[Eleições SCP 2011] Conclusões das Eleições Sporting 2011

Depois de mais de um mês de intensas discussões sobre as eleições do Sporting, confesso que estou farto, cansado e decepcionado com tudo isto, pelo que me apetece fechar este capitulo, apesar saber que ainda muita tinta vai correr sobre o assunto.

Da minha parte já retirei várias conclusões sobre tudo isto:

1. A maioria dos sportinguistas quer uma mudança.

2. A vitória da lista da continuidade apesar de minoritária, deveu-se em grande parte à fragmentação da oposição.

3. A mensagem de Bruno Carvalho teve algumas dificuldades em passar junto dos sócios mais antigos, por norma também mais conservadores e sensíveis aos fantasmas do aventureirismo que foram associados a esta candidatura.

4. Abrantes Mendes que já estava na história do Sporting como um dos protagonistas de um dos períodos mais negros do Clube, ficará agora com o peso de ter contribuído para a perpetuação daquilo que sempre disse combater, ao colocar a sua vaidade e ânsia de protagonismo acima dos interesses do Sporting.

5. A maioria dos sócios do Sporting deram um sinal de maturidade ao não embarcarem nos apelos de última hora ao voto nos nomes de craques para a equipa de futebol, e ao separarem os seus votos perante as diferentes propostas que surgiram para o Conselho Leonino e até para o Conselho Fiscal.

6. É urgente rever os estatutos no sentido de reduzir as assimetrias entre o peso dos sócios mais antigos e o dos mais recentes, e da alteração e modernização dos meios de voto e contabilização dos mesmos.

7. Independentemente de terem acontecido ou não irregularidades, a organização destas eleições foi excessivamente amadora, pouco rigorosa e imprudente, até porque já era previsível o cenário de grande equilíbrio que se verificou.

8. O Sporting é um Clube partido ao meio, que agora irá atravessar um período de grande instabilidade ao qual esta Direcção não conseguirá sobreviver muito tempo, e que quanto mais se prolongar mais danos causará.

9. Até ver Godinho Lopes tem legitimidade para dirigir o Sporting, mas seria um acto de bom senso e grande sportinguismo, se ele reconhecesse que não tem condições para governar na situação de guerrilha que já se vive, e que tende a agravar-se com eternização de manifestações de desagrado, batalhas jurídicas, e previsíveis Assembleias-Gerais perigosas e conturbadas.

10. Bruno Carvalho foi a figura que emergiu destas eleições como o grande líder e o portador da esperança que tenta falta tem feito ao Clube, e para o bem ou para o mal, será brevemente Presidente do Sporting Clube de Portugal.

Perante estas conclusões julgo que era urgente que a situação se clarificasse, mas o extremar das posições faz-me prever uma dolorosa perpectuação desta guerra, e não acredito numa solução pacifica, pelo que temo pelo futuro do Sporting, pois o Clube já de si enfraquecido não vai resistir muito mais tempo nesta situação.

Sendo assim volto para a cave pelo menos enquanto não houver nada de significativo para acrescentar, pois conforme já disse estou farto, cansado e decepcionado com tudo isto.

Concordo em tudo, excepto no ponto 10. Ainda não é claro com que aura irá emergir BdC de tudo isto. A questão da impugnação é extremamente sensível, por poder abrir precedentes perigosos. Só deveria avançar para essa via caso existissem indícios inequívocos de fraude (que, ao que parece, não é o caso) e, mais importante ainda, com o apoio claro de um ou mais dos outros candidatos. Acho que se precipitou ao vir anunciar a intenção de impugnação antes de ter esse apoio garantido. Agora fica preso a essa decisão, podendo ficar fragilizado caso acabe por desistir da acção, ou até mesmo se vier a avançar com ela.

No entanto, não é essa a principal questão que me leva a duvidar da inevitabilidade de BdC como presidente do SCP. Este era o momento para fazer cair a continuidade. GL foi claramente um erro de casting que levou a um esforço acrescido para evitar a derrota do “mais do mesmo”, usando todo o arsenal de propaganda e truques sujos ao seu dispor. E é trágico que os sócios tenham ido na cantiga. Depois de sentirem o bafo da derrota no pescoço, aqueles que se recusam a abdicar do seu controlo tenebroso sobre o SCP não voltarão a cometer o mesmo erro. Da próxima vez, o testa de ferro escolhido será infinitamente mais carismático e consensual. E aí isto volta a ser favas contadas.

