Ensino Superior 2010/2011

Boas,

Resolvi criar este tópico para todos aqueles que, como eu, estão a terminar o 12º e pretendem entrar na faculdade em 2010/2011. Gostava que dissessem o que é que pretendem seguir, para onde é que querem ir estudar, etc etc.

Começo eu:

Eu estou a terminar o 12º ano na Escola Secundária de Cantanhede, no curso de Línguas e Humanidades e pretendo candidatar-me a Psicologia, na FPCE.UC (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra).

Apesar de ser um curso com poucas saídas, hoje em dia é complicado arranjar um curso que dê emprego garantido, por isso vou seguir aquilo que gosto.

Gostava de saber as restantes opiniões :slight_smile:

SL :beer:

Não, não é. É complicado é entrar nesses cursos ou então concluí-los.

Eu estou no primeiro ano de Psicologia na FPIE-UL (a equivalente só que de Lisboa) e estou a gostar muito do curso. Se não gostas tanto de decorar as coisas mas sim percebê-las, é um curso muito bom. Mas claro que também vais ter que marrar um bocado.

Sim, estava a falar mais na minha área. Noutras áreas há cursos em que há emprego garantido, mas não são tantos quanto isso, penso eu.

Pois, eu sou exactamente assim, detesto decorar (apesar de ter facilidade nisso, não o faço), prefiro perceber os aspectos essenciais e desenvolvê-los por mim mesmo. Quanto a marrar, custa, mas é claro, ensino superior não é brincadeira nenhuma, e quem para lá vai tem de se consciencializar que tem de estudar a sério :slight_smile:

Nem por isso :lol: estudava muito mais no secundário do que estudo no superior :stuck_out_tongue:

A sério? x) Andaste em Ciências e Tecnologias ou em Humanidades?

Por acaso, também estudava mais no secundário do que estudo no Superior. Ainda há pouco recebi uma nota de uma frequência a sociologia… Não estudei quase nada e tirei 14,2. Claro que não aconselho a fazer estas poucas-vergonhas. :mrgreen:

Era de Humanidades e agora estou em Jornalismo, btw.

Ahah isto está-me a surpreender, eu aqui não estudo muito, tenho uma média jeitosinha (16.6), e pensei que para o ano ia ter que estudar forte e feio, mas as vossas respostas já me estão a agradar :b

Calma, não é assim em todos os cursos. Aliás, diria que na larga maioria tens de trabalhar muito mais do que no secundário.
Além disso essa perspectiva até pode mudar dentro de um curso consoante a tua escola no secundário, quem vem de escolas muito exigentes pode achar que dá de facto menos trabalho.
Mas desde que estejas no curso que realmente te desperta interesse, acho que mesmo que dê algum trabalho não te vai custar.

Cantanhede :lol:

Bela Escola (para caír aí uma bomba) :twisted: )

Quanto ao que dizes, qualquer curso de “letras” hoje em dia é um risco, mas é como tudo, se acabares com boa média, tens de certeza boas oportunidades de trabalho. Boa sorte :great: (a menos que sejas de Cantanhede, porque eu sou da Tocha :twisted: )

[/quote]

Cantanhede :lol:

Bela Escola (para caír aí uma bomba) :twisted: )

Quanto ao que dizes, qualquer curso de “letras” hoje em dia é um risco, mas é como tudo, se acabares com boa média, tens de certeza boas oportunidades de trabalho. Boa sorte :great: (a menos que sejas de Cantanhede, porque eu sou da Tocha :twisted: )
[/quote]

Ahahah o velho ódio da Tocha por Cantanhede, e vice-versa :b Não, não sou de Cantanhede, sou dos Fornos (perto de Arazede).

Pois, disso eu sei, eu fui para letras para seguir aquilo de que mais gostava, até porque nunca me identifiquei muito com matemáticas, físicas e químicas, e acho que uma das coisas mais importantes é gostar daquilo que seguimos :slight_smile: Obrigado!

SL

Estou no 12ºano em ciências e tecnologias, a repetir matemática e FQ. No exame de matemática vou ter 11/12, a FQ 14 para cima.
Ainda não faço ideia que curso quero…
:offtopic:
Tenho dúvida, eu como no 10º a FQ tive 10 e no 11º tive 16, fico com média de 13, não posso anular agora a disciplina e fazer o exame na segunda fase e candidatar-me com essa nota?

Acho que só podes anular até ao 8º dia útil do 3º período. Creio que não permitem anulamentos na fase de exames.

Mas penso que isso seja para a 1ªfase…

Não sei. Vai a secretaria da tua escola, é o melhor sítio para te informares.

Ou então vai aqui: http://www.exames.org/index.php?option=com_jfusion&Itemid=56&jfile=index.php

Descobri agora que entrei no Mestrado que queria:

Gestão de Recursos Humanos - ISEG

Candidatei-me também para o ISCTE mas ainda não tenho notícias. Se por acaso entrar no ISCTE opto por este devido ao facto de o horário do ISEG ser pós-laboral.

Desenterro este tópico para informar que entrei na minha 1ª opção, Psicologia, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra :smiley:

Em relação a essa discussão aí em cima, concordo com a maioria. Nunca estudei muito, mas também não é agora na faculdade que tenho estudado e já deu para uns 17 e 16, por exemplo. Fiz o primeiro ano de Economia no ISEG (transitei de ano) mas desisti porque já estava mais que cheio de matemática e já tinha uma em atraso e vinham mais nos anos seguintes. Acabei por me arrepender um pouco pois no ano seguinte acabram as precedências em algumas dessas disciplinas no ISEG…
Fui para Gestão de Recursos Humanos na Escola Superior de Ciencias Empresariais em Setubal e agora vou para o segundo ano com tudo feito (excepto Informática que não meti os pés numa aula e decidi deixar para este ano), com uma média interessante. Claro que sei que aqui a empregabilidade neste curso está bastante complicada e sei que quando o acabar vou tirar um Mestrado (aqui já vai ter que ser no ISEG ou no ISCTE) logo a seguir. Antes vou tentar entrar para aquilo que realmente quero neste momento (mas que é bastante complicado entrar)…controlador de tráfego aéreo. Mas como sei que é preciso uma Licenciatura (não importando a área) para concorrer para já preocupo-me só com o meu cursinho.

gestao no iscte foi onde entrei

A entrar só na segunda fase…