Bem 1o Olá a todos, estou a dar o 1º passo neste fórum.
Gostava de aproveitar para fazer algumas perguntas aos vários candidatos (ou a tantos quanto possível…)
1ª O mundo do futebol chegou a pontos incalculáveis, sendo parte integrante do problema ou não, os adeptos do clube exigem profissionalismo que nos orgulhe. Demagogias à parte, certo é que o futebol português gera directamente para a SportTV mais de 24’000’000, muito mais até mas nunca o saberemos pois mesmo as empresas que distribuem o sinal desta empresa (Zon, MEO, Vodafone, Cabovisao, etc) não podem divulgar dados sobre o número de assinantes do canal que eles servem. Ora se o benfica tem 8M€ por ano, nós renegociámos o contrato para os próximos 8 ou 9 anos, com um valor muito semelhante ao dos nossos rivais, com o senão do contrato deles ser antigo e sofrer renegociação este ano (para valores realmente superiores).
Ora com isto tudo eu pergunto ao nosso candidato, se a SportTV ganha anualmente COM TODA A CERTEZA, mais de 250M€ só de assinantes, porque não mover TODOS os outros clubes a expropriar este serviço a essas sanguessugas e dá-lo para a FPF? LPFP?
(Expropriar será concerteza um termo demasiado forte, mas queiram ler “retirar”, “cancelar”… a única coisa necessária é assegurar os rendimentos dos clubes (principalmente os pequenos devido à sua quantidade em votos), que sendo tão baixos em termos de imagem, não será difícil encontrar um banco que suporte a transição, face aos lucros esperados, e denotem que apenas mencionei as receitas directas da subscrição do serviço, nada de publicidade).
2º O Sporting vive muito a imagem da marca do seu Ecletismo. Sem saber ao certo incomoda-me fazer esta pergunta mas, as modalidades são todas auto-suficientes? TÊM DE O SER! Um desportista do salto em trampolim não pode dar o seu máximo sabendo que a sua modalidade recebe menos da fatia gerada pelo futebol do que o atletismo. Assim sendo, o candidato estaria disposto a acabar com o profissionalismo de alguma modalidade em nome do rigor orçamental?
3º O Nosso plantel é muito desequilibrado, quanto mais não seja, a blindagem certamente não é igual para todos, as fugas de informação, os casos de rebeldia. O rigor orçamental também me parece bastante desigual entre os vários jogadores, os jogos a titular tanto do Patricio ou do Evaldo reflectem monetariamente diferenças para com um Caneira, Pedro Silva ou Grimi?! Neste contexto gostava muito de saber se jogadores como o Grimi (com tantas incursões ao Ministério Público onde infelizmente o Nosso clube declara que o jogador presta serviço comunitário para com a Nossa instituição), a quem se identifica uma clara falta de humildade apenas confundível com a sua indisciplina, irão sofrer algum tipo de tratamento discriminatório (treinar à parte, quebra do contrato com justa causa, etc)?
4º A qualidade do nosso futebol é demasiado inconsistente. Eu idealizo para o nosso clube ver os actuais treinadores da Academia serem apetrechados de recursos humanos como ex-jogadores do clube, psicólogos e psiquiatras, com os quais possam garantir uma ainda melhor formação tanto desportiva como humana dos nossos jovens. Na realidade verificamos que estes jovens apenas chegados à equipa principal começam a ver o seu valor não ser suportado pelas várias estruturas hierárquicas. Não é necessariamente um mal querer vender bem os valores produzidos em casa, nem que ao mesmo tempo se esteja a acreditar no milagre da Academia, no entanto as falhas são mais que claras quanto à deficiente gestão deste processo que infelizmente teima em não mostrar resultados, pois tanto quanto não se vendam os valores produzidos, isto quererá dizer que os temos ao nosso dispor, sendo então estritamente necessário apresentar uma qualidade de futebol consistente. Peço desculpa pela demagogia apresentada, apenas pretendo com este pensamento frisar a necessidade desta questão:
O Sporting renegociou o contrato de direitos televisivos em 108 Milhões para uns 9 anos, está prestes a receber em 3(!!) anos 18 Milhões de euros da CML (que não aceitou fazer o pagamento com bens imobiliários, muito provavelmente mais vantajoso para nós devido à avaliação de mercado feita aos mesmos, certo é que não soubemos dar a volta à edilidade neste tema), e não há nenhum banco que queira emprestar este dinheiro no imediato ao Sporting?! Eu pergunto, ESTE DINHEIRO JÁ ESTÁ HIPOTECADO???