Electricidade e Energia na UE (Fontes Renováveis, Não-renováveis e afins)

Depois deste inverno, os proponentes de green energy dos ultimos 20 anos vão ser alvo de pesados insultos - e bem

1 Curtiu

Temos tudo. A maior zona exclusiva marítima . Os Açores detêm uma alga cuja molécula produz 1000 X mais energia do que a do petróleo. Essa alga é prejudicial á vida marinha , e a sua apanha era benéfica. Tem origem nas zonas ricas em enxofre. Mas o lobby do petróleo e derivados não deixa avançar. A universidade nos Açores têm um motor movido por essa molécula.

1 Curtiu
1 Curtiu

:thinking:

Já alguém passou do mercado liberalizado da electricidade e do gás para o regulado??
Quero passar as contratos cá de casa visto que vai ser os mais baratos com os aumentos que aí estão á porta mas estou com dúvidas sobre os passos a seguir.
Sou cliente da Galp em ambos.

O que é isso de mercado liberalizado vs regulado? Não é tudo o mesmo por aí? (pergunta de quem não sabe mesmo)

Não!

O mercado liberalizado tem liberdade para fixar os preços que bem entender,
o regulado é a entidade reguladora que determina os preços.
O problema é que havia uma lei qualquer que quem tivesse passado do regulado para o liberalizado não podia voltar ao anterior.
Com as subidas de preços que vão ocorrer no gás o mercado regulado vai ficar mais barato (ainda que caro) que o liberalizado e o governo vai permitir que se volte para o regulado.

Quem recebeu hoje a missiva da EDP a informar a alteração de preços no GÀS e alteração no contrato para 3 meses?

Obs. Isto é legal, quando há contratos em vigor?

Os novos preços entram em vigor no dia 01 de outubro e, ao contrário do que é habitual, vão estar em vigor durante três meses, e não durante um ano.

“Excecionalmente, nesta altura, vamos fazer uma alteração e o objetivo é podermos acompanhar, assim que possível, uma correção desta tendência de mercado”, explicou a responsável, sublinhando que o preço poderá ser revisto ao fim dos três meses, em alta, ou em baixa."

Não percebi, é uma entidade reguladora que define os preços? Em que é que isso é diferente de ser uma ou mais empresas a definir os preços? Se a entidade reguladora definir que os preços têm de ser superiores ao que os que a empresas querem definir, em que é que isso é mais barato? Confesso que não estou a entender.

Antes em Portugal (quando ainda vivias cá) os preços eram regulados (o Estado definia os preços da eletricidade/gás, etc…).

Depois permitiu-se a liberalização dos preços para potenciar o mercado concorrencial… no entanto havia que “proteger” os consumidores que contratualmente tinham aderido a um mercado regulado. Então passou a haver 2 opções:

  • os consumidores permaneciam no mercado regulado (preços definidos pelo Estado).
  • os consumidores, mudavam para o mercado liberalizado e já não podiam voltar ao mercado regulado mais tarde.

Com estas opções, estava subjacente não só a defesa dos contratos antigos para quem queria permanecer no mercado regulado, como se dava a hipótese de quem quisesse entrar no mercado liberalizado (concorrencial) o poder fazer.
Como é normal, as empresas começaram a fazer ofertas de modo a que os preços no mercado liberalizado fossem inicialmente mais baixos para “ganhar” clientes novos e para conseguirem substituir os contratos antigos (nenhuma empresa quer clientes cujo pagamento é definido pelo Estado).
Durante anos as empresas andaram nesta pressão comercial, ao ponto de serem poucos os consumidores atuais no mercado regulado.

Ora, com a crise energética, o Estado fez aumentos mínimos no gás (na ordem dos 3% se não estou em erro) no mercado regulado, sendo que supostamente se baseia no custo do produto e na margem da empresa para definir este aumento.
As empresas privadas, estão coletivamente a anunciar aumentos que chegam aos 300% no mercado liberalizado.
Então o Estado, definiu que “quem quiser” pode optar pelo mercado regulado e assim ter o aumento mínimo de 3% ao invés dos 300%.

De forma resumida, é o que se passa!!

Recebi hoje o aviso da Galp.
O aumento do fixo diário e do variável só aumentou 45% no meu caso.
Ainda bem que tenho 3 filhos e há apoio e incentivos à natalidade (oh wait…)

Tkx, acho que já percebi, mas não estou a entender ainda o que impede o estado de aumentar os preços como no mercado liberalizado.

Aliás, a meu ver, o que faltam são argumentos para apenas aumentar 3% dada a situação do mercado energético actual, e até considero que, a ser verdade, o que o estado está neste momento a fazer é uma espécie de “dumping” e que não devia ser permitido (por estar a manietar uma actividade económica, algo a que a União Europeia costuma reagir de forma bastante enérgica).

1 Curtiu

Também recebi o mail com o aumento.
Ainda não fiz as contas mas deve andar dentro desse valor.
Eu já decidi que assim possível salto para o regulado.

Entretanto o costa que rasgou o tipo da Endesa de alto a baixo por ter dito a verdade continua calado como ratazana imunda que é.
Eu mesmo que tenha que pagar mais 50 ou até 100% de aumento com muita dificuldade consigo pagar mas este inverno muito boa gente vai passar muito mal.
Aqui em casa já comecei a mandar vir com as minha mulheres que os banhos vão ter de ser mais despachados e que pensem em vestir mais roupa cá em casa no inverno que o aquecimento vai ser muito complicado.

Nao consigo perceber como e’ que elas conseguem tomar banho com o regulador da temperatura no maximo quente. Quem vai de seguida fica quase com queimaduras.
Fechar a agua quando se mete o shampoo, massagem no cabelo e gel de banho no corpo.
Se fica frio, tomar banho com agua mais temperatura ambiente

O tipo da Endesa falou que ia aumentar a fatura da eletricidade por causa do mecanismo ibérico (mentira) e já no mês naquele mês sem qualquer aviso prévio (ilegal), a EDP / GALP vão aumentar a fatura do gás natural por causa dos preços em mercado internacional com pré-aviso de um mês.

Até podemos discutir se o Costa é uma ratazana imunda ou não, agora não lhe imputes coisas que não são verdade.

Tenho um painel e sistema de aquecimento de agua, entretanto está com uma fuga por onde perde o glicol, falhei durante anos a manutencao e chegou a este estado.
Se retirar este e montar um novo, posso-me candidatar ao fundo ambiental ? Visto que pedem fotos antes e depois da compra ?!

Sim

Estou a pensar meter uns paineis solares, vou por poucos é só para acautelar eventuais falhas na rede. Algum conselho?

Tendo em conta que são poucos meto aqueles da EDP? Mando vir da amazon e contrato uma empresa para os instalar?

@reaction Se calhar mais vale comprar um gerador a gasolina? :laughing: