Eleições Presidenciais Portuguesas 2016

Tópico para debater tudo o que for relacionado com as eleições presidenciais portuguesas de 2016.

Candidatos:

Edgar Silva - Link

Henrique Neto - Link

Marcelo Rebelo de Sousa - Link

Maria de Belém - Link

Marisa Matias - Link

Paulo Morais - Link

Sampaio da Nóvoa - Link

Em vez de perguntar quem será o futuro presidente não seria mais interessante fazer uma sondagem para saber em quem o fórum vai votar?

Até porque a resposta à primeira pergunta vai dar qualquer coisa como uns 90% para o Marcelo.

Era essa a intenção, formulei mal a pergunta. Já mudo. :great:

Já agora acrescenta as opções, “Não vou votar”, “Voto Branco/Nulo”, “Não posso votar” e “Indeciso”. :great:

Qualquer que seja o vencedor das eleições, será uma lufada de ar fresco essencial para a reabilitação da instituição presidencial, profundamente degradada pelo pior chefe de Estado dos últimos 40 anos.

:arrow: :arrow: :arrow:

Vai ganhar um gajo que anda há anos a fazer campanha na televisão ! Mas fácil…

Não faltam candidatos?

:arrow: :arrow:

O meu voto vai para o Sampaio da Nóvoa.

Faltam. Castanheira Barros, Sérgio Grave Fraga, Manuel João Vieira, Orlando Cruz, Cândido Ferreira, Graça Castanho, António Pedro Ribeiro, Paulo Borges, Jorge Sequeira, Manuela Gonzaga, Vitorino Silva e José Pedro Simões também anunciaram a sua candidatura não se sabendo, em relação a alguns dos nomes, se irão mesmo em frente.

Votarei em Sampaio da Nóvoa, mas, acima de tudo, tenho consciência da importância destas eleições e da vantagem que teremos após as mesmas, qualquer que seja o resultado.

Imagino o que seria neste país/fórum se tem sido Cavaco a fazer a triste figurinha de Soares no acidente que este último teve em Lisboa.

Além disso, Cavaco fez com Costa o que Soares não fez com Cavaco: ACS disse o que lhe ia na alma relativam/ à coligação PS/PCP/BE mas esteve à altura das responsabilidades e, mesmo que a contragosto, não serviu de força de bloqueio ao governo de esquerda, como Soares tantas vezes tentou fazer com a direita no seu tempo.

Há muita falta de memória neste país. Cavaco não tem a postura nem a elegância de Jorge Sampaio, mas não é certamente um velhaco como Soares.

Tal como fazem com Sócrates, há malta que - em 2015! - ainda sonha com Soares… :lol:

Soares bateu num carro duma civil e basicamente fugiu. Um ex-chefe de Estado com todas as regalias pagas que comete um acto destes… é suposto as pessoas dizerem o quê?

O motorista deixou um bilhete com um número de telemóvel falso enquanto Soares gritava “arranque”… e tudo isto pago com o dinheiro dos meus impostos… :lol:

A instituição presidencial sempre foi suja desde a sua criação, não é agora que vai ser reabilitada.

O mesmo poderemos dizer que aconteceu com António Costa. ::slight_smile:

Não vou por aí, os anos que levou como comentador, fez-nos conhecer melhor o Marcelo Rebelo de Sousa. O seu mérito vai para além da eventual publicidade gratuita que teve, tem um currículo que fala por ele, não se refugiou no papel de comentador. É injusto essa leitura sobre o Marcelo Rebelo de Sousa. Foi deputado constituinte, líder do PSD quando o PS tinha minoria parlamentar e que permitiu governar com alguma estabilidade. É dos melhores professores de direito que há em Portugal, nunca viveu da política e sempre teve uma forma de estar na mesma, de respeito, de honra e de muita sensatez. É uma pessoa ponderada, de grande simpatia, com alguma humildade e com facilidade em cativar simpatia. É boa pessoa, com sentido de estado, gostava que fosse mais reformista, o país precisa de pessoas com essas características.

É o mais forte candidato, o mais conhecido, o que lidera sondagens, mas poderá existir surpresas. Gostava de ver debates entre candidatos, mais diálogo, maior troca de ideias, o papel de Presidente da República pode e deve ser mais que um mero acto formal e legislativo. Diálogos construtivos, de respeito e não de fanatismo, de crítica fácil e cheio de demagogia.

Vou votar no candidato que estiver em segundo nas sondagens. Que o palerma do Marcelo vá ao menos a uma segunda volta.

[b]Graça Castanho desiste de candidatura por assinaturas terem sido levadas pelo vento[/b]

A anunciada candidata presidencial Graça Castanho informou esta terça-feira que desistiu da candidatura por o temporal que se abateu na ilha de S. Miguel ter destruído os formulários com as assinaturas necessárias à formalização do processo junto do Tribunal Constitucional.

“Numa altura em que estava consolidada a obtenção de mais de 8.000 assinaturas necessárias para, na próxima semana, formalizar junto do Tribunal Constitucional a candidatura presidencial de Graça Borges Castanho, o forte temporal que se abateu sobre a Ilha de S. Miguel inutilizou, ao final da tarde do dia de ontem [segunda-feira], à roda de 6.000 formulários, o correspondente a sensivelmente 3.000 assinaturas”, descreve em comunicado o mandatário da candidatura, António Delgado.

Segundo a nota da candidatura da docente universitária oriunda dos Açores, “as referidas fichas de assinaturas (…) com a força colossal de uma rajada de vento literalmente voaram da mala do veículo que as transportava, indo parar a centenas de metros de distância. Em escassos segundos perto de 6.000 folhas, pela acção do vento e da chuva, ficaram destruídas”.

“Comunicamos, com enorme tristeza e desgosto que, perante tal incidente, deixam de existir condições para manter a candidatura”, conclui o comunicado.

Graça Borges Castanho, também ex-directora regional das Comunidades nos Açores no Governo do PS chefiado por Carlos César, anunciou a 30 de Maio, em Ponta Delgada (ilha de S. Miguel, Açores), a pretensão de se candidatar a Belém.


In: Público

Que filme… :lol:

Vou votar em Marcelo Rebelo de Sousa, parece-me sem duvidas a melhor opção. Espero e creio que vai ganhar com relativa facilidade à 1ª volta. Vai ser das eleições + desniveladas da nossa democracia.

O que vier a seguir a Cavaco, será sempre melhor que Cavaco.

Conhecemos todos Marcelos bem de mais… os livros de “variedades” que vai apresentando na televisão… os factos políticos que inventa com gosto… etc etc.

Diga-se que a sua estratégia para esta campanha está a ser fabulosa. Sempre foi um crítico de um PSD muito à direita, mas está a exagerar porque sabe que, como disse o Passos, “só com os nossos votos não vai lá”.

Lá vamos nós ter de gramar o marcelo.

Mal por mal, já começa a ter aquela coisa de papo de rola, altivo, de Sua Alteza. Será que vão alterar as cerimónias quando alguém for chamado ao palácio? Será necessário algum beija mão? De sair retrocedendo com uns passos atrás depois de falarmos com Sua Majestade, sempre fixando-o nos olhos?

“Daqui a umas semanas sou Presidente”

Quando os sarilhos e a realidade apertarem, ele ri-se, esbraceja, mostra as palmas da mão. E dá um tique com a cabeça. Mostrando o queixo: “a saída é ali”.