Em primeiro

Tudo bem Schlaeger, mas a meu ver apenas vi em todos estes anos uma época em que realmente a arbitragem esteve ao nível de influência que por vezes é colocada pelos adeptos: o ano do luto.

Nesse ano sim fomos autenticamente travados pela arbitragem.

Nos outros anos todos vejo o Sporting ser mais prejudicado que os outros dois, mas no final vejo igual influência da culpa própria na classificação final. Por outro lado como disse vejo o Sporting ser campeão incontestado em duas épocas, mesmo com roubos a acontecerem, o que apenas dá mais razão à minha teoria.

Basta olhar para este jogo: apesar da questão alcides Duarte Gomes foi mto tendencioso a assinalar as faltas, e sobretudo no critério dos cartões, ajudando bastante o benfica, para não falar no lance de petit sobre sá pinto onde independentemente do teatro do sá existe de facto um toque, possivelmente mais um vermelho e fim do sofrimento, com prejuízo do benfica para o proximo jogo. Mas MESMO ASSIM ganhámos. Porquê? Porque jogámos à Sporting, nunca desmoralizando e nunca parando de dar o litro. Quando assim é, mesmo sendo prejudicado podemos ser campeões.

100% de Acordo com o amigo Mauras

=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>

Nos outros anos todos vejo o Sporting ser mais prejudicado que os outros dois, mas no final vejo igual influência da culpa própria na classificação final.

Concordo plenamente contigo, e apenas quero ainda acrescentar mais alguma coisa:

Os iluminados dizem que no final do campeonato, se se for fazer a contabilidade dos favorecimentos / prejuizos, em matéria de decisões da arbitragem, fica tudo “ela por ela” e não ha clubes com muito mais queixas do que outros!
Queria acrescentar apenas o seguinte: A grande questão está no timming em que se prejudica / favorece.

O que vi nos ultimos 2 anos foi o Sporting a ser prejudicado logo no inicio do campeonato, em jogos praticamente seguidos (Exp: Moreirense e Maritimo o ano passado) dando uma margem bastante confortavél aos Tripeiros para gerirem o campeonato.
Todos sabemos que ir á frente com 5-7 pontos de vantagem é bastante mais confortavel do que com 1 ponto. Isso viu-se ontem. Os Tripeiros pressionados támbém perdem pontos.
Ora nas jornadas finais favorecer o Sporting ou os Orcs para que a distancia deixe de ser 8-9 pontos para passar a ser 5 é apenas ajudar aqueles que dizem que o nosso campeonato é muito competitivo

Não tivesse o Alcides sido expulso e eu queria ver se o Sporting ganhava o jogo, isso é muito bonito mas um facto é que o Sporting foi prejudicado e acabou por ter a sorte de o árbitro ter errado na expulsão do Alcides, como tinha errado na do Rui Jorge e não me esqueço do cartão amarelo que ficou no bolso que originava o vermelho ao Fernandes, falar depois é muito bonito mas se temos empatado ou perdido a equipa já era uma merda, como tem sido dito até ontem, o Peseiro um treinador da treta, etc! :arrow: :?

Já agora, vejam como ganhou ontem o Boavista, com 2 golos ilegais e como empatou o porto com 2 fora-de-jogo escandalosos e um penalty perdoado! :arrow:

Penso que estão a ser um pouco injustos quando batem na tecla do MENOS MEDÍOCRE.

É certo que o Sporting não tem tido umas exibições por aí além e tem oscilado por vezes de forma inexplicável, somando ainda as tais paragens cerebrais de quase todos os jogos.

Mas, se repararem na trajectória desde o início do campeonato, é notório que temos vindo a melhorar aos bocadinhos, de uma forma global. Actualmente, o futebol do Sporting é bastante aceitável e penso que conseguiria ganhar ao Porto de Mourinho da 2ª época uns 3 jogos em 10. Se tirarmos os erros defensivos, a pastelice do Viana e acrescentarmos um ponta-de-lança à altura do Liedson, passo esse ratio para 5 em 10.

