Eduardo Quaresma

Quaresma a DD/LD para desenrascar, mas nâo é a praia dele acho.
Perdia-se um bom central, capaz de lutar com os melhores por 1 lugar e nâo ganhávamos um bom DD/LD que conseguisse fazer o mesmo.

Depende do sistema.

Num sistema de 3 defesas? É claramente central direito.

Num sistema de 2 centrais? Seria amarrá-lo atrás e perder a qualidade a subir com a bola e de arrancadas desde trás que ele garante. Não se pode desposicionar tanto como um dos 2 centrais.

Como lateral baixo, saindo a jogar com os 2 centrais e libertando os médios e o Maxi para poderem subir e não terem de vir buscar a bola tão atrás? É perfeito.

Para mim, tem de contar para o plantel como um dos quatro centrais (porque quatro ainda é um número alargado) mas também como possível defesa direito. Até porque o Travassos, que ainda tem de provar ser melhor DD que o Quaresma ou o Ivan, pode jogar também na esquerda.

1 Curtiu

Concordo, até porque neste sistema em situação normal,teríamos o Debast e Quaresma o ano quase todo no banco.
Para além disso, com Geny a ala, permite colocar Quenda a extremo ou Trincao, aumentando o talento e qualidade individual no 11.

Gosto muito do Quaresma. Foi dos jogadores que mais me surpreendeu.
Confesso que após sucessivos empréstimos, não depositava grande confiança.

Sou fã ao nível das 4 linhas e fora.

Se tivesse mais oportunidades, talvez já estivesse ao nivel da seleção nacional.

Temos sempre a dificuldade em que os nosso jogadores passem à frente dos jogadores do Benfica na lista dos selecionados, e nesse caso eles têm o Antonio Silva e o Tomás Araujo. Mas se o Quaresma for consistente e jogar a titular acredito que terá o seu espaço.

Durante muito tempo do Amorim, questionava a preferencia dele pelos 3 centrais, mas análisando o plantem como temos agora cada vez mais consigo entender. projeta os Alas e liberta os 2 médios centro.

Quando jogamos agora com uma linha de 4, na grande maioria dos jogos 1 dos médios tem de participar na primeira fase de contruções, e se o Ala direito não acrescentar do ponto de vista ofensivo temos um problema

1 Curtiu

Visto desse ponto de vista faz todo o sentido o que dizes.

O Quaresma desde que recusou a ida aos sub 21 no campeonato da Europa, as portas da seleção estão fechadas.

3 Curtiram
1 Curtiu

Fez ele muito bem. Convocá-lo para os sub-21 e levar o Antónios Silvas e Renatos Veigas à Nations League… Vão gozar com a cara do c******.

E este ano podia perfeitamente ser convocado para o Mundial, mas já se sabe como as coisas funcionam.

1 Curtiu

Uma coisa…

Dentro das minhas limitações em termos de conhecimentos de bola, eu tenho cá para mim (já há bastante tempo!) que o Quaresma, além de central e lateral-direito, daria também um ótimo 6.
Porque é que nunca se experimentou?

Destrói bem, segura bem a bola, conduz bem, sabe ir para a frente quando é preciso.

Gostava de saber opiniões sobre qual a limitação que ele tem para essa posição. Pelo que vejo dele, só se for distribuição de jogo mais “à médio”.

O que acham?

1 Curtiu

Defesa direito sim, lateral direito não. O Quaresma pode fazer bem a posição de defesa direito para determinados jogos, com um grau de exigência maior, mas para uma equipa que 90% dos jogos está em ataque posicional é muito curto. É necessário um LD e isso ele não é nem nunca vai ser. Até o Fresneda é curto para LD, quanto mais o Quaresma.

1 Curtiu

Sim, lateral-direito é mais para safar. Mas estava mais à procura de explorar a opção 6.

já tinha pensado nisso, acho que poderia vir a dar um bom 6

1 Curtiu

Sim, mas para se perceber se poderá ter rendimento nessa posição tem de se ver. Qualidade técnica terá, mas só por aí não dá para avaliar se daria um bom 6. A intensidade e o raio de actuação é muito diferente da posição de central e não sei se terá essa capacidade.

1 Curtiu

Pois, é o único ponto que estou a ver para limitar a hipótese.

1 Curtiu

Um 6 com características mais “antigas”, talvez. Tem características interessantes.
Um 6 “moderno”, acho que teria muitad dificuldades.
Dependia do modelo de jogo e do treinador, na minha opinião.

2 Curtiram

Um 6 para situações em que seja preciso defender, mais intensidade no meio campo. Pelo menos para isso serve.

1 Curtiu

O Quaresma, com muitos ses, poderia dar um 6 a jogar a 3 médios como vértice mais recuado do meio campo. Neste esquema, nem pensar. Demasiado terreno para cobrir e o Quaresma dá-se bem de frente para o jogo.

