[Eleições SCP 2011] PROJECTO RECUPERAÇÃO - FÓRUM SPORTING

Companheiros leoninos, acho que já todos repararam que muitas ideias que surgem aqui no Fórum, aparecem algum tempo depois em jornais ou então são aproveitadas por alguém para incluírem em projectos que intitulam da sua autoria.

Já verifiquei ao longo destes quase 2 anos de fórum que existem por aqui muitas pessoas capazes com conhecimentos das mais diversas áreas. Somos um grupo heterogéneo unidos pelo mesmo amor, o Sporting Clube de Portugal.

Porque não criarmos nós um plano estratégico para a recuperação do Sporting? Sem qualquer ambição de protagonismo até porque a maior parte temos identidades desconhecidas. O único objectivo seria servir o Sporting, colocando o documento resultante das nossas reflexões disponível para todas as candidaturas.

Poderíamos criar uma secção no Fórum onde seriam colocadas as várias ideias. Alguém (se calhar da administração) compilaria as ideias num único documento que quando estivesse finalizado seria posto a votação do fórum.

Acho que deveríamos aproveitar a excelente massa pensadora que temos por aqui e fazermos algo pelo Sporting, por mais utópico que possa parecer, por mais irreal que a ideia seja, precisamos de sentir que fazemos algo e que estamos a contribuir com alguma coisa para evitar a morte do nosso glorioso clube.

Por vezes sinto-me impotente por estar longe de Lisboa, não poder ir apoiar a equipa, mas cada vez mais sinto a necessidade de fazer algo. Apesar da distância sempre sofri pelo Sporting, e a minha ligação ao clube e apoio fervoroso foi aumentando à medida que o vejo morrer. Após tantos anos de Sportinguismo só em 2010 me tornei sócio apesar de saber que poucos jogos conseguirei ir ver a Alvalade. Fi-lo porque queria um dia ter uma palavra a dizer nos destinos do clube.

Temos aqui pessoas de diversas áreas, economistas, contabilistas, arquitectos, engenheiros, designers gráficos, informáticos, pessoas do marketing e publicidade, advogados, pessoas ligadas às claques que conhecem as bases de apoio do clube, e acima de tudo temos pessoas que amam o Sporting que são as mais importantes.

Queria apenas lançar este repto estando disponível para colaborar, tendo em conta as minhas limitações de deslocação a Lisboa.

Não deixemos o Sporting morrer!

Saudações Leoninas

Excelente ideia.
Já tentei algo parecido (de uma forma muito básica) neste tópico http://www.forumscp.com/index.php?topic=28673.0, mas como vês, até agora a “adesão” foi zero…

Mas continuo a pensar que deveríamos criar algo de semelhante.

Abraço :great:

pois…vi agora. Acho que este era o timing para nos dedicarmos pois poderemos de certa forma fornecer algumas ideias aos candidatos…alguns deles de futebol percebem pouco.

Sugeria o apoio da Administração na criação de uma equipa para recolha, compilação e criação de um documento estratégico com o Selo FORUMSCP.

Acho uma grande ideia.

Eu como não sei pesquisar os tópicos que já postei, não consigo encontrar, mas aqui há tempos falei na possibilidade de criarmos aqui tipo um “governo sombra” do Sporting.

Há aqui gente muito válida e que conhece bem o Sporting por dentro. Tinha era que criar-se uma zona no Fórum que não permitisse que ninguém acedesse com menos de 6 meses de participação regular, por exemplo.

Isso penso que era essencial, por todas e mais algumas razões.

Pessoal estou completamente de acordo… podem contar comigo para ajudar

Acho que, sendo de louvar o voluntarismo e a vontade de ajudar o Clube, nao consegues ver todas as implicacoes que isto teria. A minha contribuicao sera chamar a atencao para este topico aos meus colegas de staff e debater o assunto internamente.

Independentemente de quem for eleito acho que deveria haver um revisao dos estatutos para acrescentar um artigo.

