Eleições antecipadas (2006)

Segundo os pasquins de hoje, FSF está a ponderar a hipótese de satisfazer aqueles que pensam que ele deveria apresentar o seu projecto em eleições e não submetê-lo a uma aprovação prévia em AG.

Ora este eventual volte face parece-me ser um passo estrategicamente correcto da parte do actual Presidente do Sporting, que já terá percebido que será difícil conseguir uma maioria de dois terços, num assunto que parece dividir fortemente os sportinguistas, pelo que será mais fácil manter o poder indo para eleições antecipadas, uma vez que a oposição não parece preparada e está dividida.

A questão que se coloca é que vencendo as eventuais eleições antecipadas, FSF ganha legitimidade para avançar com o seu projecto, mas continua a precisar da aprovação da venda do património em AG, e aí a oposição pode assumir uma posição de bloqueio que coloque o Sporting num impasse, o que no fundo só viria dar razão a Franco, quando ele decidiu pedir aos sócios o apoio prévio ao seu projecto.

No entanto parece-me que se a oposição perder umas eleições que ela mesmo reclamou, terá a obrigação de deixar governar quem ganhar.

Mas aguardam-se desde já algumas cambalhotas do estilo das que temos visto ultimamente com Roquete a apoiar a morte do seu “Projecto” e os anti-Projecto a defenderem a viabilização do mesmo :? :roll:

Estava a pensar ontem para com os meus botões, num raro momento de descanso, que perante o cenário que se tem visto, se o FSF for esperto esquece a AG e marca eleições antecipadas.
Pois bem, se se confirmar o que saiu hoje no pasquim do Norte …excelente notícia.
Bem ou mal, boa ou ruim, o FSF já nos deu a conhecer, em termos genéricos, a sua proposta. Em sede de campanha, há que escalpelizar mais.
O DF, o Abrantes e outros mais que se cheguem a frente agora e apresentem as suas. Quero ouvir o que têm a dizer e o que têm a oferecer.

to, parece-me óbvio que se o FSF ganhar, a AG para venda do património será uma mera formalidade.

e os anti-Projecto a defenderem a viabilização do mesmo

Era só “picanço” ou estavas mesmo a tentar ser sério?? :smiley:

Por enquanto apenas digo que, se isto se vier a confirmar, quero ver com que pirueta justifica FSF as eleições antecipadas, depois de ter dito e reafirmado (sem nenhuma justificação) que não podia haver eleições antecipadas sem ter sido votado o projecto.

Apercebeu-se que era mais fácil ganhar as eleições do que ver o seu projecto de venda de património aprovado na AG.

Depois de tanto bater na tecla que tinha de ser aprovado primeiro a venda de património, de repente, e só depois de haver uma AG adiada é que “viu a luz” e achou melhor não. :roll: :arrow:

Mas aguardam-se desde já algumas cambalhotas do estilo das que temos visto ultimamente com Roquete a apoiar a morte do seu "Projecto" e os [b]anti-Projecto a defenderem a viabilização do mesmo :?[/b] :roll:

Percebi que OBVIAMENTE isso não era para foristas, mas mesmo sendo para “notáveis” explica lá a razão de ser desse comentário enviezado? :slight_smile: Defender a viabilização do mesmo é o que tu entendes de pedir que toda a situação actual do clube seja explicada aos sócios face a esta necessidade de vender todo o património por atacado devido a uma “repentina necessidade de vender no curto prazo”? Enfim… depois dizes que és “neutro”.

Gostei também do elogio ao FSF pela “decisão” que pondera.
Andámos aqui alguns SEMANAS a defender que esta AG nem devia acontecer, que obviamente era impossível dissociar ideias das pessoas que as iriam aplicar logo que era ÓBVIO que ele ia levar nas orelhas, que devia ir a eleições como deve ser e só depois apresentar isto aos sócios e após explicar tudo o que se passa…
…e de repente o gajo assume o “passo estrategicamente correcto”. Só faltam as palmas :).

