O Sporting Clube de Portugal atravessa nos dias de hoje a pior crise da sua história. Já existiram momentos muito delicados no clube, financeiros, desportivos, patrimoniais, mas nenhum é comparado ao momento actual onde descrença, duvida, incompetência e aflição é transversal aos 3 parâmetros identificados.
Depois de anos levados a acreditar no Projecto Alvalade XXI, na Academia de Alcochete, na aposta em apenas 3 modalidades, etc, o nosso Sporting Clube de Portugal tem hoje o maior passivo da história, um património que além de não ser rentável está a deteriorar-se e a tornar-se funcionalmente obsoleto, perde sócios diariamente, tem a pior equipa de futebol de todos os tempos e ameaça tornar-se num clube sem rumo, sem destino e sem um líder!
Urge fazer algo!!! O nosso Sporting Clube de Portugal não pode morrer!!!
Olhando com algum rigor e isenção para as diversas candidaturas apresentadas à liderança do Sporting Clube de Portugal sou levado a concluir o seguinte:
Lista A – Godinho Lopes. Uma equipa que se preocupou em reunir pessoas dos mais diversos quadrantes Leoninos o que poderia ser considerado como um sinal de união. No entanto, muitos dos que apoiaram, que foram lei e ordem, principais protagonistas do Projecto que deixou o Sporting Clube de Portugal neste estado actual, estão nesta lista. Por si só deixa-me descansado. Não vou perder tempo em dar mais oportunidades a quem as teve nos últimos 15 anos!
Lista B – Pedro Baltazar. Fui dos que exultou com a sua candidatura. Acreditei que poderia ser alem de rosto da mudança, agregador de várias pessoas de qualidade por cada sector de actividade de um clube desportivo. A sua incapacidade latente de passar ideias, aliado às constantes preocupações que teve em denegrir a imagem de outros candidatos e a sua obsessão por Zico, levou a crer que não poderíamos estar sujeitos a ter mais um da brigada dos arrogantes, novos ricos e que utilizariam o Sporting mais do que o serviriam!
Lista D – Dias Ferreira. Que enorme Sportinguista. No entanto, não basta ser Sportinguista para ser seu presidente, senão, eu conheço muita gente com capacidade para tal. Não tem investidores (nem credíveis, nem vigaristas), não tem projecto com ideias, e fundamentalmente parece-me que a sua estratégia são meia dúzia de pontas soltas, sem nexo e que não ligam ideologicamente umas com as outras. Todas as pessoas merecem perdão excepto três: Judas Iscariotes, Simão Sabrosa e Paulo Futre! E essa precipitação poderá ter custado o meu e tantos outros votos!
Lista E – Abrantes Mendes. Se Dias Ferreira é enorme, este é gigante. Mas para que se candidatou? Com que sentido? Tenho dificuldades em entender. Como tenho de perceber a sua equipa, o seu projecto, as suas ideias. É sério, competente profissionalmente, mas não creio que o Sporting precise de uma pessoa com esta idade no cargo de Presidente. Seria fantástico tê-lo no Conselho Fiscal. O nosso Sporting dormiria muito mais descansado!
Lista C – Bruno Carvalho. Não o conhecia, não sabia nada dele. Li com muita atenção o seu programa de 93 medidas para salvar um Sporting sem Complexos. Gostei! Fui a apresentação da sua candidatura e percebi a qualidade das pessoas que o acompanham, e quase decidi o meu voto. Tem investidores dispostos a dotar o Sporting de uma equipa de Futebol capaz, defende um modelo de multi modalidades como eu defendo, é jovem, directo, sincero, e cumpridor. Explicou as ideias com clareza, como as iria por em prática, em que timings é que iriam acontecer, e a verdade é que foi o único capaz de confrontado pelas diversas frentes de responder com calma, ponderação e com ideias e modelos de gestão capazes.
O Sporting precisa de se unir em torno de um líder, de um projecto e sobretudo em torno dos sócios e de uma equipa de futebol que nos catapulte novamente para momentos de acordo com os nossos mais de 100 anos de história. Só assim conseguiremos mais sócios, mais receitas, mais ecletismo, e uma grandeza que nos encha de orgulho a nós e a quem nos fundou para sermos “tão grandes como os maiores da Europa”.
A juventude, a irreverência, a excelência da sua equipa de gestão, o Sportinguismo natural e sempre revelado, a presença de investidores com vontade de ajudar ao projecto, o projecto ambicioso e aglutinador, a capacidade de discurso, de cumprimento das suas promessas de forma evidente, para mim, são a ultima oportunidade de ver refundar e renascer o Sporting Clube de Portugal.
É por tudo isso que usarei os meus 12 votos para eleger Bruno de Carvalho como novo Presidente do Sporting Clube de Portugal!