[Eleições SCP 2011] Eleições no SCP - O que move os candidatos?

Quando me registei nesta casa, fi-lo porque queria estar mais bem informado acerca do que se passava no meu clube.

O Sporting Clube de Portugal passava e continua a passar um dos momentos mais conturbados da sua centenária história.

As glórias passadas, principalmente ligadas ao futebol, teimavam e teimam em andar arredadas das bandas de Alvalade e, mais grave do que isso, existe uma névoa tenebrosa que paira sobre os destinos do Clube e que põe em causa a sua sobrevivência: o sobre-endividamento das suas contas, o sufoco em que o Sporting se encontra junto da banca.

Não percebo nada de projectos financeiros nem similares mas percebo que, neste momento, o Sporting não será uma embarcação fácil de gerir.

Aliás, muitos ao se referirem ao Sporting, comparam-no a algo ingovernável, ao “Titanic”, que como sabem se afundou sem apelo nem agravo apesar de ser a embarcação mais moderna da época.

Eu e muitos dos colegas aqui, apesar das nossas depressões provocadas essencialmente pelo Sporting, nunca acreditámos que ele alguma vez acabasse.

Mas depois de olharmos para a inqualificável presidência levada a cabo pelo nosso último Presidente, convenhamos que ficámos muito preocupados. Tão preocupados que muitos de nós, mais do que uma vez até mencionámos a refundação como uma saída para o Clube.

A inqualificável presidência culminou com o abandono antecipado do tal projecto que afinal não existia, nunca existiu e que apesar de tudo iludiu 90% dos sócios votantes nas últimas eleições. Eu não votei, não era sócio ainda, mas eventualmente se tivesse votado até faria decerto parte desses tão fustigados, tão flagelados, tão responsabilizados 90%.

E por causa desse abandono antecipado, eis-nos com eleições marcadas para dia 26/03.

Decerto que muitos de nós, pensando em tudo aquilo que escrevi acima e que, decerto, era o que sentíamos, quando ouvimos falar em eleições antecipadas, reagimos com receio, com preocupação.

Quem quereria ir para Presidente do Sporting, o tal Titanic? Quem estava disposto a assumir o comando deste grande paquete que nos últimos 15 anos foi perdendo “elan”, atracção, ao ponto de ser mais parecido com a “Nau Catrineta”? Será que aparecerá alguém?

Estávamos redondamente enganados. Eis que apareceram não um, não dois, não três nem quatro ou cinco mas sim, pasme-se, seis candidatos à Presidência do Sporting. Alguns deles desconhecidos, é verdade. Mas outros não. Têm o rótulo de empresários de sucesso, capazes de pôr à disposição não centenas, não milhares mas sim milhões de euros… Tudo a bem do Sporting Clube de Portugal.

E se estávamos a contar com uma campanha eleitoral amorfa, insonsa, sem vivacidade, estávamos novamente redondamente enganados.

Esta campanha tem sido marcada pelo dinamismo, pelas picardias, pela descida de nível do discurso por parte de alguns candidatos. Ao fim e ao cabo, aquilo que acontece nas campanhas eleitorais a sério. Esperem, mas é que esta é mesmo uma campanha eleitoral a sério… :stuck_out_tongue:

E a imprensa, quais tubarões imbuídos dum frenesim pela carniça, tem esfregado as mãos de contente pois tem conseguido arranjar temas para vender jornais… Todos os dias.

Tudo isto para propor aqui aos colegas foristas um tema para dissertarmos:

[b]O que leva 6 homens de variadas idades, formações, vivências, alguns deles com nome feito junto da opinião pública, à conta de carreiras mais ou menos de sucesso, a disporem-se a ver os seus nomes enxovalhados, as suas vidas privadas devassadas, vasculhadas?

O que os move?

Será o seu Sportinguismo? [/b]

Andava a estranhar a tua ausência nesta secção eleitoral, ainda para mais porque isto aqueceu nas últimas horas. Mas já vi que és aniversariante e aproveito para te enviar um enorme abraço de parabens. E ainda acrescento um abraço de solidariedade, mesmo que não imagine, felizmente, o que deve ser olhar para ataques públicos à vida privada de um familiar.

Respondendo à pergunta.
Não duvido do Sportinguismo de (por ordem alfabética) BdC, DF, PB, SAM nem ZB (que já desistiu, em favor de SAM; passando de 6 para 5)
Desses não duvido que é isso que os move.

No caso do outro candidato, não escondo algumas dúvidas
Nem é por ter (foi publicitado pelo próprio, logo sinto-me à vontade para falar) um filho lampião, o mais velho, e que se fez sócio daquela agremiação quando o pai foi dirigente do Sporting. Também sou pai (por ora os meus filhos estão garantidos no bom caminho), pelo que não cuspo para o ar e sei que ninguém está livre da desgraça (dar um beijo de boa noite a um orc deve ser horrível).
Nem sequer é por GL se trocado e confundido a conquista das taça das taças pelo Sporting com o mundial de 66, logo ele que já era nascido e devia ter memória clara, mesmo que fosse puto, dos 2 casos (se eu que não andava por aqui sei bastante sobre as 2 coisas porque o meu pai me transmitiu, fico de pé atrás quando um homem, então rapazinho, se confunde).
Nem sequer é por se ter feito sócio bastante tarde (como o financeiro da sua lista), logo ele que se faz passar por endinheirado.
Digamos que é por tudo isso. Somando parece uma coisa de bruxas

Muito obrigado pelas tuas simpáticas palavras. :great:

Faço minhas as palavras do farinha, ele que me desculpe… é um tema em que tenho pensado e de certa forma também me sinto afectado, porque o Gebeeme é um companheiro de luta aqui do fórum… e… bem… é um SENHOR SPORTINGUISTA ( assim, mesmo em maiúsculas ).

Quanto aos enxovalhos, definem o carácter de quem os vomitou.

Eh pá, vocês nem tenham problemas desses.

De mim, colegas, podem esperar lealdade, respeito e consideração. Nunca vos vou insultar ou menosprezar. “Insultar” só a inimigos do nosso Clube. E sempre dentro dum contexto específico das quezilias clubísticas. Isso é ponto de honra.

Mas isto é mesmo assim. Como se costuma dizer, quem anda à chuva molha-se. Agora, pelo que conheço do BdC, ele tem um grande guarda-chuva. Esse guarda-chuva é o apoio que muita e muita gente Sportinguista lhe tem transmitido das mais diversas formas.

No entanto, sou sincero, não estava à espera que esta campanha “engrossasse” tanto.

Mas não sou eu que tenho que estar preparado para isso.

Quem tem que estar preparado é o BdC. E ainda mais se for eleito Presidente do nosso clube. Nesse dia, aliás, a partir desse dia, é que vai começar a demanda. E que demanda. :sick:

EDITEI ESTE “POST” POR ACHAR QUE PODERIA SER MAL INTERPRETADO. AS MINHAS DESCULPAS.

Eu não me atrevo a pôr em dúvida o sportinguismo dos candidatos, pelo que não duvido que essa seja uma das motivações de todos eles, no entanto no caso de GL acho que é acima de tudo espírito de missão, pois convenhamos que depois do espalhanço total de JEB, não é uma tarefa fácil assumir a candidatura da continuidade, mesmo que duma forma envergonhada.

De resto bastaria ter acompanhado aqui as mensagens do PCF, para se perceber que a 1ª opção passava por Rogério Alves, mas está mais do que visto que este não quis arriscar, pelo que alguém tinha de dar o corpo ao manifesto, e esse é um credito que ninguém poderá negar a GL, foi preciso ter coragem, ou para alguns lata.

Há também em alguns casos uma nítida ânsia de protagonismo. Zeferino Boal teve os seus momentos de fama à conta disto, e o próprio SAM sempre teve a mania de se armar numa espécie de reserva moral do Sporting, ele adora aparecer nessa condição. Estou para ver é se o seu sportinguismo é mais forte do que a sua vontade de aparecer na televisão em mais um debate, que é o máximo que ele poderá tirar desta hipotética ida até às urnas, que apenas servirá para retirar votos a BC. E nem sequer se pode dizer que a desistência o deixe numa posição desconfortável como por exemplo deixaria DF, pois ele nem precisa de apoiar ninguém ou deixar cair os apoios que não tem, bastará sair de cena que já se sabe para onde irão os seus votos.