Eu queria ver era os vossos comentários sobre mais uma prova de SERIEDADE deste fdp caso ele tome essa decisão. É que até agora a AG era inadiável pq se não se tomasse a decisão ANTES das eleições caia o “caos e a trindade” (como dizia o amigo dele) mas agora já não é urgente? Já pode esperar pelas eleições? E é candidato, após o que disse? (que se não fosse aprovado se demitia no dia seguinte não por revanchismo mas por não ter condições no curto prazo). É “isto” o vosso candidato sério, honesto e transparente que vos parece a única solução para o clube?

nunca pensei viver tamanho desespero que devem ter sentido a meia dúzia de lampiões com neurónios que lutavam contra a esmagadora maioria burra que nem uma porta que lá meteu o nosso grande amigo Vale durante 4 anos…

e os anti-Projecto a defenderem a viabilização do mesmo

Era só “picanço” ou estavas mesmo a tentar ser sério?? :smiley:

A tua duvida é natural, pois reina uma confusão tal entre adeptos e candidatos que já ninguém sabe quem está a serio quem está a brincar :? :roll:

Estava a pensar ontem para com os meus botões, num raro momento de descanso, que perante o cenário que se tem visto, se o FSF for esperto esquece a AG e marca eleições antecipadas. Pois bem, se se confirmar o que saiu hoje no pasquim do Norte …excelente notícia. Bem ou mal, boa ou ruim, o FSF já nos deu a conhecer, em termos genéricos, a sua proposta. Em sede de campanha, há que escalpelizar mais. O DF, o Abrantes e outros mais que se cheguem a frente agora e apresentem as suas. Quero ouvir o que têm a dizer e o que têm a oferecer.

to, parece-me óbvio que se o FSF ganhar, a AG para venda do património será uma mera formalidade.

Essa é que é essa e ninguém poderá dizer que não sabe ao que vai pois o próprio FSF já reconheceu que precisa urgentemente de dinheiro fresco para manter o barco à tona de água e até de falência já se falou, por isso em vez de perderem tempo a pedirem auditorias que nada adiantarão cheguem-se mas é à frente com as soluções alternativas, porque isso de falar mal é muito fácil o pior é quando é preciso fazer alguma coisa.

Quanto ao teu ultimo paragrafo eu já não tinha tanta certeza assim. Imaginemos que avançam 4 candidaturas e que FSF ganha com uma percentagem na ordem dos 40%, ou por uma margem muito apertada, não faltará quem ponha em causa a sua legitimidade para avançar com um projecto tão polémico e quem sabe até consigam mobilizar os sportinguistas para bloquearem a aprovação da venda do património, para a qual é necessária a tal maioria de dois terços

Por enquanto apenas digo que, se isto se vier a confirmar, quero ver com que pirueta justifica FSF as eleições antecipadas, depois de ter dito e reafirmado (sem nenhuma justificação) que não podia haver eleições antecipadas sem ter sido votado o projecto.

Obviamente que FSF se vai justificar com o facto de estar a fazer aquilo que a oposição pedia.
Mas também será interessante ver as reacções dos oposicionistas quando compreenderem que afinal a AG era o caminho mais fácil para derrubarem a Oligarquia

Mas aguardam-se desde já algumas cambalhotas do estilo das que temos visto ultimamente com Roquete a apoiar a morte do seu "Projecto" e os [b]anti-Projecto a defenderem a viabilização do mesmo :?[/b] :roll:

Percebi que OBVIAMENTE isso não era para foristas, mas mesmo sendo para “notáveis” explica lá a razão de ser desse comentário enviezado? :slight_smile: Defender a viabilização do mesmo é o que tu entendes de pedir que toda a situação actual do clube seja explicada aos sócios face a esta necessidade de vender todo o património por atacado devido a uma “repentina necessidade de vender no curto prazo”? Enfim… depois dizes que és “neutro”.

Gostei também do elogio ao FSF pela “decisão” que pondera.
Andámos aqui alguns SEMANAS a defender que esta AG nem devia acontecer, que obviamente era impossível dissociar ideias das pessoas que as iriam aplicar logo que era ÓBVIO que ele ia levar nas orelhas, que devia ir a eleições como deve ser e só depois apresentar isto aos sócios e após explicar tudo o que se passa…
…e de repente o gajo assume o “passo estrategicamente correcto”. Só faltam as palmas :).

Eu queria ver era os vossos comentários sobre mais uma prova de SERIEDADE deste fdp caso ele tome essa decisão. É que até agora a AG era inadiável pq se não se tomasse a decisão ANTES das eleições caia o “caos e a trindade” (como dizia o amigo dele) mas agora já não é urgente? Já pode esperar pelas eleições? E é candidato, após o que disse? (que se não fosse aprovado se demitia no dia seguinte não por revanchismo mas por não ter condições no curto prazo). É “isto” o vosso candidato sério, honesto e transparente que vos parece a única solução para o clube?

nunca pensei viver tamanho desespero que devem ter sentido a meia dúzia de lampiões com neurónios que lutavam contra a esmagadora maioria burra que nem uma porta que lá meteu o nosso grande amigo Vale durante 4 anos…

Sinceramente não percebi bem a quem te diriges, é que começas por me citar ao mesmo tempo que me respondes directamente para depois passares a falar no plural ao grupo que entendes ser defensor do FSF e suas ideias e que eu ainda não consegui identificar, a tal maioria burra como uma porta que leva ao desespero os superiores como tu que foram dotados de neurónios.

