Eleições 2026 Sporting Clube de Portugal - 14/03/2026

Já receberam os votos por correspondência? Ou seja, para se votar tem de se ir a um notário e pagar uns 20 euros para ele reconhecer a assinatura?

Falta 15 dias para as eleições no sporting, o candidato varandas não apresentou 1 única ideia, o candidato Bruno sa, pouco ou nada fez… tudo no sporting está a perder o entusiasmo não é só o ambiente no estádio.

1 Curtiu

Não é bem assim. O Varandas tem o projecto 2.0 ate 2030 e portanto nao há nada de novo. O Bruno apresentou as ideias mestra e temos que aguardar pelo debate. Nas visitas que o Bruno faz aos nucleos é que certamente desenvolverá as suas propostas

Pelos vistos a tua antiguidade foi contada como se fosses sempre A.

1 Curtiu

Ainda não enviaram. Devem comecar a chegar pra próxima semana.

Sim, tens ir a um notario, solicitador, etc reconhecer assinatura..

Se o pessoal que era contra o eletrónico por falta de segurança, não ir a um notário era o que?

Era o normal:

1 Curtiu

Mas o que é esse projecto do varandas? É que ninguém sabe… e desportivamente está tudo bem, o varandas não vai tentar melhorar nada? A campanha se unicamente o debate é isso?

Se o varandas fez aquele documento a três pontapés como se fosse pedido para fazer a menos de 24 horas ! É porque ele está de cadeirinha a espera se ganha com 80 ou 90 por cento

O que me garante a mim que não há um gajo que vota por outro? É só fotocopiar um cc

Mas esta declaração não podia ser assinada digitalmente com a CMD?

1 Curtiu

Aí voltamos ao mesmo, porque não o voto electrónico? Se para comprar bilhetes e meter em gameback tens de te autenticar e por os 5 últimos números e ainda o código que recebemos no email , aí já não preocupa a segurança, além disso ainda tinha a assinatura por chave eletronica para os que tem medo

1 Curtiu

O que se deve considerar é a viabilidade de um ataque por actores maliciosos que possam tentar distorcer os resultados.

Não se vislumbrando capacidade de um ataque de grande escala para:
a) interceptar os votos postais;
b) ter acesso aos cartões de cidadão dos sócios;
c) ter acesso aos cartões de sócio.

não é necessário introduzir barreiras para excluir sócios das votações. O mesmo acontece nas eleições portuguesas (que diga-se são particularmente resistentes a estes ataques).

Já os sistemas electronicos são, genericamente, centralizados e introduzem superfícies de ataque que podem e devem ser evitadas.

2 Curtiram

Então enviar x cópias de cc não se tem acesso a elas?

Qualquer eleição que se preze a informação tem de ser a empresa eletronica que tem que garantir que isso não acontece, não é o clube

além que eu assino documentos oficiais com CMD há anos

Eu na minha humilde e muito humilde opinião ninguém quer fazer nada porque tem medo que ocorra votações massivas e assim sabem com o que contam

Não é crivel a existência de uma organização com capacidade para
a) interceptar todas as cartas
b) reescrever novos boletins de voto
c) reintroduzi-las nos sistemas de correio

e ninguém dar conta disso. É de baixo risco porque exige um nível extremo de cooperação (o que diga-se não implica que esse risco não existe).

Tal como tu disseste, eles fazem isto para diminuir o nível de votação.

Não comecem ja com teorias da conspiração..

Sistema arcaico. Pagar para reconhecer voto, ja não se utiliza.

2 Curtiram

Não me faz sentido eleições no decorrer da epoca desportiva.

Não seria mais benefico para o Sporting as eleições serem sempre no inicio de Junho, por exemplo?

1 Curtiu

So alterando os estatutos..

Já agora um amigo com menos 3 ou 4 meses de sócio que tinha Gamebox na superior norte e que devido as mudanças do sector visitante mudaram-no para a lateral A a pagar a Gamebox silver B por 5 anos, e que ainda paga a cota B nesse período, apesar de aparecer como efectivo A no site também tem os 4 votos como se tivesse sido sempre socio A.