Podem argumentar tudo e mais alguma coisa, mas a verdade é que o Pesiero está a efectuar uma excelente época de transição. Sim, porque depois do insucesso dos últimos 2 anos, era imperioso fazer isto - começar a arranjar alternativas ao R. Jorge, começar a arranjar alternativas ao Beto, começar a arranjar alternativas ao JVP, etc.

Obviamente que a azelhice do Porto tem ajudado (já nem falo das galinhas), mas ainda bem pra nós, porque se o Porto estivesse à altura do de Mourinho, o Sporting ficaria num impasse entre fazer uma época de transição ou apostar no melhor lugar possível no Campeonato. Dir-me-ão alguns que esta distinção ainda não é clara… aceito, mas olhem então para C. Martins, Paíto, Enak, promoção de Moutinho, ou a preocupação em rodar os jogadores jovens pouco utilizados. Tudo isto revela uma preocupação em pôr uma “máquina” a andar.
Agradecíamos era menos tiros no pé, sff. :smiley:

ESTAMOS EM PRIMEIRO! E NÃO QUEREMOS SAIR DE LÁ, OK? 8)

Nos outros anos todos vejo o Sporting ser mais prejudicado que os outros dois, mas no final vejo igual influência da culpa própria na classificação final.

Concordo plenamente contigo, e apenas quero ainda acrescentar mais alguma coisa:

Os iluminados dizem que no final do campeonato, se se for fazer a contabilidade dos favorecimentos / prejuizos, em matéria de decisões da arbitragem, fica tudo “ela por ela” e não ha clubes com muito mais queixas do que outros!
Queria acrescentar apenas o seguinte: A grande questão está no timming em que se prejudica / favorece.

O que vi nos ultimos 2 anos foi o Sporting a ser prejudicado logo no inicio do campeonato, em jogos praticamente seguidos (Exp: Moreirense e Maritimo o ano passado) dando uma margem bastante confortavél aos Tripeiros para gerirem o campeonato.
Todos sabemos que ir á frente com 5-7 pontos de vantagem é bastante mais confortavel do que com 1 ponto. Isso viu-se ontem. Os Tripeiros pressionados támbém perdem pontos.
Ora nas jornadas finais favorecer o Sporting ou os Orcs para que a distancia deixe de ser 8-9 pontos para passar a ser 5 é apenas ajudar aqueles que dizem que o nosso campeonato é muito competitivo

Não esquecer também que, na época passada, quando ameaçámos uma aproximação ao primeiro lugar logo apareceu um Paixão caído do céu no Bessa e mais teriam aparecido se necessário.

É claro que é sempre melhor estar em 1º do que em 2º ou em 13º, que salvo erro era a nossa posição à 5ª jornada, e a consequência disso é que o estado de espírito dos adeptos e também dos jogadores é agora totalmente diferente do que era nessa altura, até porque ás vezes a liderança funciona como um doping que não se pode desprezar.

No entanto se conforme agora se pode verificar, não havia motivos para nos fazerem o funeral antecipado que nos fizeram, também ainda não há razões para atirar foguetes. O campeonato só agora vai chegar a meio e o crescimento da equipa ainda está por consolidar, assim como os efeitos da reabertura do mercado cujo resultado final ainda está longe de ser conhecido.

Felizmente que entre os sportinguistas e no Sporting há a perfeita noção disso e a situação está a ser encarada com normalidade. Imaginem que o resultado tem sido ao contrário o alarido que não iria por aí. Assim está tudo calmo apesar de alguma tristeza e desanimo que nalguns casos é azia, que por aí vai

Não é uma crítica ao Sporting, mas a todos os grandes. A análise pontuação/orçamento, traduzida no "custo por ponto", é este ano verdadeiramente vergonhosa para os grandes.

Ou então são efeitos, mesmo que rarefeitos, de um certo apito dourado, que faz com que os árbitros e bandeirninhas andem este ano um bocadinho mais discretos nas ajudas aos grandes. Comparem, quem viu, este FCP-Rio Ave com o do ano passado. No do ano passado nos ultimos 20 minutos o arbitro apitou TUDO contra o Rio Ave, em qualquer ponto do campo, para fazer com que os tripas estivessem sempre em cima deles e acabaram por ganhar nos ultimos minutos. Foi o célebre comentário do Mourinho: “hoje passei a acreditar que vamos ser campeões”…pudera…


Não sei se a arbitragem terá algo a ver com isto.