1 Curtiu

Ora, eram mesmo essas palavras que me faltavam. É isso. Está resolvido na minha cabeça!

1 Curtiu

Já jogou a 6 no Tondela.

1 Curtiu

Eduardo Quaresma e os 100 jogos de Leão ao peito

Por Sporting CP
08 maio, 2026

Equipa Principal

“Marca muito importante para mim enquanto jogador do Sporting CP”

Eduardo Quaresma atingiu os 100 jogos pela equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal e, em entrevista aos meios de comunicação do emblema de Alvalade, mostrou-se naturalmente feliz com o feito conseguido.

A marca dos 100 jogos
“Sentimento de orgulho. Trabalhei muito para conquistar esses 100 jogos, até porque não foi um trabalho fácil, significam o caminho que tive de passar para chegar a esta marca, que é muito importante para mim enquanto jogador do Sporting CP.”

Um lugar na história do Sporting CP
“2020/2021 foi muito especial porque ninguém acreditava em nós. Começámos de baixo, remodelámos equipa e treinadores, mudou muita coisa. Foi um campeonato inesquecível e ficar na história do Sporting CP começou aí. Nunca esquecerei.”

Títulos conquistados pelo Sporting CP
“Representa responsabilidade e, talvez, mudança. Sou do Sporting CP desde pequenino e, a crescer, não via o Sporting CP a conquistar muitos títulos. Desde 2020/2021, o Sporting CP tem crescido em termos de títulos e sinto responsabilidade porque estamos a mudar a forma como as pessoas - e nós mesmos - olham para o Sporting CP.”

Braçadeira de capitão
“Responsabilidade e orgulho. Ser capitão de um clube como este traz muitas responsabilidades dentro e fora de campo. Temos de ser uma imagem para todos os que chegam, tanto os miúdos como os reforços. Ser capitão do Sporting CP sendo um ‘menino’ da Academia é muito importante.”

Responsabilidade de representar o Sporting CP
“É cada vez maior porque agora as pessoas esperam que conquistemos títulos e que lutemos em todas as competições, inclusive na UEFA Champions League. Ao longo dos anos, a responsabilidade tem crescido muito para o jogador do Sporting CP. É um clube muito grande pela dimensão e os adeptos que tem.”

Primeiro golo pelo Sporting CP (contra o SC Braga em 2023/2024)
“Um golaço. Quando acabou o jogo, fui ver as reacções dos meus colegas e fiquei muito feliz por marcar o meu primeiro golo pelo Sporting CP.”

Golo contra o Gil Vicente FC em 2024/2025
“Dos golos que marquei, foi o mais importante da minha carreira até hoje. Foi num jogo muito difícil e, se empatássemos, se calhar não éramos Bicampeões.”

Melhores momentos de Leão ao peito
“A conquista do primeiro campeonato, o jogo com o FC Porto [em 2023/2024] e a conquista do Bicampeonato.”

O jogo mais especial
“O [já referido] jogo com o FC Porto. Não era para ser titular, soube de manhã. O míster disse-me que ia jogar e que sabia o que tinha de fazer. Por tudo o que aconteceu depois, digo esse jogo.”

União do grupo
“No primeiro campeonato, talvez o futebol não fosse bonito como hoje, mas o grupo que tínhamos… Nunca tive um grupo mau aqui, foram sempre extraordinários. Não consigo escolher um melhor porque foram todos incríveis. As pessoas sabem que somos um grande grupo, mas estar no balneário e em tantos momentos com eles é muito especial.”

Importância do Sporting CP
“O Sporting CP deu-me tudo desde os 10 anos. É a minha segunda casa. Algumas vezes visito a parte da formação, tenho lá pessoas de que gosto muito.”

Diferenças para o Eduardo Quaresma de 2020/2021
"Sinto-me muito mais completo. Um miúdo de 17 anos que chega à equipa principal não sabe tudo e ainda hoje não sei tudo. Todos os dias são para crescer e aprender.

A fortaleza de Alvalade
“Ao longo dos anos, Alvalade tem vindo a formar um ambiente muito positivo, que nos apoia e que nos leva para a frente mesmo quando estamos a perder. Os adeptos são uma força muito importante, mas também quando temos jogos fora.”

Reconhecimento dos adeptos
“Tenho uma relação bastante positiva com eles. Dou tudo pelo Clube e eles sentem isso. Respeito muito os adeptos e eles respeitam-me a mim.”

Paixão dos adeptos
“Lembro-me de um jogo fora com o Boavista FC que foi dos melhores de sempre. Enchemos o estádio e ainda me arrepia.”

Mensagem para os adeptos
“Que continuem a fazer o que têm feito ao longo de todos estes anos, que é apoiar. Independentemente da época ser mais ou menos positiva, estaremos mais perto de ganhar se estiverem connosco.”

O que diria ao Eduardo Quaresma quando estava a dar os primeiros passos
“Para ser ele mesmo porque foi isso que o levou até onde está hoje.”