Sendo assim não vale a pena avançar muito com a discussão pelo que apenas te digo que defender a viabilização do “Projecto Roquete” é aquele que me parece o caminho mais correcto neste momento e embora ainda não tenham aparecido as propostas concretas do lado da oposição, essa parece ser a opção escolhida por Abrantes Mendes o que me leva nesta altura a ter uma estranha inclinação por este candidato porque nunca disse que era neutro, apenas disse que não ia votar e que aguardava as propostas alternativas da oposição para me pronunciar sobre as mesmas

Grande pirueta do FSF, percebeu que ia ser derrotado (<2/3 dos votos) e então opta por um recuo estratégico porque vencer as eleições contra esta oposição é mais fácil que obter 2/3 numa votação polémica de venda de património. De repente a importância da AG desvanece-se e o que interessa é manter o poleiro!

Achava que era dificil detestar um Presidente do Sporting mais do que eu detestava o DC, mas afinal ainda se pode descer mais. :x

Mas também será interessante ver as reacções dos oposicionistas quando compreenderem que afinal a AG era o caminho mais fácil para derrubarem a Oligarquia

Exactamente!!!

(embora duvide que, perdendo a AG, FSF mantivesse a sua ideia de se demitir)

Tomané,

Efectivamente o início do texto era relativo ao teu tímido “elogio” a FSF, à sua visão estratégica. Quanto ao resto era de facto no plural.

Percebendo no entanto agora melhor o teu ponto sobre o projecto Roquette, eu não concordo. Apesar de anti-FSF e resquícios de projecto Roquette acho que qualquer Sportinguista tem de perceber que é aberrante o Sporting tentar manter negócios que não são a sua vocação. A discussão é como, quando, em que condições e sobretudo pela mão de QUEM deverá o Sporting entregar os assets que não SABE gerir e desenvolver aquilo para que existe.

Não percebo porque é que vocês falam em pirueta, com esta possível decisão. A verdadeira pirueta deu ele quando passou a ser candidato, quando antes não era. Agora, enquanto candidato todas as atitudes e medidas que tome no sentido de viabilizar o seu projecto, acho que são legitimas, cclaro está, feitas dentro da legalidade.

A acontecer esta antecipação, presumo que ainda no decorrer desta época, acho que o SCP, o futebol principalmente, beneficiará muito que a próxima época seja preparada com o novo elenco directivo.

Não percebo porque é que vocês falam em pirueta, com esta possível decisão. A verdadeira pirueta deu ele quando passou a ser candidato, quando antes não era. Agora, enquanto candidato todas as atitudes e medidas que tome no sentido de viabilizar o seu projecto, acho que são legitimas, cclaro está, feitas dentro da legalidade.

A acontecer esta antecipação, presumo que ainda no decorrer desta época, acho que o SCP, o futebol principalmente, beneficiará muito que a próxima época seja preparada com o novo elenco directivo.

São várias piruetas, flick-flacks e outras manobras, tudo para não cair da cadeira.

Como dizes teve aquele primeiro mortal encarpado à rectaguarda para dizer que afinal já era candidato.

Depois, quando afirma que só vai a eleições se a venda de património for aprovada, achei uma chantagem, mas ok, era uma jogada desesperada, ou uma condição de “eu ou nada”, aceita-se embora não se compreenda; se agora se concretizar o adiamento da AG, o motivo é bastante claro e acho que os juizes do concurso lhe vão dar pelo menos 9.9, uma nova Nadia Comanecci.

Não percebo porque é que vocês falam em pirueta, com esta possível decisão.

Porque nos “vendeu” a óbvia mentira de que esta AG era fundamental no curto prazo e não uma manobra estratégica eleitoral. Ao modificar os planos e já aceitar remeter para depois das eleições temendo a óbvia derrota e o ter de cumprir a chantagem que disparou prova que era mais uma mentira, mais uma desonestidade de um líder de uma equipa que pretende pseudo cortar com o passado mas que fundo não passam de uns mentirosos que nos tomam por parvos.

Tomané,

Efectivamente o início do texto era relativo ao teu tímido “elogio” a FSF, à sua visão estratégica. Quanto ao resto era de facto no plural.

