém quer prestar atenção, ligam mais aos fait-divers que aos verdadeiros problemas.

Está aqui caracterizado, e de uma maneira simplista e crua à lá Inácio, o verdadeiro câncro deste Clube. Por isso estamos na situação financeira que estamos, e por isso é que não acredito em nada que saia desta malta roquetteira. Nada.

Parece que sim.

Esses gajos têm mesmo muito amor à família, uns juram pelos filhos e depois não cumprem, outros enganam a família toda, e ainda há aqueles cuja prole é de outra cor clubística.

É natural que um gajo se sinta desconfiado quando nos tratam a todos por família leonina. :think:

Claro que interessa, a estrutura começa nos jogadores e acaba no presidente. A bold, só dá ainda mais ênfase ao quão fracos estamos.

Nem te apercebes da contradição que incorres com o teu comentário relativamente ao que sublinhaste a bold… :inde:

Claramente uma entrevista no mínimo estranha e que revela uma certa mágoa e revolta mal resolvidas.

Diz que o Sporting não tem estrutura e que nem com grandes contratações lá vai no próximo ano, mas esqueceu-se de dizer como é que a equipa dos merdosos (que ele até refere continuar forte na próxima época) acabou o campeonato atrás de nós durante várias épocas consecutivas e de um ano para o outro, consegue alcançar o título. Parece que a eles já não se aplicam os mesmos requisitos e o mesmo timing.

Enfim, apesar de dizer algumas verdades, é uma entrevista com algumas incoerências. Quem quiser que engula. :-\

:arrow:

Eu alinho na opinião do SCP Always.

Não lhe fica bem uma entrevista destas. Mas lá está, Inácio é um mártir que nem chega a uma tentativa de “déja vu Toni à la lampião”.