Elias Trindade [2011-2014]

Disse isto depois do jogo com o Benfica ( que provavelmente foi o melhor jogo dele no Sporting), e continuo a ter a mesma opinião. Ele tem qualidade que se farta mas não se motiva facilmente e o Sporting precisa de jogadores regulares!

este palhaço em vez de jogar todos os jogos com a mesma intensidade nao…so quando se quer mostrar e que se esforça. ja irrita!!! e ainda faz ma cara por ser substituido!!!

e um grande jogador mas com cabeça de minhoca

concordo absolutamente! :great:

defendi o seu recuo para “6” pela capacidade defensiva e boa leitura táctica que tem, mas com esta atitude (recorrente) começo a achar mesmo que é para vender (e duvido pouco que irá sair no final da época).

esconde-se constantemente nas marcações nas tais transições que deveria assumir e parece que passa o jogo amuado.

a minha opinião (e não é de agora) é que está a fazer um frete no Sporting. :arrow:

1. A diferença entre o CArrillo e o Elias é que um tem 19 anos e o outro tem 26.

2. A diferença entre o Elias e o Ricky é que o 1º joga a meio-campo (onde há muito mais bola) e o 2º joga sozinho no ataque. Como é óbvio, não se pode pedir ao 2º para estar tanto em jogo como o 1º. Outra diferença entre eles é que o Ricky já marcou mais de 20 golos, já resolveu jogos, já impediu derrotas e o Elias fez 2 ou 3 bons jogos.

Por muita qualidade que o Elias tenha, não a está a demonstrar. E, tendo em conta que pagámos 8.5M por ele, a esta altura devia ser muito mais regular. De que nos serve ter um excelente jogador se ele faz 1 boa exibição a cada 10 jogos?

Este gajo e burro!!! Toda a gente sabe que tem uns pes do caracas… nao sei que se passa com ele. Falta de confianca??? parece, pois sempre que pega na bola nao a leva pra frente mas sim pra tras ou entao pro lado…

Ah…e ontem teve o Adrien a dizer presente…nao te ponhas fino nao…

Elias parece-me ser aquele tipo de jogador que precisa de continuidade para se ir afirmando. Ora, fruto da excelente campanha europeia na qual ele não pôde participar, não tem tido ao longo de toda a época essa tal continuidade. E por vezes torna-se mais difícil para o jogador.

Mas o que interessa isso quando temos um Matías Fernandez que em 2 anos andou aqui a encher chouriços para fazer meia duzia de jogos bons, e por isso é adorado. Não estou a pôr em causa o Matías, mas sim a atitude de alguns. Elias chegou esta época, já o campeonato tinha começado, e mal para os nossos lados. Para um primeiro ano, equilibrou a equipa e não fosse ele, Domingos nem chegava ao Natal. E provavelmente Godinho também não. Não fez a pré-época com a equipa e mesmo assim veio a tempo de ganhar terreno a alguns que já cá estavam. Mas vamos assobiar, criticar e pode ser que mais tarde o vejamos a celebrar campeonatos mas com outra camisola, em tons azulados.

O homem jogou os jogos quase todos, o facto de nao jogar na liga europa nao e desculpa. Pede-se mais a este jogador, nao so pelo dinheiro que custou, mas tambem pela qualidade que sabemos que tem. E ja que referes ele ter ajudado o Domingos a chegar ao Natal… onde anda o Elias do inicio de epoca??? aquele que, realmente dou-te razao, ajudou o Clube a ganhar aqueles 10 jogos seguidos???

Isto nao entendo neste jogador…escondeu-se…apagou-se…

Mike Lewis:

Mas o que interessa isso quando temos um Matías Fernandez que em 2 anos andou aqui a encher chouriços para fazer meia duzia de jogos bons, e por isso é adorado. Não estou a pôr em causa o Matías, mas sim a atitude de alguns. Elias chegou esta época, já o campeonato tinha começado, e mal para os nossos lados. Para um primeiro ano, equilibrou a equipa e não fosse ele, Domingos nem chegava ao Natal. E provavelmente Godinho também não. Não fez a pré-época com a equipa e mesmo assim veio a tempo de ganhar terreno a alguns que já cá estavam. Mas vamos assobiar, criticar e pode ser que mais tarde o vejamos a celebrar campeonatos mas com outra camisola, em tons azulados.

A atitude de alguns não se contraria com argumentos com falta de sustentação real. Matias no ano passado até tem números iguais aos deste ano. E apenas ligeiramente superiores aos do seu primeiro ano. E nunca foi titular absoluto, independentemente do rendimento, aliás, teve meses consecutivos a entrar nos 10 minutos finais dos jogos. Chegou a fazer 5 jogos consecutivos a entrar ao minuto 90! Elias precisa de continuidade? Todos precisam. Vai chegar a altura de sentar no banco, como aconteceu com outros e de lutar pela sua oportunidade? É que com este rendimento, só pelo seu estatuto se compreende a sua utilização no 11 jogo, após jogo.