Quanto a Dias Ferreira, acho que isto é acima de tudo o sonho da sua vida. Protagonismo ele já tem, e como já hoje escrevi no seu tópico, acredito que ele está nesta altura a reflectir seriamente sobre a hipótese de desistir, e que o fará se sentir que não tem meios, nem sequer hipóteses de chegar lá. Talvez esteja à espera de ver no que dá o fundo do BC.

Pedro Baltazar é um caso de sportinguismo indiscutível. Um gajo que investe e perde milhões numa SAD falida só pode ser “doente”, e atendendo a que há muito tempo que se fala dele, mas nunca ninguém o tinha visto, parece-me que não será uma pessoa que goste de protagonismos. Acho que ele foi um bocado empurrado para a posição de candidato, na qual não se sente minimamente à vontade, mostrando grandes dificuldades na comunicação, apesar de ter uma máquina muito bem montada atrás de si. Fizeram-no acreditar que ele seria capaz de fazer algo para que não está minimamente preparado, e parece-me que foi um erro ter ido nessa conversa.

Para o fim deixei BC porque é o caso mais difícil pois nunca tinha ouvido falar dele. Confesso que me agradou logo à primeira vista, mas pareceu-me que à semelhança do Ser Sporting em 2009, era mais um apenas para marcar posição. A questão do fundo por exemplo, deu-me a nítida sensação que veio a reboque da bomba lançada por Brás da Silva, que entusiasmou tanta gente. Mas depois do debate foi sempre a subir e nem sei se ele estava à espera disto tudo.

Continuo com algumas dúvidas em relação a este candidato, mas não lhe posso negar o todo mérito que teve em chegar a este ponto como um dos favoritos. Ele partiu do zero e chegou até aqui exclusivamente à sua custa, conquistou tudo a pulso, sem recorrer a grandes nomes, e mesmo o trunfo Barroso foi aparentemente desviado do Baltazar com grande habilidade. Se hoje conseguir apresentar o seu Fundo, BC vai desfazer muitas dúvidas e ficará no 1º lugar da grelha de partida.

Uma coisa é certa tem revelado a garra e o descaramento fundamental para ser o Presidente que tanta falta nos tem feito, mas já estou tão habituado a decepções que por enquanto fico com um pé atrás, desejando que ele mereça o protagonismo que está a conquistar por méritos próprios, e que acima de tudo não nos desiluda, principalmente do dia 27 para a frente, porque se lá chegar, é aí que vai ver o que ele vale verdadeiramente, pois não é uma tarefa fácil aquela que aguarda o próximo Presidente do SCP.

És grande, Gebeeme :clap:

Quanto a BdC e ao seu Sportinguismo.
Só quem não é do Sporting ou não conhece nada, mas mesmo nada, do que lá se passa é que poderá duvidar da fidelidade leonina de BdC e do seu Sportinguismo.
BdC não é um paraquedistas que se lembrou que tinha sido ginasta (logo sócio) porque necessitava de se projectar.
BdC não é um aventureiro que se tornou sportinguista porque lhe dá jeito. Meter-se do outro lado da banca não é necessariamente bom para um PME.

Devo dizer que, quando falava com amigos sobre o perfil do presidente do Sporting, pensava em alguém como BdC, já raro nos dias que correm.
Um Sportinguista dos 4 costados, da bancada, conhecedor de alguns meandros, com obra feita lá dentro, o que, no actual contexto pós 1995, só nas margens ou sem alimentar parangonas. Eles existem, mas tê-los no sítio e que sabia ser difícil.
Surpreendeu-me a sua juventude e a sua tenacidade tem superado as minhas melhores expectativas.

As más-línguas dirão que o que move alguns concorrentes da continuidade é o medo da auditoria…