Empreendedor - Quero ser patrão de mim mesmo! E agora?

Para pessoas interessadas em criar o seu próprio negócio ou atividade por conta própria.
Com este tópico pretende-se trocas de ideias para que, entre todos, possamos ajudar, com o conhecimento de cada um, todos aqueles que tem a ambição de arrancar com uma empresa sua e ser “dono” do seu futuro, criando as bases com as suas próprias mãos.
Vamos contribuir?

Declaração de intenções prévia: Este tópico diz-me muito pois eu mesmo estou com esta intenção de me lançar no sonho já antigo de querer ser o mais relevante ator da minha vida profissional. Lembrei-me de criar este tópico de forma a recolher informação mas ao mesmo tempo, poder ajudar outros na interacção entre todos, uma vez que muitas vezes o assunto torna-se vago.

Vou lançar as hostilidades.
Pessoal, prós e contras de Empresário em Nome Individual ou Sociedade Unipessoal por Quotas?
Contabilidade Organizada? Quem ajuda na criação da empresa?
Alguém já teve esta duvida na altura de arrancar com a atividade? Como foi? Que dificuldades sentiram?

Depende muito do tipo de negócio e do montante de facturação.
IMHO Actividade com volume de negócios abaixo dos € 100.000,00 não vejo utilidade em criar uma sociedade.

No meu caso, essa facturação anual pretende-se que seja bem bem acima disso.
Tenho algumas duvidas entre ENI com contabilidade organizada ou SUQ pois a primeira é muito mais fácil e rápida de criar, podendo servir para uma fase inicial e, dependendo da evolução, alterar a forma juridica para Sociedade Unip.
Numa fase inicial, muito trabalho seria canalizado para subcontratação (nomeadamente na produção, transporte e mão de obra para a execução), mantendo eu a gestão e a parte comercial, uma vez que exigiria grande investimento inicial do qual não disponho.

Pede conselhos

6 Curtiram

Forex.

Tens de ter o mindset correto.
17 domingos a cada 2 semanas.

Ps: Boa sorte.

3 Curtiram

Queres ser empreendedor?
Lição n1: sair de Portugal .

2 Curtiram

Também quero ser empreendedor.

3 Curtiram

Vais abrir um negócio em que área?

Atenção ao factor património pessoal. Enquanto ENI, qualquer credor te pode executar o património pessoal. Enquanto sociedade, só o estado fazer uso do expediente da reversão fiscal para te executar o património.

Por experiência, vejo muita gente a focar-se nos custos de cada solução, sem levar em linha de conta que uma sociedade tem personalidade jurídica e autonomia patrimonial.

2 Curtiram

@sotnas
A situação de ENI seria inicial. Sim, tenho essa noção do risco patrimonial, daí numa primeira fase estar a aliviar os custos de estrutura ao máximo de forma a não criar dívidas que não estejam relacionadas com a parte produtiva e logística, sem investimentos iniciais de relevo. Para ter uma ideia, pretendo criar sede virtual da empresa e não ter escritório físico. A atividade de produção e execução será externa.
@reaction
Está ligado à construção

Nao me digas que es primo de algum governante socialista e estas a preparar-te para acambarcar parte da bazuca? :stuck_out_tongue:

Portugal deve ser dos piores paises para empreender.

Obrigado pelo contributo. Muito interessante para o que pretendo, sem dúvida.
As minhas motivações estão sumariamente referidas mais acima.
Quanto a ser dos piores países ou não empreender, obrigado pelo alerta fundamentado. A verdade é que há de tudo e, obviamente, não pretendo engrossar as estatísticas fatalistas mas as que resultaram. E certamente será com muito trabalho e sem fatalismos que o conseguirei.

Força, se fores mais específico **se calhar **ainda apanhas por aqui um forista na mesma área que te poderá dar uns conselhos.

Não é a minha área, se for algo que não envolva cimento ainda te posso ajudar na vertente mais técnica, mas certamente encontrarás pessoas com mais capacidade e conhecimento do que eu para te ajudar por estes lados.

1 Curtiu

corretor automático do tele :sweat_smile:, desculpe meu caro!

1 Curtiu

Uma pessoa que podia ajudar, ainda para mais na área da construção, onde tem vasta experiência, é o @Luismcaiixinha.

3 Curtiram

Não tem nada a ver com betão.
Só servirá mesmo para as fundações e não pretendo que esses tipos de trabalho passem por mim.
Construção metálica em Light Steel.

Não abras em eni atualmente é muito simples e barato abrir uma sociedade por quotas unipessoal.
Vais ter sempre uma morada física associada à tua empresa, nem que seja a tua casa, o que até é positivo pois algumas despesas da mesma podem entrar para tua empresa. Se morares nas ilhas ou interior ou tenhas por lá casa podes ter benefícios fiscais.
Não optes pelo regime simplificado especialmente pelo que percebo a tua empresa vai ter despesas a apresentar, se necessário e provavelmente a melhor opção por volta de 100 euros por mês arranjas contabilista.

Estou também nessas vias mas numa área muito diferente.
Se é uma área que já trabalhas e estás estabelecido nada tem haver com Portugal ser um bom país ou não para empreendedores, agora atenção se queres abrir a empresa para ser o patrão de ti mesmo… nos primeiros tempos o esforço necessário e depois a responsabilidade de teres empregados a dependerem de ti não é fácil.

Daqui a duas semanas o ric aparece num vídeo do YouTube com carrão e maços de notas, pronto a partilhar os seus segredos :joy::joy:

JK :smiley: boa sorte, bro!

2 Curtiram