Mais nenhuma ‘figura carismática’ estará na disposição de se queimar. O próprio RA que meteu os pés pelas mãos em directo na madrugada de Sábado não se irá querer queimar de vez, ligando-se a algo que tresanda a podre e que irremediavelmente já não é bem aceite pelos adeptos. Os números não mentem, as pessoas estão fartas destes tipos e neste momento eles tem perfeita noção que existe um vulcão pronto a explodir lava para cima deles a qualquer momento… A madrugada de Sábado mostrou-nos que o Roquettismo tem os dias contados. Com maior ou menor dificuldade mas eles vão sair.

Isto é um país que precisa de ser refundado,de uma limpeza geral…Tenho vergonha ao que isto chegou!É o governo legitimamente eleito que fazem cair por interesses e ódios pessoais,sao 200 duzentos energumenos que se passeiam impunemente insultando tudo e todos que não aceitam os resultados de uma eleição que perdem por supostas “inconformidades”…Quer dizer,meia hora antes não havia “inconformidades” quando pensavam que iam ganhar e o sr.Inácio andava aos saltos…mas depois ja as há…
Tudo isto é estranho uma vez que estavam no total 19 listas a concorrer ao acto eleitoral e só uma invoca irregularidades…A JuveLeo já veio reconhecer o novo presidente,O Dias Ferreira demarca-se da contestação…
Os verdadeiros sportinguistas não se deixam enganar não pensem que hoje o Bruno de Carvalho tem mais apoiantes que tinha antes das eleições,muito pelo contrário…O extremismo e a violência não levam a lado nenhum e ninguém de boa índole apreciou o que se passou…somos a chacota dos adeptos dos outros clubes!
O sr.Bruno de Carvalho só tem duas soluções,ou prossegue nesta senda demagógica e nunca mais na vida vai ter hipóteses de ser presidente do Sporting ou arrepia caminho,aceita os resultados com serenidade, e contituíu-se na verdade como uma importante reserva moral (e eleitoral) com grandes possibilidades de no futuro ser a sua vez de ascender ao poder!
Tenham vergonha! Até parece que o Bruno está acima do Sporting! Quem pensar assim então que saía do clube e funde outro como já li por aqui…Depois nomeiem(como querem fazer agora à força) o homem para presidente!
Por um voto se ganha por um voto se perde!
Acham que novas eleicões iam ajudar o nosso clube nalguma coisa?Quem ia aguentar outra campanha eleitoral?Qual 2ªvolta, os estatutos não permitem isso!
Termino como o comunicado da Juve Leo:
O SPORTING ESTÁ ACIMA DE NÓS E PRECISA DE PAZ E UNIÃO!

Aceitas ou não que foi tudo muito estranho?

1- Não reconheço autoridade a Juve Leo para reconhecer o que quer que seja.

2- A violência parou por acção de BdC

3- DF confirmou irregularidades.

4- Quem guerreou e de forma suja, sem nível e envergonhando os Sportinguistas foi a lista de GL, desde o príncipio da campanha. Foram eles que provocaram a guerra. Vão tê-la. Por parte da maioria, que foi quem votou em Bruno de Carvalho.

Com maior ou menor dificuldade, com esquemas mais ou menos claros, eles irão arranjar alguém disposto a isso. JEB também não tinha a mínima vontade de voltar para o clube e depois foi o que se viu. Quem aceitar o “desafio” tem pouco a perder e muito a ganhar. A própria lista A pode ser encarada como um viveiro de candidatos a candidatos, assim a coisa lhes corra menos mal. É que fazer uma campanha pior do que a de GL é praticamente impossível.

Perdeste-me aqui

A única conclusão que tiro deste processo todo é que com 1 voto se ganha, com 1 voto se perde, dentro de um conceito de democracia representativa…

O JEB foi o ás de trunfo que a continuidade gastou e já não pode voltar a usar. Era o gajo deles que estava com melhor reputação na massa adepta. Hoje é impensável ele voltar a concorrer.
A partir de hoje eles só podem atirar com segundas figuras. O gajo que à partida teria mais chances de limpar isto era o Rogério Alves mas não quis chegar-se à frente. Neste momento, sobretudo depois da figura de atrasado mental que passou perante o país na passada madrugada de Sábado para Domingo, ele não vai mesmo sujeitar-se a dar a cara como cabeça de lista.

As condições hoje não deixam dúvidas a ninguém. Os sócios não aceitam que estes tipos continuem no poder. Não aceitam porque esta eleição é toda ela nebulosa. Não aceitam porque manifestamente a maioria dos votantes votou contra eles!