Artigo X

Todo Presidente, gestor, director ou funcionario do Sporting Clube de Portugal que, por efeito dos seus actos directos ou indirectos, lese o SCP financeiramente ou/e desportivamente sera destituido “ad æternum” da sua qualidade de socio e sera excluido dos quadros de honra. Esta clausula tendo um efeito retroactivo, todo troféu, medalha ou prémio sera imediatamente retirado e apagado de todos os registos. Tornando-se persona non grata para o SCP, serao vedadas assim todos accessos a instalaçoes do Sporting sejam elas o estadio, o pavilhao, a academia ou qualquer outra instalaçao. Toda acçao lesiva sera imediatamente investigada por um comissao extraordinaria e independente, composta por socios de mais de 5 anos escolhidos aleatoriamente. O SCP reserva-se o direito de perseguir judicialmente os seus autores morais ou fisicos e exigir reparaçao dos danos causados.

Gostaria que isto fosse uma das primeiras medidas do proximo Presidente e logo a seguir aplica-la aos senhores que durante estes ultimos quinze anos destruiram alegremente o Sporting.

Sem dúvida, tem de haver uma responsabilização dos actos de gestão, pois assim é fácil brincar com o dinheiro dos outros. Actos de notória má gestão deveriam ser investigados. Até hoje ainda não vi um esclarecimento sobre o porquê de um investimento tão avultado num jogador como o Pongolle, só para dar um exemplo. A diferença do valor na sua venda deveria ser assumida pelo Bettencourt. um clube que não tem dinheiro não o pode esbanjar assim num único jogador de qualidade duvidosa.

De acordo, parece uma excelente ideia!

Mas… a que nível usaram os jornais a informação daqui!? Exemplos sff :-X :-\

Pegando na ideia de Morpheus surge-me uma dúvida, não teremos de salvaguardar a questão da intencionalidade? Pergunto isto no sentido de que alguém que inove e arrisque (e por mais que não o queiramos o nosso Sporting será sempre, nos tempos próximos, um clube de risco) e cujas medidas não surtam os efeitos desejados, será justo essa pessoa ser banida do nosso Sporting? Eu teria tanto medo de ver o “amor da minha vida” fugir-me que não arriscaria nenhuma medida com medo que esta falhasse e preferiria ficar acomodado com mais medidas de continuidade (do género de “estou inocente, só continuei o que estava a ser feito, não fui eu que implementei, não me expulsem so meu sporting…”).

Julgo que temos de encontrar o meio termo entre a responsabilização e perseguição. Digo isto porque todos nós queremos uma ruptura com os últimos anos, mas para romper é necessário mudar, quem mudar estará legitimado por um acto eleitoral, mas e se corre mal?? Vai o presidente para a fogueira sózinho?? Veja-se o caso do JEB - foi um presidente incompetente mas convenceram-no de que seria bom no cargo e ele próprio ter-se-á convencido disso até as evidências gritarem o oposto. Mandamo-lo para a fogueira sozinho, e quem andou meses a convencê-lo que era a pessoa certa?? E se ele apenas fez o seu melhor como qualquer um de nós no seu lugar.

Eu também seria um mau presidente mas se muitos notáveis me andassem a convencer do contrário ao fim de algum tempo tb eu acreditaria que poderia ser um salvador. Eu faria asneiras e depois seria banido do meu sporting??? Isto poderia levar a uma indisponibilidade total de todos os que pudessem aspirar ao cargo.

Mas sim morpheus, percebo o que desejas, é o que eu desejo e o que todos nós desejamos, salvaguardar o nosso sporting de abutres, interesseiros e incompetentes, só temos é de apurar e requintar os métodos… Já agora uma pergunta: O que fazer em casos em que o clube é lesado por manifesta: 1) incompetência (ex:Pongolle - jogador em claro trajecto descendente desde o início de carreira); 2) azar (lembra do niculae- portento físico que depois de uma lesão no joelho que não se podia prever antes de acontecer, o afastou de uma enorme carreira); 3) Má intenção (ex: retirar dividendos futuros de questões patrimoniais ou investimentos em atletas).

Saudações Leoninas

Acho esta ideia muito importante sobretudo porque assim qualquer Sportinguista anónimo pode contribuir para o fortalecimento do Sporting, que só tem a ganhar com as potenciais milhares de ideias gratuitas. Só teria de seleccionar as melhores e aplicar as que fosse possível e valesse a pena. Eu, por acaso, já em 2002 me desloquei à sede do nosso clube com uma pasta com várias e ideias e bati com o nariz na porta. Apenas Fernando Correia (na altura Director do Jornal Sporting) me recebeu no seu escritório e ficou entusiasmado com algumas delas incentivando-me a enviá-las por correio à Direcção, na altura Presidida por Dias da Cunha. Acabei por não o fazer porque pensei que depois de várias viagens a Lisboa (300 Km de cada vez) achei que merecia ao menos que me dessem 10 minutos para as explicar.

