Entrega da declaração de IRS ano 2023

mariquices novas, nem sabia disso. mas é, como diz a notícia, uma compensação pelo montante a mais retido durante o ano passado.

juros compensatórios, que era do que aqui se falava, ou seja, juros pela demora da devolução do reembolso do IRS não há. podem confirmar isso na vossa nota de liquidação. encontram lá um redondo zero.

Juros desde o dia 1 de Jan , para quem não recebia é a mesma coisa.

Recebes mais quanto mais tempo passar… Isto chama-se juros compensatórios pela demora do reembolso. Quanto mais tempo passa mais recebes.

Basta ver que o apuramento do reembolso do ano anterior é um, e o que recebes vem mais.

vai à linha dos juros (na liquidação) e tens lá isso explicado.
não são juros compensatórios. muito menos pela demora no reembolso. isso só recebes depois de 31 de Agosto.

Pró ano, pagas imposto sobre os juros recebidos. :joy:

A minha taxa de desconto para IRS foi atualizada este mês.

Antes era 16,39 e agora é 14,11.

Isto só vai ter influência na declaração do próximo ano certo?

Correto

1 Curtiu

Sim…

1 Curtiu

Eu vou receber menos 100€ quando tenho muito mais despesas que o ano passado.
De qualquer maneira não aconselho o pessoal meter já, o ano passado em 1 semana o meu valor a receber aumentou 3 x, este ano já aumentou 1.
Eu só meto a partir de dia 15.

O facto de o simulador não estar ainda totalmente correcto para este ano, não altera o valor a receber, tal como indica lá o valor é meramente indicativo.

Aqui com mais rendimentos, mais despesas dedutíveis no impostos a pagar vou receber pouco pouco mais de metade do que recebi no ano passado.

olha, eu tenho mais um semestre de educação em cima, para não falar noutras

É natural, maior rendimento maior taxa de imposto ao que se junta uma retenção na fonte inferior, daí o receber menos em reembolso.

Uma das razões da minha situação são as horas extras.
Antes eram taxadas consoante o valor bruto a receber fazias mais horas recebias mais e pagavas o imposto a uma taxa mais elevada.
Não gostavas quando olhavas para o recibo mas era o que era e sabias disso.
Agora são taxadas tendo como ponto de partida o ordenado base logo fazes 1, 2 ou 3 dias extra mas como a taxa é igual gostas do que vês no recibo.
O pior é agora…
Lá no trabalho eu estou muito longe de ser dos mais inconformados pois mesmo assim ainda consigo ir buscar algum (o que não me falta são despesas) mas tenho colegas a terem de pagar de 2000€ para cima que estão mesmo revoltados por andarem a trabalhar literalmente para aquecer.

Só irei entregar em maio, até lá os eventuais erros serão corrigidos

Pressuponho que sejas da área da saúde…
Deixa de fazer horas extra! Arranja um duplo emprego, abre uma empresa com mais dois ou três colegas e recebes o dinheiro que ganhas quase por inteiro. Tens gastos com o TOC e pouco mais. É fácil arranjar despesas.
Fala com um contabilista

Trabalho na indústria.

image

Meteste logo de madrugada!

Eu só meti na manhã seguinte. Apesar da indicação de liquidação, ainda está por tratar, desde quinta feira passada.

Foi de noite… Recebi mensagem dum colega, simulei o valor e como não era mau, submeti logo…

Quase menos 200 paus que o ano passado…