Concordo com praticamente tudo

1- Gostava de saber exactamente a distribuição da votação por nº de votos para concluir sobre o grau de dificuldade da mensagem de BdC entrar nos associados de mais idade.
Não duvido que tenha existido, mas duvido que aí GL tenha goleado.
Dadas as diferenças finais, aliás, não duvido que tenha penetrado bem no coração dos mais antigos

2- Muita coisa de confirmou e isso é péssimo.
a- As eleições foram só um episódio da crise e é melhor olhar para a agenda e pensar quando serão as próximas
b- A continuidade vale pouco.
c- A divisão da oposição foi fatal.
d- O bigode de SAM até dói. Tem uma votação miserável (não consegue duplicar os votos mínimos para se candidatar), mas suficiente para derrotar GL.
Foi esse o preço do tempo de antena, nos debates da campanha e à 2ª feira após as derrotas do Sporting.
Devolver o clube aos sócios e cancelar a sessão de esclarecimento aos sócios no auditório ilustra a valia da candidatura.
Não sei se ele não está satisfeito com o resultado, porque continua a ter um boneco para praticar o seu desporto favorito: tiro ao alvo.
e- DF foi posto com dono
f- Baltazar foi ridículo, mas não ficou enterrado. Apresentou-se, levou um tareão, mas pode surgir. Por mais estranho que pareça, este tipo de candidatos de plástico, que aparentam ter dinheiro e que brincam com coisas sérias, costumam ter sucesso e nos meios mais improváveis.

3- Eu não consigo compreender o que move GL
Eu não aceitaria ser presidente, nem por esta margem, nem com as dúvidas geradas, nem após a entrada triunfal
Acho que foi o melhor momento da noite: o homem vai ser apresentado, vai fazer o discurso triunfante e leva um enxerto dos populares, sendo obrigado a recuar.
O meu obrigado a quem proporcionou essa entrada triunfal.

4- Eu acho que BdC faz bem em avançar para a impugnação.
Há motivos para clarificação e nada melhor que uma entidade externa e isenta.
Se perder, dissipou as dúvidas.
Se ganhar…
O Sporting perde pela indefinição, mas isto está num estado tal que nem consigo pôr tudo nos pratos da balança
Duvido é que ele queira voltar, a menos que seja já amanhã.
Isto era um projecto, pareceu-me, momentâneo. A vida das pessoas não é isto e o comboio só passa uma vez. Interromper projectos pessoais, reunir apoios e montar um candidatura deve ser complexo para quem está no activo e precisa de trabalhar para viver.

Muito telegraficamente:

1- Poucos socios a votar, esperava o recorde, isso nao aconteceu.

2- Pessima organizacao do evento, tudo o indica, talvez pela particularidade do momento, ainda mais evidente. Manter muitas centenas de pessoas numa incognita e permitir, ainda por cima, a presenca da CS, e meio caminho andado para o que ocorreu.

3 - Volta o fantasma da questao 1 socio/1 voto, sendo que, ao contrario do que se passou ha um ano e meio, 1600 votantes mais numa lista e numero suficiente (mais que suficiente) para se repensar a questao.

4 - Mantem-se a questao chave, para mim, de dinamizacao do clube, que assenta no facto de, aparentemente, os associados mais activos e interventivos serem tambem os que mais criticam a continuidade.

5 - Nao quero levantar mais ondas, ja nao o quis fazer antes das eleicoes para nao me chatear com ninguem, mas dizer-se que SAM roubou a eleicao a BdC nao e nada correcto. Conheco poucas pessoas que tenham votado SAM e estivessem dispostas a votar BdC (eu proprio, que acabei por nao votar SAM, tambem nao votei BdC - votei em branco para o CD), mas conheco algumas que, tendo acordado nesse dia a pensar colocar desconfiancas para tras das costas acerca de BdC, votando nele, chegados ao momento nao conseguiram, tendo votado em DF (creio mesmo que mais de metade dos votantes deste ultimo foram roubados a BdC).

6 - Pessima campanha, mesmo da parte de BdC, que ainda foi o menos mau, a lancar o debate para o futuro… sera que vale a pena manter a degradacao, ou valeria a pena elaborar um regulamento eleitoral que obrigue a uma verdadeira clarificacao e transmissao de informacao valida aos socios?

7 - Ainda com o resultado apurado, parece-me, como referi varias vezes no Sabado, que a mudanca esta em curso, e apesar de tudo, para os que a defenderam ao longo dos anos, esse e um objectivo viavel no horizonte.

8 - Podendo ter factores estranhos, nao acredito que exista manipulacao na votacao, e entendo que, nao obstante todo o direito de BdC em impugnar e querer ver respondidas as suas questoes relativamente ao processo, cabe aos associados esperar pelo fim desse processo especifico, e depois, com base nos dados, entao sim, dar a sua opiniao.

9 - Como dizia um forista no Sabado, sobre uma eventual vitoria de BdC, mesmo votando nele, no dia seguinte seria oposicao (no sentido da fiscalizacao obrigatoria a qualquer Direccao eleita)… assim estou eu para a Direccao de GL

Peço desculpa por me citar mas creio que aqui será adequado deixar escrito o que me vai na alma e deixar de falar mais do tema das Eleições (e passar à frente):

[youtube=425,350]- YouTube

Não sei se já partilharam este video aqui, mas não podia deixar de fazê-lo.

Para mim, as conclusões sobre os candidatos são por demais evidentes… Com esta não-eleição de Bruno de Carvalho só o Sporting ficou a perder…

Esperemos que a partir de hoje o futuro seja mias risonho para o nosso Sporting Clube de Portugal! Força Sporting, sempre contigo!

Recuso-me a atirar a toalha ao chão. Como já li algures, enquanto não ouvir de BdC dizer que o GL é o vencedor legitimo destas eleições, não atiro a toalha ao chão.

E também concordo com o Paracelsus: “Desta vez quase resultou porque não estavam preparados, mas da próxima já vão vacinados e quererão usar esta energia para ganharem as luzes da ribalta.”.

É por isso que me recuso a tirar já conclusões das eleições. Mas da campanha e da noite eleitoral, já entendi porque é que o Braz da Silva desistiu. E não sei se não terá sido apenas um engodo para BdC usar o trunfo do fundo tão cedo…

Concordo parcialmente com o Paracelsus, a parte que recuso é terem acabado as hipóteses de acabar com o roquettismo, o Bruno que é tem preparar terreno para as próximas eleições, isto caso ainda haja Sporting…

Mas desta vez eles já tiveram que manipular os votos para vencer, da próxima não podemos dar chances a que isto suceda.

Alguém tem o número do Senhor Lino de Castro? Preciso dos ensinamentos deles…

O meu patrão quer aumentar-me mas a carga fiscal aperta muito para quem tem recibos verdes… E dava-nos jeito aprendermos a afinar o meu ordenado!

Este foi o estado em que ficou uma estrada depois do sismo do Japão:

Esta é a mesma estrada 6 dias depois:

Fonte: [url]Autoblog Sitemap

Desculpem-me a psicologia de pacotilha, mas a minha conclusão é que se outros conseguem, em circunstâncias muitíssimo mais difíceis e desesperadas, reerguer-se da tumba, não vou ser eu a vacilar por menos.

Citando de um discurso de Winston Churchill, em plena 2ª guerra mundial, sob bombardeamentos constantes da Luftwaffe Nazi:
Never give in. Never give in. Never, never, never, never - in nothing, great or small, large or petty - never give in.
Never yield to force. Never yield to the apparently overwhelming might of the enemy.

@to-mane

“10) Bruno Carvalho foi a figura que emergiu destas eleições como o grande líder e o portador da esperança que tenta falta tem feito ao Clube, e para o bem ou para o mal, será brevemente Presidente do Sporting Clube de Portugal.”

Acho que aqui estás completamente errado.
Se BdC avançar com a impugnação para os tribunais, perde toda e qualquer chance de vencer no futuro as eleições do Sporting Clube de Portugal.

Os Sportinguistas vivem das aparências: o barco pode estar a afundar, mas não podemos gritar; pode haver marosca nas votações, mas não podemos criticar!

Mesmo que o tribunal declare que houve irregularidades, dando razão a BdC para a repetição das eleições, este não será lembrado pelos Sócios mais conservadores como o candidato que repôs a verdade mas sim como o candidato que levou o Sporting a tribunal. E isso não será perdoado!

:arrow:

Infelizmente :frowning:

Tudo isso será verdade caso os adeptos não tomem uma posição de força a contestar estas eleições. Se aparecerem não 1500 mas sim sim um número de assinaturas para a AG acima dessas 1500 então se calhar a perspectiva como o BdC possa ser encarado será outra. Mas nisto há coisa que joga contra o Bruno: o tempo.