Excelente ideia.
Com vontade (e como ja referiram, apesar das implicações que isso teria) tinha pernas para andar para a frente :mais: :mais:

Bom, então vamos a isso.

Uma das ideias que tinha em mente em 2002 e que ainda hoje se mantém actual é internacionalizar o Sítio Oficial do Sporting com várias línguas estrangeiras. Além do Português e do Inglês, penso que deveríamos oferecer os nossos conteúdos e divulgar a nossa história e valores em Chinês, Coreano, Japonês, Espanhol e Francês. A ideia principal é divulgar o Clube e captar a atenção de potenciais novos mercados. Já sabemos que em Portugal estamos muito limitados quer em termos financeiros quer em quota de mercado. Os grandes clubes europeus já têm os seus sites em algumas dessas línguas há vários anos e têm mais adeptos nos países asiáticos do que no seu próprio. Temos de divulgar a marca SPORTING por todo o mundo. Alguns podem alegar que poderia custar algum dinheiro fazer isso mas eu sugiro aproveitar a ajuda dos vários internacionais estrangeiros que temos ao serviço do nosso Clube (que o poderiam fazer até gratuitamente) e dos emigrantes que temos espalhados pelos cinco continentes. Haja imaginação e o amor ao SPORTING fará o resto.

Internacionalização é se dúvida uma excelente opção para alargar as nossas fontes de receitas.

Não sei se reparam mas sempre que alguém contrata um jogador com reconhecimento no seu país de origem…ele e o clube para onde se transferiu começam a ser falados…desta forma poderemos atrair patrocinadores/investidores desses países.

Em linhas gerais a internacionalização poderia passar pela contratação de jogadores de renome nos seus países de origem, bem como pelo alargamento de protocolos ou criação de academias em diversos países.

Com a consolidação da Marca Sporting, passaríamos para uma fase de distribuição de merchandising pelos canais de distribuição destes países.

Isto claro é uma ideia simplista e apenas a base de desenvolvimento.

Mas imaginem uma publicidade tipo “Queres aprender o mesmo que Ronaldo, Figo e Nani? Inscreve-te na Academia Sporting Clube de Portugal”

Eu continuo a bater na tecla da formação/prospecção de talentos. Para um clube sem dinheiro é uma área que deveria ser intensificada.

Concordo inteiramente. Nos mercados asiáticos existe um grande potencial financeiro, nomeadamente. Aliás, acho inclusivemente que se podia apostar mais no jogador asiático. É verdade que têm mais problemas de adaptação à comida, ao idioma mas não há nada que não se resolva.

Os japoneses gostam imenso de viajar e é frequente vê-los a “spots” turísticos por esse país fora. Imaginem se tivessemos um jogador japonês… O nosso estádio e a Academia passavam a ser pontos de paragem obrigatório. Precisa-se igualmente duma boa campanha de “marketing” para divulgar o conceito.

Poder-se-ía instituir um separador neste Fórum denominado “Sporting - Caixa de Ideias”, onde todos nós poderiamos contribuir com reflexões úteis e ideias com potencial de concretização, cumprindo um determinado nível de pormenor, por forma a ser o mais clara e completa possível. As ideias em exposição, seriam submetidas a votação, e aquelas que recolhessem um maior nº de votos, (com periodicidade mensal) seriam agregadas num documento a entregar aos orgãos directivos do Sporting. É a sugestão que deixo à apreciação da administração deste Fórum. Pode até acontecer que os dirigentes do nosso clube olhem de soslaio para essa iniciativa. Mas já lá diz o proverbio - “Água mole em pedra dura, tanto dá até que fura”

:great:

Boa ideia!!! Se for preciso alguma ajuda disponham!!! :victory:

Olá! Boa Noite! Ainda bem que começa a haver movimento aqui! Este tópico é um dos mais importantes que aqui existem e aquilo que podemos fazer de mais concreto para ajudar o Sporting a melhorar é dar ideias. Somos milhões de Sportinguistas com ambição de ver o nosso Clube no lugar que merece, ou seja, no Topo do Mundo!