Enes Unal pretendido pelo Sporting CP?

:arrow:
O Barcelona é a melhor escola de formação do Mundo e foi comprar um puto de 17 anos, o Alen Halilović.
Nem sempre as academias de formação conseguem formar com qualidade para todas as posições e necessitam de ir ao mercado preencher essas vagas com jogadores jovens de grande margem de evolução. Porque não podemos fazer o mesmo?

Não so podemos como devemos. Desde que não se compre com base em empresários e youtube como se fazia antigamente e o caminho que temos de seguir.

De quanto foi o investimento nesses dois?

Mas o Sporting fechou a formação? :inde:

Sim, realmente o que não faltam é avançados de qualidade a aparecerem agora vindos da formação.

Imagino se o mesmo jogador, com a mesma qualidade que tem actualmente, tivesse 23 anos, se alguém diria alguma coisa em relação a termos ou não melhor na formação. É como se só por termos uma boa academia passasse a ser proibido contratar jogadores abaixo de uma certa idade.

Quando um gajo de 17 anos feitos em Maio último tem estes números:

24 golos em 25 jogos pela seleção sub-16 da Turquia.

9 golos em 12 jogos pela seleção sub-17 da Turquia.

6 golos em 23 jogos pela equipa principal do Burapor (ainda com 16 anos) onde jogou poucos minutos em cada jogo, dando uma média de 68 minutos por golo.

Temos que condiderar a possibilidade de estarmos perante um prodigio.

Eu gosto que o SCP invista em jogadores assim.
E ainda mais me agrada se estamos a falar de uma posição, a de PL, onde nunca vi sair ninguém de jeito da nossa formação. É aquela posição em que em Portugal nunca aparece ninguém de jeito…

Vamos lá ver se o Betinho me consegue desmentir.
Mas este, por mim, pode vir à vontade!

Acho que o Dortmund e Chelsea estão interessados nele.

1,5 milhões por este puto turco; 2 milhões pelo miúdo sueco, outros tantos para adquirir o lateral argentino e ainda mais uns «trocos» largos para resgatar Carrizo e Rabia…

…Ou BdC descobriu petróleo no quintal, ou Inácio limpou a mesa na casa de tavolagem do chinoca, ali no Parque das Nações, ou a imprensa desportiva portuguesa mente, inventa sem pudor e sem sequer se dar ao cuidado «envernizar» minimamente as notícias…

Ou então o Sporting já vendeu alguém. :stuck_out_tongue:

Este puto tem uma bujarda; :o

Capel … :shifty: :pray: :mrgreen:

Nah…É mesmo a imprensa que inventa. No espaço de menos de uma semana, a fazer fé nos jornalistas, o Sporting ter-se-á desmultiplicado em negócios envolvendo 4 ou 5 jogadores. É obra!..

Avaliar assim só tendo como base números, pode ser arriscado. Nem de propósito, ainda há uns dias escrevi isto ali no tópico das transferências a respeito de uma ex-promessa turca (avançado também), Batuhan Karadeniz.

Batuhan Karadeniz, ponta de lança turco de 23 anos, assinou pelo Sivasspor. Este gajo quando apareceu era uma enorme promessa, carradas de golos pelas selecções jovens da Turquia, estreou-se pela equipa principal do Besiktas, e com 17/18 já se tinha estreado pela selecção A... mas depois eclipsou-se.

Vê lá os registos dele nas selecções jovens da Turquia, também sub-16 e sub-17, comparando com aquilo que é hoje:
http://en.wikipedia.org/wiki/Batuhan_Karadeniz
http://www.transfermarkt.co.uk/batuhan-karadeniz/profil/spieler/52270

Não que isso signifique que o Enes Unal vai seguir o mesmo percurso, obviamente. Até porque não sei a fundo o que se passou com o Batuhan para que a carreira não tenha evoluído no sentido que prometia. Mas também não faz mal conhecer este caso, até porque tem várias semelhanças, incluindo estatísticas (aqui são muitas mesmo).

Uma coisa é fazer negócio.
Outra coisa é fazer apenas sondagens.
Acredito que se possa ter sondado alguns destes jogadores, assim como outros que não se soube, para saber em que condições se poderia fazer um eventual negócio e enriquecer a nossa BD de jogadores até perspetivando negócios futuros.

Depois é escolher a melhor relação preço versus qualidade e avançar.

Imagino que numa pré-época em que se contratem uns 7 jogadores, facilmente se abordem mais de 20…

Não digo que não. Aliás, até tenderei a concordar.

Ocorre que os jornais raramente vão por aí. Por regra, referem sempre «negócios de chave na mão», avançam imediatamente somas de dinheiro alegadamente oferecidas pelo Sporting, além de lugares comuns como «conversações adiantadas», etc e tal.

Mel, era absolutamente mel.

O campeonato turco tem mais uns prodígios, embora me pareçam que já fora do nosso alcance: Salih Uçan (fala-se que a caminho da Roma) e Alper Potuk, ambos do FB.

As estatísticas são aquilo que um jogador faz na verdade.
São a forma mais objetiva de avaliação que conheço.
Considero-as absolutamente imprescindíveis.

Agora…
Para observadores como nós, há 3 problemas nisto:

Não temos dados estatísticos suficientemente detalhados sobre os jogadores.
Os dados que vemos na internet são demasiado macro.
Não permitem uma avaliação fina de aspetos essenciais como, por exemplo, a eficácia de remate, o passe, a receção, a taxa de sucesso em duelos individuais, etc… Há milhares de métricas.
Isso não está diponível com o nível de detalhe que tem real valor para gajos como nós.

Sem observações in loco e sem conhecer muito bem o contexto em que as estatísticas foram produzidas, podemos ser levados a tirar conclusões erradas com base nos números.
É sempre preciso ter isto em conta.
Nunca pode ser uma avaliação às cegas do tipo se a>b e b>c logo a>c.
O futebol não é assim tão linear.

Mesmo tendo todos os cuidados, é evidente que um jogador com bons números, nunca é garantia absoluta de resultados.
Isso não existe no futebol.
Agora, também é evidente que levar em conta o histórico dos jogadores e, apostar em quem tem bons números, aumenta-te a probabilidade de tomares decisões certas. E é só a isto que poderás aspirar. E já é muito bom…

Quanto ao jogador que referes como falhado, não conhecia. Mas até o achei interessante.
Tendo apenas 23 anos, se tiver a qualidade que os números pelas seleções sugerem, ainda pode ir a tempo de fazer uma boa carreira.

Este puto é simplesmente uma máquina!!!3M? Não acredito que venha por esses valores. É bom demais pra esse preço.

Os jornais têm que vender.
A minha abordagem em relação a eles tem sempre em conta isto:

Podem acertar às vezes.
Logo fico curioso em ler o que dizem para ver se acho que faz sentido.

Muitas vezes eles sabem qualquer coisa e exageram para ser mais bombástico.
Tipo fazer de uma mera sondagem um negócio já adiantado.

Muitas vezes, simplesmente, inventam noticias com todo o desplante para tapar buracos.

Acredito que boa parte das noticias são simplemente plantadas (ou até mesmo compradas) para beneficiar ou prejudicar determinados interesses.

Tipo:
Chelsea oferece 13 ME por William Carvalho. - Objetivo: Estabelecer referencias que desvalorizem o jogador e prejudiquem o SCP.
Manchester United oferece 35 ME por Gaitan mas SLB não aceita falar por valores abaixo de 45 ME. - Nem preciso dizer qual o objetivo…

E assim que vejo os pasquins.
Continuo à espera do Bale…

Meme oficial do Fórum SCP :stuck_out_tongue: