Entrega da declaração de IRS ano 2023

Fui lá agora ver novamente ao portal. Diz " notificação emitida" e em baixo " valor a pagar: XX,XX€"

pelos vistos vou receber carta pra pagar, é isso?

1 Curtiu

Sim. Vais receber uma carta das Finanças, pra pagares o valor apurado. Geralmente tens de pagar até 31 de agosto…

É porque retiveste pouco. O pessoal que recebe é porque tem retenções a mais.

Isto não tem nada a ver com as deduções á coleta, pois não? Eu por acaso poucas vezes peço faturas com NIF. Só mesmo as obrigatórias, seguro carro, algum site ou parecido online que exija o NIF nas compras…
Pode também ter a ver com isso, @polik ?

Isto normalmente recebe quem desconta muito, ou seja mais do que devia, por exemplo eu retenho quase 27% do meu vencimento, são os escalões conforme sejas casado, solteiro, tenhas dependentes e vencimento que ganhas.
Se não fazes deduções em recibo de vencimento, pelo que vejo passas recibos verdes (!!?), tens de fazer deduções à coleta, e conforme o teu rendimento anual ficas num escalão de retenção, se as deduções são baixas pagas, se são acima recebes.

E despesas…
Eu por norma recebo sempre no acerto final mas de há coisa que a mim não me falta é despesas.

Sim, eu passo recibos verdes. Poderia já ter optado por um contrato mesmo, mas no meu caso é mais vantajoso em termos de € estar assim do que estar a contrato, temos ser espertos num sentido…
Sendo assim fiz poucas deduções. Ver se este ano tenho mais atenção a este pormenor .

1 Curtiu

Ja passou a declaracao com reembolso, agora so falta cairem os 4500e na conta! Assumindo que leve mais uns 5 dias… sao quase 2 meses!!!

Lembrei me agora… então mas eu recebo menos de 9 mil euros , portanto deveria estar abrangido pelo mínimo de existência do IRS… ou aos recibos não aplica? Penso que sim…
acho estranho dizerem tenho de pagar… ainda não recebi a carta, mas no site diz foi emitida notificação…

Sim, abaixo dos 9.400 não deves pagar.

Recibos tb se aplica.

Olha pelos vistos essa regra não se aplica a todos…

Acabei de receber a carta das Finanças, pra pagar até fim de agosto…

A mim caiu hoje finalmente na conta!!

Também já cá canta o € !!

Declaração entregue e submetida com sucesso. :sunglasses:

Atenção a isto na entrega do IRS

Também já entreguei a minha

Não se esqueçam daquilo dos 0.5% para o nif do Sporting

Aquela fundação que mal se ouve falar e só se lembram nesta altura do ano? Sim vai mesmo para essa…

1 Curtiu

Qual. Aquela ninguém ouve falar e que não tem qualquer atividade visível?
Espera aí…

Só irei entregar a minha declaração de IRS lá mais pra frente. Nos primeiros dias costuma haver erros no sistema/ portal e não adianta ir já a correr…