[Eleições SCP 2011] Diferenças de Números

Acho que estou a começar perceber melhor.

O que mudou no funcionamento do acto eleitoral destas eleições das últimas eleições? Que eu saiba nada.

Logo, deduzi que nas últimas eleições também houvesse esta discrepância entre o número de votos e votantes para os 4 orgãos sociais.

Resultados (tirados de http://aeiou.expresso.pt/bettencourt-e-o-novo-presidente-do-sporting=f519381)

CD - Total de 71836 votos e 11341 votantes
MAG - Total de 71807 votos e 11285 votantes
CF - Total de 72069 votos e 11193 votantes
CL - Total de 68557 votos e 11176 votantes

A diferença de sócios votantes do CD para o CL é de 165 sócios.

Porquê estas diferenças? Pelo sistema arcaico de voto eleitoral no Sporting. É demasiado fácil votar duas vezes, votar em urnas diferentes, votar por outro sócio que não esteja presente, etc.

A razão pela qual ninguém se lembrou de impugnar as últimas eleições é porque a diferença era demasiado grande.

Neste caso, a diferença foi de 360 votos. É muito pequena, e, tendo em conta o sistema frágil de voto, é necessário novas eleições, controladas e regulamentadas, para que não haver estas diferenças.

Posto isto, seria interessante descobrir qual tinha sido o número de votantes anunciados pelo Sporting nas últimas eleições e a diferença com o número real…

Acho que uma solução para credibilizar a diferença de votos era fazer a seguinte operação:

• Se existem sócios votaram e que não passaram pelo “computador”, porque foram primeiro à secretaria, estes estão identificados! Por registos na secretaria ou pela diferença do computador para os cadernos. Deviam informar qual o numero de sócio para podermos verificar a quantos votos teriam direito.
    Se justificasse a diferença dos votos registada, seria um argumento para credibilizar este acto eleitoral com tanta da referida credibilidade!

Se acharem boa opção difundam para forçarmos que esta informação seja publica

O que não me cabe na cabeça, mais que essas discrepância, é o número de votantes. Os tais 14205 que passaram a 14619.

OK, encontrei os números.

Nas eleições de 2009, aquando do fecho das urnas, o Sporting anunciou que votaram 11360 sócios. No entanto, não encontrei o número de votos que estes representariam.

Para relembrar, o número final de votantes, e sem contar com votos nulos ou votos brancos, para o Conselho Directivo foi de 11341. Ou seja, menos 19 sócios. (Informação tirada de http://aeiou.expresso.pt/desporto-sportingeleicoes-terceira-maior-votacao-de-sempre-com-11360-votantes=f519362 )

Nas eleições de 2011, de repente, houve uma diferença de 418 sócios.

Hmm…