No caso do Porto, sem manter contabilidade organizada, admito que este ano não tenham sido ajudados como é normal, mas a grande e notória diferença está indiscutivelmente na fraca qualidade do futebol que jogam (mais grave ainda tendo em conta o plantel de que dispõem), e na sua irregularidade exibicional.

Nos lamps, a sensação que tenho é que este ano estão a ter mais ajudas, e mesmo assim estão como estão.

No nosso caso, apesar de não termos um único penalty a favor (o que é no mínimo estranho na equipa que mais ataca), penso que este ano estamos a ser mais poupados pelos árbitros, e mesmo assim lideramos com muitos pontos perdidos.

A minha impressão global, como espectador, é que se está a jogar francamente pior na Superliga (felizmente o nosso caso é o inverso, apesar da irregularidade prefiro de longe este Sporting ao do Timex). Entre as equipas que andam a morder os calcanhares dos grandes, só no Braga se vê de facto crescimento futebolístico.

mas a grande e notória diferença está indiscutivelmente na fraca qualidade do futebol que jogam (mais grave ainda tendo em conta o plantel de que dispõem), e na sua irregularidade exibicional.

No ano passado e até à 10ª jornada, o FCP foi ajudado em quase todos os jogos, chegou a ser escandaloso. Dessa forma ganharam um avanço que quase lhes deu o titulo, e que nem 20 e tal jogos seguidos sem perder nos deu para nos aproximarmos. Tivese o FCP menos ajudas nas 10 primeiras jornadas e se calhar as coisas tinham sido diferentes, tanto a nivel nacional como internacional. E mesmo assim foi preciso uma paixão no bessa e mais umas expulsões ridiculas para nos afastarem da perseguição. E o nosso treinador era o tal Timex…

Mas claro, olha-se para a classificação passado 1 ano depois e o que resta é que o FCP do supermorinho venceu com longo avanço e o SCP ficou em 3º…

No ano passado e até à 10ª jornada, o FCP foi ajudado em quase todos os jogos, chegou a ser escandaloso. Dessa forma ganharam um avanço que quase lhes deu o titulo, e que nem 20 e tal jogos seguidos sem perder nos deu para nos aproximarmos. Tivese o FCP menos ajudas nas 10 primeiras jornadas e se calhar as coisas tinham sido diferentes, tanto a nivel nacional como internacional. E mesmo assim foi preciso uma paixão no bessa e mais umas expulsões ridiculas para nos afastarem da perseguição. E o nosso treinador era o tal Timex...

Mas claro, olha-se para a classificação passado 1 ano depois e o que resta é que o FCP do supermorinho venceu com longo avanço e o SCP ficou em 3º…

=D>

Enquanto intramuros o Sporting vai conseguindo disfarçar a sua fraca competitividade em relação aos padrões exibicionais do fcp (e atenção que não estou a falar de confrontos directos pq aí a diferença tem sido abissal - este ano fomos a equipa que pior resultado fez no dragão 3-0 e o ano passado levámos 4-1), no entanto a grande diferença qualitativa do nosso futebol para o do fcp faz-se notar muito mais qd se passa a fronteira.
O ano passado uns quaisquer turcos chegaram para nos limpar o sebo enquanto o fcp, com sorte ou sem ela, tiveram a carreira brilhante que culminou na conquista da CL. Incomparavelmente distante.

Este ano há um claro deficit de resultados por parte do fcp, a meu ver muito por culpa do fraco treinador que têm, conservador e ultrapassado, mas que não os inibiu de, internamente, ganharem todos os confrontos com os rivais directos ao título.

Isto é para o pessoal não entrar em euforias ou quê? :shock:

Alemid,

Só nas Antas levaste tu 4 batatas o ano passado no arranque… tb foi um resultado fabricado pelo árbitro? Não me lixes :).

