Empréstimo Obrigacionista 50M 2024-2027

1 Curtiu

O EO 21-24 não acabava só em Novembro?

Ainda não percebi bem o processo de troca e como vão ser remuneradas as obrigações 21-24.

O EO vai ser de 30M podendo ser aumentado?

pensei que a taxa de juro fosse mairo do que os 5,75% brutos.

imagem

imagem

imagem

2 Curtiram

Sim, 25 de Novembro. De qualquer forma, convém ter visibilidade para confiança do mercados uns meses antes.

EDIT: Sobre o processo de troca o @pedroperdigao deixou o detalhe no post seguinte.
Este EO serve em parte para pagar esse EO de 21-24. O restante deverá ser pago por benefícios operacionais.
Do documento informativo podemos ler o seguite:

"A Oferta de Subscrição visa a obtenção de fundos através do recurso ao mercado de capitais, prosseguindo uma estratégia de diversificação e otimização das fontes de financiamento da Sporting SAD, sendo estes utilizados para reembolsar parcialmente o empréstimo obrigacionista denominado “Sporting SAD 2021-2024”, no montante de €40.000.000, com reembolso agendado para 25 de novembro de 2024 e, no seu remanescente, ao financiamento da atividade corrente da Sporting SAD e reforço de liquidez.
A Oferta de Troca visa permitir à Sporting SAD substituir parte da sua dívida com vencimento em 2024 por dívida com vencimento em 2027.

Sim, outra vez citando.

O valor nominal global inicial das Ofertas é de €30.000.000, sendo a receita global num montante máximo de €30.000.000, salvo se o valor nominal global das Obrigações Sporting SAD 2024-2027 que poderão vir a ser emitidas no âmbito das Ofertas para satisfazer ordens de subscrição e de troca, validamente transmitidas, for objeto de aumento por decisão da Sporting SAD até ao dia 20 de março de 2024, inclusive.

Sim, tendo em conta as taxas juro atuais seria de esperar que podessen ser superiores, ainda assim o é vs o anterior. Agora, creio que há mais confiança nos resultados financeiros do Sporting, pelos últimos períodos francamente positivos.
Ainda assim só estamos 0.5pp abaixo do último EO do FC Porto.

1 Curtiu

2 Curtiram

Esse exemplo é para quem já tinha títulos da obrigação anterior, certo?

Alguém me consegue dar um exemplo para um investimento a começar em 2024 e a terminar em 2027?

Sim.

Se quiseres apenas subscrever obrigações novas e não trocar pelas anteriores, tens que investir o valor mínimo de 2500€ (500 obrigações, pois cada uma tem um valor nominal de 5€)

TANB de 5,75%, o que deve dar à volta de 4,14% de taxa de juro anual líquida, mais ou menos.

Ou seja, investindo o mínimo, 2500€, receberias à volta de 68€ de juros em novembro e 34€ de juros em março, todos os anos até à maturidade, novembro de 2027. Sendo que este é um empréstimo de 3 anos e 8 meses, investindo 2500€, os juros totais seriam de mais ou menos 380€ até à maturidade.

4 Curtiram

Obrigado pela explicação. Esclarece-me só uma última questão: Os valores que colocas no teu exemplo são liquidos, correto?

Há 3 anos adquiri, disse que ia ter lucro, disse que a tendência seria o SCP melhorar financeiramente.

Fui muito criticado pelos experts do fórum. :clap:

Hoje, 3 anos depois:
O SCP está financeiramente reforçado tal como eu tinha vaticinado.
Eu tive o lucro que disse que ia ter.
E os otários ganharam tanto como a razão que tinham: ZERO!

Espero que me insultem de irritação porque eu adoro isso vindo de otários fala-baratos.

E agora ainda vou dizer mais:
Pretendo renovar e ainda reforçar o meu investimento.

Estamos com os CPs mais altos de sempre, temos um pipeline de vendas de jogadores colossal e que nos vai permitir muita liquidez e ainda estamos com alta probabilidade de ir à próxima champions.

Fodasse…
Mesmo que nada disto fosse verdade, o investimento já era razoavelmente seguro, mas assim…

Eu nem vos devia dizer isto porque assim vão ser minha concorrência quando deviam era continuar quietos sem investir nada e otários. Assim, ainda corro o risco de abrir os olhos a alguns.
Da última vez quis adquirir 30K e só me deixaram aquirir 10K.

Façam-me um favor:
Continuem a ser otários, a vaticinar desastres e a deixar este bom investimento só para mim… :rofl:

1 Curtiu

Certo, uma TANB de 5,75% dá uma taxa líquida de 4,14% considerando a retenção na fonte de 28%. Não há de fugir muito disto, mas podes fazer uma simulação no teu banco, creio. Os valores que dei dos juros já são líquidos, sim.

1 Curtiu

Duas questões:

• Qual é o nível de risco de uma operação destas para quem subscreve?
    Há algum cenário (que não seja a instituição SAD ficar insolvente) no qual o juro não será pago ou o valor devolvido (mesmo sem juros)?
  • Suponho que não seja possível receber o valor investido antes do final dos 3 anos e 8 meses?

@goncaloA afinal os juros são pagos em setembro e março, ou seja, de 6 em 6 meses, Portanto há de ser 52€ de 6 em 6 meses se subscreveres o mínimo. O valor final que tinha dado dos 380€ é o mesmo.

1 Curtiu

Creio que só mesmo se o clube entrasse em insolvência. Acho que já aconteceu (com o Sporting inclusive) adiarem o pagamento do empréstimo alguns meses, mas também pagaram juros.

Obrigações deste género são um ativo pouco líquido, mas tenho quase a certeza que podes vendê-las no mercado secundário antes da maturidade. Tens é que arranjar comprador.

1 Curtiu

A CMVM tem um simulador para simular o valor de lucro, se bem me lembro de ter analisado no ultimo EO e reduzindo as despesas pode no final nao compensar conforme o numero de accoes compradas. Ou estou a ver mal ?

https://investidor.cmvm.pt/PInvestidor/SimuladorMercadoPrimario

Sou um leigo mas na banca não se consegue nem parecido.

Um depósito a prazo ou CAs também têm muitíssimo menos risco.

Que são pagas semestralmente? Não? eu tive as anteriores e recebia semestralmente.

Sim, março e setembro.

1 Curtiu

E? Isso pouco influencia, são obrigações e vais sempre receber o mesmo. No fim deste periodo influencia é o próximo empréstimo obrigacionista e a taxa em que vão ser colocados.

Eu por acaso não vou investir, pois tenho dois investimentos de 5k cada que só acabam em abril. Se os tivesse disponeis era investido nestas obrigações.