Percebendo no entanto agora melhor o teu ponto sobre o projecto Roquette, eu não concordo. Apesar de anti-FSF e resquícios de projecto Roquette acho que qualquer Sportinguista tem de perceber que é aberrante o Sporting tentar manter negócios que não são a sua vocação. A discussão é como, quando, em que condições e sobretudo pela mão de QUEM deverá o Sporting entregar os assets que não SABE gerir e desenvolver aquilo para que existe.

O meu elogio à estratégia de FSF não tem nada de tímido, pois é um facto que ele tem trabalhado muito bem, isto do ponto de vista de quem é candidato nas condições dele, o único erro que terá cometido foi a marcação desta AG, sem ela ele ganhava estas eleições com uma perna ás costas, mas é claro que ia ser acusado de não dar tempo à oposição para se preparar blá blá blá.
De resto eu não tenho nenhuma aversão a ele, o meu alvo preferido da oligarquia sempre foi o DC, mas também não tenho nenhuma simpatia especial por ele e como não concordo com o seu projecto espero que apareçam alternativas válidas, mas mesmo assim não deixo de reconhecer que ele acertou nas mexidas que fez no futebol nomeadamente com a entrada da dupla Bento/Freitas que está a funcionar muito bem.

Eu continuo convencido que o Projecto Roquete era uma excelente via para o sucesso, pelo menos na sua essência mais pura, mas nunca achei que ele significasse que o Sporting se iria meter em negócios, aliás penso que um dos maiores erros foi terem inventado Sociedades a mais.

O que o Projecto prometia era que a Alvalaxia iria pagar o Estádio, não sei se tal é possível, nunca acreditei muito mas se houver um candidato que aposte na viabilização daquela estrutura eu só posso apoiá-lo, e para isso não é preciso nada mais do que receber as rendas e canaliza-las para o pagamento da divida aos Bancos.

O mesmo se poderá aplicar em relação ao Edifício Visconde.

O resto é a aposta na formação alicerçada na Academia que deve ser antes de mais um instrumento de refundação duma cultura sportinguista, e uma SAD com um Director Técnico competente e identificado com a nossa realidade que não pode ser feita de grandes investimentos, mas acima de tudo poucos mas seguros, a começar pela rentabilização do que temos em casa.

Este é o Projecto que eu defendo que não tem nada a ver com a venda de património para pagar investimentos disparatados em Wenderes e Alves ou para financiar novas contratações deste género, e pouco me interessa se os nomes são Teles, Duque, Abrantes, Roquete, Bettencourt, Franco, Ferreira ou Lemos.

Agora vamos ganhar à Académica porque nisso todos estamos de acordo

O FSF com este golpe deu um tiro no porta-aviões.

Ah não queriam AG porque o que era preciso era apresentação de projectos alternativos?
Ah não queriam AG porque era uma chantagem sobre os sócios?
Ah não queriam AG porque eu estou apenas a fazer gestão corrente e isso ia condicionar o futuro presidente?

Então vamos lá a eleições, onde eu vou ganhar de certeza (na AG obviamente que nunca passaria) e depois tenho a legitimidade reforçada.

A equipa de futebol até está a ajudar… :smiley:

Se o FSF ganhar as eleições a venda de património vai continuar a ter de ser aprovada em AG. :roll:

O FSF com este golpe deu um tiro no porta-aviões.

Ah não queriam AG porque o que era preciso era apresentação de projectos alternativos?
Ah não queriam AG porque era uma chantagem sobre os sócios?
Ah não queriam AG porque eu estou apenas a fazer gestão corrente e isso ia condicionar o futuro presidente?

Então vamos lá a eleições, onde eu vou ganhar de certeza (na AG obviamente que nunca passaria) e depois tenho a legitimidade reforçada.

A equipa de futebol até está a ajudar… :smiley:

Que bom ver a vossa alegria com esta filha da putice.
Que bom ver a vossa boa disposição com o facto de este fdp nos ter feito perder uma noite de descanso e a algumas pessoas algum dinheiro em viagens para agora voltar mais uma vez com a palavra atrás e demonstrar que afinal a AG era 100% eleitoral e 0% relacionada com os problemas imediatos do Sporting.
Que bom ver que vocês dão piruetas tão grandes como ele: durante semanas defenderam a aprovação baseada nos “problemas imediatos do Sporting”. Agora de repente eles já não devem existir pois a medida de FSF é elogiada e estrategicamente genial.

De facto há sportinguistas que merecem o que se passou nestes 10 anos e o que ainda se poderá passar no futuro.