Tem qualidade de passe para jogar a 6, mas devido ao seu transporte e tendência para se juntar ao ataque diria que encaixa melhor a segundo médio. Vai cair bem no duplo pivot porque arrisca mais no passe vertical que Wendel e Doumbia.
O Battaglia 10 adaptado??? What? Como?
O Battaglia é, e sempre foi, um médio defensivo, ocasionalmente um 8. Na Argentina jogava a 6, nas seleções argentinas jogava a 6. Essa do 10 adaptado é hilariante.
Vi o fazer uma temporada intera a jogar como médio ofensivo no Moreirense.
Jogava André Simões sempre , Filipe Melo Trinco e Battaglia ou Vitor Gomes como médio mais ofensivo.
Em Chaves Jogava Assis a trinco, tiba a 8 e battaglia mais ofensivo.
Apenas desceu no terreno quando foi a meio da época para Braga.
Isto em Portugal.
Na argentina não faço a minima ideia.
Não disse que não tinha sido adaptado. Disse é que a ele vejo-o claramente ali. Ele não tem qualidade para fazer no Sporting o que fazia no Moreirense ou no Chaves, um gajo de encher o meio-campo (ou o campo inteiro). Já no scBraga as coisas não corriam da mesma forma. Eu percebo a cena do JJ, porque com menos gajos tem de necessariamente ter mais força e mais capacidade atlética. E maior combatividade.
Agora, neste momento, não estou a ver essa necessidade. E não lhe reconheço a capacidade, mesmo que venhamos a adoptar um sistema de 2+1 com 3 defesas atrás.
Mas isto será mesmo assim? Para Facundo Quiroga, não. “Quando joguei com ele ele era um jogador mais ofensivo, mas, com os anos, foi aprendendo a defender”, atirou o ex-defesa
"A melhor fase de Battaglia, em Portugal, coincidiu com os momentos em que foi utilizado num meio campo a três. Como jogador mais criativo do triângulo – como aconteceu no Moreirense, quando não havia Vítor Gomes – ou como segundo médio, mas com chegada à área, Battaglia tem feito grande parte do seu percurso como um dos homens de um trio de meio campo. Foi assim no Moreirense, com Miguel Leal, e em Chaves, com Jorge Simão. Só em Braga acabou por ser opção num meio campo a dois, com Assis (que já era o seu “guarda” em Chaves) ou Vukcevic nas suas costas.
No Sporting, caso Jorge Jesus mantenha a aposta no 4x4x2, com dois médios no meio, o jogador argentino deverá ser aposta na posição 8, geralmente ocupada por Adrien. Se não tem a intensidade defensiva que Jesus pede ao jogador dessa posição, tal como disse o ex-treinador de Battaglia, pode ser difícil a adaptação do jogador a uma tarefa de constante vaivém e que pede uma boa interpretação dos momentos e dos locais exatos para pressionar o adversário.
Na linha do que refere Facundo Quiroga – “é um jogador completo, que cumpre defensivamente, mas que pode dar muitas coisas ofensivas” –, João Sousa diz que o argentino “é um jogador completo, que se adapta a qualquer sistema”, embora reconheça que “tem mais liberdade para situações ofensivas” num meio campo a três."
Dizer que o Battaglia é um “10” ou que jogou a “10” (convém saber o que isso significa) é simplesmente atestado de que nada percebe de futebol. Até me dava ao trabalho de postar aqui as posições que fez em toda a sua vida. Em 200 e tal jogos tem 7 como médio ofensivo todas no Braga, o resto é médio defensivo e médio centro. Mas força façam dele um 10. Gostava de me rir um bocado mais.
Eu não disse nunca que ele era um 10. Disse apenas que já fez essa posição na Argentina antes de vir pra cá. Aliás o Braga contrata-o para essa posição. Na minha humilde opinião, não o consigo imaginar a outro lugar que não seja 6 (e mesmo aí…) porque ele é péssimo no passe.
No mundial sub-20 de 2011, já jogou mais como 8, mas um 8 mais atacante do que propriamente defensivo. A 6 como disseram aqui, nunca tinha jogado (com regularidade) antes de vir pra cá.
O Eduardo apresenta algumas características muito idênticas ao William quando apareceu,embora não tão efetivo no desarme, parece me que encaixa melhor numa situação de duplo pivot,com outro médio ao lado, não é muito agressivo…resta perceber se a ideia do Keiser para ele é de 6, 8 ou as duas…
Tendo em conta o actual plantel,um médio defensivo é prioritário, já que para mim Battaglia seria para vender, gudelj nem pensar, e doumbia é uma mera adaptação que precisa de crescer e de minutos…precisamos de um craque ali (olhamos para cima e há fejsa,samaris,Danilo…).
Para 8 há opções válidas e um Bragança que poderá integrar,vamos ver…
Por acaso não consigo vislumbrar essa semelhanças com o William. Acho ainda mais estranho alguém ver essas semelhanças e depois dizer que assenta melhor num duplo-pivot, exactamente o contrário do William.