E repito, considero que tem valor, nem comungo de algum exagero das críticas ao rapaz. Ontem tanto falhou ele como Schaars e quem estava à frente também esteve longe de estar a um bom nível.

Mike Lewis :arrow: :arrow:

E sinceramente acho que a cara feia que ele fez, não foi devido a ter substituido mas sim devido à sua paupérrima exibição, isto é claramente os jogadores a serem influenciados pelos toscos dos comentadores (aquele Izmailov pa, 90 minutes em campo e nem um toque na bola… :wall:), sinceramente acham que se o jogador não tivesse gostado de ter substituido, tinha feito uma cara feia tipo o que fez, ou tinha mandado o Sá Pinto para o ■■■■■■■ (tipo Rolando e o A. Pereira no porto? O Elias fez cara feia, não por desagrado com o treinador, mas porque ele mesmo percebeu que jogou mal! Parem lá de ir na conversa dos comentadores lampiónicos e vejam com olhos de ver…

Já pensaram que por vezes o jogo não se adequa às suas características? Veja-se este ultimo jogo, espaços todos preenchidos, a académica completamente fechada sem espaços para jogar, não houve ninguém a desbloquear o jogo (Matías, que esteve muitos furos abaixo não o conseguiu, e ainda assim, não chovem criticas como se vê por aqui [atenção que eu gosto do Matías, mas tal como o Elias, fez uma exibição péssima]), que foi algo que o André Martins fez logo que entrou em campo, conseguiu fazer o trabalho de Matías e ainda conseguiu ajudar defensivamente Schaars, que também fez uma boa exibição. É um jogador que sente-se mais confortável em jogos onde haja mais espaço (veja-se, faz grandes jogos em derbies/clássicos, contra equipas que jogam ao ataque [Setúbal, primeira volta], e apresenta uma melhoria muito significativa na segunda parte [equipas mais cansadas, jogo partido, mais espaço]), por isso acaba por depender um pouco também de Matias ou A. Martins para desbloquear o jogo…

E só para finalizar, concordo plenamente com o @Mike Lewis quando diz que precisa de continuidade para se afirmar, aliás, veja-se que o primeiro jogo após paragens do campeonato / Liga Europa, a sua forma física era menos boa do que o normal (para ele, ficava todo roto aos 70’), enquanto noutros jogos corre os 90’ a uma velocidade incrível e ainda podia fazer mais um jogo depois disso… Concordo, ainda assim, quando dizem que as suas exibições ao longo da época têm estado abaixo das expectativas, mas também malhar no jogador como se o Sporting tivesse jogado mal única e exclusivamente por sua culpa… :hand:

Põe-te na posição dele. Jogas ao domingo e chegas a quinta feira e tens que ficar em casa a " coçá-los". Bom não é de certeza! Eu também acho que Elias devia render mais, nunca disse o contrário mas não acho que esteja a ser uma época tão má para ele como muitos apregoam. Agora uma coisa que fique bem assente, eu quero que vocês idolatrem o Elias como idolatram o Matías. Só não percebo porque não tratam os dois de maneira igual. Um, andou como já disse, a fazer sabe-se lá o quê durante 2 anos e é o maior ídolo da malta. O outro pronto não tem estado no seu melhor e é aquilo e o diabo a quatro. O meu pai costuma dizer que mais vale cair em graça do que ser engraçado. E acho que tem razão.

Sinceramente, o Elias fez mais até agora pela equipa do que o Matías nos dois anos anteriores. Porque esta época, tirando os problemas musculares, até tem sido boa.
E o adepto sportinguista tem destas coisas. O adepto e o povo português diga-se, acha que só quando já não está cá é que é bom. Nunca se dá o devido valor enquanto é tempo. Por vezes, não merecemos o bom que temos por cá.

São opiniões divergentes, e eu queria muito que não fossem pois só beneficiaria o jogador e o clube.

O Matias??? Mas estamos a brincar é isso? :hand: :hand:

Sim, leste bem.
Diz-me o que é que o Matías fez de jeito nas duas épocas anteriores. E agora compara o tratamento que dão ao Matias com o que dão ao Elias.

É a isso que me refiro. Basta leres o que escrevi.

:arrow:

Mike Lewis:

Sim, leste bem.
Diz-me o que é que o Matías fez de jeito nas duas épocas anteriores. E agora compara o tratamento que dão ao Matias com o que dão ao Elias.

Mas esperas o quê, quando MF é dos melhores jogadores do plantel e tem jogado como tal?