O ano passado andaste a não jogar um boi no início, exactamente como agora, equilibraste a coisa um pouco a meio mas mesmo assim perdeste o campeonato e até o segundo lugar por culpa própria.

Os árbitros pelos vistos só servem para justificar os anos maus, nos anos bons ninguém se lembra deles ou explica como é possível furar esse bloqueio. Porque será?.

É óptimo chegar à 16ª jornada e após uma vitória sobre os ORC’s, poder olhar por cima do ombro e ver toda a gente atrás de nós. Desde o jogo de Guimarães que a equipa parece ter ganho uma “pica” que ainda não lhe tinha visto. Peseiro, após os equívocos de início de época, parece ter estabilizado um modelo de jogo e ganhou um capital de confiança que não deverá desperdiçar.

Os próximos dois jogos (ambos fora - Choupana e Barcelos) poderão definir muito do resto da época. Para sabermos se a irregularidade é mesmo a tónica ou se a equipa tem de facto estofo para lá chegar. Quero acreditar na segunda. :arrow:

A verdade é que em termos psicológicos o Sporting está em maré alta, e isso é essencial.

É preciso Peseiro saber evitar o que por vezes acontece ao Sporting após um bom ciclo, como no ano passado em que de repente levámos 4 do rio ave por nítido excesso de confiança e postura de relax.

Se ao bom aproveitamento desta maré se juntar a chegada de 1,2 jogadores que realmente tragam algo a mais ao plantel então é para começar a acreditar, mas sempre com ponderação, como é nosso apanágio, euforias e soberba é coisa dos nossos vizinhos do lado.

Alemid,

Só nas Antas levaste tu 4 batatas o ano passado no arranque… tb foi um resultado fabricado pelo árbitro? Não me lixes :).

Falaste de 1 jogo, eu falei de 10. Ok, deves ter razão.

O ano passado andaste a não jogar um boi no início, exactamente como agora, equilibraste a coisa um pouco a meio mas mesmo assim perdeste o campeonato e até o segundo lugar por culpa própria.

Tivessem os 10 primeiros jogos sido diferentes…não sei…

Os árbitros pelos vistos só servem para justificar os anos maus, nos anos bons ninguém se lembra deles ou explica como é possível furar esse bloqueio. Porque será?.

No ano do titulo 99/00 não me lembro de termos sido beneficiados. Deve ter sido das épocas com menos barracas em arbitragens desde que vejo futebol. No titulo de 01/02, os penalties em catadupa foram algo de inédito e nesse ano não podemos queixar-nos de arbitragens.

Presumo que o facto de durante anos o pelouro de arbitragens ser o mais disputado na federação não significa nada? Nem episodios de quinhentinhos, árbitros no Brasil, etc? Tudo imaginação para enganar pacóvios?

Tá bem tá…

:roll:

No titulo de 01/02, os penalties em catadupa foram algo de inédito e nesse ano não podemos queixar-nos de arbitragens.

Desculpem lá intrometer-me, e também pela minha discordância,mas não temos razão de queixa?
Ólila que não temos!
Vinte e tais penaltys marcados, destes, salvo erro, quatro foram mal marcados, mas muitos mais (17 ou 14 tb salvo erro) ficaram por marcar.

No titulo de 01/02, os penalties em catadupa foram algo de inédito e nesse ano não podemos queixar-nos de arbitragens.

Desculpem lá intrometer-me, e também pela minha discordância,mas não temos razão de queixa?
Ólila que não temos!
Vinte e tais penaltys marcados, destes, salvo erro, quatro foram mal marcados, mas muitos mais (17 ou 14 tb salvo erro) ficaram por marcar.

Mas não é normal marcarem tantos penalties. Deve ter sido record mundial. Duas temporadas depois e quantos penalties nos marcaram?

Até o momento nenhum, embora tenham ficado alguns (contra e a favor) por marcar.

Quando é penalty é para marcar, sejam 10, 20 ou até mesmo 50.
Não te esqueças que o Sporting em 01/02 atacava muito e bem, logo é perfeitamente natural e normal tal quantidade de penaltys.
Anormal é quando é e não marcam.

Atacava muito bem e tinha o JVP! :wink: :smiley: