Eleições Europeias

Parece que o PSD vai vencer, e por o PS de Sócrates em sentido…

Sondagens colocam PSD à frente

07.06.2009 - 20h03

Todas as sondagens divulgadas esta noite colocam o PSD à frente do PS nas eleições europeias, ainda que em alguns casos com uma pequena margem. Segundo os dados da Eurosondagem para a SIC os social-democratas conquistam entre 30 e 31 por cento dos votos, e o PS entre 29 e 30 por cento dos votos. Já os números apurados pela Intercampus para a TVI apontam para que o PSD fique com entre 30,4 e 34,4 por cento dos votos e o PS com entre 24,1 e 28,1. A Universidade Católica, para a RTP, coloca o PSD à frente, com números entre os 29 e os 34 por cento e o PS com 28 a 33 por cento.

in publico.pt

Projecções:

RTP:
PSD: 29-34%
PS: 28-33%

SIC:
PSD: 29,2-33%
PS: 27,7-31,5%

TVI:
PSD: 30,4-34,4%
PS: 24,1-28,1

Julgo que a sondagem da TVI poderá ser a mais desfasada destas três apresentadas nas TVs.
O PS paga por dois motivos conjunturais: o desgaste da liderança desta legislatura e os efeitos da Crise que atravessamos. É de facto um ciclo muito complicado em que Sócrates terá de apostar e bem para evitar uma derrocada nas próximas legislativas.

Apesar de não ter sido a minha escolha a votar, fico contente com a vitória do PSD.
No entanto, retiro 2 pontos negativos desta votação. O partido que mais trabalha e mais incomoda todos aqueles que vão ser ouvidos à AR, o CDS-PP, fica em último lugar, enquanto que dois partidos que só sabem participar em manifestações, exigir mais para o operariado e apelar à igualdade social(como se fosse possível) reunem juntos 20% dos votos. E isto ainda é mais grave se tivermos em conta que estas eleições têm grande projecção no estrangeiro. Acho que um empresário estrangeiro é capaz de pensar duas vezes antes de investir em Portugal sabendo que 20% das pessoas defendem abolição da propriedade privada, mais direitos dos trabalhadores, etc,etc…

Podes contar também com o fraquissimo desempenho do Vital Moreira, que cada vez que falava metia o pé na argola.

Acho que o PSD não pode ser considerado o único vencedor da noite. O BE só pode estar orgulhoso do excelente resultado alcançado. Quanto ao CDS, continuam, por estranho que posso parecer, a ser muito prejudicados nas sondagens…

É um sinal um pouco preocupante para o PS para as legislativas pela dinâmica que vai criar, mas também em bom da verdade parece que 2/3 ficaram em casa.

Como o João Faria estranho sempre os “maus” resultados de CDS que tem sido um partido consistente, e com propostas interessantes. Nas legislativas naturalmente como Rui Oliveira e COsta dizia ontem o bloco central seirá mais reforçado que aqui e todos os outros partidos vão descer e poderão descer ainda mais porque esta indicação das europeias mostram um resultado equilibrado e as pessoas estarão mais inclinadas a votar para escolher o qual dos dois será o partido do governo.

O resultado deve-se sobretudo à conjuntura e às guerras pontuais que o governo comprou, para além de que o candidato era fraquito politicamente (se bem que me parece um homem de valor e competente).

Não gosto de ver a esquerda mais radical com um peso destes, mas compreende-se face aos momentos que vivemos e o carácter das eleições.

Já agora o PS está a mostrar uma face muito fechada nas reacções o que me parece que não seja nem bonito nem benéfico para eles próprios.

Tudo dentro do que eu previa. Vamos ver agora o discurso de Sócrates, e a forma como se expressa, e o que vai fazer no futuro muito próximo para conter os danos.

Uma coisa é certa: a haver alternância, prefiro um Governo liderado por Manuela Ferreira Leite que por irresponsáveis demagogos como Filipe Menezes ou o indizível Santana.

esta semana perdi 2 vezes as eleições
na 6ª no ppc
hoje em branco
:lol: :lol: :lol:

Estranho este povo, que reclama, mas falha quando é chamado a participar. Reclama sobre os podres, mas coloca os votos nos mesmos de sempre. Vota no José Carlos, ou no Carlos José. Depois reclama.

E para aqueles que ficam apreensivos com os resultados, e solta do seu armário as cassetes dos costumes, há que recordar as negociatas dos tanques e submarinos. Isto, sem falar na cópia de documentos confidenciais do Min da Defesa. Gente de fibra… Portucale!

Mas extrema-esquerda onde? Vocês reclamam que o CDS devia ter mais votos, por acaso lembram-se o que aconteceu quando esse magnífico partido este no poder? E desde quando é que o BE ou a CDU defendem a abolição da propriedade privada? É perfeitamente natural que a esquerda tenha um resultado altamente positivo devido ao que está a acontecer no país, onde o estado financia bancos que entram em falência devido a gestões danosas, onde os direitos dos trabalhadores não são respeitados, onde as pessoas que mais ganham continuam a fugir aos impostos, entre outras coisas. A esquerda cresce quando as desigualdades sociais aumentam.

Alguém aqui falou em investimento de empresários e na questão da igualdade social, por acaso sabes que os paises que mais se preocupam com a questão da igualdade de oportunidades (países nórdicos) são aqueles que têm melhor qualidade de vida e, mesmo existindo esta preocupação com uma distribuição equitativa existem empresas com bastante sucesso (Nokia)?

Em vez de mandarem bacoradas vão-se cultivar mais um pouco…

:clap: :clap:

Pacheco Pereira?

Não estranho minimamente estes resultados. O PSD teve um resultado dentro daquilo que seria de esperar. Nem mais, nem menos. O PS devido à sua acção no governo foi castigado e os votos de esquerda que seriam de esperar neste partido, mantiveram-se na esquerda só que em outros partidos.

Não percebo essa preocupação com o BE. Eles não tiveram grandes responsabilidades no que toca ao estado do país. Para sermos honestos devemos responsabilizar o Bloco Central e também o CDS. Não nos esqueçamos que os tempos de Portas no governo também foram vergonhosos, com escândalos atrás de escândalos.

:lol:
Extrema esquerda? O que é a extrema esquerda?

Não há nenhum partido de extrema-esquerda neste momento em Portugal. O único partido que têm políticas extremas é o PNR que é de extrema-direita. Parece que voltamos ao tempo onde quem não era de direita era comunista…

O Pacheco Pereira tb se referiu à extrema-esquerda, parece que houve seguidores…

Então e o PCTP/MRPP?

O PCTP/MRPP não é de extrema-esquerda, é uma derivação do PCP. Foi fundado nos anos 70 por pessoas que deixaram de acreditar no PCP e nas suas políticas. Talvez seja o partido mais à esquerda em Portugal mas não é de extrema-esquerda. Mas está bem, se vamos considerar todos os partidos à esquerda do PS de extrema-esquerda então têm toda a razão. Nem sequer vou discutir este assunto, é como considerar que o CDS é de extrema-direita. É, numa palavra, estúpido…

Esse alguém fui eu. E uma coisa é igualdade de oportunidades, outra é as ideias patéticas defendidas pela esquerda(até te faço a vontade e não lhes chamo extrema-esquerda) portuguesa.

Relembro uma das ideias-chave defendidas por Louçã:

A revolução do proletariado e a tomada do poder pela classe operária, com a liquidação da “democracia burguesa”

Ora,se os dois partidos que defendem estas ideias têm, em conjunto, cerca de 20% dos votos da população portuguesa, das duas uma. Ou estes se revêm nestas mesmas ideias, ou é um voto de protesto.
E se for a primeira opção, que multinacional quererá investir cá, sabendo que a cada aumento inferior ao ano anterior terá greves, lock-outs e dirigentes de sindicatos(princepescamente pagos,por sinal) a debitar barbaridades por tudo o que é telejornal?

Ah, e já agora, o exemplo da Nokia não contraria a minha ideia porque a Nokia nasceu na Suécia. E eu estava a falar de investimento estrangeiro.

Onde e quando é que o Louçã defendeu isso? Não te fiques pelas generalidades, estilo “toda a gente sabe”.

Já agora, a Nokia nasceu na Finlândia. Confirmei isso agora, embora não soubesse que já era tão antiga que na altura a Finlândia ainda fazia parte do Império Russo.