O Matias nos 2 anos anteriores fez 12 golos e 13 assistências, mesmo preterido por largos meses por um tridente de contenção por um treinador e por outro sabe-se lá porquê, entrando na melhor das hipóteses nos 10 minutos finais. Fora o tempo de fora que esteve, por lesão. O chileno foi peça fundamental nos melhores períodos do ano passado, mesmo que poucos e os deste ano, onde foi decisivo na campanha europeia e na caminhada para a final da taça. Está em grande há meses consecutivos. Há para aí um sapo mal engolido, única razão que vejo para se aludir a Matias, quando o tópico é sobre Elias e quando o rendimento do brasileiro está claramente abaixo do exigivel.

Sapo engoli eu quando vi o Capel a jogar pelo Sporting. Eu não gostava nada dele do pouco que tinha visto no Sevilha.
Em relação ao Matías, os números só por si podem dizer muito ou pouco depedendo do enquadramento. Se eu fosse doutro país qualquer e me dissesses esse números eu certamente aplaudiria. Mas sabemos que as épocas do Matías no Sporting, e na Europa, porque não dizê-lo têm sido tudo menos regulares e constantes. Vê o exemplo do James do fcp: 12 golos e 8 assistências, até agora. O que em termos de números é um bom registo. Mas agora diz-me, achas que ele esteve tão bem como na época passada?! Claro que não. Porquê? Porque no enquadramento da equipa, todos estiveram pior. No meu ponto de vista, é uma situação semelhante com a do Matías. Esse argumento dos números não chega.

Volto a dizer que não tenho nada contra o nosso 14. Até é dos meus preferidos no plantel. Só não concordo com o (mau) tratamento que dão ao Elias, quando no plantel temos casos bem piores e não têm nem tão pouco semelhante. Se houver sapo para engolir, engulo, mas pelos vistos não engulo sozinho.

E fim do :offtopic:

Este gajo é o mais caro do plantel. Foi o que nos custou mais dinheiro e é o mais bem pago.

Como é que se pode pedir para termos calma que “para o ano é que é”? E se não for? Enterramos mais 2 ou 3M (segundo dizem) em ordenados para ter um gajo que faz 1 bom jogo a cada 10?

Se aparecer proposta de 7M para cima é vender…

Lá está… Por essa ordem de ideias onde é que o Matías não estava já. Enfim… :inde:

:arrow:

É com jogadores desta categoria, internacionais pelas melhores selecções do mundo, e com títulos no bolso, que se conquistam mais títulos e que se faz os miúdos crescer sem pressão e com bons professores.
Por mim é para ficar, claramente.
Para mim é para emprestar Renato e André Santos, voltar Adrien e temos o meio campo feito.

1. O Matias não custou 8.5M. Custou 3.5M.
  2. O Matias não recebe os tais 2/3M por ano.
  3. O Matias contribuiu mais na 1ª epoca que o Elias.
  4. O Matias, quando chegou, tinha 23 anos. O Elias tem 26.

A melhor forma de criticar um jogador é exigir-lhe que dê o melhor de si e faça um grande jogo no próximo desafio. É o que eu tenho feito quando as exibições de Elias são pouco conseguidas, como foi a última. Penso, sinceramente, que não tem justificado ao longo da época o investimento total feito, com algumas excepções, como foi o caso dos jogos em que marcou (curiosamente coincidem com alguns dos seus melhores jogos), e ainda uma ou outra partida onde, mesmo não marcando ou participando activamente no ataque, conseguiu fazer boas exbições. Aliás, tal como o bukowski, tenho a sensação que Elias não dá tudo nem se aplica no desempenho da função que lhe tem sido atribuída, médio-centro defensivo e/ou de transição. No último jogo não só não se envolveu na manobra ofensiva, como defensivamente foi macio, lento e pouco eficiente. De certa forma, nota-se que Elias preferiria jogar mais solto das funções defensivas e com um papel mais ofensivo, mas não sei se não poderá haver outros motivos, como um mau momento de forma física ou anímica, alguma falta de motivação, ou concentração nos seus deveres profissionais, na sua disciplina.

Seja como for, muito longe de justificar porque foi a contratação mais dispendiosa de sempre da história do Sporting, aquela onde mais dinheiro se pagou (mais de um quarto do que foi investido na transformação do plantel 2011/2012, sendo que não poderia ser utilizado nesta época na Liga Europa, uma das quatro frentes onde o Sporting estava envolvido). Neste momento a minha avaliação do jogador não é boa nem má, simplesmente não o desdenho mas também ainda não me convenceu. Esperar para ver o que irá fazer no Porto, e se será a regra ou a excepção. Porque não é só nos jogos grandes que os grandes jogadores têm de se destacar.